Evento é oportunidade de potencializar negócios para pequenos e médios produtores do ramo de moda
A 11ª edição da Feira Brasil Vitrinni já tem data marcada. A feira de moda começará na próxima terça-feira (03) e segue até domingo (08), das 13h às 20h. Desta vez, o evento será no Espaço CECBA, localizado no Costa Azul. Das 13hs às 15hs, o acesso para a Feira Brasil Vitrinni será gratuito e, após esse horário, custará R$ 10,00 (ingressos à venda na bilheteria do local), via Pix ou em espécie. São esperadas cerca de 20 mil pessoas nos seis dias de feira. A proposta é atrair os setores varejista e atacadista, segundo a organização. “Nosso objetivo é trazer para Salvador a tendência da moda dos principais polos do Brasil, proporcionar ao consumidor final e atacadista local acesso direto aos fabricantes. Nesta edição, estaremos abrindo a temporada de coleção Primavera/Verão, trazendo os lançamentos em primeira mão”, explica Geisa Santana, idealizadora do evento. A Brasil Vitrinni conta com as novidades dos principais polos de moda praia, feminina, masculina e infantil, a preço de fábrica. Também terá bijuterias, semi joias, bolsas, calçados, produtos veganos, entre outros itens do segmento – distribuídos em, aproximadamente, 500m². A feira terá núcleos expressivos com 50 expositores nacionais e locais – com destaque para Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro – durante todos os seis dias da Brasil Vitrinni. O investimento para realização da 10ª edição foi em torno de R$ 150.000,00, o mesmo valor do aporte feito agora em 2024. A ideia é que a iniciativa ocorra duas vezes ao ano, uma a cada semestre. “Sou uma apaixonada pelo empreendedorismo e por produção de feiras de todos os portes. Uni minhas duas paixões para movimentar o mercado regional. Dessa forma, trabalho com o que mais amo, ajudando o setor que está muito prejudicado após a pandemia, período em que tive que interromper o ciclo contínuo da feira e só pude retornar com segurança em 2023”, esclarece Geisa.
Mercado da indústria têxtil na Bahia
Segundo a pesquisa da IncoFios e dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o segundo semestre de 2024 foi um período promissor para o setor brasileiro, impulsionado por um conjunto de fatores que podem alavancar o crescimento do segmento. O panorama econômico tem mostrado sinais de estabilização e as tendências de consumo continuam evoluindo com práticas sustentáveis e de inovação tecnológica. O primeiro semestre de 2024 sinalizou uma leve recuperação econômica, com a inflação controlada e uma modesta melhora nos índices de emprego. A confiança do consumidor em ascensão simboliza um fator positivo para o crescimento das vendas, de acordo com o estudo. O índice de confiabilidade do empresariado das indústrias têxtil e de confecção também apresentou um aumento significativo no primeiro semestre de 2024, em comparação com o segundo semestre de 2023. Esse aumento traz uma perspectiva otimista para o segundo semestre de 2024. Entre janeiro e abril de 2024, a produção têxtil registrou um aumento de 2,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, sinalizando uma recuperação contínua. A expansão através do e-commerce e de exportações podem impulsionar o ramo, garantindo um desenvolvimento pujante, de acordo com a ABIT.
Empregabilidade
Em Salvador, mais especificamente, no bairro do Uruguai, está instalado o polo fabril do Condomínio Bahia Têxtil. Ele é responsável pela produção anual de quatro milhões de peças do segmento de vestuário. O espaço tem 24 empresas instaladas em um perímetro de 20 mil m², ou seja, um local que equivale a dois campos de futebol. Segundo levantamento recente do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest), esse polo gera 800 empregos diretos e cerca de quatro mil postos de trabalho indiretos, movimentando R$180 milhões por ano na economia baiana. Os números podem ser positivos, mas o sindicato deseja que o setor seja ampliado no Estado para competir com pé de igualdade no cenário nacional, inclusive com a expansão da realização e feiras como a Brasil Vitrinni. De acordo com a última edição da Pesquisa Industrial Anual de Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datada de 2021, a indústria têxtil foi responsável por 2,1% da renda gerada pelo setor industrial da Bahia, gerando R$1,5 milhão, ao passo que o ramo industrial, no geral, obteve teve renda líquida de R$75,6 milhões. Ou seja, o crescimento do setor ainda é considerado pelos empresários, produtores e especialistas baianos como tímido diante da potencial do ramo e das suas vertentes, a exemplo das feiras e dos eventos de moda, que podem alavancar a economia da Bahia.
