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Brasil lidera 72% do e-commerce transfronteiriço entre América Latina e Europa, revela relatório da Nuvei

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• Estudo da Nuvei aponta o potencial das conexões entre a Europa e América Latina para alavancar o e-commerce entre as regiões
• Participação de europeus no e-commerce transfronteiriço na América Latina deve representar US$ 1 bilhão em 2023, com potencial de crescimento de 20% ao ano
• O mercado de luxo, de marcas exclusivas, tem potencial para crescer e alcançar mais 46 milhões consumidores latino-americanos

As compras do e-commerce latino-americano com empresas europeias devem atingir 1 bilhão de dólares em 2023 e o Brasil é responsável por 72% desses gastos: é o que mostra o estudo Insights e oportunidades para o sucesso da expansão regional – Interconectando Europa e América Latina lançado pela Nuvei, provedora global de soluções para meios de pagamento. O estudo aponta o potencial das conexões entre a Europa e América Latina para alavancar o e-commerce entre as regiões. “As empresas estão interessadas nas tendências de pagamento de comércio eletrônico e nos mercados importantes, em rápida evolução. Analisamos o comércio eletrônico transfronteiriço europeu na América Latina pelo seu potencial agressivo de crescimento que deve chegar a 20% ao ano”, comenta Rafael Lavezzo, vice-presidente sênior Comercial da Nuvei para a América Latina.

Esse novo capítulo dos relatórios da Nuvei aponta os fortes laços culturais, linguísticos e econômicos entre a Europa e a América Latina, detalha o comportamento do e-commerce nos principais mercado latino-americanos e aponta as oportunidades para empresas europeias que desejam expandir seus negócios por meio do e-commerce na região. Esse estudo é o segundo de uma série de relatórios que exploram oportunidades de crescimento em diferentes regiões. O primeiro foi o “Insights e Oportunidades para Expansão Regional de Sucesso – Interconectando Ásia-Pacífico e América Latina”, que trouxe uma análise sobre a atuação de empresas asiáticas no comércio eletrônico da América Latina. Ambas as pesquisas foram encomendadas à Americas Market Intelligence (AMI).

De acordo com o estudo, a sinergia entre as regiões traz grandes oportunidades de crescimento para empresas europeias em segmentos como manufatura, telecomunicações, energia, varejo, finanças e comércio eletrônico. A estimativa é de que a participação de europeus no comércio cross-border na América Latina seja de cerca de US$ 1 bilhão, em 2023, o equivalente a 2%.

“A rápida transformação digital no mercado de meios de pagamentos, a alta taxa de aceitação do Pix e o avanço do uso dos smartphones têm contribuído para o avanço do e-commerce da Europa com a América Latina, da mesma maneira que constatamos no primeiro estudo sobre as empresas asiáticas. Com a diferença que os europeus têm a oportunidade de explorar um mercado de consumidores de alta renda que buscam produtos aspiracionais e exclusivos”, comenta Lavezzo.

O estudo indica que o comércio eletrônico transfronteiriço europeu deve crescer agressivamente em 20% ao ano, dos quais 72% são de brasileiros e 20% são gastos transfronteiriços mexicanos com comerciantes europeus. Esse número não inclui o volume produzido por empresas europeias que já investiam diretamente na região e entidades locais estabelecidas, como grandes varejistas como Carrefour, Inditex, IKEA e outros.

O relatório aponta que, na América Latina, é fundamental que os comerciantes incorporem métodos de pagamento locais para capturar o volume internacional. No Brasil, hoje o segmento cross-border representa 6% do e-commerce total. A princípio, pode parecer pouco expressivo, mas é um mercado latente, com potencial de crescimento. Para tanto, uma ampla gama de meios de pagamentos é necessária (cartão de crédito, PIX, etc). Já no México, a participação no comércio cross-border representa um quarto do volume, o que faz do País um mercado alvo para ser desbravado, seguido pelo Chile, devido ao seu PIB per capita.

Oportunidade no mercado de luxo
O segmento de luxo na América Latina oferece um enorme potencial de lucro para empresas europeias. De acordo com o estudo, 1% da população, cerca de 5 milhões de pessoas, busca produtos diferenciados e de luxo e 10% dos latino-americanos, 46 milhões de pessoas, que compõem a população mais rica, é o público-alvo de produtos exclusivos.

No Brasil, o e-commerce é liderado pelo varejo, que representa 44% do total de gastos, e as categorias de varejo online com melhor desempenho são vestuário, acessórios, beleza e perfumaria, produtos de saúde e bem-estar e eletrodomésticos. As empresas no Brasil estão reinventando a experiência do varejo online por meio da incorporação de novas tecnologias e novos canais. Durante a pandemia e os lockdowns, as marcas de luxo europeias tiveram que adaptar seus negócios, melhorando suas plataformas de e-commerce. Com essas inovações, os produtos de luxo europeus se tornaram ainda mais acessíveis.

