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Fundação FAT já desenvolve 14 projetos de inovação no ecossistema do Centro Paula Souza como ICT

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Invenções criadas em ETECs e FATECs como eletrodomésticos movidos a energia solar podem ter registro de patente e ganhar viabilidade industrial

A inovação está ainda mais presente no portfólio de projetos da Fundação FAT. Após ter firmado, no segundo semestre de 2022, um acordo de cooperação técnica com o Centro Paula Souza – este na condição de Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) – a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) já trabalha para transformar em realidade 14 projetos surgidos em ETECS e FATECs paulistas. O objetivo é tirar as ideias do papel e fazer com que elas ganhem viabilidade em termos comerciais e industriais, além do registro de patentes.

Para que isso ocorra a FAT desenvolve alianças estratégicas e modelos de atuação em parceria com a iniciativa privada. A FAT auxilia ainda na estruturação do projeto (fase de ideação), nos estudos de viabilidade técnica e econômica; além de captar recursos, gerir e aplicar receitas para o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ecossistema destes ambientes educativos e de inovação que são as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e as Faculdades de Tecnologia (FATECs).

“O papel institucional da FAT neste acordo é conectar essa inovação que está surgindo nas unidades de ensino com a indústria, com empresas de tecnologia e serviços, bem como com os investidores e com toda a cadeia produtiva. A intenção é de que a Fundação seja um elo entre todo esse ecossistema que tem alunos, professores e pesquisadores, além de toda a sociedade que pode se beneficiar dessa produção de conhecimento aplicado. Nosso objetivo é unir todos esses elos efetivamente e tirar a inovação do papel”, afirma o professor Luiz Roberto Vannucci, diretor técnico da FAT e responsável pelo projeto.

O também professor Douglas Dias, que atua na gestão do projeto, informa que no final do ano passado, a FAT emitiu um chamado para todas as ETECs e FATECS do Estado pedindo para que as unidades que tivessem interesse em desenvolver projetos de inovação procurassem a Fundação. “O fato de termos mapeado esses 14 projetos neste curto espaço de tempo, demonstra como esse ecossistema é potente. Existe uma capilaridade muito grande tanto em termos geográficos, já que as unidades estão espalhadas por todo o Estado, quanto de áreas do conhecimento, já que a oferta de cursos técnicos e tecnológicos abrange muitas áreas do conhecimento. Esse é nosso grande diferencial: ter acesso a muitas unidades em regiões diferentes do Estado e com especialistas nas áreas de agrícola, tecnologia da informação, indústria, construção civil, farmacêutica, design inovação social entre tantas outras”, afirma.

Atualmente o Centro Paula Souza conta com 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 76 Faculdades de Tecnologia (Fatecs), sendo que ambas somam mais de 316 mil alunos em cursos técnicos de nível médio e superior no âmbito tecnológico.

Como exemplo de projetos em fases mais avançadas, ele cita um forno movido a energia solar, originado na Etec de Bauru. Esse projeto de inovação já estava em fase avançada de prototipação, pois foi desenvolvido por professores e alunos da unidade em anos anteriores.

Dias afirma que a meta do programa para esse ano é alinhar as possibilidades com esse ecossistema e aproximar ainda mais essas potencialidades das demandas de mercado e das empresas. Segundo ele, todo o esforço neste período estará voltado a fazer com que os professores desses alunos tragam essas inovações para a Fundação, que trabalha para unir os elos da inovação: fontes de financiamento, inventores e sociedade.

“O objetivo neste momento é aumentar o número de projetos. Entendemos que isso é tão importante nesta fase da jornada quanto ter uma empresa ou uma patente registrada no final do ano. Isso porque desta forma, será possível demonstrar a potencialidade das Fatecs e ETECs na cadeia de inovação do Estado de São Paulo. Não temos dúvidas de que, principalmente no universo dos médios e dos pequenos empresários, existe muita oportunidade de entregar soluções inovadoras que podem até não custar milhões ou que talvez não se tornem patentes internacionais, mas que certamente vão transformar a sociedade, os negócios e cumprir o papel da inovação”, conclui o gestor do projeto.

Sobre a Fundação FAT

A Fundação de Apoio à Tecnologia – FAT foi fundada em 1987 com o propósito de incentivar a pesquisa aplicada, a inovação, o desenvolvimento tecnológico e profissional e a educação em todo o território nacional, estendendo esses serviços a organizações públicas e privadas, e também à comunidade em geral. Como entidade de direito privado sem fins lucrativos, a FAT tem como objetivo colaborar com as instituições que atuam nas áreas da educação e da tecnologia, buscando estimular e desenvolver o conhecimento através de programas de geração, difusão e transferência de tecnologia.