Indústria da moda e reforma tributária
Especialistas afirmam que, em 2024, a melhora de desempenho do setor de moda – leia-se indústria têxtil – tem dependido diretamente da isonomia tributária com as plataformas internacionais de e-commerce. Essa foi uma reivindicação do setor nacional, com destaque para associações regionais, e com o lançamento em agosto deste ano do programa Remessa Conforme, o cenário relativo à cobrança de imposto obteve um certo respiro, pois os tributos sobre as importações passaram a ser cobrados antes da chegada da mercadoria ao consumidor. Isso porque, para que se entenda melhor, o programa dificultou a sonegação, que se ocorria pelo fato de os impostos só serem cobrados após a entrada das mercadorias no Brasil e, com isso, a Receita Federal não tinha conhecido prévio sobre as encomendas. Por outro lado, mercadorias menores, em sites estrangeiros, com limite de US$ 50, ficaram isentas do imposto federal. Dessa forma, o combate à sonegação repercute positivamente nos ganhos dos polos fabris de todo o país, principalmente da Bahia, e também dos médios e pequenos dos produtores de vestuários, calçados, produtos de moda em geral tanto artesanais, quanto em pequena ou larga escala industrial.
Serviço
O quê: 11ª edição da Feira Brasil Vitrinni Quando: De terça-feira (5) a domingo (8), das 13 às 20h Onde: CECBA – Rua Dr. Augusto Lopes Ponte, n°262, Costa Azul. Quanto: Das 13hs às 15hs, a entrada é gratuita e, após este horário, o acesso é pago e custa R$ 10,00 (ingressos à venda na bilheteria do local), via Pix ou em espécie. Mais informações: (71) 99126-0962
Sugestão de entrevistas Com a idealizadora da Feira Brasil Vitrinni, Geisa Santana e alguns dos 60 expositores baianos e de outras regiões do Brasil sobre a importância do evento para a economia local e alavancagem de seus negócios e como essa iniciativa pode ser mola propulsora para desenvolvimento de suas empresas familiares de itens moda, afetadas nos últimos anos pela pandemia com perdas financeiras incalculáveis.
Sobre a idealizadora Geisa Santana
A baiana Geisa Santana organiza feiras há 20 anos. Sempre atuou no ramo de Marketing e Propaganda, organizando grandes eventos. A primeira edição da Feira Brasil Vitrinni aconteceu em 2015, em Salvador, no hotel Fiesta, com duas edições ao ano. A última edição foi em outubro de 2023.
Medida amplia benefício para 8 anos e é válida para todos os produtos comercializados no Brasil a partir deste mês
(11/09/2024) – A BYD, greentech reconhecida mundialmente por produtos focados na mobilidade elétrica e soluções de energia, anuncia mais uma grande novidade no mercado brasileiro: a ampliação do prazo de garantia de sua linha de empilhadeiras elétricas comercializadas no Brasil para 8 anos. A medida, válida para todos os produtos comercializados a partir deste mês (setembro), reflete o compromisso da empresa com a qualidade e a inovação no setor de logística e automação industrial, e também garante mais segurança e confiabilidade a clientes no país.
Empilhadeira elétrica BYD ECB 20: recarga total em até duas horas
Com mais de 20 modelos oferecidos no Brasil, a BYD é a única marca do mercado a oferecer baterias de fosfato de ferro-lítio a toda sua linha de empilhadeiras. Sinônimo de inovação e segurança, as baterias oferecem uma combinação de durabilidade, eficiência e sustentabilidade, garantindo operação contínua com recargas rápidas, sem impacto ambiental e praticamente livre de manutenção. A linha de empilhadeiras da BYD atende com sucesso diversos setores. Representam a escolha ideal em aplicações que envolvam movimentação de cargas pesadas, com facilidade e agilidade.
