Connect with us

Revolta dos CNPjs

Revolta dos CNPjs por Joe Santos

Published

on

Joe Santos, é CEO da Empresa Sopantufa Indústria e Comércio de Calçados Ltda, empresário e atuante na área calçadista há mais de 40 anos, com participação em empresas de comércio de calçados. Por causa desta longa jornada de emprevolresário, lançou o livro “ A Revolta dos CNPJs” no ano de 2020, colocando a sua visão empresarial como opinião e debate. Com formação técnica em calçados e experiência no comércio há 30 anos, consegue como a maioria dos empresários “sobreviver” às anuncias do mercado, crises e políticas que nem sempre favorecem o empreendedorismo.

Continue Reading
Advertisement

Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs

Published

on

Empresários buscam igualdade de tratamento nas fiscalizações.

Na última coluna, discutimos as regras que regem o mundo dos negócios e a importância de os empreendedores conhecerem e seguirem essas regras. No entanto, também é fundamental que os órgãos de fiscalização operem de forma transparente e sejam aprovados para a mesma fiscalização que impõem às empresas. A falta de clareza e uniformidade nas fiscalizações tem alimentado a desigualdade entre as empresas, gerando uma verdadeira “Revolta dos CNPJs”.

É de se acreditar que o fisco cumpre seu papel com imparcialidade e está integrado em todas as joint ventures. Porém, ao longo do tempo, observamos diferenças na forma como as fiscalizações são realizadas, nas orientações dadas e nas oenalidades aplicadas. Esse descumprimento de normas, mesmo que aparentemente justificado, alimenta a concorrência desigual no mercado, favorecendo empresas que recebem tratamento diferenciado. Essa situação é prejudicial à competição saudável, que deve ser baseada na melhoria da eficiência produtiva, comercial, tecnológica, logística, de processamento e produção, entre outros aspectos.

Essa falta de uniformidade nas fiscalizações tem levado alguns empresários a não cumprir integralmente as regras, ao mesmo tempo em que aplicam diferentes critérios tributários em suas ações. Este processo de fiscalização, sem a certeza de que todas as empresas estão sujeitas às mesmas exigências e que cumprem as normas de forma igualitária, é, sem dúvida, motivo de revolta.

Esta coluna é inspirada no livro “A Revolta dos CNPJs”, que aborda justamente esse problema. O autor, Joe Santos, destaca a importância de um ambiente regulatório justo e transparente para promover um ambiente de negócios saudável. A falta de clareza nas regras e a aplicação arbitrária de fiscalizações podem comprometer os negócios e gerar interferências, afetando o planejamento e os futuros contratos das empresas.

O empreendedorismo já é uma atividade de risco em si, mas empreender no Brasil tornou-se símbolo de alto risco. A falta de arbítrio nos órgãos fiscalizadores e na tomada de decisões pelos tecnocratas, sem uma análise abrangente do negócio, aumenta ainda mais os desafios enfrentados pelos empresários. É preciso que as decisões sejam acompanhadas por equipes de auditores, que possam avaliar o contexto geral da empresa e evitar ações que comprometam o negócio como um todo.

A revolta dos CNPJs é um sentimento compartilhado por muitos empresários que se entusiasmam com um ambiente de negócios motivado e inseguro. Construir um cenário mais favorável é tolerar que as regras sejam claras, as fiscalizações sejam uniformes e os órgãos fiscalizadores sejam constantemente fiscalizados.

Esta coluna é inspirada no livro

A REVOLTA DOS CNPJs –  Joe Santos o Sr. Pantufa – www.sopantufa.com.br

Continue Reading

Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs Por Joe Santos

Published

on


Estamos criando um ambiente propicio para uma crise que nos ameaça a cada semana que passa e isso tem feito com que toda a economia se mantenha em alerta, e esse se “manter alerta” pode criar uma corrente de efeito negativo, principalmente quando estamos falando de negócios que sejam a longo e médio prazo, justamente porque afeta diretamente o planejamento das empresas.

Essa falta de definição econômica ou de um planejamento mais seguro e confiável afeta com certeza as empresas com contratos há cumprir, com contratos a serem negociados. O ambiente de negócio está afetado, está com dificuldades de fazer qualquer previsão.

