Connect with us

Geral

Como enfrentar o ciclo vicioso da água equilibrando necessidades humanas e limitações do ecossistema?

Published

on

Debate em São Paulo reuniu autoridades na área de recursos hídricos para falar sobre panorama brasileiro e medidas adotadas na Conferência da Água, promovida pela ONU

Todos já ouvimos ao menos uma vez que água é o bem mais precioso para a vida. No entanto, fatores como poluição, mudanças climáticas e desperdício vêm reduzindo nossas reservas. Para se ter uma ideia, o Brasil concentra nada menos do que 12% dos recursos hídricos do planeta, mas um levantamento feito pelo MapBiomas mostra que as superfícies de água do país diminuíram 15% entre 1990 e 2020.

Com o objetivo de jogar luz sobre os principais desafios em torno deste tema cada vez mais urgente, a TyQuant, sistema de inteligência aplicada para a proteção e monitoramento de recursos hídricos, promoveu o debate “Como enfrentar o ciclo vicioso da água: escassez e abundância”. O evento, realizado em São Paulo, reuniu uma série de especialistas para discutir o panorama brasileiro e as principais medidas adotadas durante a Conferência da Água, realizada pela ONU no final de março.

Dentre as personalidades que marcaram presença no encontro estava Ricardo Young. Em sua fala, o empresário, ambientalista, sócio-diretor da CT&I e conselheiro da Synergia, apontou as diferentes visões existentes sobre a água. Para ele, a sociedade civil a vê como direito. Os povos originários, como sagrada. As empresas, como mercadoria. O agronegócio, como insumo. Os governos, como obrigação e risco político. “A água é a essência da vida e a base de um ecossistema pleno, saudável e de uma sociedade sustentável. Assim, esse é um tema que só pode ser tratado de forma holística, integrada e planetária”, revela.

Para Young, as questões em torno da sua preservação trazem uma série de desafios e peculiaridades. “Ao contrário do carbono, que é passível de regulação em suas emissões nacionais, a água desafia os conceitos estruturais de soberania. É um bem comum cuja dinâmica não obedece a fronteiras nem a métricas convencionais. Necessitamos reconhecer a urgência de buscar uma economia regenerativa para que a água, na sua escassez ou abundância, não se torne mais um terror a assolar a humanidade”, alerta.

Segundo Rinaldo Calheiros, engenheiro agronômico, doutor em Irrigação e Drenagem e criador da solução TyQuant, a única maneira de combater a escassez iminente é apostar em soluções baseadas na natureza. Ou seja, que representem um passo definitivo rumo à sustentabilidade.

“Desde as mais antigas civilizações, procuramos resolver os problemas combatendo os efeitos e não as causas. Constroem-se represas, faz-se transposições de rios, constroem-se piscinões. Mas na realidade são ações sobre os sintomas, e chega um momento em que a natureza não consegue mais cobrir a degradação causada por nós. Temos de buscar uma equiparação entre as necessidades humanas e as limitações do ecossistema”, explica.

O desafio de engajar

Na visão de Dal Marcondes, diretor executivo do Instituto Envolverde e presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, a humanidade se habituou a ter uma relação mágica com a água. Por isso, ele acredita que o maior problema hoje não é de conhecimento ou tecnologia, mas sim de engajamento.

“Passamos os últimos 300 anos transformando a água em uma mercadoria. Qualquer pessoa da classe média para cima abre uma torneira e a água está lá. Aperta um botão e seu esgoto desaparece, coloca os resíduos em um saquinho e ele some. Precisamos nos conscientizar do que acontece antes e depois disso”, diz.

Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental e assessora do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF), Maria José Brito Zakia concorda com a visão de que o uso da água está no “piloto automático” pela nossa sociedade. Para a especialista, a saída passa por um conjunto de medidas a serem adotadas em diferentes níveis.

“Não existe uma resposta única. São soluções compartilhadas que trarão algum resultado. Temos que assumir nossas responsabilidades onde atuamos e parar de buscar o culpado: é o governo, é o mercado, é a diretoria, é esse ou aquele. Chega de criar seres abstratos para tirar o foco de nós mesmos. Está na nossa mão!”, argumenta.

Nesse sentido, Simone Tenório, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Ecológica Ipê e integrante do Projeto Semeando Água, desenvolvido no Sistema Cantareira, defende a necessidade de trabalhar temas como economia regenerativa em todas as instâncias, desde os escalões governamentais até a sociedade civil e o produtor rural.

“Dentro do projeto Semeando Água, há estratégias integradas em que fomentamos escolas climáticas junto às instituições municipais de ensino. Trabalhamos a parte de pesquisa para fundamentar essas ações, pois projetos de conservação são lições de longo prazo. Assim, nos embasamos em resultados científicos para dar andamento ao que é preciso fazer na prática”, exemplifica.