Além de modernas e eficientes, a linha de de empilhadeiras BYD tem como uma das principais vantagens a capacidade de operar em ambientes internos, sem emitir gases ou ruídos nocivos. Essa característica benéfica e sustentável e vem ao encontro das empresas que necessitam de um controle rigoroso da qualidade do ar, ventilação e poluição sonora no estoque e manuseio de seus produtos. A BYD investe no setor de logística interna com o desenvolvimento da tecnologia que leva em seu desenvolvimento três fatores primordiais em consideração: utilizar baterias de longa duração, buscar economia de energia e proteger o meio ambiente.
As empilhadeiras da BYD podem operar em ambientes internos, sem emitir gases ou ruídos nocivos
As empilhadeiras 100% elétricas BYD garantem autonomia para três turnos, com recargas parciais (sem efeito memória) e total em até duas horas, e superam com grande vantagem as oito horas de espera da tradicional de chumbo-ácido. O uso de uma única bateria e o seu carregamento rápido reduzem significativamente ainda os custos operacionais e aumentam a produtividade da operação.
“As soluções logísticas da BYD trazem grande benefício não só na redução de custos em frotas. Nossas soluções revolucionaram o conceito de equipamentos de logística 100% elétricos. Atualmente temos mais de dois mil equipamentos em atuação, o maior parque de empilhadeiras elétricas com baterias de lítio do País. Nossa linha de produtos de qualidade, grande robustez e alta eficiência, representa uma garantia a mais para impulsionar a logística verde do mercado brasileiro”, finaliza Everson Penteado, gerente comercial de empilhadeiras BYD no Brasil.
Sobre a BYD Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
Nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, em São Paulo, a Master Sales Academy promete revolucionar o treinamento em vendas. Organizado pela Insider Training e pelo Grupo Mola, o evento traz dois dias de imersão com 16 horas de conteúdo focado em líderes de vendas e CEOs. Especialistas renomados, como Helio Azevedo, sócio e CEO da Insider Training , sócio da Futurum TGP e ex-mentor do G4 Educação, e Gustavo Malavota, empresário, co-fundador do Grupo Mola e fundador do Instituto Vendas, reconhecido como influente palestrante e treinador comercial, apresentarão o método DREG, uma metodologia comprovada para transformar times comerciais em equipes de alta performance. A promessa é clara: aumentar a previsibilidade e a performance das vendas, proporcionando resultados mensuráveis e duradouros.
Segundo os especialistas, a metodologia DREG é projetada para transformar a equipe de vendas em uma máquina de alta performance. “Desde a aplicação de neurociência nas vendas até a construção de uma estratégia sólida e a capacitação contínua, o DREG oferece todas as ferramentas necessárias para você liderar o mercado. Nosso foco é recrutar, educar e gerenciar com precisão, criando uma cultura de meritocracia e resultados consistentes”, explica Azevedo, um dos idealizadores da imersão.
De acordo com o levantamento realizado pelo Grupo Mola, 71% das empresas não alcançaram suas metas de vendas no ano passado devido a desafios operacionais na área comercial. No entanto, a pesquisa aponta que quando a área comercial está bem estruturada, as chances de atingir as metas aumentam para 67%. O Grupo, que já trabalhou com 2.300 empresas e treinou mais de 100 mil vendedores, identificou que 100% dos departamentos comerciais enfrentam desafios significativos, que incluem falta de previsibilidade em vendas, qualificação insuficiente de leads, e falta de controle sobre as vendas.
Pensando nisso, para enfrentar esses desafios, a imersão é direcionada para CEOs, fundadores e profissionais de vendas de empresas. Malavota diz que a Master Sales Academy é fundamental para quem deseja elevar o departamento comercial da própria empresa a um próximo nível. “Estamos cansados de estratégias ineficazes e buscamos oferecer ferramentas que realmente potencializam as vendas e destacam sua empresa em um mercado competitivo. Além disso, nossa comunidade oferece suporte contínuo e aprendizado, garantindo que os métodos aprendidos gerem impacto real e mensurável nos resultados”, conclui.
