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Gastronomia

Nutricionista Vivi Saar, ensina a receita de um delicioso Ovo de Páscoa Fit

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Vivi Saar - Foto: RL Assessoria / Divulgação

A nutricionista Vivi Saar – CRN: 65819, a qual também possui especialidade em emagrecimento, estética e fitoterapia, possui grande experiência no atendimento clínico funcional e esporte.

A saúde por meio da nutrição individualizada está aliada a escolhas alimentares inteligentes. Segundo Vivi, trabalhar o alimento alimentar é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças, combater a obesidade, conquistar qualidade de vida e longevidade.

E para comemorar a semana da Páscoa, Vivi ensina a receita do ovo de Páscoa Fit.

RECEITA

Agora é essencial que você tenha uma forma de Ovo de Páscoa. Compre pela internet, várias lojas vendendo, sem precisar sair de casa, você ainda pode guardar para o ano que vem.

Modo de preparo:
A quantidade de chocolate vai depender do tamanho da sua forma e a quantidade de recheios e brigadeiros que você irá fazer pra colocar no seu ovo.

INGREDIENTES
• 500gr de chocolate de cacau 70%
• 300gr de morango orgânico
• 100gr de granulado de chocolate zero açúcar

MODO DE PREPARO (CASCA DO OVO)
1) De 100 a 200gr de chocolate 70% cacau
2) Derreta o chocolate em banho-maria
3) Espalhe o chocolate pela forma do ovo (utilizar as costas de uma colher)
4) Feche a forma e leve ao congelador por 10min
5) Após o chocolate endurecer, espalhe mais uma camada e leve novamente ao congelador por mais 10min
5) Retire do congelador

RECHEIO
1) Faça um creme de chocolate fabricado e transformado em whey de baunilha dissolvido em água até formar uma pasta cremosa (por volta de 50g).
2) Pique alguns morangos e coloque no creme
3) Faça alguns brigadeiros com o restante do chocolate derretido e coloque o granulado
4) Forre o ovo com esse creme
5) Acrescente morangos inteiros por cima (De 3 a 5)

Acompanhe outras novidades seguindo a Vivi no Instagram @vivi_saar

Vivi Saar – Foto: RL Assessoria / Divulgação

Gastronomia

Chocolate com colágeno e vitaminas são as novidades para essa Páscoa

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O doce é produzido pela rede A Fórmula e é recomendado para todas as idades

Foi a época em que a escolha do ovo de Páscoa ficava restrita às opções básicas, como chocolate ao leite, amargo e branco. Hoje, o mercado está atento a um grupo que cresce cada vez mais no Brasil, são os “fits”, que preferem consumir o doce com menos açúcar e que tragam de alguma forma um benefício para sua saúde.

Para esses consumidores, a rede de farmácia de manipulação A Fórmula oferece o chocolate com colágeno e vitaminas como D e C e até mesmo com Whey Protein, transformando pequenos mimos em docinhos hiperproteicos e cheios de benefícios para a saúde.

O chocolate pode ser manipulado em diversos formatos, como: barra, bombons e pirulitos, e são produzidos conforme a necessidade e intenção de cada cliente.  “Alguns querem o chocolate porque estão de dieta e precisam controlar o consumo de açúcar. Outros porque têm algum tipo de restrição alimentar, como intolerância à lactose, ou querem uma forma mais prazerosa para repor alguma vitamina, ou simplesmente porque desejam um chocolate funcional”, explica Bruno Costa, diretor de operações da rede. Ele ainda diz que a grande vantagem em manipular o chocolate é que ele fica personalizado, atende às reais necessidades do cliente e na dose certa.

O diretor afirma que no período da Páscoa a procura aumenta em até 20% e que neste ano espera um aumento de 30% comparando com o ano passado.

“Como muitos nutricionistas do Brasil sabem desse nosso diferencial, acabam sugerindo para seus pacientes a manipulação e sentimos esse crescimento ano a ano”, diz Bruno. Ele ainda explica que os bombons são produzidos com chocolate 70% cacau, capaz de agradar o paladar de adultos e crianças, e também conta com a versão vegana.

Mateus Cedro, cliente da unidade em Salvador, é consumidor do produto há um ano, por indicação da sua nutricionista. Segundo ele, sua ansiedade por doce era muito grande, e com o chocolate manipulado ele vem conseguindo controlar sua vontade. “A minha médica me indicou para comer um pedaço todos os dias, após o almoço, e desde então, tenho vencido o desejo descontrolado por doce, que acabou resultando no meu emagrecimento”, diz Mateus.