Importância das políticas públicas

O desastre recente na região de São Sebastião, litoral de São Paulo, também foi lembrado ao longo do debate. O biólogo Edson Lobato, que atua como consultor e gestor ambiental do Instituto Conservação Costeira, afirmou que um evento extremo como esse é resultado de uma série de alterações e transformações na região.

“O litoral norte de São Paulo foi a região que mais cresceu no estado em termos demográficos. Entre 2000 e 2010, o número de pessoas nessas áreas saltou 765%, e o de favelas se ampliou em 882%. Em paralelo a isso, percebemos que os corpos da água têm cada vez menos recursos, gerando conflitos sociais que culminam até em mortes pela disputa da água”, resume.

Jornalista especializada em políticas públicas e gestão de recursos hídricos, Malu Ribeiro destacou os esforços para se avançar com a legislação do setor do Brasil. Diretora da Fundação SOS Mata Atlântica, ela espera que o país aprove o quanto antes a PEC número 6, que coloca o acesso à água limpa e tratada como direito fundamental. O projeto já passou pelo Senado em 2022, mas ainda aguarda apreciação na Câmara.

“Precisamos das florestas para proteger nossas nascentes e minimizar os impactos climáticos. Dos 17 estados da Mata Atlântica, chegamos ao desmatamento zero em 11 deles no passado recente. Então é possível, não é uma meta intangível”, encerra.

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gito Sales está processando o Instagram

Published

on

By

No dia 24 de janeiro, o músico é influenciador, recebe uma mensagem do Instagram, qual ele tem mais de 14 anos postando na plataforma, mais de 186 mil seguidores e mais de 8 mil fotos e vídeos, o Instagram envia um e-mail alegando que ele havia sido denunciado por uso indevido de imagem, como pode uma pessoa que tem uma credibilidade de tantos anos nesta rede e do nada a mesma aceita denúncia ou denúncias!

No processo Gito Sales está pedindo a recuperação do sua conta @gitosales (verificada) e uma indenização por danos morais de 20 mil reais. 

Gito Sales tinha sua vida registrada na plataforma como uma agenda de imagens e ainda monetizava com publicidades até mesmo para a própria rede, até se resolver Gito está usando um perfil reserva @gitosales1 e aguarda a justiça. 

Iremos atualizando o andamento!

Continue Reading

Geral

HST Fortalece sua Posição no Segmento Solar com a Aquisição Estratégica da RetailTech Mercado Integrador

Published

on

RetailTech Mercado Integrador

HST Assume Controle da RetailTech Mercado Integrador para Consolidar a Presença no segmento de energia solar

A Help Solar Tech (HST) deu um passo significativo para fortalecer sua posição no dinâmico segmento solar com a recente e estratégica aquisição do controle acionário da RetailTech Mercado Integrador. 

Essa movimentação não apenas consolida a presença da HST no mercado solar, mas também estabelece a empresa como uma força proeminente neste setor em constante evolução. 

A aquisição representa um marco importante na trajetória da HST, proporcionando vantagens competitivas e sinergias que potencializam seu impacto no mercado de energia solar. 

A ampliação do sortimento de produtos visa atender melhor os integradores da base, com foco inicial no mercado B2B. Rafael Dicena, Founder do Mercado Integrador, destaca que a parceria surge depois de um ano desafiador, oferecendo oportunidades para escalar as operações.

RetailTech Mercado Integrador

O CEO da HST, Henrique Rehder, ressalta que a união trará capilaridade à operação, abrindo novas frentes. Ele destaca que o Mercado Integrador preencherá lacunas na oferta da HST, permitindo a expansão de projetos pré-aprovados, totalizando 1 bilhão de reais, com foco no sudeste e nordeste do país.

Energia Solar em crescente demanda no Brasil

A crescente demanda por energia solar no Brasil é justificada pela sensatez dessa tecnologia. A sustentabilidade ambiental é uma das principais razões para o aumento de interesse, uma vez que a energia solar é uma alternativa limpa, reduzindo significativamente as pegadas de carbono e minimizando o impacto negativo no meio ambiente.

RetailTech Mercado Integrador

Além disso, a atratividade econômica da energia solar é evidente na redução de custos a longo prazo. Os investimentos iniciais em sistemas solares são compensados ao longo do tempo, resultando em economias substanciais para consumidores e empresas. Essa abordagem não apenas beneficia as finanças, mas também fortalece a segurança energética, proporcionando independência e estabilidade em relação às flutuações nos preços e disponibilidade de fontes tradicionais.

