O mercado de colchões, em 2023, movimentou no Brasil mais de R$ 17 bilhões de reais de acordo com dados do IBGE e da Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL). Esse valor representa um crescimento em relação ao ano anterior, que movimentou R$ 16 bilhões de reais.
Para se ter ideia, a produção de colchões no Brasil atingiu 35,7 milhões de unidades, gerando emprego para cerca de 28,6 mil pessoas entre diretos e indiretos.
Existe uma variedade enorme de colchões no mercado nacional: espumas (poliuretano, viscoelástica, HR, alta resiliência, látex e espuma mista), molas bonnel, pocket (ensacadas), LFK, Verticoil, Superlastic, Miracoil, entre outras), além de colchões pneumáticos, massageadores e com camadas de gel. A variedade é grande, mas lembre-se que a escolha do colchão ideal é um investimento em seu sono e bem-estar.
O varejo é o principal canal de venda, representando 96% do faturamento em 2022 e o comércio online representa 4% das vendas e vem crescendo.
Os colchões de espuma representam 54% e os de molas 46% do total comercializado. Os colchões “Bed in a Box”, que são comprimidos a vácuo, enrolados e entregues em uma caixa, estão ganhando popularidade devido à praticidade e design moderno. As regiões do Brasil mais consumidoras são o Sudeste com 40% e em seguida o Nordeste com 25%.
Segundo especialistas o mercado de colchões no Brasil deve continuar crescendo nos próximos anos, impulsionado por fatores como: aumento da renda familiar, conscientização sobre a importância do sono para a nossa recuperação física e bem-estar e crescimento do comércio online.
Mais que uma boa noite de sono, as pessoas buscam qualidade de vida para dormirem e acordarem renovados para enfrentar o novo dia.
Mas o que deve ser levado em consideração na hora de comprar um colchão?
Conversamos com Jean Schmuziger, CEO da Suisse Colchões, uma das marcas de maior ascensão no mercado, reconhecida pela excelência e compromisso com o bem-estar de seus clientes.
Jean é filho de Augusto Victorio Schmuziger, que em 1966 fundou a Schmuziger Máquinas, primeira empresa fabricante de máquinas voltadas para a fabricação de espuma e colchões do Brasil e desde a infância está envolvido nesse mercado. Há alguns anos atua no comando da empresa que desenvolve produtos inovadores e de alta qualidade, desde a seleção rigorosa dos materiais até o processo de produção artesanal, garantindo que cada colchão seja único e especial, reunindo tecnologia e conforto.
Jean Schmuziger, CEO da Suisse Colchões
“Os nossos colchões foram desenvolvidos por uma equipe especializada para proporcionarem o máximo possível de conforto e bem-estar para os nossos clientes. Como produzimos as nossas próprias espumas, trabalhamos por 2 anos no desenvolvimento das camadas de conforto e de suporte dos nossos colchões. O resultado desse desenvolvimento é que os nossos colchões, independente da altura e do peso das pessoas, oferecem uma distribuição mais uniforme do corpo sobre o colchão, aliviando dessa maneira a pressão exercida principalmente nas áreas do quadril e dos ombros. Dessa maneira além de ajudar no correto alinhamento da coluna os nossos colchões beneficiam a circulação sanguínea periférica dos nossos corpos e dessa maneira nos auxiliam com a nossa recuperação física e mental durante o sono”, finaliza o empresário.
Segundo evento do ano será realizado em 04/06, em Porto Alegre, com a presença do Secretário de Meio Ambiente da cidade. Inscrições limitadas.
Após mais de 210 edições de sucesso realizadas em praticamente todas as capitais brasileiras, e depois de já ter passado em 2025 por São Paulo, o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) segue agora com o seu projeto de RoadShow para Porto Alegre, apresentando o tema “Construção em Aço: Sustentabilidade e Resiliência contra as Mudanças Climáticas”. O evento reunirá experts no assunto para debater como as mudanças climáticas estão desafiando cada vez mais as cidades, as formas como as infraestruturas urbanas são pensadas e de forma mais ampla as configurações das habitações. Nesse cenário, a construção em aço será apresentada como protagonista e aliada estratégica, uma vez que oferece rapidez, precisão e segurança aos projetos, além de ser resiliente e eficiente no uso de recursos naturais. Os especialistas convidados debaterão o papel da construção em aço na reconstrução pós-tragédias, sua presença no planejamento das cidades inteligentes e as políticas públicas que podem impulsionar uma infraestrutura mais preparada para o futuro.