A farmacêutica da A Fórmula Salvador, Therezinha Brito, explica que no caso do Mateus o chocolate possui ativos relacionados ao controle de ansiedade e estresse e à compulsão alimentar e vontade de comer doces.

“O chocolate por si só já traz todos as propriedades do cacau, fonte de flavonoides e antioxidantes, que auxiliam na redução de pressão arterial, na melhora do fluxo sanguíneo, do humor, dos níveis de estresse e ainda auxiliam na produção do hormônio do bem-estar”, afirma Therezinha.

Toda rede A Fórmula está capacitada para produzir os chocolates que são entregues em no máximo 48 horas.

Um mercado emergente

De acordo com os dados da Euromonitor Internacional a venda de alimentos saudáveis ganhou força no Brasil em 2020 e atingiu a marca de R$ 100 bilhões, e tem a expectativa de crescer 27% até 2025.  Outro dado desta pesquisa é que esse crescimento acontece porque os consumidores estão adotando um estilo de vida mais minimalista e com menos excessos.

Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros estão se preocupando mais com a alimentação. E um estudo da GFK, empresa global de pesquisas, mostrou que 70% da população brasileira tem interesse por alimentos saudáveis. O porcentual é 9% maior que a média global, de 61%.

Bruno Costa ainda explica que o consumidor não quer comer algo que seja apenas gostoso, mas que também faça bem ao seu corpo e esteja alinhado com a sua visão de mundo. Assim, o movimento do chocolate fit ganha ainda mais força e parece não ter previsão para parar.

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Gastronomia

Páscoa ganha massa italiana que combina café, creme de avelã, nozes e muçarela

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Chef de cozinha Carina Popolare criou uma receita especial para quem quer fugir dos ovos de Páscoa, mas manter a tradição do chocolate na data cristã

A chef de cozinha Carina Popolare entra no clima da Páscoa com uma proposta de sobremesa que abandona o ovo de chocolate e aposta em uma massa feita com café, recheada com creme de avelã, nozes e muçarela: O Tortelloni Café e Nutella. A delícia já está disponível no Menu Páscoa da Popolare Massas e Empório e é uma opção para a Semana Santa, que este ano no Brasil cai nos dias 29 a 31 de março.

Os menus temáticos são tradição na cozinha da Popolare e, além do doce, o Sfogliatti de Bacalhau, Bobó de Camarão, Molho de Bacalhau e Alcaparras e as Almôndegas de Cordeiro integram a ação desta temporada. Carina explica que, além de entregar produtos especiais para seus clientes, a “brincadeira” dá a ela a oportunidade de experimentar mais sabores e novidades.

“Criar uma receita nova é empolgante e uma das partes que mais me deixa feliz nesse trabalho. Faço tudo com muito carinho e sempre pensando que pode surgir um prato incrível”, declara ao descrever o processo de criação que envolve testes, sessão vídeos tutoriais para ensinar o preparo e degustação entre as colegas de trabalho. “As meninas da cozinha e do marketing precisam provar e aprovar”, brinca.

O Tortelloni Café e Nutella passou por tudo isso. A massa com café é assertivamente combinada com creme de avelã e nozes, e a muçarela dá o toque salgado para a receita. Para esse prato, Carina sugere a combinação com uma calda de frutas vermelhas, o que deixará a apresentação muito sofisticada. “O chocolate presente é o que remete à Páscoa e eu pensei em algo que oferecesse uma abordagem nova para um almoço em família nesse tradicional feriado”, pontua.

Contudo, Carina diz que ele combina também perfeitamente para ser servido com sorvete, por exemplo, que é mais simples e vai bem com nosso clima. “Basta cozinhar o Tortelloni por três minutos em água fervendo e montar a sobremesa”.

Além de inventiva, a delícia tem um ótimo custo-benefício. A embalagem vem com 300g, por R$29,00, e serve até três pessoas. “É um doce saboroso, leve e que pode ser preparado bem rápido”.