Brasil: potência digital em pagamentos
Com o incentivo feito pelo governo brasileiro ao banco digital, os produtos financeiros tornaram-se mais acessíveis, aliados ao boom da adoção do PIX, sistema de transferência interoperável em tempo real, que revolucionou a maneira de fazer pagamentos, com 131 milhões de usuários (80% da população adulta e 24,1 bilhões de transações em 2022 (dados BACEN). Em 2023, o PIX deverá representar 28% do e-commerce total, constituindo 40% a 50% das vendas para alguns lojistas no Brasil.

“Hoje, o Brasil é uma potência digital em pagamentos, com 96% dos adultos tendo um relacionamento com uma instituição financeira ou fintech. O mercado de e-commerce brasileiro atingirá US$ 263 bilhões em 2023, com um CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 26% de 2019 a 2023: esses dados mostram que o Brasil é um dos 10 principais mercados para empresas que buscam a expansão internacional”, afirma Lavezzo.

Desafios do e-commerce na América Latina
Para as empresas estrangeiras atuarem na América Latina, sobretudo no Brasil, é necessário contar com parceiros de pagamentos que têm tecnologias necessárias para ajudar nos desafios comuns na região como: taxas elevadas de fraude, dificuldades relacionadas a assinaturas, abandono de carrinho de compras, taxas relacionadas a transações internacionais e câmbio, falta de acesso a crédito e assim por diante.

“No caso da Nuvei, nosso diferencial está no fato de oferecer um modelo de merchant of records, que permite aos comerciantes o aceite de pagamentos localmente, sem estarem fisicamente presentes no país; ferramentas antifraude e de gerenciamento de riscos; além da nossa capacidade de resposta e checkout em dispositivos móveis, o que permite uma experiência de usuário positiva em qualquer dispositivo”

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Entenda o Balanço Patrimonial e como ele Impacta seu Negócio

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Créditos da Foto: Divulgação

Você sabe como o balanço patrimonial pode influenciar diretamente as decisões e o crescimento do seu negócio? Para ajudar empreendedores a entenderem essa ferramenta essencial, a Auddas oferece uma mentoria gratuita e online. A mentoria será conduzida por Marco França, sócio fundador da Auddas, e Nathalia Maestrello, sócia da Auddas, e acontecerá online no dia 09/12 às 19h.
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As vagas são limitadas, então garanta sua participação clicando no link https://conteudo.auddas.com/mentoria-coletiva-entenda-o-balanco-patrimonial

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Com mais de 100 medalhas em diversas premiações, cervejaria Ashby se consolida no mercado com distribuidores em diferentes regiões do país

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Créditos da Foto: Divulgação

Pioneira no mercado de cervejas especiais, a Ashby prioriza a máxima acessibilidade aos seus produtos. Para isso, utiliza uma logística eficiente e uma rede robusta, levando chopes e cervejas de alta qualidade diretamente ao consumidor final.

O americano Scott Ashby, físico e apaixonado por cervejas, se formou como Cervejeiro Prático na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos.

Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira. Ele estava tão encantado com o universo das cervejas especiais que no ano de 1993 decidiu trazer essa ideia para o Brasil, e criou na cidade de Amparo (SP) a primeira micro cervejaria do país, batizada de Ashby. “Nessa época no Brasil, as cervejas industrializadas dominavam o mercado, poucos consumidores conheciam cervejas especiais, então foi uma novidade”, explica Ashby.

A ideia de trazer as cervejas especiais para o país era ser uma porta de entrada para os cervejeiros tradicionais que tinham um pouco de receio de experimentar cervejas de estilos diferenciados. No início da empresa, a marca decidiu seguir as escolas americanas, inglesas e europeias, algo inédito para a época. Tanto que a primeira Pale Ale fabricada no Brasil foi em 1994 pela Ashby.

Hoje, as cervejas especiais se consolidaram no país, e graças ao interesse dos brasileiros em apreciar cervejas desse estilo, a Ashby conseguiu se firmar e atualmente conta com mais de 100 medalhas conquistadas em diversos prêmios nacionais e internacionais. No momento, a Ashby possui uma fábrica, uma loja online e mais de 100 distribuidores em diferentes regiões do país como Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. São Paulo é a região com mais distribuidores da Ashby, entre eles está o Costbeer.
Fundada em 2019 em São Paulo, a Costbeer Distribuidora de Bebidas nasceu com o propósito de atender à crescente demanda por bebidas de excelência. A distribuidora rapidamente firmou-se como representante oficial dos produtos da Cervejaria Ashby, garantindo aos clientes o acesso exclusivo a chopp e cervejas artesanais de alta qualidade.


A Costbeer possui uma logística especializada para atender a Zona Sul de São Paulo. A distribuição abrange desde estabelecimentos comerciais como bares, buffets e restaurantes, até eventos sociais como casamentos, aniversários e comemorações corporativas.


