Connect with us

Geral

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil

Evento com FAS Advogados, associações, grandes empresas do mercado, agências de live marketing, agências de publicidade e Ministério da Fazenda teve painéis sobre os mais diversos temas que impactarão o mercado de promoções daqui para frente

Published

on

Encontro discute tendências, inteligência artificial e ESG nas promoções comerciais no Brasil (Foto: Divulgação)

O FAS Advogados realizou, em parceria com a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o encontro “A nova era das promoções: o que vem por aí”, no Gexperience. O evento aconteceu em 26 de outubro e reuniu desde representantes do Ministério da Fazenda até especialistas do setor e advogados para discutir as tendências, questões legais e mapear o cenário do mercado de promoções comerciais.

“Conseguimos reunir um conteúdo muito rico, cobrindo desde a visão do regulador do Ministério da Fazenda (Secretaria de Reformas Econômicas), até questões de ESG e inteligência artificial para trazer novos insights”, destacou Paulo Focaccia, sócio e fundador do FAS Advogados. “Uma segunda importância desse evento foi reunir o mercado, promovendo encontros e networking entre agências, anunciantes e empresas e, certamente, atingimos o objetivo que esperávamos”, complementou. Já Heloisa Santana, presidente nacional da Ampro, disse: “um dos pilares da AMPRO é a capacitação e a educação, e o que nós vivenciamos aqui hoje durante essas cinco horas faz parte da nossa missão.”

Abrindo o dia com a palestra “O mercado de promoções no Brasil”, Daniel Reiss, do Ministério da Fazenda, detalhou o funcionamento da Coordenação-Geral de Promoções Comerciais (CGPC), subordinada à Secretaria de Reformas Econômicas (SRE). Segundo o coordenador, o órgão tem como objetivo proteger os participantes, desde o promotor da ação até o consumidor, e evitar a lavagem de dinheiro.

Reiss também falou sobre a modernização do órgão, com objetivo de automatizar e facilitar os processos sob a responsabilidade da CGPC. Em um exemplo, apontou caminhos possíveis, como a adoção do PagTesouro para comprovar o recolhimento de taxas. A interligação com o sistema de notas fiscais eletrônicas (NFe) pode ajudar no envio da cópia autenticada do comprovante de propriedade dos brindes. Com uma importante intervenção, Focaccia agradeceu a transparência da Coordenação, sob a gestão de Reiss, e a oportunidade de ter essas pautas abertas para contribuir com a evolução do mercado.

O segundo momento levou Denise Medolla ao palco para falar sobre o mercado de promoções no Brasil. Durante a apresentação, a sócia-diretora da Casa 96 apresentou dados do setor com base no “Dossiê 10 anos de promoções no Brasil” feito pela própria agência.

De acordo com a executiva, sete em cada dez consumidores apontaram que as promoções influenciam na decisão de compra. Este movimento acaba beneficiando a marca que realizou a oferta, demonstrando o potencial das ações.

“Nesse dossiê, a gente estudou o mundo todo. Nenhum país faz tanta promoção como o Brasil e nenhum país tem uma legislação tão correta como a gente”, afirmou. “É legal que tenha uma fiscalização que faz com que o nosso consumidor confie e continue participando. De acordo com a nossa pesquisa, 98% dos consumidores brasileiros confiam nas promoções.”

Maria Fernanda Assad discutiu sobre os aspectos legais das promoções. Ao lado de Georgia Natacci Souza, do Grupo Vertem, a advogada do FAS Advogados destacou a portaria 7.638 de 2022, que regulamenta a distribuição gratuita de prêmios. Ela observa que a norma não trouxe “uma grande reformulação da regulamentação”, mas garantiu “uma consolidação de pontos” importantes.

“Não tivemos nessa portaria uma diferenciação ou uma regulamentação específica para as redes sociais. Mas teve o destaque de alguns pontos nas campanhas realizadas em redes sociais que é preciso observar”, exemplificou, lembrando das normas que exigem transparência em relação à participação na plataforma.

