O sucesso de uma empresa vai além de uma ideia inovadora e um produto de qualidade, requer também uma gestão estratégica eficiente. Fernando Talaia, empresário e CEO de um grupo empresarial formado por sete empresas, desvendou esse caminho e ensina a trilhar o caminho para acelerar o crescimento empresarial através do Método BXB.
O Ponto de Partida: Estruturação da Gestão Empresarial
Fernando Talaia entende a importância da estruturação organizacional de uma empresa como base sólida para o crescimento. Uma estrutura bem definida e alinhada a uma gestão eficiente é o primeiro passo para alcançar a maturidade empresarial e a escala necessária para o crescimento sustentável.
Para isso, ele divide a gestão em três níveis: estratégico, tático e operacional. O nível estratégico tem como foco a definição das metas e objetivos de longo prazo, enquanto o nível tático lida com a tradução desses objetivos em ações efetivas. Por fim, o nível operacional é responsável por executar essas ações no dia a dia.
A contratação e retenção de bons colaboradores é fundamental para que essa divisão funcione adequadamente. Funcionários competentes e motivados são capazes de dar vida à estratégia e ações da empresa, garantindo sua continuidade e sucesso.
Diferencial Competitivo: Contratação de Talentos
Contratar o talento certo é um dos aspectos mais desafiadores e cruciais para qualquer negócio. Fernando Talaia compreende que as pessoas são o ativo mais importante de uma empresa e a maior vantagem competitiva. Ao contratar indivíduos que são culturalmente compatíveis e habilidosos, as empresas podem evitar a rotatividade desnecessária e garantir a execução eficiente de suas estratégias.
Talaia acredita que a contratação não deve ser apenas um processo transacional que avalia habilidades técnicas, como é usualmente feito pelas empresas, mas sim uma avaliação completa avaliando sim a parte técnica, mas características emocionais, tais como: Habilidade, Caráter, Perfil Comportamental, Atitude e Fit Cultural para aumentar a precisão e aprimorar as capacidades organizacionais.
O Motor Empresarial: Estratégia de Vendas
As vendas são o motor que impulsiona o crescimento de qualquer empresa. Fernando Talaia entende isso perfeitamente. Ele acredita que uma estratégia de vendas bem elaborada deve ser fundamentada no entendimento profundo do cliente, na capacidade de proporcionar valor de forma consistente e no treinamento eficaz do time comercial para trilhar essa jornada com os clientes.
Para Talaia, vendas é um instrumento poderoso para sustentar a empresa desde o momento da sua concepção até os mais altos níveis de resultados, porém em muitas vezes é negligenciado pelos baixos investimentos em trazer colaboradores capacitados, pela falta de investimento em treinamento no time e até mesmo pela estratégia errada na criação de canais de vendas não acertando o produto com o público, mercado e precificação.
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Com mais de 20 anos de experiência no setor de saúde suplementar, Pablo Mendonça, CEO da HSMED, estará presente, na edição 2025 da Feira Hospitalar, o principal evento da cadeia da saúde na América Latina.
Reconhecido por sua atuação estratégica e por posicionar a HSMED como referência em planos ambulatoriais acessíveis, Pablo levará ao evento sua visão sobre inovação, sustentabilidade financeira e humanização no cuidado à saúde.
A participação de Pablo Mendonça reforça o compromisso da HSMED em contribuir ativamente para a transformação do ecossistema da saúde no Brasil, promovendo o debate sobre acesso qualificado, prevenção e a gestão inteligente de recursos.
A Feira Hospitalar 2025 acontece entre os dias 20 e 23 no São Paulo Expo, reunindo especialistas, empresas e instituições de destaque no setor.
Sobre a HSMED A HSMED é uma operadora de planos de saúde ambulatoriais com foco em ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de soluções inteligentes, sustentáveis e humanizadas.
Com foco em autonomia, flexibilidade e escuta ativa, empresa já ajudou mais de 75% das mulheres atendidas a retomarem suas carreiras com mais estabilidade e qualidade de vida
São Paulo, maio de 2025 – A HUG, principal empresa de hunting e outsourcing de profissionais de comunicação no Brasil, estruturou um modelo de realocação humanizada que já beneficiou centenas de mulheres. Mais de 75% dos talentos realocados pela empresa são mulheres, sendo 56% com mais de 30 anos. Todas atuam em vagas remotas. Com foco em construir um mercado mais justo, eficiente e alinhado à realidade das pessoas, a HUG atua conectando empresas e talentos de forma estratégica. Um dos pilares dessa missão é garantir que mães que desejam retomar suas carreiras possam fazê-lo com autonomia, flexibilidade e suporte — sem abrir mão do convívio com os filhos ou da qualidade de vida. Para Gustavo Loureiro, fundador e CEO da HUG, o desafio é romper barreiras culturais que ainda associam maternidade à perda de produtividade:
– Ainda existe uma mentalidade ultrapassada no mercado. Mas quando a empresa se adapta à realidade dessas mulheres, quem ganha é o negócio. Profissionais motivadas, valorizadas e com mais equilíbrio pessoal são as que entregam os melhores resultados. Nossa missão é garantir que essa conexão aconteça de forma empática e estratégica.
