Connect with us

Business

Valorização das mulheres: como a interseccionalidade impacta nos avanços dessa pauta e trava a inclusão efetiva de mulheres no mercado de trabalho

Published

on

Censos de Diversidade produzidos por Liliane Rocha, CEO e Fundadora da Gestão Kairós, comprovam que ainda há muito o que melhorar para que o tema da igualdade de gênero esteja equacionado no Brasil

A inclusão de mulheres no mercado de trabalho ainda demanda muita atenção, principalmente quando analisada a partir da interseccionalidade feminina. Neste mês, em que celebramos a luta histórica das mulheres por igualdade de gênero, a especialista Liliane Rocha, CEO e Fundadora da Gestão Kairós, consultoria de Sustentabilidade e Diversidade e Conselheira Deliberativa do Instituto Tomie Ohtake, chama a atenção para um equívoco que tem se perpetuado: o entendimento de que a questão feminina está equacionada. “Quando falamos sobre o direito das mulheres, muitos entendem que este tema já foi resolvido dentro das empresas, pois focam exclusivamente no percentual de mulheres em cargos de base, desconsiderando o quanto seguem extremamente sub-representadas na liderança, sobretudo no nível gerente e acima, e deixam de observar que a representatividade presente, muitas vezes é quase que exclusivamente de  mulheres brancas, heterocisnormativas e sem deficiência. Deixando de fora mulheres negras, LGBTQPIAN+, com deficiência, periféricas, entre outros”.

O estudo Diversidade, Representatividade e Percepção – Censo Multissetorial da Gestão Kairós 2022 traz dados interseccionais que comprovam a necessidade de ampliação da consciência de que, quando se trata de mulheres, existem diversos recortes a serem considerados antes de propagar que há avanços significativos na temática, principalmente no mercado de trabalho. Entre os mais de 26 mil respondentes do estudo, no quadro funcional das empresas, são 32% de mulheres. Porém, quando recortamos os dados, 88% são mulheres brancas, 9% são mulheres negras (sendo 7% pardas e 2% pretas), ou seja, número quase 10 vezes menor em termos de representatividade, seguidas por 2% de mulheres amarelas e 0,2% de mulheres indígenas.

Já quando analisada a questão da diversidade sexual, os dados mostram que no quadro funcional, 97,4% das mulheres são heterossexuais, 1,5% são lésbicas e 1,1% são bissexuais. Ao todo, 99,7% são cisgêneras e apenas 0,3% transgênera. No que se refere à deficiência, 99,6% das mulheres não têm deficiência e 0,8% são mulheres com deficiência. Em relação à idade, apenas 7,6% têm 40 anos ou mais e somente 1,4% têm 50 anos ou mais.

Ainda de acordo com esse estudo, os números caem drasticamente quando se trata dos cargos de liderança (gerente e acima): 25% são mulheres, 3% mulheres negras (2% pardas e 1% pretas). “É possível observar que, quanto mais marcadores identitários, menor é a representatividade dentro das estruturas. Na média da Gestão Kairós, que aponta 25% de mulheres e 75% de homens, o número de mulheres negras é cerca de 7 vezes menor que o número de mulheres brancas, com o percentual de mulheres pardas sendo o dobro de mulheres pretas”, explica Liliane Rocha.

Em termos de diversidade sexual na liderança das empresas, lésbicas são 0,8% e bissexuais 1,1%. “Outro fato que devemos atentar é que quanto maior o nível hierárquico dentro das estruturas, maior é a tendência da autodeclaração como heterossexual. Uma hipótese é de que esse público, em particular, se sinta menos confortável em autodeclarar sua orientação sexual. Portanto se houver mulheres LGBTs elas não se declaram”, acredita a especialista. Ainda olhando para os dados de liderança, mulheres com 40 anos ou mais são 11,4% e com 50 anos ou mais 2,4%. “Em uma sociedade que vive a inversão da pirâmide etária, na qual a expectativa de vida é de pelo menos 76 anos, vemos que a representatividade de mulheres com a partir de 50 anos é cerca de 4,7 vezes menor em relação às mulheres com entre 40 e 49 anos. Isto é estruturalmente muito grave.”, reforça Liliane Rocha.