Já Karine Oliveira, também do FAS Advogados, abordou a discussão sobre lavagem de dinheiro, destacando algumas exigências legais que buscam coibir a prática. “A primeira regra destinada a evitar o uso de promoções comerciais como instrumento de lavagem de dinheiro é a exigência de proporcionalidade entre a receita operacional da empresa e os prêmios que ela quer distribuir”, explicou. “Também existe a necessidade de prestar contas da promoção”.

Mais adiante, André Santos (Reckitt), Christina Larroudé (Minalba), Juliana Vilhena Nascimento (GAN – Grupo de Atendimento e Negócios) e Juliana Castro (Ovomaltine) participaram do quadro “Para onde está indo o mercado de promoções”. Claudio Paim e Guilherme Castanho, ambos da Globo, também discutiram as promoções na mídia, com foco em soluções multiplataforma, e ressaltaram a importância da regulação das ações.

“Uma promoção tem que ser correta. Ela tem que ser bem trabalhada e tem que ser perfeitamente credenciada dentro da regulamentação e da lei vigente, porque isso é importante”, disse o diretor de Produtos Publicitários Claudio Paim, explicando que a política da emissora é recusar campanhas irregulares. “Nós temos a obrigação de zelar pelo nosso consumidor, pelo nosso usuário.”

O advogado Danilo Roque, do FAS Advogados, Enrico Benetti, da BFerraz, e Iron Brito, da AlmapBBDO, participaram da mesa “Inteligência Artificial: como usá-la para aumentar seus resultados”.

O encontro foi encerrado com uma discussão sobre ESG (Ambiental, Social e Governança) nas ações promocionais, apontando os desafios e as oportunidades, por Alexis Pagliarini, da Criativista ESG4, e Dilma Campos, da Nossa Praia. Sob a perspectiva da importância do ESG nas agências de promoções, os palestrantes refletiram sobre a necessidade de governança e da transparência nas práticas promocionais, bem como o impacto ambiental inerente a determinados processos, como a produção de plástico, emissão de carbono e a gestão de resíduos. O discurso salientou a urgência de políticas alinhadas aos princípios de ESG, a pressão social por práticas mais sustentáveis e a importância da responsabilidade corporativa. Por fim, ressaltaram o esforço para entender e implementar as práticas, reconhecendo a complexidade das cadeias de suprimentos e a necessidade de adotar ações mais éticas e socialmente responsáveis nas estratégias promocionais das agências.

Segundo Focaccia, seguramente este foi o maior evento do mercado de promoções. “Conseguimos trazer os mais de 20 anos de atuação do FAS neste mercado para o debate”, completa. Em 2024, ele menciona que o escritório continuará levando as melhores práticas desse setor para as empresas e agências.  “Parabenizo a Associação de Marketing Promocional e o FAS Advogados, pela organização do evento, e à ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) e ao Gexperience que apoiaram um evento de excelência e proporcionaram uma discussão importante para o Trade”, declarou a gerente comercial da Itabus, Juliana Scivoletto.

O conteúdo na íntegra estará disponível aos associados da Ampro, ABA e ABEMF, a partir de 27 de novembro.

Geral

“Nosso Mar, Nossos Jogos” Festival une Esporte, Cultura e Ação Ambiental na Praia de Itaipu no dia 10 de maio

Published

on

Conexão Circular Impacta Itaipu promove o festival “Nosso Mar, Nossos Jogos” no dia 10 de maio de 2025, das 7h às 14h, na Praia de Itaipu, em Niterói (RJ). O evento integra esporte, cultura e educação ambiental, convidando a comunidade a viver uma experiência transformadora em prol do meio ambiente.

