Educadora financeira, Bia Santos, conta sobre sua experiência na 5º edição da conferência na Califórnia
O movimento “Brazil at Silicon Valley” ocorrido entre os dias 23, 24 e 25 de abril, é liderado por estudantes das universidades de Stanford e Berkeley em já conta com sua quinta edição. Em meio a debates acerca da inovação, crescimento sustentável, futuro do trabalho, a imersão visa aprimorar a competitividade do Brasil. “O principal aprendizado foi sobre a diversidade que fazemos em inovação. As empresas que mais inovam, são aquelas também mais preocupadas em ouvir seus clientes, fornecedores e funcionários, criando um ambiente de inovação que vem, também, da diversidade de trajetórias, background e visões. Existe muito a desenvolver, do ponto de vista de tecnologia, mas estamos no caminho certo.”, comenta Bia Santos, CEO da BARKUS Educacional, uma das empreendedoras convidadas.
Nos painéis com foco no crescimento do Brasil, as falas de lideranças como Ali Dalloul, Vice-presidente de estratégia e comercialização da plataforma de IA do Azure da Microsoft, chamaram a atenção ao decorrer de três dias intensos, em debates sobre a democratização da inteligência artificial. Inovação já conhecida e abraçada por startups brasileiras como o caso da Barkus – edtech de inclusão e educação financeira investida pelo Google for Startups, representada no evento por sua CEO, a educadora financeira Bia Santos.
Com um número expressivo de participantes (cerca de 600), o evento levou representantes de alguns dos maiores fundos do mundo, bem como líderes de diversas startups e empreendimentos. Acerca da experiência, a educadora comentou: “Fiquei super feliz com o convite, principalmente porque era um desejo da Barkus explorar um pouco mais as empresas e oportunidades do Vale do Silício, um dos maiores pólos de inovação e tecnologia do mundo. Então foi bastante animador saber que estaríamos com outros brasileiros que estão fazendo a diferença aqui, na Califórnia, discutindo o futuro do Brasil e da inovação.”, conclui.
Bia Santos é CEO e fundadora da Barkus, edtech de inclusão e educação financeira investida pelo Googlefor Startups, é Forbes Under 30,Powerlist 100, Tech Entrepreneur Brasil – Women that Build Awards.
Além de vencedora do prêmio Mulheres que Transformam, da XP Inc e homenageada do Mulheres Exponenciais 2023. Administradora formada pela UFRJ e Universidade do Porto, é pós-graduada em História e Cultura Africana e Afro-brasileira pelo Instituto Pretos Novos, com pesquisas sobre diversidade organizacional e finanças.
Iniciativa reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade nas entregas urbanas
São Paulo, 14 de maio de 2025 – Em mais um passo rumo à sustentabilidade no mercado de logística no país, os Correios receberam nesta semana um Dolphin Mini Cargo, veículo 100% elétrico e especialmente adaptado para operações urbanas de entrega. Com 280 km de autonomia e 2,1 m³ de volume útil, o modelo surge como nova aposta da BYD para frotas comerciais sustentáveis.
Visualmente, o veículo mantém o design externo do Dolphin Mini de passeio. A transformação está no interior: o banco traseiro foi removido, otimizando o espaço interno para o transporte de cargas leves. O veículo tem 280 kg de carga útil (sem contar os ocupantes), com capacidade total de 410 kg. Dessa forma, o hatch atende às demandas de empresas de delivery, e-commerce e serviços técnicos em grandes centros urbanos— onde crescem as restrições à circulação de veículos a combustão.
O veículo será testado pelos Correios por 90 dias na cidade de Guarulhos, em São Paulo. A iniciativa está inserida no projeto de renovação e eletrificação das frotas dos Correios, que já contempla testes com diferentes modelos de veículos sustentáveis em diversas regiões do país. A expectativa é que, a partir dos resultados obtidos com o Dolphin Mini Cargo, novas unidades sejam gradualmente integradas ao sistema logístico da empresa.
