OnDemand Day reúne especialistas em negócios em São Paulo para discutir sobre os maiores desafios das Empresas no Brasil
Encontro promovido pela Auddas mostra como ferramentas de aprimoramento de gestão e de planejamento estratégico auxiliam no desenvolvimento das companhias
Com o propósito de impulsionar a busca por soluções para os desafios mais prementes do mercado, o OnDemand Day, uma extensão do programa de mentoria “Auddas onDemand”, reuniu mais de 30 empresas brasileiras de diversos setores, no último dia 05, no Mercure Vila Olímpia. O encontro apontou como ferramentas de aprimoramento de gestão e de planejamento estratégico podem contribuir para a construção do futuro das empresas.
Para Julian Tonioli, CEO e fundador da Auddas, o OnDemand Day foi além das fronteiras convencionais da mentoria. “O evento ofereceu aprendizado, inspiração e oportunidades de networking, envolvendo discussões críticas, tornando a jornada do proprietário de negócios menos solitária e mais compartilhada com aqueles comprometidos com o crescimento”, disse.
O empresário Manoel Lins, mestre e especialista em planejamento estratégico, destacou em seu discurso que os donos de empresas precisam estar mais atentos à inovação e adotar uma mentalidade organizada. Lins ressaltou que as empresas frequentemente negligenciam suas dores e deixam de reconhecer suas vantagens competitivas. Segundo ele, o modelo de gestão deve estar alinhado à gestão da mudança.
Outro ponto ressaltado foi que as prioridades normalmente são determinadas pelo conselho e pelos sócios, sem consultar a média gerência. No entanto, ter um fórum mais amplo para mapear aspectos desafiadores da empresa faz toda a diferença no desenvolvimento estratégico.
“Com base em uma análise prática de mais de 100 empresas com as quais trabalhamos, aproximadamente 80% delas não consultam a média gerência”, afirmou Manoel.
O papel do conselho e o viés da gestão familiar, um assunto sensível na jornada do proprietário, teve relevância no evento. O sócio Eduardo Baccetti, especialista em Governança Corporativa, ressaltou que é preciso estabelecer regras para proteger membros familiares não atuantes na empresa. Ele defendeu reuniões eficientes em diferentes níveis de governança, desde o nível estratégico até o operacional, delineando pautas e participantes para cada uma.
O palestrante fez ainda uma analogia envolvendo um ovo para explicar a importância da governança. Em sua visão, a gema representa a estratégia, a clara simboliza o modelo de gestão e a casca é a governança, sendo crucial para manter esses elementos conectados como uma única entidade.
A quebra dessa “casca” pode resultar na separação desses componentes, perdendo a singularidade. Ele introduziu a definição de governança conforme o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), destacando-a como a base para a construção da personalidade de uma empresa.
Já Rogério Vargas, sócio da Auddas e fundador da RVR consultoria, destacou que na estrutura de gestão, formalizar regras de relacionamento entre os acionistas, exemplificadas por acordos de cotistas ou acionistas, se faz necessário. Ele reforçou sobre a relevância desse documento como um pacto antecipado para evitar futuras disputas.
Para falar sobre Growth e equipes de Alta Performance, Bruno Ruy, especialista em negócios digitais, destacou o papel da tecnologia e de dados na gestão de equipes de vendas. Ele apresentou estratégias para aprimorar o desempenho, enfatizando a automação de processos e o uso de inteligência artificial.
“Para termos sucesso, é preciso ter clareza sobre o valor gerado, estrutura e metodologia, gestão eficiente, metas e remuneração variável e cultura empresarial voltada para resultados e colaboração”, explicou.
No tema gestão de finanças e contabilidade, o calcanhar de Aquiles de muitas companhias, Nathalia Maestrelo, auditora e especialista em Fusões e Aquisições, alertou que a contabilidade não é apenas uma obrigação acessória para a Receita Federal, mas também uma ferramenta fundamental para a gestão eficaz de uma empresa. Ela enfatizou que compreender as informações contábeis vai além de simplesmente reportar receitas e despesas para o governo, pois esses dados podem ser essenciais para tomar decisões estratégicas dentro da companhia.
“A contabilidade proporciona previsibilidade de lucro, permitindo que gestores obtenham métodos concretos para projetar e alocar seus lucros. Além disso, destaco a capacidade da contabilidade em auxiliar no planejamento de despesas, fornecendo informações para contratação de equipes, investimentos e gestão de capital. A falta de planejamento e eficácia na gestão financeira, derivadas muitas vezes da ausência de uma contabilidade eficiente, são causas frequentes do fechamento de empresas”, explicou.