A Praia de Itaipu, um dos paraísos naturais de Niterói, será palco de um evento que vai muito além da diversão. “Nosso Mar, Nossos Jogos” propõe minitorneios de canoa polinésia, futevôlei e beach tennis, além de mutirões ecológicos que unem esporte e cuidado ambiental, tudo com o objetivo de fortalecer as conexões comunitárias e preservar o ecossistema local.

“Infelizmente, esse cenário deslumbrante vem sendo ameaçado por resíduos deixados na areia e no mar, colocando em risco a vida marinha e a tradição pesqueira da região. Com o festival, queremos ir além da competição esportiva e da limpeza da praia: queremos fomentar a transformação, a reconexão com a natureza e a ação coletiva”, explica Lívia Fernandes, coordenadora do projeto, que acredita na força da comunidade para a construção de um futuro mais sustentável.

A grande inovação do evento é o conceito de competição colaborativa: aqui, quem ganha é a praia! Os participantes somam esforços para reduzir o lixo marinho, fortalecendo iniciativas como a Resex Maré Limpa e contribuindo para ações concretas como a compra de EPIs, instalação de lixeiras e placas educativas, além do investimento contínuo em educação ambiental em Itaipu.

A realização é da Conexão Circular, uma startup que promove projetos socioambientais e relações de consumo sustentáveis através da plataforma https://benfeitoria.com/projeto/conexao-circular-nosso-mar-nosso-jogo-1xip?ref=benfeitoria . Em 2024, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, a Conexão Circular já promoveu encontros com instituições locais para fortalecer redes de sustentabilidade em Itaipu.

O festival conta com o patrocínio da Secretaria das Culturas e da Viação Pendotiba, que disponibilizará um ônibus para o transporte dos inscritos até a praia. Também apoiam o evento o Shopping Multicenter Itaipu, que doou coletes e camisas UVs para os catadores, e o Sindpetrorj, que forneceu 12 novas lixeiras para a praia. Entre os parceiros, estão ainda a Rede Oceano Limpo, a Polén, a Aquafis Academia e a Conexão Talento.

O projeto ainda busca novos patrocinadores para ampliar a infraestrutura, garantir segurança aquática e promover atividades culturais que deixarão um legado duradouro para Itaipu.

Como participar:

O público pode apoiar o projeto participando dos torneios ou escolhendo uma modalidade de contribuição na plataforma Benfeitoria. Quem contribui, garante a vaga para competir e fazer a diferença!

SERVIÇO:

Festival “Nosso Mar, Nossos Jogos” – Conexão Circular Impacta Itaipu

Local: Praia de Itaipu, Niterói (RJ)

Data: 10 de maio de 2025

Horário: 7h às 14h

E-mail: conexaocularbr@gmail.com

Site: https://benfeitoria.com/projeto/conexao-circular-nosso-mar-nosso-jogo-1xip?ref=benfeitoria 

Classificação: Livre

Continue Reading

Geral

Parque aquático maranhense oferece entrada gratuita durante todo o mês de maio em homenagem ao Dia das Mães

Published

on

A promoção é válida para mães acompanhadas com filho pagante

Em celebração ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, o Valparaíso Adventure Park — um dos maiores parques aquáticos do Nordeste — preparou uma ação especial para homenagear todas as mães. De 8 a 25 de maio, mães acompanhadas de filhos pagantes (ingresso inteira) terão entrada gratuita, reforçando o compromisso do parque em proporcionar experiências inesquecíveis em família.

A promoção é válida exclusivamente para compras realizadas na bilheteria física do parque, até as 12h, mediante apresentação de um documento que comprove o parentesco. A iniciativa busca valorizar a conexão entre mães e filhos, em um ambiente cheio de diversão e aventura.

Com uma estrutura completa, o parque conta atualmente com 13 atrações que vão desde tirolesas, quadra de vôlei de areia e piscinas com ondas, até toboáguas e áreas infantis temáticas. Além da entrada gratuita, o parque oferecerá uma programação especial aos fins de semana, com atividades interativas para homenagear as mães.