Além das presenças de Azevedo e Malavota, o encontro contará com Gustavo Mota, CEO do Grupo Mola, mentor do MIT e da Endeavor, que já ajudou centenas de empreendedores a aumentar seus lucros. E, ainda, receberá Flávio Palestino, que tem um histórico destacado como Sales Manager na Google e como Country Manager na SoftwareONE Brasil, onde foi responsável por impulsionar o crescimento dos negócios com sua visão inovadora e experiência abrangente. Ele é formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário UNA / MG, Flávio também é pós-graduado em Projetos pela George Washington University e em Business Management pela Fundação Dom Cabral.
Os participantes terão acesso ao Insider Club por 12 meses, que oferece aulas e mentorias semanais on-line, além de um livro autografado sobre arquitetura de vendas de alta performance. Também está incluso um ingresso para o Brazil Sales Summit em março de 2025.
Segundo Gustavo Mota, “este evento é uma oportunidade imperdível para líderes que desejam alavancar suas vendas e superar os desafios do mercado. Estamos oferecendo ferramentas validadas e a chance de aprender com os melhores no negócio”.
O evento acontecerá no espaço Meat & Eat, das 8:30 às 20:00.
Para mais informações visite: https://www.insider.training/master-sales-academy. E as inscrições podem ser feitas pelo: https://www.sympla.com.br/imersao—master-sales-academy__2625546.
A Itabus, empresa de Mídia em movimento, reconhecida por sua participação em diversas campanhas sociais, adiciona mais uma importante iniciativa ao seu histórico solidário. Pela segunda vez, a companhia abraça a campanha “De Olho nos Olhinhos”, um projeto criado pelo apresentador Tiago Leifert e a sua esposa, Daiana Garbin, cujo objetivo é conscientizar a população sobre o Retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que afeta principalmente crianças.
Com uma longa adição de envolvimento em causas nobres, a nova campanha tem seu início marcado para o dia 11 de setembro. A Itabus tem apoiado organizações renomadas como o Reame, Médicos Sem Fronteiras (MSF), Instituto Ronald McDonald, Actionaid (premiada na categoria Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela ABNM – Prêmio Marketing Contemporâneo 2019), Associação Rio-Abrace e Amigos do Figueira.
Dessa vez, os ônibus envelopados, pela Itabus, se tornarão um veículo itinerante de conscientização. Christiano Barros, Diretor da Itabus, expressa o compromisso da empresa com projetos significativos: “Estamos mais uma vez unindo forças para impactar positivamente a sociedade. Acreditamos que a informação é a chave para a prevenção, e estamos orgulhosos de apoiar a campanha “De Olho nos Olhinhos”.
Mais de 150 milhões de brasileiros foram impactados ano passado com o apelo de um pai e uma mãe. Tiago Leifert e Daiana Garbin fazem parte da Campanha “De Olho nos Olhinhos” com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, câncer ocular que atinge crianças de 0 a 5 anos. Uma dessas crianças é Lua, filha do casal. Aos 11 meses Lua foi diagnosticada já num estágio avançado da doença. Os pais decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento mais rapidamente do que Tiago e Daiana conseguiram com a pequena Lua.
A campanha virou ONG para não só promover a conscientização sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce, mas também trabalhando na prática, auxiliando famílias do Brasil inteiro a encontrar médicos, realizar exames e chegar aos centros de referência em caso de diagnóstico confirmado. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma Tiago.
Daiana adverte: “Ficar atento a sinais como um reflexo branco nos olhos, conhecido como “olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças oculares. O diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida das crianças”.
Os sintomas mais comuns do retinoblastoma são a leucocoria, ou “olho de gato”, em que a pupila pode apresentar uma área branca e opaca no contato com o reflexo da luz, sendo visível em fotos tiradas com flash. Tremor nos olhos e alteração na posição dos olhos, como o desvio ocular (estrabismo) também são sinais que costumam aparecer. Em todos esses casos, a recomendação dos médicos é que a criança seja levada ao oftalmologista para a realização de exames completos.
A realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como o teste do olhinho, e as consultas oftalmológicas frequentes na primeira infância podem ajudar no diagnóstico da doença precocemente. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.