Para muitas mulheres, a realocação representa mais do que um novo emprego: é a chance de reconectar-se com seus sonhos e habilidades, agora em uma fase de vida mais madura e consciente. Carina Soares Ávila, mãe de quatro filhos, foi uma das profissionais contratadas com apoio da HUG.
Ela reforça o impacto da oportunidade:
– O trabalho remoto me deu a chance de ser mãe presente e profissional dedicada. Tenho flexibilidade para estar com minhas filhas nos momentos importantes, sem comprometer a qualidade do que entrego. Viver essa rotina mais humana me faz sentir conectada com a infância delas e com a minha carreira.
Já para Patrícia Ferrari, mãe do Caio de 8 anos, a oportunidade de trabalhar com o suporte da HUG também representou um novo olhar sobre maternidade e carreira:
— Nem sempre é fácil conciliar tudo. Em muitos momentos, senti que o trabalho me deixava ausente da rotina do meu filho. Mas hoje, poder vê-lo crescer diante dos meus olhos compensa qualquer dia puxado. Estar presente nas pequenas descobertas dele tem sido transformador. A oportunidade de conciliar minha carreira com a maternidade, de forma mais humana, me faz sentir plena. O Caio preenche meus dias com esperança, curiosidade e sorrisos sinceros — e isso não tem preço.
A HUG já movimentou mais de R$ 25 milhões em salários e impactou mais de 60 times de comunicação e marketing. A empresa já atua junto a companhias como o Grupo Boticário — como Quem Disse, Berenice?, Truss e Eudora — além de outras companhias do setor de beleza e cosméticos.
Desafios da maternidade no Brasil
Segundo levantamento especial da Globo para o Dia das Mães 2025, 67% das brasileiras afirmam dedicar o dia inteiro à maternidade, 46% são as principais responsáveis financeiras pelos filhos e 42% delas têm a custódia exclusiva de seus filhos. Além disso, 37% das mulheres afirmam não desejar ter filhos, e a taxa de fecundidade atual no Brasil é de 1,6 filhos por mulher — um número muito inferior ao índice de 6,3 registrado em 1960.
Os dados reforçam os desafios enfrentados por mães que tentam equilibrar trabalho, família e saúde emocional no país.
Segundo evento do ano será realizado em 04/06, em Porto Alegre, com a presença do Secretário de Meio Ambiente da cidade. Inscrições limitadas.
Após mais de 210 edições de sucesso realizadas em praticamente todas as capitais brasileiras, e depois de já ter passado em 2025 por São Paulo, o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) segue agora com o seu projeto de RoadShow para Porto Alegre, apresentando o tema “Construção em Aço: Sustentabilidade e Resiliência contra as Mudanças Climáticas”. O evento reunirá experts no assunto para debater como as mudanças climáticas estão desafiando cada vez mais as cidades, as formas como as infraestruturas urbanas são pensadas e de forma mais ampla as configurações das habitações. Nesse cenário, a construção em aço será apresentada como protagonista e aliada estratégica, uma vez que oferece rapidez, precisão e segurança aos projetos, além de ser resiliente e eficiente no uso de recursos naturais. Os especialistas convidados debaterão o papel da construção em aço na reconstrução pós-tragédias, sua presença no planejamento das cidades inteligentes e as políticas públicas que podem impulsionar uma infraestrutura mais preparada para o futuro.
Um dos palestrantes que marcará presença será Germano Bremm, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre. Formado em Direito e Pós-Graduado em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Imobiliário, Germano é Presidente dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Plano Diretor de Porto Alegre, além do Coordenador Geral do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da cidade.
Outro profissional a palestrar no evento será o arquiteto e urbanista Fernando Canalli, que projetou a reestruturação do Parque Nacional do Iguaçu, o Centreventos ‘Cau Hansen’ e elaborou planos urbanos para Angola. Como sócio sênior da Jaime Lerner Arquitetos Associados, Fernando também participou de projetos no México, além de projetos públicos para diversas cidades brasileiras, com destaque para a revitalização do Cais Mauá e Parque da Orla do Guaíba, em Porto Alegre.
A edição de Porto Alegre contará ainda com a presença de Zacarias Chamberlain, engenheiro civil pela UNAN de Nicarágua e Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de estruturas pela COPPE/UFRJ, com mais de 40 anos em pesquisa e desenvolvimento de softwares de estruturas; além do engenheiro civil Roger Timm, Diretor Técnico da CenterSteel e especialista em projetos estruturais em Light Steel Frame, com mais de 300.000 m² (10.000t) de obras projetadas no Brasil, América do Sul e EUA.
O tema deste ano foi escolhido diante do atual cenário de transformações climáticas cada vez mais intensas, com a urgente necessidade de repensar como as cidades são projetadas, construídas e reconstruídas. Nesse sentido, o CBCA entende que a construção em aço desponta como uma solução ágil, segura e sustentável, capaz de contribuir diretamente para a resiliência urbana e a rápida resposta a tragédias climáticas. Os palestrantes vão explorar como a construção em aço pode fazer a diferença frente às mudanças climáticas, cases de reconstrução em que a construção em aço foi decisiva pela segurança, eficiência e rapidez e o papel desse sistema construtivo no planejamento de cidades inteligentes e resilientes. AARS, ABEMEC-RS, CREA-RS e SINDUSCON-RS são as entidades apoiadoras do RoadShow CBCA São Paulo 2025.
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.