Sobre o Valparaíso Adventure Park
O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, destacou-se por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa com 220 metros de percurso que passa sobre a reserva florestal e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.

Continue Reading

Geral

Com mais de 10 anos de mercado, Nina Rosa Esmalteria expande para o mercado de franquias

Published

on

Pioneiro no conceito de Nail Bar, empresa oferece serviços para mão, pé, cabelo, sobrancelha e tem modelo de negócio express.

Em mais de dez anos, a Nina Rosa Esmalteria foi uma das precursoras do conceito de Nail Bar em São Paulo. A proposta foi criar um ambiente de beleza que fosse acolhedor e atrativo ao público, de modo que se destacasse em meio a grande concorrência. Para isso, a estratégia desenvolvida visava suprir a necessidade de autocuidado entre mulheres que trabalham em grandes jornadas e não possuem tempo para uma rotina de beleza.

Inicialmente a empresa buscou o fortalecimento de marca através de clientes locais no Jardim Bonfiglioli, na zona oeste de São Paulo. Posteriormente, atingiu o público empresarial. No modelo de atendimento express, passou a transformar o horário de almoço dos clientes em um mini spa day. Entre os serviços oferecidos, estão: esmaltação, depilação, podologia, corte e coloração capilar, maquiagem e massagens. Com o êxito, inaugurou a segunda unidade própria no Morumbi em 2016 e a terceira em 2018 – essa, implementada dentro de um prédio comercial e primordial para a consolidação da rede.

Agora, a Nina Rosa Esmalteria abre mercado para investidores e franqueados. Com investimento inicial de R$70 mil e payback em até 18 meses, estima um faturamento médio de R$420 mil/ano e lucratividade em 17,56%, sendo funcional para operar em lojas de rua e shoppings.

Quem está à frente do empreendimento é o empresário Salomão Ascar, fundador e administrador da rede e as sócias Catarina Muller e Adriana Amorim, especialistas no mercado de beleza com ampla experiência. Unindo os conhecimentos operacionais aos executivos, a formatação de sócios é essencial no suporte e na cristalização da marca, garantindo um investimento sólido com alto potencial de faturamento acima de 1 milhão.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos2 dias ago

Influenciador Byel inspira seguidores com sua rotina de exercícios para um corpo saudável

Conhecido por seu impacto crescente nas redes sociais, especialmente em conteúdos voltados ao marketing e à influência digital, o criador...

Famosos3 dias ago

Influenciador Byel alcança audiência internacional com cenas cinematográficas e milhões de seguidores nas redes sociais

O influenciador digital brasileiro Gabriel de Sousa das Dores, 21 anos, conhecido como Byel, tem se destacado além das fronteiras...

Famosos3 dias ago

Do Meme ao Sucesso: Giovanna Forray, a Menina do Short Roxo que Faturou Alto com Conteúdo Exclusivo

Durante a pandemia, enquanto muitos brasileiros enfrentavam dificuldades econômicas e mudanças drásticas de rotina, Giovanna Forray vivia um dilema comum...

Famosos5 dias ago

Após casamento dos sonhos, Isis Valverde investe em protocolo exclusivo da JK Estética Avançada para curtir a lua de mel com corpo tonificado

Poucos dias após dizer “sim” em uma cerimônia deslumbrante, Isis Valverde foi vista circulando com o corpo ainda mais escultural....

Famosos6 dias ago

Programa Bate-Papo Prime recebe uma presença internacional especial: Darryl Vidal

Nesta terça-feira, dia 6, a partir das 21 horas, o programa Bate-Papo Prime recebe uma presença internacional especial: Darryl Vidal,...

Famosos6 dias ago

Maria de Fátima marcou presença na área exclusiva de Corona no Todo Mundo no Rio

Em ação viabilizada em parceria entre Ambev, Globo e as agências InPress, Droga5 e Africa, personagem de ‘Vale Tudo’, da...