“O Dolphin Mini Cargo representa um passo estratégico da BYD para democratizar a mobilidade elétrica no setor de entregas urbanas. Com ele, ampliamos nosso portfólio para atender a um segmento em crescimento e reforçamos nossa liderança em soluções de transporte limpo”, diz Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil.
SOBRE A BYD A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Ainda em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1ºC, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.
O Mercedes-Benz C 200 AMG chega ao mercado como um sedã premium que alia sofisticação, esportividade e tecnologia em um pacote completo. Com visual marcante, interior refinado e soluções inteligentes de condução, o modelo se posiciona como uma das opções mais atraentes da categoria. A equipe da Revista Economia SA testou o veículo e confirmou, na prática, os diferenciais que o colocam em destaque entre os concorrentes.
Equipado com um motor híbrido 1.5 turbo de 227 cavalos, o C 200 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos. A tração traseira e o câmbio automático bem escalonado contribuem para uma condução firme e precisa, enquanto a suspensão adaptativa se ajusta aos modos de direção para oferecer tanto conforto quanto estabilidade. O pacote AMG agrega visual esportivo com rodas raiadas de 19 polegadas e elementos aerodinâmicos, sem comprometer a elegância da carroceria.
No interior, o nível de acabamento é um dos grandes destaques. Materiais como couro, aço escovado e fibra de carbono estão presentes em toda a cabine, transmitindo uma sensação de qualidade e requinte. Os bancos dianteiros possuem ajuste elétrico e aquecimento, o sistema de som é assinado pela Burmester, e o ar-condicionado digital de quatro zonas garante conforto térmico para todos os ocupantes. A iluminação ambiente com 64 cores reforça o apelo visual e permite uma ambientação personalizada.
O sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) dá o tom tecnológico do C 200. Com comandos de voz inteligentes e capacidade de criar perfis personalizados, o sistema ajusta automaticamente itens como temperatura, luz interna, modos de condução, playlists e até rotas no GPS nativo. A conectividade é completa, com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Em segurança, o modelo também se destaca. Possui frenagem autônoma de emergência com detecção de obstáculos, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego e sistema de controle de estabilidade. Um diferencial importante é o Urban Guard Protection 360 Plus, que detecta tentativas de furto, envia alertas ao celular do proprietário e permite a desativação da chave em caso de emergência.
A experiência de condução é enriquecida por elementos visuais no painel digital e no head-up display que, por meio de uma linguagem gráfica inspirada em jogos, mostram em tempo real a atuação dos sistemas de assistência. Essa interface torna a interação com os recursos mais intuitiva e eficiente.
O Mercedes-Benz C 200 AMG reúne atributos que vão além da estética e da potência. Ele entrega um conjunto bem balanceado de desempenho, conforto e tecnologia, oferecendo uma experiência de condução que atende tanto aos entusiastas quanto aos usuários que priorizam funcionalidade e sofisticação.
Muito antes do anúncio oficial, a médium brasileira Chaline Grazik, conhecida como a “Vidente das Estrelas”, já havia feito revelações sobre o novo líder da Igreja Católica. Em um de seus vídeos, ela descreveu um homem de semblante sério, olhar firme e voz imponente. “Vejo o Papa com o olhar parado, não é sorridente. Mãos entrelaçadas, um homem de voz grossa, que passa autoridade”, afirmou.
Mas as previsões não pararam por aí. Em outra gravação, Chaline mencionou algo ainda mais intrigante: a permanência do novo Papa no cargo pode ser curta. “Esse Papa não ficará muito tempo no poder. Vejo um afastamento e, em seguida, uma outra figura assumindo. Há algo que o tirará da liderança”, disse, sem entrar em detalhes sobre os motivos.
O trecho, que passou despercebido à época, agora volta a circular com força, reacendendo debates sobre espiritualidade, liderança e o destino da Igreja.