Um dos palestrantes que marcará presença será Germano Bremm, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre. Formado em Direito e Pós-Graduado em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Imobiliário, Germano é Presidente dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente e do Plano Diretor de Porto Alegre, além do Coordenador Geral do Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática da cidade.
Outro profissional a palestrar no evento será o arquiteto e urbanista Fernando Canalli, que projetou a reestruturação do Parque Nacional do Iguaçu, o Centreventos ‘Cau Hansen’ e elaborou planos urbanos para Angola. Como sócio sênior da Jaime Lerner Arquitetos Associados, Fernando também participou de projetos no México, além de projetos públicos para diversas cidades brasileiras, com destaque para a revitalização do Cais Mauá e Parque da Orla do Guaíba, em Porto Alegre.
A edição de Porto Alegre contará ainda com a presença de Zacarias Chamberlain, engenheiro civil pela UNAN de Nicarágua e Mestre e Doutor em Engenharia Civil na área de estruturas pela COPPE/UFRJ, com mais de 40 anos em pesquisa e desenvolvimento de softwares de estruturas; além do engenheiro civil Roger Timm, Diretor Técnico da CenterSteel e especialista em projetos estruturais em Light Steel Frame, com mais de 300.000 m² (10.000t) de obras projetadas no Brasil, América do Sul e EUA.
O tema deste ano foi escolhido diante do atual cenário de transformações climáticas cada vez mais intensas, com a urgente necessidade de repensar como as cidades são projetadas, construídas e reconstruídas. Nesse sentido, o CBCA entende que a construção em aço desponta como uma solução ágil, segura e sustentável, capaz de contribuir diretamente para a resiliência urbana e a rápida resposta a tragédias climáticas. Os palestrantes vão explorar como a construção em aço pode fazer a diferença frente às mudanças climáticas, cases de reconstrução em que a construção em aço foi decisiva pela segurança, eficiência e rapidez e o papel desse sistema construtivo no planejamento de cidades inteligentes e resilientes. AARS, ABEMEC-RS, CREA-RS e SINDUSCON-RS são as entidades apoiadoras do RoadShow CBCA São Paulo 2025.
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) é uma entidade de classe, criada em 2002, com o objetivo de ampliar a participação da construção industrializada em aço no mercado nacional, realizando ações para sua divulgação e apoiando o seu desenvolvimento tecnológico no Brasil.
Com foco no fortalecimento da liderança feminina, do empreendedorismo jurídico e da inovação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) promove, no dia 29 de maio, o Empreenday Mulher 360. O evento será realizado presencialmente no RioMar Trade Center (Torre 4/5), no Recife, e reunirá advogadas, empresárias e estudantes em uma programação intensa de painéis e palestras com especialistas de diversas áreas.
Segundo dados do Painel de Informações do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, o saldo de postos formais ocupados por mulheres em 2023 foi de 642.892, uma queda de 32% em relação a 2022. Embora os dados reflitam o mercado formal regido pela CLT, não contemplam a crescente movimentação do empreendedorismo feminino, que vem se consolidando como uma alternativa econômica e de protagonismo para milhares de brasileiras.
Diante desse cenário, o estrategista em negócios e mentor de alto crescimento Guy Peixoto Neto será um dos grandes destaques do Empreenday Mulher 360, evento que ocorre no dia 29 de maio. Com o tema “Mulheres que Transformam o Direito com Inovação e Propósito”, o encontro visa fomentar a liderança feminina, o empreendedorismo e o uso estratégico da inovação.
Para Guy, esse cenário de desafios também é um terreno fértil para o crescimento: “As mulheres, especialmente as empreendedoras, enfrentam obstáculos múltiplos no mercado de trabalho, como a sobrecarga de funções e a necessidade constante de provar seu valor. Mas acredito que, quando trabalhamos a mentalidade de crescimento e temos estratégias claras, podemos transformar esses desafios em oportunidades.”
De acordo com o estudo Empreendedorismo Feminino 2022, realizado pelo Sebrae, o número de mulheres donas de negócios no Brasil chegou a 10,3 milhões, um aumento de 30% em relação ao ano anterior, o maior índice desde 2016. A maioria dessas empreendedoras atua no setor de serviços e já representam 34,4% de todos os proprietários de negócios no país. Guy vê esse crescimento como um reflexo da resiliência e inovação das mulheres. “Elas estão não só ocupando mais espaço, mas trazendo soluções criativas e disruptivas para os negócios, o que impulsiona o mercado como um todo.”