Para saber mais acesse o site da empresa: www helpsolartech.com.br

Continue Reading

Geral

Após 30 anos de espera, estrada que liga Corguinho a Zigurats (MS) será finalmente pavimentada

Published

on

By

A comunidade da região de Boa Sorte, em Mato Grosso do Sul, finalmente verá realizado um sonho de 30 anos: a pavimentação da estrada que liga as cidades de Corguinho e Zigurats. A obra, que terá 39 km de extensão, está sendo viabilizada por uma iniciativa conjunta da apresentadora Adriana Araújo, do vereador de Corguinho Gustavo Guerra, da Prefeita Marcela Ribeiro Lopes, e dos governos estadual, federal e municipal.

Apresentadora Adriana Araújo, juntamente com Marlene, Assessora do deputado federal Geraldo Rezende, e o vereador de Corguinho (MS), Gustavo Guerra.

A conquista representa um salto no desenvolvimento local, proporcionando comodidade para os moradores, impulsionando o progresso e abrindo caminho para o crescimento das cidades envolvidas. Atualmente, a estrada é de chão batido, o que dificulta o tráfego, especialmente em períodos chuvosos. A pavimentação irá facilitar o escoamento da produção agrícola, o transporte de estudantes e pacientes, o acesso a serviços básicos, como saúde e educação, e fomentará o turismo e a geração de empregos na região.

A apresentadora Adriana Araújo, juntamente com a assessora do deputado federal Geraldo Rezende, Marlene, e o vereador Gustavo Guerra, acompanhou a comitiva formada pelo empresário Urandir Fernandes de Oliveira; Karla Ferreira Vieira (Diretora Financeira) e Herbert Quaresma de Azevedo (Diretor Geral) da QualiVida e representantes da Fênix Serviços Médicos Ltda. A visita teve como objetivo verificar pessoalmente a extensão dos 39 km que em breve serão transformados em uma estrada asfaltada, conectando as duas cidades.

Aeroporto internacional e condomínio aeronáutico

Durante a visita, o empresário Urandir Fernandes de Oliveira revelou planos ambiciosos para a região. “Fizemos parceria com a Defesa Nacional, está em segredo ainda, vocês são os primeiros a saber, justamente para conseguir um aeroporto internacional aqui na fazenda vizinha, do doutor Humberto. Já conversamos com eles, já estão aceitando a parceria e dentro de mais uns 5 meses começamos o condomínio aeronáutico. Na sequência, a pista de pouso, para voos e aviões de grande porte. Talvez uma pista de 1,8 a 2 km. Isso já é um fato real e vamos dividir tecnologia e proteção das fronteiras com eles”, anunciou Urandir.

O projeto do aeroporto internacional e condomínio aeronáutico adiciona um elemento significativo ao desenvolvimento da região, facilitando o escoamento da produção agrícola, impulsionando o turismo e atraindo novos investimentos. A proposta de colaboração com a Defesa Nacional ressalta a importância estratégica da região e demonstra a visão empreendedora de seus líderes.

A apresentadora Adriana Araújo expressou sua satisfação em participar desse momento histórico para a região. “Hoje, conseguimos realizar um sonho de ter o asfalto em nossa região, trazendo o progresso para as nossas cidades. Estamos ansiosos para ver os benefícios que essa pavimentação trará para a vida dos moradores e para o desenvolvimento econômico local”, afirmou.

QualiVida Emergências Médicas garante segurança das atividades

Karla Ferreira Vieira (Diretora Financeira) e Herbert Quaresma de Azevedo (Diretor Geral), da Qualy Emergências Médicas.

Preocupada com a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos, a QualiVida Emergências Médicas estará presente em todas as Atividades de Campo (AC) do grupo Dakila em todo o Brasil. Essa iniciativa reforça o compromisso com a segurança e a saúde da comunidade, garantindo que as atividades sejam conduzidas de maneira segura e com os devidos cuidados médicos.

A pavimentação da estrada que liga Corguinho a Zigurats é um marco histórico para a região de Boa Sorte. A união de esforços entre os setores público e privado demonstra o compromisso com o desenvolvimento local e abre caminho para um futuro promissor e de crescimento para as cidades envolvidas.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos18 horas ago

Após brilhar no Carnaval, Anselmo Gonçalves curte navio da Xuxa

Após um período de muito trabalho no Carnaval, o empresário Anselmo Gonçalves, um dos principais nomes do ABC Paulista, foi...

Famosos20 horas ago

A história de sucesso do Rei Artur: Do autossacrifício à conexão com o propósito

Artur Fernando Sakovic Pereira, conhecido como Rei Artur, já carregava consigo uma energia peculiar e uma vontade genuína de se...