Já o estudo Publicidade Inclusiva – Censo de Diversidade das Agências Brasileiras 2023, produzido pela Gestão Kairós em parceria com o ODP (Observatório da Diversidade na Propaganda) e realizado com 24 agências de publicidade, representando cerca de 6300 respondentes, no quadro funcional (330 funcionários), 57% são mulheres e 21% são mulheres negras. Já na liderança das agências, entre os 105 líderes (gerente e acima), 49,8% são mulheres e 4,6% são mulheres negras. Desse contingente, entre os 13 CEOs e Presidentes de agências, apenas 1 é mulher – importante reforçar que na ocasião em que o estudo foi feito não havia nenhuma mulher negra nesses cargos.

“Precisamos repensar a posição da mulher sob os aspectos de gênero, raça, sexualidade, idade etc. o que me remete a um conceito importante introduzido por Simone de Beauvoir, que nos revela a mulher como sendo sempre vista como o ‘outro’, a partir da perspectiva do homem, e jamais como a si mesma. Concordo totalmente com o conceito, e, enquanto mulher negra peço licença à autora para acrescentar que a mulher negra é o ‘outro’ não só na perspectiva do homem, como também da mulher branca, que ainda insiste em nos enxergar como uma unidade. Se continuarmos com essa universalização do que é ser mulher, partindo sempre da representação da mulher branca, deixamos claro que, mesmo na tentativa de tratar o tema de diversidade de forma consciente e inclusiva, como sociedade seguimos falhando, excluindo e marginalizando as mulheres”, finaliza Liliane Rocha.

Sobre Liliane Rocha

Fundadora e CEO da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade. Executiva com 19 anos de carreira em grandes empresas nacionais e multinacionais.

Conselheira Deliberativa do Instituto Tomie Ohtake, Conselheira Consultiva de Diversidade da Ambev (2020 – atual), do Conselho do Futuro do IBGC (2022-2023), Impacto – CEOs Legacy Fundação Dom Cabral (2018-2022), Novelis do Brasil (2021-2022) e Moove (2022).

Docente na Pós-Graduação na FIA/USP, Professora Influenciadora na Pós-PUCPR. Mestre em Políticas Públicas e MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade pela FGV. Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Relações Públicas pela Cásper Líbero.

Reconhecida como Linkedin Top Voice em 2023 e como uma das 50 Mulheres de Impacto América Latina 2022 pela Bloomberg Línea, e por quatro vezes como uma das 101 Lideranças Globais e mais Proeminentes de Diversidade e Inclusão pelo World HRD Congress. Colunista da Época Negócios, da VOGUE e do InvestNews, na coluna ESG News com Liliane Rocha.

Autora do livro “Como ser uma Liderança Inclusiva”, e Detentora Oficial no Brasil do termo e conceito Diversitywashing – Lavagem da Diversidade – desde 2016, devidamente registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial sob nº 914651994.

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Business

Do Lado da Comunicação lança serviço inovador de Releases Avulsos por R$450

Published

on

A Do Lado da Comunicação apresentou na última semana o seu mais recente serviço de assessoria de imprensa: os Releases Avulsos. Por apenas R$450, empresas e profissionais autônomos podem agora contar com uma distribuição nacional completa para suas notícias, assegurando destaque e visibilidade em todo o Brasil.

Segundo a diretora de comunicação, “Nossa missão é tornar a comunicação acessível e eficaz para todos. Com os Releases Avulsos, oferecemos uma maneira prática e econômica para ampliar o alcance das mensagens importantes de nossos clientes”, comenta Nayara.

O serviço inclui:

Disparo Automático para Mais de 100 Sites: O release é distribuído automaticamente para uma ampla rede de mais de 100 sites, incluindo portais de notícias, blogs e plataformas online relevantes para o setor específico do cliente.

Otimização para Destaque na Busca Orgânica: Os releases são cuidadosamente otimizados para melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca, garantindo que a notícia alcance um público mais amplo e engajado.

Relatório Completo de Distribuição: Após o envio do release, os clientes recebem um relatório detalhado que acompanha o desempenho e a cobertura obtida pela notícia.

Este serviço exclusivo é válido para uma distribuição nacional de um release. É a solução ideal para empresas, startups, organizações sem fins lucrativos e profissionais autônomos que buscam ampliar sua presença na mídia de forma eficaz. Não perca a chance de impulsionar sua visibilidade. Entre em contato com a Do Lado da Comunicação ainda hoje para agendar a distribuição do seu release por apenas R$450.