Famosos2 semanas ago

Sensitiva Jéssica: “A Mística Dos Famosos”

Com anos de experiência e uma conexão única entre espiritualidade e intuição, Jéssica conquistou o respeito de artistas, influenciadores e...

Famosos2 semanas ago

Tília celebra 22 anos com mega festa temática e presença de famosos em São Paulo

Créditos: Henrique Fernandes Aniversário ocorreu na noite da última segunda-feira (28) e reuniu mais de 500 convidados entre eles Yasmin...

Famosos2 semanas ago

Comunicadora de Piracicaba Luciana Paula celebra seus 50 anos com elegância, fé e solidariedade em noite Black & White inesquecível

No último 23 de abril, a comunicadora Luciana Paula, uma das vozes mais marcantes do interior paulista, se emocionou em...

Famosos2 semanas ago

Ale Gaúcha muda o visual para ruivo cereja e estreia com ensaio de fotos quentes

Ale Gaúcha surpreendeu seus seguidores ao apostar em uma transformação poderosa: agora ela é oficialmente ruiva cereja! Sentindo-se mais confiante...

Famosos2 semanas ago

Pastor comenta hype do Legendários, que já teve Thiago Nigro, pai de Neymar e Eliezer

Idealizador do Machonaria, Anderson Silva falou sobre as polêmicas do movimento Casado e pai de quatro meninos, o pastor Anderson...

Famosos3 semanas ago

Transformando Desejo em Liberdade: Entenda como Fetiche transformou a Vida da Daiane em entrevista exclusiva

Como um fetiche se transformou em projeto de vida. Tudo começou com uma simples pergunta: “Qual é o teu fetiche?”....

Famosos3 semanas ago

MC Guimê e MC Leozinho ZS lançam “Cara Fechada”, single com clipe oficial pela Sonar Music

MC Guimê, um dos principais nomes do funk nacional e internacional, se une a MC Leozinho ZS, destaque da nova...

Famosos3 semanas ago

Ana Paula Minerato e KT Gomez estarão no mesmo evento esportivo após polêmica

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu, marcado para o dia 26 de abril, será o cenário do primeiro reencontro entre a...

Famosos3 semanas ago

Mc Pantera tem vaga garantida no reality New faces em São Paulo

Mc Pantera é uma influenciadora digital que está prestes a participar do reality show New Face Brasil, que acontecerá em...

Famosos3 semanas ago

Wam Baster Cotado para Participação no BBB 2025: O Eletrofunk Ganha Espaço na TV Globo

O eletrofunk, um dos gêneros musicais mais vibrantes e inovadores do Brasil, está conquistando novos territórios, e agora chega à...

Famosos3 semanas ago

BBB 2025: O Eletrofunk Ganha Espaço na TV Globo com Wam Baster

Consolidando sua posição como um dos nomes mais relevantes do gênero musical O eletrofunk está conquistando espaços cada vez maiores,...

Famosos3 semanas ago

Atriz e cantora, Júlia Neri promete encantar no filme Ritmo de Férias, ao lado dos irmãos Scribel

No musical Ritmo de Férias, novo filme dos talentosos Irmãos Scribel, a atriz e cantora, Júlia Neri interpreta Bia Campos...

Famosos3 semanas ago

Gabriel Brito: o criador de conteúdo cadeirante que está se destacando nas redes sociais

Gabriel Brito, o criador de conteúdo cadeirante que comanda o projeto “Olhar Sob Rodas”, é uma figura que vem revolucionando...

Famosos4 semanas ago

BBB 2025: Pedro Gemim e Wam Baster Levam o Eletrofunk à TV Globo

O Impacto de Wam Baster: Um Pioneiro Levando o Eletrofunk a Novos Públicos O eletrofunk está oficialmente invadindo a TV...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.