Famosos21 horas ago

De Alagoas Para o Mundo: Maria Clara Santana é a Top Model of Brazil 2024

Sob a coordenação de Rafael Lemos, o diretor nacional, o evento realizado em Goiânia se destacou pela presença de Debora...

Famosos4 dias ago

Megahista das famosas faz transição da carreira pra se dedicar a ministrar cursos do método de mega hair Micro Emborrachada

A consagrada especialista em beleza capilar, Eliana Martins, cuja técnica revolucionária de mega micro emborrachada conquistou uma vasta legião de...

Famosos5 dias ago

Fernanda Campos: A Modelo no Epicentro do Furacão Messi

A esfera do futebol internacional é novamente sacudida por rumores e escândalos, desta vez envolvendo a modelo brasileira Fernanda Campos....

Famosos5 dias ago

Celebridades como Luiz Bacci e Regina Nunes se unem como embaixadores da maior feira de adoção pet de São Paulo, com apoio cultural do Grupo E Social

No próximo domingo, dia 25 de fevereiro, a cidade de São Paulo será palco de um evento de grande importância...

Famosos5 dias ago

Renomado advogado tributarista Luís Carlos Ferreira dos Santos Junior, sua noiva Denise Alquimim e o Presidente e CEO da Gucci, Federico Turconi

Luís Carlos Ferreira dos Santos Junior e sua noiva, Denise Alquimim, recentemente participaram de um evento marcante, compartilhando sua experiência...

Famosos5 dias ago

Quem é Sarah Estanislau? a Influencer que viralizou revelando o faturamento de Meio Milhão de reais mensais no Only Fans

Sarah é conhecida no TikTok e Instagram por vídeos de dança e por posar com trajes de banho. Ela também...

Famosos7 dias ago

Regina Nunes primeira dama da cidade de São Paulo Brilha como Madrinha das Causas Sociais no Desfile da Gaviões da Fiel

No coração da celebração carnavalesca de São Paulo, a Gaviões da Fiel surpreendeu o público com um desfile repleto de...

Famosos7 dias ago

Sétima edição do Festival Ilumina Zona Oeste celebra aniversário do Rio com programação diversificada e shows de Tati Quebra Barraco, Bob Rum e outros artistas da região

Evento gratuito acontece entre os dias 01 e 03 de março na Areninha Gilberto Gil, em Realengo, e no Museu...

Famosos1 semana ago

Influenciador Viral: Descubra o segredo do crescimento explosivo de Byel nas redes sociais

Gabriel de Sousa das Dores, mais conhecido como Byel, está conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento no cenário digital...

Famosos1 semana ago

Yasmim Monteiro: Celebrando o Sucesso de uma das Maiores Influenciadoras do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: O Local da Celebração da Vida de Yasmim Monteiro No próximo dia 24 de fevereiro, a Cidade...

Famosos2 semanas ago

Miss Jataí busca título de miss Goiás 2024

Miss Jataí, Mirthes Almeida, natural da encantadora cidade de Jataí, em Goiás, está imersa na jornada acadêmica, dedicando-se ao curso...

Famosos2 semanas ago

Messi e Fernanda: Um Encontro Inesperado nos Bastidores do Futebol

A notícia que está agitando o mundo esportivo é a reaproximação entre o astro do futebol, Lionel Messi, e a...

Famosos2 semanas ago

Mirela Birnfeld, musa da bateria Pegada da Coruja celebra campeonato da Milênio

A advogada matogrossense, Mirela Birnfeld Leite, brilhou na passarela do samba, na madrugada de domingo com a fantasia “Caminhos da...

Famosos2 semanas ago

Quem é o jovem Thiago Silva: A história de superação que é destaque internacional

De Santa Catarina para o mundo, a história de Thiago Silva dos Santos é um testemunho poderoso de resiliência e...

Famosos2 semanas ago

Celebridades mirins aproveitam a terça-feira de Carnaval no camarotinho Rio Praia

Espaço foi reservado para atividades lúdicas e integrativas pensadas para os sambistas mirins que viveram uma experiência singular no dia...

Famosos2 semanas ago

Influencer e empresária Carolina Montemor vai para Miami para o TikTok LiveFest Global

Carolina Montemor esteve presente no TikTok Live Fest Global, que aconteceu em Miami no dia 02, a cerimônia foi apresentada...

Famosos2 semanas ago

Nando Cunha e Isabel Fillardis marcam presença em camarote de Roginho

No primeiro dia de folia do Carnaval, os atores Nando Cunha e Isabel Fillardis não perderam a oportunidade de curtir...

Famosos2 semanas ago

Erika Schneider comemora aniversário em camarote na Sapucaí

A musa do Carnaval do King, Erika Schneider, foi recebida com muito carinho no camarote do Roginho do Ouro, neste...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.