Reconhecido por sua atuação na formação de líderes e no desenvolvimento de empresas em fase de expansão, Guy Peixoto Neto apresentará a palestra “Como nascem os empreendedores que mudam o mundo”, em que abordará estratégias práticas para potencializar resultados com propósito, visão de futuro e inovação aplicada à gestão feminina. Ele complementa:
“Mulheres no comando de negócios bem-sucedidos são a prova de que, com as estratégias corretas e uma mentalidade de crescimento, qualquer um pode ir além, quebrando barreiras e superando os limites que o mercado impõe.”
Digitalização amplia performance comercial e fortalece posicionamento de marcas B2B no setor industrial; especialistas da Agência Tipo explicam caminhos para conquistar resultados concretos
São Paulo, maio de 2025 – A transformação digital deixou de ser uma tendência e passou a ser uma alavanca real de crescimento para o setor industrial brasileiro. Com a aceleração das tecnologias e o avanço da Indústria 4.0, empresas que adotam estratégias digitais integradas ao marketing e vendas vêm alcançando resultados concretos. Um estudo recente da McKinsey mostra que empresas líderes em maturidade digital no Brasil cresceram financeiramente até três vezes mais que suas concorrentes.
Segundo a Agência Tipo, especializada em marketing para indústria e B2B, o digital tem o potencial de impactar diretamente o modelo de negócio das indústrias — desde a geração de demanda até a otimização do funil de vendas, com aumento de autoridade e relacionamento com o público-alvo.
“Ainda vemos muitas empresas industriais com potencial enorme, mas com estratégias de marketing ultrapassadas e desconectadas do comportamento atual dos consumidores e decisores de compra. É nesse ponto que o digital entra como diferencial competitivo, promovendo personalização, escala e dados para tomada de decisão”, afirma Fernando Andreozzi, diretor comercial da Agência Tipo.
De acordo com ele, empresas que integram táticas digitais ao núcleo do negócio tendem a gerar conexões mais significativas com decisores, crescer em performance de vendas e reduzir o ciclo de negociação. “Com estratégia bem estruturada e uma equipe dedicada ao marketing, é possível transformar a indústria em referência no setor”, completa.
Estratégias digitais assertivas para o B2B industrial
Para alcançar esses resultados, é essencial adotar estratégias que combinem produção de conteúdo técnico e relevante voltado ao B2B, campanhas segmentadas de mídia paga e integração com plataformas de CRM e automação. A presença digital precisa ser planejada com foco na experiência do usuário, entregando valor desde o primeiro contato até o fechamento da venda. Além disso, a sinergia entre marketing e vendas é indispensável para encurtar o ciclo comercial e ampliar o impacto no faturamento.
As indústrias que já vêm aplicando essas estratégias têm colhido resultados expressivos. Um dos destaques é a Acro Cabos, do setor de movimentação de cargas, que alcançou mais de 88% de aumento na geração de leads com apoio da Tipo. No setor de infraestrutura, a SP Tubos registrou mais de 36 mil visitantes únicos no site em 12 meses com SEO e conteúdo estratégico. Já na indústria de cabos elétricos, a Cabomaq Forestieri teve, em apenas três meses de parceria, um aumento de 551% nos acessos únicos ao site e mais de 170% na geração de leads qualificados.
Com mais de 10 anos de atuação e especialistas com mais de 15 anos de experiência no setor industrial, a Agência Tipo já atendeu mais de 200 negócios no Brasil, estruturando estratégias de marketing e vendas capazes de posicionar marcas, acelerar o crescimento e tornar empresas industriais verdadeiras líderes de mercado.
Sobre a Agência Tipo
A Agência Tipo é a maior agência do Brasil especializada em marketing, vendas e tecnologia para indústria, oferecendo soluções inovadoras para marcas que buscam resultados e impacto no mercado. Com um time multidisciplinar e expertise no setor industrial, a agência atua no desenvolvimento de estratégias de marketing, com inteligência de vendas, para diversos setores dentro da indústria, utilizando dados para tomadas de decisões assertivas, gerando leads qualificados, fomentando novos negócios e aumento de receita.
Com um portfólio que inclui indústrias nacionais e globais, a Agência Tipo se destaca pela abordagem inteligente e orientada para resultados, desenvolvendo campanhas personalizadas que impulsionam negócios.