Maestrelo ao comentar sobre a previsibilidade de crescimento enfatizou que análises contábeis, como o balanço e o DRE, fornecem respostas sobre o caminho e os limites de expansão da empresa. Essas informações são cruciais para antecipar a necessidade de capital e identificar fontes para financiar o crescimento, evitando surpresas financeiras.
Ao final, o velejador Beto Pandiani, convidado especial do OnDemand Day, encantou a plateia com sua palestra inspiradora, onde habilmente traçou paralelos entre suas incríveis expedições e o complexo mundo empresarial. Ao compartilhar suas experiências, Pandiani destacou como otimizar recursos e realizar ações inteligentes mesmo diante de desafios aparentemente intransponíveis.
Ele ilustrou suas palavras com exemplos vívidos de como, em suas travessias a bordo de catamarãs, aprendeu a fazer mais com menos, uma lição valiosa aplicável ao contexto empresarial.
O esportista introduziu uma abordagem inovadora ao discutir os “3 Ps” fundamentais para o sucesso: persistência, paciência e prudência. Pandiani argumentou que, assim como na vela o vento pode ser imprevisível, nos negócios, enfrentamos incertezas constantes. No entanto, ao cultivar a persistência diante de desafios, a paciência para aguardar as oportunidades certas e a prudência para tomar decisões ponderadas, é possível navegar por mares turbulentos e alcançar o sucesso sustentável.
O evento, com saldo positivo entre os participantes, teve como foco ampliar a compreensão sobre governança corporativa, capital, gestão de crescimento (growth), eficiência operacional, expansão e estratégia empresarial.
“Os pilares de estratégia, governança, gestão e capital são os alicerces sobre os quais uma empresa constrói sua jornada em direção ao crescimento e ao sucesso. Cada um desses elementos desempenha um papel vital no desempenho da organização, e a sinergia entre eles é essencial para atingir os objetivos de negócios de forma eficaz. Perceber como esses pilares conseguem ser utilizados em um programa de mentoria continuada como o Auddas OnDemand, que surgiu há três anos atrás em resposta à pandemia e se mostrou um sucesso, mesmo por empresas ainda em estágios de desenvolvimento, é muito legal e esse evento é uma forma de cristalizarmos esses resultados e proporcionarmos aos clientes uma experiência e aprendizado adicional àqueles das mentorias com as quais eles já se acostumaram.”, finaliza o CEO da Auddas, Julian Tonioli.
A sócia fundadora da Sklep Recrutamento e Seleção, Elvira Solyszko, destacou que o “OnDemad Day é uma oportunidade única para fazer networking, consolidar conhecimentos e conhecer novos parceiros comerciais. Acredito que o evento da Auddas agrega muito nos negócios para colocar em prática as melhorias orientadas na minha área”.
A Montanari Tecnologia, referência em soluções de pagamentos, conciliação e automação para o mercado corporativo, anuncia a reestruturação de sua área comercial e a chegada de Alexandre Lazarotto como novo Diretor Comercial. O executivo assume o desafio de acelerar o crescimento dos produtos MICE Control, CardControl, Reflect e da oferta de adquirência da companhia.
Com mais de 15 anos de experiência em finanças e tecnologia, o profissional com sólida trajetória em liderança de equipes de vendas, estruturação e desenvolvimento de negócios, também possui experiência no setor financeiro, atuando nos segmentos de turismo corporativo, mobilidade e agro, com soluções de Embedded Finance, pagamento digitais, físicos além de operações estruturadas com arranjo de pagamentos.
Na nova configuração, Lazarotto assume a liderança com foco em estratégia e expansão de negócios. Julio Clapis segue responsável pela carteira de clientes de conciliação para agências e bancos, enquanto Robert Johnny Natos Cordeiro passa a cuidar do desenvolvimento de contas estratégicas em eventos e pagamentos.
“A Montanari vive um momento singular de expansão. Chego para potencializar o valor já entregue em adquirência, gestão de despesas e pagamentos corporativos, conectando nossa visão de inovação às demandas dos clientes”, destaca Alexandre Lazarotto.
Antes da Montanari, Lazarotto trabalhou com travel, mobilidade e agro na Dock, liderando iniciativas de PIX, cartões pré e pós-pagos e projetos de embedded finance na América Latina. Também atuou na Bradesco Cartões, responsável pelo portfólio corporativo e pelas soluções de Travel & Entertainment (T&E), onde consolidou parcerias estratégicas com agências de viagens, hotéis e companhias aéreas, além de triplicar o volume transacionado no segmento.