Serviço
Site: https://www.doladodacomunicacao.com.br
E-mail: doladodacomunicacao@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/doladodacomunicacao?igsh=MXVqcjV4NG8yZmhjZQ==

Continue Reading

Business

Innoveway e Wemkt Firmam Parceria para Potencializar o Mercado de Suplementação Vitamínica

Published

on

Innoveway, empresa de suplementos vitamínicos de alta qualidade, focada em promover saúde e bem-estar, e a Wemkt360, agência de marketing digital especializada em planejamento estratégico e marketing de influência, têm o prazer de anunciar uma parceria que promete revolucionar o mercado de suplementação vitamínica por meio do trabalho com influenciadores digitais.

Este setor tem vivido um crescimento notável, à medida que as pessoas buscam maneiras de melhorar sua saúde e qualidade de vida. Nesse contexto, a importância dos influenciadores digitais se destaca, pois agregam valor ao compartilharem suas experiências pessoais com os produtos, gerando confiança e credibilidade entre os consumidores.

A parceria entre as empresas visa ampliar a presença digital da marca Innoveway, utilizando o poder do marketing de influência para alcançar um público mais amplo e engajado. Combinando a qualidade dos produtos da marca com a expertise da Wemkt em identificar e colaborar com influenciadores que compartilham os valores da marca, a parceria promete oferecer conteúdo relevante e autêntico para os consumidores em todo o Brasil.

Marketing de influência é hoje uma realidade importante para toda e qualquer marca que deseja se destacar no universo digital. Um dos aspectos mais importantes ao incorporá-la na estratégia de marketing, gira em torno das provas sociais que os creators podem gerar, seja por meio de depoimentos ou ao mostrarem transformações reais, através de antes e depois.

Para uma das sócias da Innoveway Priscila Vitorino: “Ter influenciadores digitais atrelados a nossa marca, é uma estratégia robusta quando falamos de provas sociais, queremos pessoas reais usando o produto, trazendo feedbacks verdadeiros e principalmente agregando valor em suas rotinas de cuidados. Tudo que fazemos é de forma humanizada e verídica, vendemos o que acreditamos e principalmente o que pode transformar positivamente toda a rotina de cuidados dos consumidores.”

Essas demonstrações tangíveis exercem um impacto significativo nas decisões de compra do público. Vale ressaltar a importância dos microinfluenciadores neste contexto. Com uma conexão mais íntima com seus seguidores, eles se destacam como fontes confiáveis de recomendações. Sua habilidade em transmitir mensagens autênticas e personalizadas os torna fundamentais na estratégia como um todo.

Iasmim Marques e Carolina Carvalho, sócias da Wemkt360 enfatizam: “O marketing de influência é vital nos dias de hoje para marcas como a Innoveway. Combinando sua excelência em saúde e bem-estar com nossa habilidade em selecionar os influenciadores ideais, estamos não só promovendo seus produtos, mas também construindo laços com os consumidores.”

A parceria entre ambas as empresas de fato promete ser uma verdadeira transformação no mercado de suplementação vitamínica, impulsionando o crescimento e o sucesso mútuo.

Sobre a Innoveway

Innoveway é uma empresa que atua há quatro anos no fornecimento de suplementos vitamínicos de alta qualidade, dedicada a promover a saúde e o bem-estar dos consumidores. Com uma ampla gama de produtos desenvolvidos com os mais altos padrões de qualidade, a Innoveway é reconhecida por sua excelência e compromisso com a saúde de seus clientes. É reconhecida por trabalhar constantemente para garantir que cada produto seja meticulosamente elaborado, respaldado por evidências científicas e ofereça os melhores resultados possíveis.

Sobre a Wemkt360

Wemkt360 é uma agência de marketing digital especializada em estratégias inovadoras para marcas que buscam se destacar no mercado. Com uma equipe experiente e apaixonada por marketing digital, a WeMKT oferece soluções personalizadas que ajudam as marcas a alcançarem seus objetivos de negócio e a se conectarem de forma autêntica com seu público-alvo. Seu core business propõe ser mais que uma agência tradicional e sim um braço estratégico das organizações que atende, tendo dois grandes produtos em sua cartela: o marketing de influência para organizações de qualquer porte, e o marketing digital em formato 360º para pequenos e médios empreendedores.