Essa é mais uma “Revolta” que os CNPJs tem, essa é uma Revolta legítima e justificável, se estávamos “Revoltados” pelos mais diversos motivos que estamos colocando nesta coluna seguidamente, agora temos um período de indefinições, tanto nas reformas que foram ditas/prometidas durante a campanha política, quanto o confronto destas promessas com a realidade encontrada economicamente falando, temos um ambiente internacional de negócios se alterando muito rapidamente pelos mais diversos motivos, e isso impacta de forma cada vez maior a economia interna. O que é inevitável, haja visto que a participação Brasileira na economia mundial cresce cada vez mais e exponencialmente, justamente porque estamos com a produção agrícola, por ex. tendo participações em alguns países como nunca e como não poderíamos imaginar a pouco tempo atrás, pelos mais diversos motivos. Isso é bem importante e nos faz, importantes na economia mundial, tanto para o “bem”, quanto para o “mal”. 

Para o “bem”, porque estamos gerando riqueza e a dependência internacional do que produzimos e isso pode nos gerar uma possibilidade de riqueza em muito pouco tempo, somos a “bola da vez”, estamos produzindo como nunca e vendendo tudo, a ponto de termos falta de produtos no mercado interno, justamente porque está mais atrativo esse mercado externo.

Para o “mal”, justamente porque estamos à mercê desta economia globalizada e afetada por diversos fatores, deixando de lado reformas importantes, necessárias que internamente seriam da maior urgência. Sem falar na incompetência técnica nos mais diversos setores economicamente falando.

Temos “Revoltas” com prioridade, estamos com “Revoltas” novas. Essa de reformas já não é tão nova assim, mas, parece prioritária e urgente, por isso transferimos ela para um patamar mais alto de importância. Sempre que devemos temer reformas por motivos políticos ou por motivos de ajustes de contas e assistencialismo, mas, que sejam colocadas em discussão o mais breve possível.

Coluna inspirada no livro “A REVOTA DOS CNPJs”

Joe Santos – sopantufa

Continue Reading

Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs POR JOE SANTOS

Published

on

A revolta que mais se sente em relação ao ambiente de negócios, que é o que move e da vida diariamente aos CNPJs, é justamente a interferência sobre esse ambiente, interferências das mais diversas e das mais diversas áreas, com as mais diversas formas.

Órgãos reguladores que mais parecem criados para a imprensa ver ou para a população entender de que se está tendo preocupações das mais diversas e em todos os setores que possam de alguma forma prejudicar o futuro das pessoas, da natureza ou do cuidado ambiental de maneira geral, com teorias e exceções de toda ordem, a diferença de regiões pode ser motivo suficiente para que haja alterações nestas normas e regras. Influencias das mais diversas podem ser exceções exclusivas. E em alguns casos órgãos reguladores só estão para a iniciativa privada, não para o Estado que as criou. Assim que o Estado precisar…. Parece que a flexibilização é maior.

Por isso a criação de ambientes de negócios saudáveis e sem vícios se faz tão necessário, as discussões sobre normas e condutas devem ser mantidas ao longo do tempo e olhadas com olhos clínicos, abrangendo toda a cadeia que possa ser atendida e impactada em algum momento. São decisões que em alguns casos envolvem interesses dos mais diversos que devem sim serem discutidos.

A preocupação quanto a esses ambientes de negócios tem que ser constante, temos que ter agendas organizadas neste sentido para que quando for preciso que se tome decisões, que seja mais rápida e com sustentações técnicas e muito menos políticas.

Temos uma energia pairando no ar que nos parece que estamos um contra o outro, de um lado órgãos reguladores (Estado) do outro empresas e investidores (CNPJs), que travam algumas “batalhas” de interesses antagônicos, quando na verdade deveríamos estar alinhados e com visões bem parecidas.

Precisamos estar atentos as pretensões meramente comerciais e de valores monetários, mas precisamos estar atentos em pretensões meramente populistas. Isso tudo em detrimento do desenvolvimento social, que abrange a todos de alguma forma, seja em emprego, seja em distribuição de renda, educação etc…

Esse é o ambiente que devemos estar atentos, esse é um motivo de revolta dos CNPJs, ambiente de negócios mais claros e com interesses em comum, objetivos claros e transparentes, órgãos e comissões representativas, e o principal “BOM SENSO”.

Coluna inspirada no livro “A REVOTA DOS CNPJs”

Joe Santos – sopantufa

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos2 dias ago

Heitor Ximenes, de Porto de Moz – PA para o mundo: ex-participante da “A Grande Conquista” da Record TV

Após sua participação no programa de televisão “A Grande Conquista” da Record TV, o influencer Heitor Ximenes concedeu uma entrevista...

Famosos2 dias ago

A história inspiradora de Cesar Henrique, Cantor e Autor do Bestseller ‘INDESISTÍVEL'”

Cantor, escritor e palestrante Cesar Henrique tem se destacado no cenário nacional com uma mensagem poderosa de fé e perseverança....