Durante o período, consolidou parcerias estratégicas com agências de viagens, redes hoteleiras e companhias aéreas, além de triplicar o volume transacionado no segmento e elevar os níveis de serviço junto a grandes contas.
“A chegada do Alexandre fortalece nossa ambição de liderar soluções financeiras verticalizadas para turismo, eventos e despesas corporativas”, afirma Fabio Montanari, CEO da Montanari Tecnologia.
Fundada em 2004, a Montanari desenvolve plataformas que simplificam a gestão financeira de empresas. Entre seus principais produtos estão soluções de finanças embarcadas em sistemas de gestão e despesas corporativas, ecossistema de cartões virtuais para viagens e despesas, hub de integração de dados financeiros e automação de processos e conciliação. A companhia opera em ambiente certificado PCI DSS 4.0 e atende bancos, emissores, agências de viagens, companhias aéreas, hotéis e grandes corporações.
Evento gratuito acontece no domingo (14), às 9h, no Cineflix (Shopping Bela Vista), e contará com a participação do professor Rogério Bartilotti, mestre convidado e homenageado do primeiro aulão
Os estudantes que se preparam para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 têm um encontro marcado no domingo (14), a partir das 9h, no Cineflix (Shopping Bela Vista), em Salvador. A sala de cinema vai receber o lançamento oficial do projeto “Isoladão”, um plano educacional inovador que promete oferecer melhores condições para um excelente desempenho nas avaliações, nas Humanas e Redação.
Na estreia, uma masterclass especial marca a apresentação do projeto e conta com a participação do professor Rogério Bartilotti, mestre convidado e homenageado do primeiro aulão.
Sob a coordenação do professor Ricardo Carvalho, o “Isoladão” reúne um time de peso, formado por professores reconhecidos pela didática irreverente, criativa e envolvente: Xelão, Vitor Cirilo, Bruno Calhau, Luiz Alberto, professora Larissa (Redação) e Paulo Serrão.
O formato também é inédito: os alunos inscritos receberão uma videoaula diária até a data do Enem, somando 60 aulas exclusivas, com foco nos conteúdos mais relevantes da prova. O acesso será via WhatsApp e também pela plataforma digital do “Isoladão”, aproximando os estudos da rotina dos estudantes.
“O Isoladão nasce para democratizar a preparação para o Enem, mostrando que é possível estudar de forma séria, mas também divertida e acessível. Queremos criar um verdadeiro rebuliço entre os jovens da Bahia e colocá-los na linha de frente deste processo tão importante de ingresso no ensino superior”, afirma Ricardo Carvalho, coordenador do projeto.
O Isoladão é uma parceria do Escritório do Pensamento e da Geração Mil e conta com o apoio do Shopping Bela Vista e do Cineflix.
Se tem uma mulher que está roubando a cena em 2025, o nome dela é Marina Orlanda! A gata não é apenas dona de curvas hipnotizantes, mas também de uma mente brilhante para os negócios. CEO de sua própria clínica de estética, ela já provou que beleza e inteligência caminham lado a lado.
Representando seu estado com muito orgulho, Marina ostenta também o título de Miss Rondônia, além de ser a musa oficial do time de futebol Mirassol, onde já conquistou uma legião de fãs nas arquibancadas e fora delas.
Mas foi depois de conquistar espaço no disputado concurso de beleza que ela caiu de vez nas graças do público e da mídia. Nesta ano de 2025, Marina está brilhando na carreira profissional, e agora, final do ano, segue como uma das grandes finalistas do Miss Bumbum, aumentando ainda mais as expectativas em torno da sua carreira meteórica.
Desde então, a musa não para: entrevistas, presenças VIP, matérias em grandes veículos e, claro, muita badalação. Inclusive, ela já contou tudinho sobre sua trajetória em uma entrevista exclusiva para a RedeTV!, deixando claro que ainda tem muito a mostrar.
E o babado não para! No próximo 11 de setembro, Marina vai encarar um novo concurso misterioso que promete chacoalhar ainda mais sua carreira. O evento está cercado de expectativa, e os fãs já estão apostando alto em mais uma vitória da loira que sabe brilhar onde pisa.
Será que Marina vai levar mais um título para a coleção? Ou será que vem uma surpresa ainda maior por aí? Uma coisa é certa: Marina Orlanda não sai dos holofotes e promete dar o que falar nos próximos meses!