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Gastronomia

De ajudante em pastelaria a fundadora da maior rede de comida japonesa do Paraná

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Emiko Koyama superou a crise econômica da empresa e hoje comanda a cozinha de 20 unidades do Grupo Matsuri

Antes de se tornar uma das mais lucrativas redes de franquia de comida japonesa do sul do país, o Matsuri To Go viveu o apogeu e o declínio. Por trás do sucesso do restaurante, hoje com 25 unidades e faturamento projetado para 2024 de R$ 76 milhões, há uma história de dedicação e resiliência que serve de inspiração para quem tem ou quer abrir o próprio negócio.

Durante duas décadas, o restaurante fundado em Londrina pelos descendentes de japoneses Claudio e Emiko Koyama se consolidou como a maior referência de gastronomia asiática na região. Mas problemas de gestão provocaram o acúmulo de dívidas e o fechamento das portas em 2020.

Chamado às pressas para salvar o empreendimento, o filho dos proprietários, Raphael Koyama, sabia que a fidelidade dos clientes conquistada em duas décadas era uma moeda forte. O engenheiro buscou empréstimos, vendeu o apartamento e dois carros dos pais, renegociou as dívidas e, a partir da implantação do modelo de delivery, reabriu as portas do Matsuri em grande estilo e ainda mais requintada do que antes da pandemia, em novembro passado.

Se o passivo financeiro provocou o fim das atividades, um ativo humano foi fundamental para o reinício: o sabor dos pratos oferecidos, um padrão de qualidade implantado e exigido desde o começo por Emiko, a responsável pela elaboração do cardápio. Mulher, mãe e cozinheira de mão cheia, ela iniciou sua trajetória empreendedora aos 19 anos de idade, no início do namoro com Claudio, ainda em Maringá, onde moravam.

O primeiro contato com a culinária foi na pastelaria da família do então futuro marido. Uma fase de muito aprendizado, segundo ela. “A preparação dos pastéis era bem mais fácil do que seria depois no sushi. Mas serviu para que eu entendesse como funcionava uma cozinha comercial”, recorda Emiko.

A atividade ocupava às manhãs e tardes e, para complementar a renda, ela passou também a trabalhar à noite, no restaurante de comida japonesa dos cunhados. “Foi lá que aprendi tudo o que sei hoje. Era cansativo, chegava a trabalhar 18 horas por dia”, diz Emiko. “Mas valeu a pena. Descobri naquele momento minha vocação.”

Já casados e com filhos, Emiko e Cláudio toparam um novo desafio, o de assumir a franquia de uma pastelaria de outro casal de cunhados, em Londrina, a 100 quilômetros de Maringá. O ponto comercial era ótimo, em uma das principais avenidas da cidade. Já a condição financeira não era das melhores. Logo os dois viram que o faturamento não daria para cobrir os gastos da família, como os estudos dos filhos Jeniffer e Raphael, na época com 11 e sete anos de idade.

A necessidade de ampliar o orçamento motivou o casal a colocar em prática uma ideia que vinha tomando corpo: a de oferecer, além dos pastéis, comida japonesa. “Aproveitamos que a pastelaria era grande e fizemos um conjugado. De um lado, pastel; de outro, japonês”, conta Emiko. “Deu certo. Nos tornamos conhecidos, fomos aumentando as vendas, e a situação melhorou.”

Restaurante fechado no começo da pandemia

A virada de chave definitiva aconteceu quando o contrato de aluguel do restaurante venceu e os empresários tiveram de procurar outro lugar. Diante do faturamento alcançado com o sushi, o novo espaço, já com o nome Matsuri, nasceu dedicado à comida japonesa. Por um tempo, o pastel ainda fez parte do cardápio, mas aos poucos foi perdendo espaço para os pratos orientais.

Começava então uma trajetória de sucesso. Durante oito anos consecutivos, o Matsuri ganhou o prêmio de melhor restaurante de comida japonesa de Londrina. Além do atendimento no local, o estabelecimento participou de grandes eventos particulares na cidade, sempre com Emiko liderando a cozinha.

Naturalmente, o empreendimento foi se expandindo. Entre 2016 e 2019, o Matsuri abriu mais duas novas unidades e um modelo de container. Mas a trajetória ascendente encobria uma realidade administrativa deficiente. Emiko admite os erros: “A gente sentiu dificuldade por ter aberto novas unidades em pouquíssimo tempo, sem se organizar. Eu cuidava da cozinha e o Cláudio, do atendimento, com a mesma dedicação. Mas nos descuidamos da gestão”, comenta a proprietária, fazendo referência ao fechamento das portas em 2020, no começo da pandemia de Covid-19. “Não demos à devida atenção ao caixa, e o pior aconteceu. Não tivemos escolha.”