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Marketing nas Olimpíadas 2024: estudo revela padrões de investimento em mídia pelas principais marcas

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(Foto: Reprodução/ Instagram/@jogosolimpicos)

As Olimpíadas de Paris, que terão início nesta sexta-feira (26), serão um cenário não apenas de disputas pelas medalhas. Estará em jogo também a assertividade das estratégias de marketing das marcas que estão patrocinando o evento, as equipes e as transmissões. Segundo um estudo realizado pela agência Macfor, a tendência que se verifica nos Jogos de 2024 é que as marcas de produtos de consumo rápido concentram mais investimentos em mídia tradicional, enquanto o on-line leva a maior parte da publicidade de marcas mais nichadas ou focadas no público mais jovem. A disputa pelo consumidor será,  portanto, bastante acirrada.

Conforme aponta o estudo intitulado “Marketing das Olímpiadas mais midiáticas da história”,  um dos principais motivos para que profissionais da área acompanhem atentamente as experiências que serão testadas no evento é o volume recorde de verbas publicitárias. Serão os Jogos Olímpicos com o maior número de patrocinadores e também o maior na diversidade de canais de transmissão, com elevada importância do streaming. O fato de acontecer logo depois de duas grandes competições esportivas, como a Eurocopa e Copa América, também cria uma “perfect storm” para a experimentação na comunicação das marcas.

A Macfor, por meio da coleta de dados públicos das principais plataformas de busca e redes sociais (Google, Bing, TikTok, Facebook, Instagram e LinkedIn) e um aprofundado processo de social listening, vem monitorando o comportamento dos consumidores com relação aos Jogos Olímpicos pelo menos desde o fim do ano passado. Foi nesse período que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou seus patrocinadores oficiais. Em seguida, já se verificou um aumento no número de buscas pelos seus nomes.

Foram empresas que investiram alto em campanhas on-line, com o propósito de atingir públicos específicos, mas com o apelo emocional do esporte. Um exemplo foi a Riachuelo, que desenvolveu uma estratégia englobando diversas plataformas digitais. Em seu canal do YouTube, exibe filmes sobre a produção dos uniformes e nas redes sociais mantém anúncios pagos com foco também na roupa dos atletas a fim de gerar engajamento. 

Segundo o monitoramento da Macfor, a Riachuelo obteve 90% de comentários positivos. Mas outras marcas de moda patrocinadoras, como Mormaii e Havaianas, também brilharam nas suas campanhas e conseguiram bom engajamento, com índices de 80% e 75% respectivamente.

Outra estratégia que está em alta nos Jogos é o do patrocínio a canais de streaming esportivos, como a CazéTV, que já alcançou 65 milhões no YouTube. Seus anunciantes, como Airbnb, Corona, Vivo e Volkswagen, obtiveram aumento nas buscas na internet e implementaram campanhas paralelas com o tema das Olimpíadas, incentivando ações dos consumidores e aproveitando o conteúdo gerado pelas pessoas. Muitos viralizaram.

Mas enquanto os patrocinadores que usam o on-line apostam na ultrassegmentação, no engajamento e num custo por impressões baixo, os anunciantes da mídia tradicional jogam num campo oposto. De acordo com o estudo da Macfor, a aposta na TV aberta tradicional não perdeu vez, mas alcançou maior sucesso com produtos de consumo rápido ou até impulsivo, voltados para públicos muito amplos, o que justificam um custo mais alto por audiência.

Ambev, Claro, Netshoes, Nivea e Piracanjuba decidiram patrocinar a cobertura da TV Globo, confirmando o padrão de que as marcas com público mais amplo preferem a mídia tradicional. Elas, inclusive, enquadram-se melhor ao tom de voz  mais formal da emissora, o que transmite mais credibilidade a elas.

Apesar dessa divisão, a estratégia das empresas não pode ficar muito restrita e deve buscar também a interatividade com o público por meio da comunicação em diversos canais. “Uma abordagem omnichannel pode oferecer o melhor dos dois mundos: o alcance e a visibilidade da TV e o engajamento e segmentação do digital”, conclui Fabricio Macias, co-CEO da Macfor.

Para acessar a pesquisa, basta clicar em:

https://universidade.macfor.com.br/olimpiadas-2024

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Fas+Simples explica novo mercado na B3 Novas regras para segmento especial das empresas listadas na Bolsa de Valores em pauta no webinar gratuito

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(Foto: Divulgação)

O regulamento do Novo Mercado da B3, criado em dezembro de 2000, está em fase de consulta pública desde o dia 2 de maio até 2 de agosto de 2024. O edital propõe a evolução das regras do segmento para melhorar a efetividade de fiscalização e controle, aprimorar as normas sobre a composição da administração das empresas e permitir o uso de outros instrumentos de arbitragem alternativos à CAM (Câmara de Arbitragem do Mercado). 

 Além disso, prevê novas sanções em caso de descumprimento das normas. No episódio intitulado “Mudanças nas regras do Novo Mercado da B3: o que muda na governança das empresas listadas”, Ana Thereza Aguiar, especialista em regulação de mercado de capitais do FAS Advogados e professora no Insper e IBMEC, conversa com Fernando Mota, advogado, Superintendente de Desenvolvimento de Mercado da B3 e autor dos livros “O dever de divulgar fato relevante” e “Manipulação de mercado na bolsa de valores”. 

