Connect with us

Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs

Published

on

Essa é uma coluna que é única e exclusivamente a opinião de um empresário ou de alguém que está como empresário há mais de 30 anos e tem visto, assim como todos que tem uma história neste “mundo” empresarial e que tem surpresas das mais diversas quase que diariamente, principalmente surpresas que parece não fazer parte do “mundo” empresarial que deveríamos ter.
Nada de revisão de custos, de recalculo de tabela de preços, de opções de mercado, estruturação da produção, automatização, logística, embalagens, matéria prima, investimentos em treinamentos ou qualificação do time. Mas surpresas na área administrativa na forma de como devemos estar transparentes perante ao “controlador”, ao “chefe maior”, a um sócio que cada vez mais cria atributos há sua controladoria!
Sim, é nesta linha que devo colocar aqui com alguma frequência a minha opinião de empresário e compartilhar com os leitores uma “Revolta” ou um manifesto, que quero crer seja em algum momento um compartilhar de impressões.
Não acredito que venha ser uma unanimidade, não acredito que consiga manifestar por completo a “Revolta” que as empresas em especial os empresários tenham e sintam no seu dia a dia. E sim conseguir estar com esse assunto, sendo tratado em um espaço democrático, podendo ser criticado sem problema nenhum, mas, se for o caso, que seja de forma a aceitar as diferentes opiniões, certo!
Dito isso, te espero, sei que podemos devanear em teorias, utopias. Mas uma coisa eu garanto vamos estar em muitos!

Essa coluna é inspirada no livro “A REVOLTA DOS CNPJs!

Joe Santos – Sr. Pantufa.

Continue Reading
Advertisement

Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs

Published

on

Empresários buscam igualdade de tratamento nas fiscalizações.

Na última coluna, discutimos as regras que regem o mundo dos negócios e a importância de os empreendedores conhecerem e seguirem essas regras. No entanto, também é fundamental que os órgãos de fiscalização operem de forma transparente e sejam aprovados para a mesma fiscalização que impõem às empresas. A falta de clareza e uniformidade nas fiscalizações tem alimentado a desigualdade entre as empresas, gerando uma verdadeira “Revolta dos CNPJs”.

É de se acreditar que o fisco cumpre seu papel com imparcialidade e está integrado em todas as joint ventures. Porém, ao longo do tempo, observamos diferenças na forma como as fiscalizações são realizadas, nas orientações dadas e nas oenalidades aplicadas. Esse descumprimento de normas, mesmo que aparentemente justificado, alimenta a concorrência desigual no mercado, favorecendo empresas que recebem tratamento diferenciado. Essa situação é prejudicial à competição saudável, que deve ser baseada na melhoria da eficiência produtiva, comercial, tecnológica, logística, de processamento e produção, entre outros aspectos.

Essa falta de uniformidade nas fiscalizações tem levado alguns empresários a não cumprir integralmente as regras, ao mesmo tempo em que aplicam diferentes critérios tributários em suas ações. Este processo de fiscalização, sem a certeza de que todas as empresas estão sujeitas às mesmas exigências e que cumprem as normas de forma igualitária, é, sem dúvida, motivo de revolta.

Esta coluna é inspirada no livro “A Revolta dos CNPJs”, que aborda justamente esse problema. O autor, Joe Santos, destaca a importância de um ambiente regulatório justo e transparente para promover um ambiente de negócios saudável. A falta de clareza nas regras e a aplicação arbitrária de fiscalizações podem comprometer os negócios e gerar interferências, afetando o planejamento e os futuros contratos das empresas.

O empreendedorismo já é uma atividade de risco em si, mas empreender no Brasil tornou-se símbolo de alto risco. A falta de arbítrio nos órgãos fiscalizadores e na tomada de decisões pelos tecnocratas, sem uma análise abrangente do negócio, aumenta ainda mais os desafios enfrentados pelos empresários. É preciso que as decisões sejam acompanhadas por equipes de auditores, que possam avaliar o contexto geral da empresa e evitar ações que comprometam o negócio como um todo.

A revolta dos CNPJs é um sentimento compartilhado por muitos empresários que se entusiasmam com um ambiente de negócios motivado e inseguro. Construir um cenário mais favorável é tolerar que as regras sejam claras, as fiscalizações sejam uniformes e os órgãos fiscalizadores sejam constantemente fiscalizados.

Esta coluna é inspirada no livro

A REVOLTA DOS CNPJs –  Joe Santos o Sr. Pantufa – www.sopantufa.com.br

Continue Reading

Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs Por Joe Santos

Published

on


Estamos criando um ambiente propicio para uma crise que nos ameaça a cada semana que passa e isso tem feito com que toda a economia se mantenha em alerta, e esse se “manter alerta” pode criar uma corrente de efeito negativo, principalmente quando estamos falando de negócios que sejam a longo e médio prazo, justamente porque afeta diretamente o planejamento das empresas.