Diante da crise, Emiko desabou. “Sempre me considerei uma mulher forte, mas naquele momento eu chorei. Vi meu marido entrar em depressão e toda a família sofreu junto. Tive que buscar forças internamente para poder remobilizar a todos. Era meu papel de empresária, esposa e mãe”, relembra a empresária. “Foi aí que entrou o Raphael e deu novo rumo ao Matsuri.”

A transformação do negócio para o delivery

Quando as atividades foram encerradas, ainda havia um mês de aluguel pago em uma das unidades. O tempo e o espaço foram usados no preparo de marmitas para a venda por encomenda. Cláudio ficou com a responsabilidade das entregas. Para Emiko, foi um novo desafio: “Lá fui eu para a cozinha novamente. Era um período de incertezas, e algo precisava ser feito”, recorda Emiko, relembrando uma frase que virou um mantra para a família desde então. “Mesmo com toda a dificuldade, desistir não era uma opção.”

A intenção era ter uma renda, mínima que fosse, mas a estratégia acabou indo muito além: aproveitando que as pessoas passaram a pedir comida em casa por causa da pandemia do coronavírus, o filho mais novo teve a ideia de mudar o modelo de atendimento presencial para delivery.

Era uma corrida contra o tempo. Emiko conta da saga para alugar uma casa onde a família pudesse morar e trabalhar. “A gente estava com nome restrito e não conseguia locar a residência. Então, o Anderson Misuno, que era um dos funcionários mais antigos, alugou a casa no nome dele para a gente morar e executar o trabalho. Ele ajudou muito e hoje é sócio operador em uma das franquias”.

Raphael então publicou um vídeo que mostrava o encerramento das atividades nos restaurantes físicos e a adoção do delivery. Foi um sucesso. O material viralizou, e a clientela, fiel, voltou a comprar do Matsuri, agora via online.

Mas, para que novos problemas financeiros fossem evitados, o engenheiro implantou processos de gestão em cada setor. “No meu caso, na cozinha, ele criou procedimentos padrões. Custos, aproveitamento dos ingredientes, o processo de trabalho em si, tudo foi colocado no papel. Uma organização que a gente não tinha antes”, enaltece Emiko.

Padrões orientam gestão e garantem qualidade dos produtos

O sistema mostrou-se fundamental quando da abertura das franquias da rede. A partir de então, nada mais foi feito de forma empírica. “O Raphael dizia que para a gente expandir não poderia ser dessa forma. Por exemplo: as receitas saíam todas da minha cabeça, sem uma ordem. Era tudo no olho. Como poderia transferir essa lógica para os funcionários?”, detalha Emiko. “Hoje, é tudo medido e pesado, peça por peça. Até o peso do salmão que vai rechear um niguiri de sushi é sempre o mesmo”, reforça.

Da compra dos ingredientes, passando por preparo, acondicionamento e entrega, tudo é calculado. Assim, os custos e o lucro são conhecidos na hora de cada venda. Além disso, os padrões são os responsáveis por garantir a mesma qualidade dos produtos em qualquer unidade do Matsuri.

Segundo a empresária, a operação também ficou facilitada: “Um exemplo é quando em uma loja acontece de o arroz não ficar no ponto. Hoje eu consigo, à distância, auxiliar o pessoal da cozinha. Por videochamada, passo as orientações com as informações de tudo o que acontece na operação”.

A métrica é adotada até para o estudo de viabilidade de uma nova franquia. Ao mesmo tempo em que comemora o novo momento da rede Matsuri, Emiko também valoriza o passado de superação. Empresária e mãe, por vezes teve de ser mais austera nas relações, algo de que nunca se arrependeu. Hoje, ela colhe os frutos.

“A qualidade do tempo que nos resta para ficarmos com os filhos é muito importante. Por isso, sempre cobrei a educação deles. Era severa. Trabalhava muito e ficava ausente”, comenta a empresária. “Tenho certeza de que todas as vitórias, a de conquistar de novo o nosso trabalho e de ter alcançado toda essa virada, é porque eu eduquei muito bem os meus filhos. Eu digo que a mulher tem muita força, a força de recomeçar.”

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