Famosos2 dias ago

Cantora Glaucia Mel leva Recife ao ritmo de suas músicas envolventes

Hit “Eu Não Tô Nem Aí” agita as principais rádios da cidade enquanto “Sentada Violenta” ganha destaque nas paradas musicais...

Famosos3 dias ago

Modelo e influencer Ketlin Groisman foi destaque na Mansão Maromba batendo a marca de 30 milhões de views em suas redes sociais

A convite de Toguro dono da Mansão Maromba convidou a Influencer e Modelo Ketlin Groisman a passar um mês criando...

Famosos3 dias ago

Empresária brasileira Patrícia Mirza marca presença no Festival de Cannes pelo terceiro ano consecutivo

Como a presença contínua de Patrícia Mirza eleva a reputação do Brasil em Cannes O Festival de Cannes é uma...

Famosos3 dias ago

Superlive Solidária: Silvio Maia e Any Brasil Reúnem Celebridades em Apoio ao Rio Grande do Sul

Evento Histórico reuniu Gui Santana, Carla Prata, Tiago Dionísio, Nadja Pessoa e Outros em Uma Causa de Impacto No dia...

Famosos4 dias ago

Rashid participa do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte

Em sua 12ª edição, o evento recebe o rapper, Guilherme Match e Prisca para o painel “Rap e Quadrinhos” Entre...

Famosos4 dias ago

Conheça o Influencer Chris Malaquias que vem fazendo sucesso nas redes sociais

Chris Malaquias, tem 26 anos, influenciador digital e criador de conteúdo. Iniciou sua carreira como repórter na área artística onde...

Famosos6 dias ago

Marco Marconi do Boleiros Tips arrecada 5 toneladas de alimento para o Rio Grande do Sul

Youtuber faz doação ao São Paulo e promete continuar ajudando Na última quinta-feira, Marco Marconi, conhecido por seu canal Boleiros...

Famosos6 dias ago

Entrevista com Sophia Eldo: Uma Vida como Influencer Infantil

Sophia Eldo, aos 7 anos, já conquistou o coração do público como uma influenciadora infantil multifacetada. Nesta entrevista exclusiva, Sophia...

Famosos6 dias ago

Sophia Eldo: A Jornada de uma Influenciadora Infantil

Aos 7 anos de idade, Sophia Ferreira Eldo já possui uma trajetória impressionante como influenciadora infantil. Desde seus primeiros passos...

Famosos6 dias ago

Artistas e influencers realizam live para falar sobre tragédia no Rio Grande do Sul

Em resposta aos trágicos eventos no Rio Grande do Sul, uma iniciativa especial está sendo organizada para a próxima quarta-feira....

Famosos1 semana ago

Deslumbrante e Determinada: Jessica Moreira Traça seu Caminho na Indústria do Entretenimento

Por [@googlenoticias], Entretenimento Jessica Moreira, uma jovem de 23 anos natural de Mato Grosso, está dando passos firmes em direção...

Famosos1 semana ago

Quem é Byel e por que ele se tornou viral no Instagram e no TikTok

Byel vem conquistando uma crescente fama tanto no TikTok quanto no Instagram, despertando a curiosidade de muitos. Mas afinal, quem...

Famosos2 semanas ago

Entre Amigos e Ritmo: Cantores Fabricio e Zé Felipe Divertem-se na Lancha ao Som do Reggaeton

Fabricio e Zé Felipe foram flagrados em um momento descontraído e divertido em uma lancha nas águas calmas do lago...

Famosos2 semanas ago

Comemoração Bal Harbour Village Miami no Brasil com DJ Lud Prado

A festa teve a presença da DJ Lud Prado, que está conquistando destaque no cenário musical nacional e internacional. O...

Famosos2 semanas ago

Família Zoreia se destaca na Band Paraná e gera incômodo para os concorrentes

A Família Zoreia possui um elenco composto por artistas iniciantes e com atrizes deslumbrantes que, além da beleza, oferecem muita...

Famosos2 semanas ago

Empresária do setor imobiliário, Melissa Flores deixa carreira para se dedicar às plataformas de entretenimento adulto

A empreendedora, influenciadora e modelo Melissa Flores, que atuava no setor imobiliário em Santa Catarina, decidiu abandonar sua carreira para...

Famosos2 semanas ago

Primeira Dama Regina Nunes e Petz unem esforços para ajudar vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, incluindo apoio aos animais

Solidariedade e ação conjunta em tempos difíceis demonstram o compromisso com o bem-estar de todos, inclusive nossos amigos de quatro...

Famosos2 semanas ago

Lorena Mantuani integra o elenco da série “Até Onde Ela Vai”

A pequena atriz Lorena Mantuani integra o elenco de “Até Onde Ela Vai”, série brasileira lançada em março de 2024,...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.