O atendimento da Costbeer é pautado pela excelência, satisfação total e praticidade. A
distribuidora garante produtos de procedência, agilidade na entrega e instalação dos equipamentos, priorizando sempre a experiência do cliente, inclusive no fornecimento para eventos de alto padrão e de celebridades. Para maior comodidade e agilidade, a distribuidora está disponível e acessível através de WhatsApp, site e redes sociais.


“Temos orgulho de sermos um dos distribuidores da cervejaria Ashby, uma empresa premiada e renomada do mercado, o que garante que os nossos consumidores tenham a oportunidade de consumir em qualquer lugar um produto de qualidade e vivenciar uma experiência de qualidade”, afirma Charles Nascimento Costa, sócio da Costbeer.

Sobre a Ashby

Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.

E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.

Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.

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Dezembrite digital: por que o consumidor está exausto e como as marcas precisam se comunicar para não afastá-lo

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A perspectiva de Nah Casoti, mercadóloga e especializada comportamento do consumidor

O fim do ano chega acompanhado de uma avalanche de ofertas, campanhas repetitivas e conteúdos que disputam atenção a qualquer custo. Esse excesso cria um fenômeno cada vez mais evidente: a dezembrite digital, quando o consumidor entra em um estado de fadiga emocional e mental devido ao volume de estímulos nas redes sociais. Para a mercadóloga e especializada em comportamento do consumidor Nah Casoti, esse cansaço é real e exige uma mudança imediata na forma como marcas se comunicam.

Segundo Nah, o consumo de conteúdo está passando por uma transformação. “As pessoas estão saturadas de informação, de fórmulas prontas e de marcas que dizem a mesma coisa. O público quer clareza, simplicidade e utilidade. Quem continuar forçando venda o tempo todo vai perder relevância”, afirma. A especialista explica que a dezembrite digital não é apenas um cansaço momentâneo, mas um alerta de comportamento: o cliente começa a filtrar mais, engajar menos e comprar somente de quem realmente entrega valor.

Nah observa que, historicamente, o final de ano sempre foi um período de alta comunicação comercial. Mas agora o ritmo frenético das redes sociais fez esse cenário mudar. “Hoje existe uma cobrança enorme por constância, por aparecer, por postar sem parar. Só que o consumidor não tem a mesma energia que o algoritmo exige. Ele está cansado. E quando ele cansa, ele desconecta”, explica.

Para não afastar esse público, a especialista defende que marcas e criadores precisam adotar uma comunicação mais humana e estratégica. “O volume é sim importante, mas não pode ser acima da qualidade. O que sustenta uma marca é narrativa, posicionamento e coerência. Se o conteúdo não cria conexão, não adianta aumentar o volume”, destaca Nah.

A seguir, Nah Casoti aponta os caminhos para marcas que desejam se comunicar com inteligência durante a dezembrite digital:

1. Reduza a ansiedade de aparecer o tempo todo
Nah afirma que o consumidor quer qualidade, não quantidade. “O público não aguenta mais conteúdo raso. Uma mensagem bem construída vale muito mais do que dez posts repetidos.” Ela reforça que consistência não é sinônimo de excesso, mas de coerência.

2. Aposte em uma narrativa clara e útil
Conteúdos que entregam valor real se destacam. “A narrativa bem amarrada é o que diferencia quem só posta por obrigação de quem realmente entende o público. Quando a marca tem história, propósito e coerência, o consumidor permanece, mesmo cansado”, diz Nah.

3. Humanize a comunicação
De acordo com a especialista, as pessoas estão buscando identificação e acolhimento. “No meio do caos informacional, quem fala simples, quem fala de verdade e quem respeita o tempo do consumidor sai na frente.”

4. Ofereça menos estímulos e mais clareza
Nah explica que, quando tudo é urgente, nada é importante. “O consumidor está reagindo com irritabilidade e desconexão porque não consegue processar tanta coisa. Sua marca precisa ser um ponto de respiro, não mais um ruído.”

5. Saia da bolha do digital
Para a especialista, as marcas precisam olhar para além das redes sociais. “Marketing não é panfletar conteúdo. Marketing é entender comportamento, jornada, contexto. Muitas empresas estão esgotando o consumidor porque estão presas à bolha das trends.”

6. Use o calendário com inteligência e não com desespero
A enxurrada de promoções no fim do ano pode afastar ao invés de atrair. “O público já sabe que vai ser bombardeado. Então só funciona quem entrega ofertas justas, com comunicação honesta e sem pressão exagerada.”

7. Foque em relacionamento, não apenas em vendas
Para Nah, o futuro do marketing é relacional. “Quem pensa só na venda da semana perde o cliente do ano todo. O consumidor quer ser ouvido, não perseguido.”

Para a especialista, a dezembrite digital é uma oportunidade de evolução, não um problema. “A fadiga do consumidor é um sinal claro de que o mercado precisa amadurecer. As marcas que entenderem isso agora estarão muito à frente em 2026. Comunicação inteligente, estratégica e humana sempre vence.”

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