Essa falta de definição econômica ou de um planejamento mais seguro e confiável afeta com certeza as empresas com contratos há cumprir, com contratos a serem negociados. O ambiente de negócio está afetado, está com dificuldades de fazer qualquer previsão.

Essa é mais uma “Revolta” que os CNPJs tem, essa é uma Revolta legítima e justificável, se estávamos “Revoltados” pelos mais diversos motivos que estamos colocando nesta coluna seguidamente, agora temos um período de indefinições, tanto nas reformas que foram ditas/prometidas durante a campanha política, quanto o confronto destas promessas com a realidade encontrada economicamente falando, temos um ambiente internacional de negócios se alterando muito rapidamente pelos mais diversos motivos, e isso impacta de forma cada vez maior a economia interna. O que é inevitável, haja visto que a participação Brasileira na economia mundial cresce cada vez mais e exponencialmente, justamente porque estamos com a produção agrícola, por ex. tendo participações em alguns países como nunca e como não poderíamos imaginar a pouco tempo atrás, pelos mais diversos motivos. Isso é bem importante e nos faz, importantes na economia mundial, tanto para o “bem”, quanto para o “mal”. 

Para o “bem”, porque estamos gerando riqueza e a dependência internacional do que produzimos e isso pode nos gerar uma possibilidade de riqueza em muito pouco tempo, somos a “bola da vez”, estamos produzindo como nunca e vendendo tudo, a ponto de termos falta de produtos no mercado interno, justamente porque está mais atrativo esse mercado externo.

Para o “mal”, justamente porque estamos à mercê desta economia globalizada e afetada por diversos fatores, deixando de lado reformas importantes, necessárias que internamente seriam da maior urgência. Sem falar na incompetência técnica nos mais diversos setores economicamente falando.

Temos “Revoltas” com prioridade, estamos com “Revoltas” novas. Essa de reformas já não é tão nova assim, mas, parece prioritária e urgente, por isso transferimos ela para um patamar mais alto de importância. Sempre que devemos temer reformas por motivos políticos ou por motivos de ajustes de contas e assistencialismo, mas, que sejam colocadas em discussão o mais breve possível.

Coluna inspirada no livro “A REVOTA DOS CNPJs”

Joe Santos – sopantufa

Continue Reading

Revolta dos CNPjs

A REVOLTA DOS CNPJs POR JOE SANTOS

Published

on

A revolta que mais se sente em relação ao ambiente de negócios, que é o que move e da vida diariamente aos CNPJs, é justamente a interferência sobre esse ambiente, interferências das mais diversas e das mais diversas áreas, com as mais diversas formas.

Órgãos reguladores que mais parecem criados para a imprensa ver ou para a população entender de que se está tendo preocupações das mais diversas e em todos os setores que possam de alguma forma prejudicar o futuro das pessoas, da natureza ou do cuidado ambiental de maneira geral, com teorias e exceções de toda ordem, a diferença de regiões pode ser motivo suficiente para que haja alterações nestas normas e regras. Influencias das mais diversas podem ser exceções exclusivas. E em alguns casos órgãos reguladores só estão para a iniciativa privada, não para o Estado que as criou. Assim que o Estado precisar…. Parece que a flexibilização é maior.

Por isso a criação de ambientes de negócios saudáveis e sem vícios se faz tão necessário, as discussões sobre normas e condutas devem ser mantidas ao longo do tempo e olhadas com olhos clínicos, abrangendo toda a cadeia que possa ser atendida e impactada em algum momento. São decisões que em alguns casos envolvem interesses dos mais diversos que devem sim serem discutidos.

A preocupação quanto a esses ambientes de negócios tem que ser constante, temos que ter agendas organizadas neste sentido para que quando for preciso que se tome decisões, que seja mais rápida e com sustentações técnicas e muito menos políticas.

Temos uma energia pairando no ar que nos parece que estamos um contra o outro, de um lado órgãos reguladores (Estado) do outro empresas e investidores (CNPJs), que travam algumas “batalhas” de interesses antagônicos, quando na verdade deveríamos estar alinhados e com visões bem parecidas.

Precisamos estar atentos as pretensões meramente comerciais e de valores monetários, mas precisamos estar atentos em pretensões meramente populistas. Isso tudo em detrimento do desenvolvimento social, que abrange a todos de alguma forma, seja em emprego, seja em distribuição de renda, educação etc…

Esse é o ambiente que devemos estar atentos, esse é um motivo de revolta dos CNPJs, ambiente de negócios mais claros e com interesses em comum, objetivos claros e transparentes, órgãos e comissões representativas, e o principal “BOM SENSO”.

Coluna inspirada no livro “A REVOTA DOS CNPJs”

Joe Santos – sopantufa

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos1 dia ago

Fotógrafa de Imbituba-SC, ganha destaque com seus ensaios gestantes

A gravidez é um período que marca a vida das pessoas. Registrar os momentos está se tornando cada vez mais...