Saiba mais:
INNOVEWAY: https://www.instagram.com/innoveway/

WeMKT360: https://www.instagram.com/wemkt360/

Contato WeMKT360: 
Iasmim Marques – (11) 99362-9002 – iasmim.marques@wemkt360.com

Carolina Carvalho -(11) 99319-3186 – carolina.carvalho@wemkt360.com

Continue Reading

Business

Espaço de vida Saudável FitFood Nutrition Chácara Santo Antonio e Agência WEMKT360: Uma Parceria Pela Saúde e Bem-Estar na Zona Sul Paulista

Published

on

Recentemente, o espaço de vida saudável FitFood Nutrition Chácara Santo Antônio abriu suas portas no bairro, trazendo consigo uma proposta de alimentos altamente nutritivos e práticos para consumo para os tradicionais bairros da zona sul do estado paulista. O estabelecimento tornou-se o ponto de encontro ideal para aqueles que buscam iniciar o dia com uma alimentação balanceada, nutritiva e saudável, seja no café da manhã, pré-treino energético, um almoço fitness saboroso e com poucas calorias, snack da tarde, uma rápida recuperação pós-treino, ou um coworking estratégico para aquela reunião presencial com o time.

“Nós temos como missão estender os benefícios de uma vida saudável a cada indivíduo, seja através de uma uma alimentação altamente nutritiva ou rendimento com nossos produtos para esportes e alimentação saudável diária que agregue valor à vida de nossos clientes. Por isso, estamos entusiasmados em unir forças com a agência de marketing digital e influência, WEMKT360, para transmitir essa mensagem de forma estratégica, impactando positivamente a vida de cada um de nossos clientes”, afirmam os fundadores Maurício e Monica.

Para a WEMKT360, o desafio vai além de simplesmente divulgar o projeto pela região. Trata-se de assegurar que os clientes compreendam os serviços oferecidos e se unam a uma marca comprometida com a saúde do consumidor. Além disso, a agência planeja colaborar com grupos de interesse e influenciadores regionais.

As sócias diretoras Carolina Carvalho e Iasmim Marques da WEMKT360 estão determinadas a ampliar essa iniciativa de sucesso: “Entre o trabalho faremos uma conexão com pessoas reais com a marca, através de histórias inspiradoras compartilhadas nas redes sociais. Queremos mostrar que a alimentação saudável pode ser não apenas benéfica, mas também deliciosa e acessível”.

O trabalho conjunto entre FitFood Nutrition e agência WEMKT360 terá início neste mês de maio, com foco variadas frentes, incluindo redes sociais, marketing de influência, atendimento ao cliente e eventos. Esta promissora parceria certamente merece ser acompanhada de perto, prometendo transformar o cenário da saúde e do bem-estar na região.

FITFOOD NUTRITION
Horário de funcionamento: 8h às 16h de segunda à sexta
Endereço: Rua Ricardo Lunardelli, 28 – Chácara Santo Antônio (Zona Sul), São Paulo – SP
Delivery: 11 99143-2787 – Entrega rápida em até 5k

Está precisando de uma agência de Marketing? Conheça a WeMKT360

agência WeMKT360 possui expertise nas áreas de marketing, criação de estratégias e ações com influenciadores digitais. Seu core business propõe ser mais que uma agência tradicional e sim um braço estratégico das organizações que atende, tendo dois grandes produtos em sua cartela: o marketing de influência para organizações de qualquer porte, e o marketing digital em formato 360º para pequenos e médios empreendedores.

Contato WeMKT360:

Carolina Carvalho – (11) 99319-3186 – carolina.carvalho@wemkt360.com
Iasmim Marques – (11) 99362-9002 – iasmim.marques@wemkt360.com

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos2 dias ago

Da Riqueza à Simplicidade: Os Empresário e Cantor Fabricio e Leonardo Compartilham Momento Divertido Sem Gasolina

Veja aqui: https://www.instagram.com/reel/B7gHudcFdXH/ O incidente envolvendo o empresário e cantor Fabricio e o renomado cantor Leonardo, onde a falta de...

Famosos3 dias ago

Leozito, influenciador gospel, é destaque na web com memes e piadas sobre o evangelho

Leo Souza vem conquistando os internautas desde o Orkut e o Snapchat e reúne mais de 1 milhão de seguidores...

Famosos3 dias ago

Conheça a história Priscilla B. Repórter que ficou conhecida no Canadá

Priscilla B., natural de Campo Mourão, nascida em 26 de maio de 1981, conhecida popularmente como Pricy Barros, é uma...

Famosos3 dias ago

Telefunksoul comemora sucesso da primeira temporada da “Quinta sem Salto” em São Paulo

O artista baiano se prepara agora para mais duas temporadas (maio e junho) do evento em terras paulistanas Casa cheia,...