 A live aborda os cinco principais pontos do edital do Novo Mercado, que contempla companhias que optam por uma governança além do mínimo exigido pela lei das S/A e pela regulamentação da CVM. Estas organizações assumem compromissos adicionais de governança corporativa perante os investidores. Fernando Mota menciona que a primeira proposta de mudança é a criação do “Selo de Revisão”, uma figura nova e pública destinada a informar o mercado sobre situações atípicas de uma companhia do Novo Mercado, exigindo maior atenção.

Exemplos incluem erros materiais nas demonstrações financeiras, atrasos superiores a 30 dias na entrega dessas demonstrações, parecer de auditoria independente com opinião modificada, pedidos de recuperação judicial e questões relacionadas à agenda ESG. Segundo Mota, o próximo grande tópico da proposta refere-se a três medidas relacionadas ao conselho de administração: A primeira é implementar o “overboard” – regra para criar um limite de cinco conselhos de administração que uma mesma pessoa pode ocupar. Em segundo lugar, aumentar de 20% para 30% o número mínimo de independentes nos conselhos de administração. 

Por último, a ideia é limitar a 10 anos o período máximo que um conselheiro independente pode ocupar o cargo na empresa, assegurando maior efetividade na real independência e autonomia do cargo. Como explica o advogado, a terceira recomendação de aprimoramento está relacionada com a demonstração financeira e equipara o Brasil a outras grandes economias no mundo. Assim, sugere que o CEO ou CFO da empresa, além dos auditores independentes, declarem por escrito no material informativo da organização, a efetividade dos controles internos que a empresa utiliza para a elaboração de demonstração financeira. 

Em quarto lugar, o novo regulamento propõe revisão das penalidades previstas que podem ser aplicadas. Isso tanto para prever a possibilidade de inabilitação para administrador de companhia do Novo Mercado, especificamente no caso de violação de regras de fiscalização e controle, quanto para revisar valores de multa. E aqui, novamente, o objetivo é garantir a efetividade de todo o conjunto normativo existente.

Por fim, o quinto grande tema da reforma do Novo Mercado é a flexibilização da Câmara de Arbitragem. Atualmente, as empresas do segmento estão sujeitas unicamente à Câmara de Arbitragem do Mercado – CAM. A ideia é manter a obrigatoriedade da arbitragem, mas permitir a escolha de outra câmara, definida a partir de critérios técnicos que serão oportunamente estabelecidos. As mudanças propostas no regulamento do Novo Mercado da B3 têm como objetivo fortalecer a governança corporativa, aumentar a transparência e aprimorar os mecanismos de fiscalização e controle das empresas listadas. As novas regras, ainda em fase de consulta pública, visam garantir maior proteção aos investidores e alinhar as práticas das empresas brasileiras aos padrões internacionais. A adoção dessas medidas reflete o compromisso da B3 em promover um ambiente de negócios mais seguro e eficiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do mercado de capitais no Brasil. 

Para mais informações sobre o webinar do Novo Mercado na B3, acesse o link abaixo:

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Finch apresenta jornada completa das Operações Legais na AB2L Lawtech Experience São Paulo

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(Foto: Divulgação)

O próximo dia 30 de julho de 2024 promete ser um marco para o setor jurídico e tecnológico com a realização da AB2L Lawtech Experience no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento, que já se estabeleceu como um dos principais encontros do setor, irá explorar as sinergias entre direito e tecnologia, reunindo especialistas renomados do Brasil e do exterior. 

Uma das atrações mais aguardadas é o workshop oferecido pela Finch, empresa líder em inovação no setor jurídico. Com o tema “Da Captura à Decisão Estratégica: A Jornada Completa das Operações Legais da FINCH”, o workshop será liderado por Emilia Cappi, diretora, e Daniel Corrêa, gerente. Juntos, eles discutirão como transformar operações legais, desde a captura de dados até a análise estratégica para a tomada de decisões eficazes.

Além do workshop, o evento contará com a entrega da certificação “Departamentos Jurídicos 4.0 e Escritórios de Advocacia 4.0”, uma iniciativa da AB2L em parceria com a Análise Editorial. Este reconhecimento é parte do esforço contínuo para destacar e premiar as práticas mais inovadoras no setor. A AB2L Lawtech Experience 2024 oferecerá um dia completo de atividades, das 8h às 20h, abordando temas vitais como inteligência artificial, o futuro do sistema judiciário, Legal Operations, estratégias de marketing jurídico, e o impacto das lawtechs e legaltechs na transformação do setor. 

O evento é destinado a uma ampla gama de profissionais, desde membros de departamentos jurídicos e advogados autônomos a investidores e acadêmicos, proporcionando uma excelente oportunidade para networking, aprendizado e inovação.

Mais informações: https://ab2l.org.br/eventos/ab2l-lawtech-experience-2024/

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