Famosos2 dias ago

Ivo Barroso e Aline Andreis desfrutam final de semana em Angra dos Reis com ensaio gestante

Casal aproveita a tranquilidade de sua casa de praia para registrar momentos especiais à espera do pequeno Pedroca  Ivo Barroso,...

Famosos2 dias ago

As apresentadoras e modelos Ercilia Micarelli, Gabi Saleh e Gabi Dortt lançam o NudeCast

As Modelos do entretenimento adulto que estão se destacando e fazendo sucesso nas plataformas digitais da FanFever agora contam com...

Famosos2 dias ago

Mc Paulin da Capital comemora o nascimento de sua filha Angel

Na última sexta (14), Mc Paulin da capital comemorou o nascimento de sua filha Angel Gabrielly. O cantor, que é...

Famosos3 dias ago

Luciano Nascimento se torna o Bar tender mais conhecido do Nordeste

Luciano Nascimento 40 anos de idade mora no bairro do janga há 6 anos, bartender profissional e possue um pequeno...

Famosos4 dias ago

Descubra a Importância dos Portais de Notícias para a Cobertura de Famosos

Nos dias atuais, os portais de notícias on-line têm desempenhado um papel fundamental ao oferecer facilidade e agilidade na busca...

Famosos5 dias ago

Conheça a influenciadora e maquiadora Jeniffer Costa!

Jeniffer Costa, de 26 anos, é uma influenciadora, modelo e maquiadora Brasileira.Nascida em Guarujá-SP, ficou conhecida na internet através de...

Famosos6 dias ago

Kamila Smaili estreia o “SMAILI TALKS”, um podcast focado em bem-estar

Agora no final de junho apresentadora e publicitaria Kamila Smaili estreia o “SMAILI TALKS” um podcast focado em bem-estar, saúde...

Famosos6 dias ago

Michelle Heiden colhe os frutos pós-reality da Record “A Grande Conquista”

Michelle Heiden Miss, Influenciadora e ex participante do reality “A Grande Conquista” exibido na Record Tv, comprou seu mais novo...

Famosos6 dias ago

Rio de Janeiro recebe a 11ª edição da Conferência Escolhidas

Evento de mulheres idealizado pela pastora Fabíola Bastos deve receber 3 mil participantes Casada com o pastor e cantor Waguinho,...

Famosos7 dias ago

Luiz Kingsman crítica a prefeitura de João Alfredo por invisibilizá-la como artista

Nesta última quinta-feira (13), a cantora drag queen, Luiz Kingsman compartilhou em suas redes sociais, momento que a deixou constrangida....

Famosos1 semana ago

Jornalista Danilo Rasquinho recebe homenagem na Câmara Municipal de São Paulo

Na terça dia 11 de junho, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de um evento emocionante: a “Noite...

Famosos1 semana ago

Gusttavo Lima se junta à QOD Cosmetic em ação especial do Dia dos Namorados

Marca que leva o nome do sertanejo lançou kits promocionais exclusivos em seu site Kit dedicado ao público masculino contém...

Famosos1 semana ago

Odoguiinha e Suellen Carey, se juntam para single em combate ao preconceito

  Junho é o mês oficial da comunidade LGBTQIA+ , mês que celebra a diversidade e combate todos os tipos...

Famosos1 semana ago

Empresário Raoni Soares presenteia cantor Belo com fone de ouvido de ouro avaliado em 10 mil dólares

Raoni é conhecido por suas extravagâncias e parcerias com celebridades como Neymar Jr. ,Vinícius Júnior e Kylian Mbappé No último...

Famosos1 semana ago

Do Assédio ao lucro: Contadora larga emprego em multinacional e começa a vender conteúdo +18 após sofrer abusos no trabalho

“Sempre me viram como um pedaço de carne, era difícil me levarem a sério, enquanto outras funcionárias podiam se vestir...

Famosos1 semana ago

Mateus e Fabrício proporcionaram uma apresentação memorável durante o evento de arrecadação de fundos em benefício do Instituto Neymar Jr

Na 4ª edição do leilão beneficente promovido pelo Instituto Neymar Jr., realizada na noite de segunda-feira (03), Mateus e Fabrício...

Famosos1 semana ago

Residente em Dubai, Empresária Tatiany Melo, arrematou a camisa de Vinicius Jr. por 315 mil reais no leilão do instituto Neymar

Conheça Tatiany Melo, uma empreendedora brasileira residente em Dubai, que arrematou a camisa de um jogador da seleção brasileira em...

Famosos1 semana ago

Jerferson Assiz cai nas graças do público mineiro e está se destacando como humorista

Jeferson Barros de Assiz nascido no dia 20/04/1983 na pequena cidade de Inhauma MG cerca de 100 km da capital...

Famosos1 semana ago

Paulo Pires Encanta com Performance Humorística no “The Noite com Danilo Gentili”

Risadas Garantidas: Paulo Pires Ilumina o Palco do ‘The Noite Em uma noite memorável, o cantor Paulo Pires surpreendeu o...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.