Famosos4 dias ago

Zezé Di Camargo estará no stand da Milagro Agro Brasil na Agrishow

A famosa feira do agronegócio acontece de 29 de abril à 03 de maio em Ribeirão Preto no estado de...

Famosos5 dias ago

Empresária Andréia de Andrade compete no reality “A Grande Conquista” em busca de prêmio milionário

Experiência no mundo artístico e passagem pelo “Power Couple” marcam trajetória da competidora Na busca por uma vaga na segunda...

Famosos5 dias ago

Entre intrigas e segredos: a imersão de Cristhian Fernandes em Domus

O renomado ator Cristhian Fernandes encontra-se imerso em mais um desafiador projeto da televisão: a série piloto Domus, sediada na...

Famosos5 dias ago

Thiago Arancam será a atração da edição do Jantar do Bem 2024

Evento lança campanha de doações para o Hospital Martagão Gesteira O tenor brasileiro Thiago Arancam será a atração do Jantar...

Famosos6 dias ago

Especialista em desenvolvimento pessoal e emocional tem transformado a vida das pessoas através de suas técnicas e ensinamentos: Sara Colin

Ao longo da vida, incontáveis crises pessoais e profissionais minam a nossa autoconfiança. Parar esse ciclo significa sair da estagnação...

Famosos1 semana ago

Da Riqueza à Simplicidade: Os Empresário e Cantor Fabricio e Leonardo Compartilham Momento Divertido Sem Gasolina

Veja aqui: https://www.instagram.com/reel/B7gHudcFdXH/ O incidente envolvendo o empresário e cantor Fabricio e o renomado cantor Leonardo, onde a falta de...

Famosos1 semana ago

Exclusivo!! Da Internet aos Palcos da Geek Goku Mineiro se Destaca na Internet

Johnnathan Silva, conhecido pelo apelido de ‘Goku Mineiro’, consolidou-se como uma figura proeminente nas redes sociais ao alcançar uma marca...

Família Zoreia - Crédito da Foto: Divulgação Família Zoreia - Crédito da Foto: Divulgação
Famosos1 semana ago

Criado por José Renato, apresentamos a Família Zoreia, resgatando o espírito de Mazzaropi de forma contemporânea

José Renato Castro, mais conhecido como o Rosa da dupla Rosa e Rosinha, é o idealizador e responsável pelo projeto,...

Famosos2 semanas ago

A Grande Conquista: Michelle Heiden, Miss São Paulo, entra na disputa pelo grande prêmio

O mundo dos reality shows ganha uma nova protagonista com a entrada de Michelle Heiden, Miss São Paulo, no aguardado...

Famosos2 semanas ago

Primeira Dama Regina Nunes prestigia encontro +QV de Mulheres da Igreja Renascer em Cristo em São Paulo

No último sábado, a primeira dama da cidade de São Paulo, Regina Nunes, marcou presença no emocionante encontro de mulheres...

Famosos2 semanas ago

Rafa Brites esbanja simpatia em desfile de moda em São Paulo

Evento aconteceu nesta terça-feira (23) durante a 39ª edição da Feira Ópera A apresentadora, influencer e empresários, Rafa Brites, deu...

Famosos2 semanas ago

“A Grande Conquista 2”: conheça Michelle Heiden, um dos grandes destaque da edição

Natural da cidade de Tubarão (SC), Michelle Heiden foi escolhida como a Miss ECO São Paulo em 2023. Além disso...

Famosos2 semanas ago

“A Grande Conquista 2”: conheça Brunna Bernardy, um dos grandes destaque da edição

Como cantora solo sertanejo Brunna Bernardy realiza shows pelo Brasil, e tem se destacado no cenário internacional por suas últimas...

Famosos2 semanas ago

“A Grande Conquista 2”: conheça Heitor Ximenes, um dos grandes destaque da edição

O digital influencer Heitor Ximenes celebra o ano de 2024 repleto de conquistas e diversos projetos a serem concretizados, um...

Famosos2 semanas ago

Goku Mineiro, Conquista Mais de Meio Milhão de Seguidores e Recebe Reconhecimento do Dublador de Goku

Johnnathan Silva, conhecido pelo apelido de Goku Mineiro, alcançou uma impressionante marca de mais de meio milhão de seguidores nas...

Famosos2 semanas ago

Empreendedor de Lava Jato de Itaituba, Pará, Conquista a internet e vira Sucesso Nacional

Lucasfeleol, conhecido como o “Rei da Lavagem”, estabeleceu-se como um empreendedor de destaque na cidade de Itaituba, Pará, aos 29...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.