No livro “Os 4 pilares da Liderança, o executivo com mais de 20 anos em cargos de gestão afirma que uma liderança imbatível se constrói com base em quatro aspectos: propósito, comunicação, pessoas e resultados
Em seus mais de 20 anos liderando grupos pequenos e grandes em empresas pequenas, médias e grandes, nacionais e multinacionais, públicas e privadas, multiculturais e multietárias, o executivo e doutor em administração de empresas, mentor e palestrante, Renato Trisciuzzi, angariou conhecimento prático suficiente para se tornar um líder imbatível, que obtém sucesso por onde passa. Ciente da dificuldade que novos líderes têm de equilibrar o aspecto inspiracional com as métricas inerentes à função e munido de um profundo desejo (comum a qualquer líder) de compartilhar conhecimento e formar sucessores, escreveu o livro “Os 4 Pilares da Liderança Imbatível – Propósito, comunicação, pessoas e resultados”, que será lançado pela Editora Gente.
Na obra, Trisciuzzi apresenta o seu método “Liderança Imbatível”, inspirado na figura do diamante. A razão dessa inspiração reside no fato de que, assim como a pedra preciosa, a liderança “precisa ser lapidada durante muito tempo e moldada para ser única, cristalina, resistente e eficaz, produzindo resultados valiosos e duradouros”. Cada vértice do diamante, explica o autor, representa um pilar da liderança imbatível: propósito, comunicação, pessoas e resultados. “Abordaremos cada um de maneira conceitual e prática, para que você possa aplicá-los e obter sucesso em sua liderança imbatível: aquela capaz de inspirar, comunicar-se com eficiência e fazer entregas com resultados impactantes, sempre alinhados com seu propósito de vida”, afirma o mentor no livro.
Comando e controle x liderança imbatível
Antes, porém, de adentrar aos meandros de seu método, o doutor em administração de empresas contextualiza o assunto, para que o leitor possa entender melhor por que ocupar a função de líder é tão desafiador e por que é fundamental e urgente mudar (assimilando os ensinamentos do livro) para não sucumbir diante das novas exigências do mundo atual. Assim, no primeiro capítulo, Trisciuzzi comenta como durante muito tempo o modelo do comando e controle influenciou as decisões no mundo corporativo, ressaltando os prejuízos que esse tipo de liderança (que não entende que liderar é servir pessoas e não o contrário) acarretam no ambiente de trabalho e nos resultados da organização.
O segundo capítulo, por sua vez, debruça-se sobre a solidão que normalmente aflige os líderes forjados no modelo de comando e controle. Nessa parte, o autor aponta os principais medos que costumam assombrar os líderes com esse tipo de abordagem, tais como o medo de falhar, de não ser respeitado e de perder o controle. O capítulo refere-se também à delicada relação entre líder e liderado, afirmando que o modelo ideal de liderança é aquele em que há um equilíbrio entre a afetuosidade e a autoridade suprema e distante. “É sempre salutar encontrar um meio-termo e estabelecer uma relação em que prevaleça o respeito, entendendo os limites mínimos de interação e ordenamento versus o extremo de permissividade na relação”, diz.
Já o terceiro capítulo trata da fluidez, volatilidade e imprevisibilidade que caracterizam a atualidade e como esses aspectos podem ser desafiadores para a liderança em uma empresa, sobretudo no que se trata de tecnologia e de inovação. O mentor e palestrante destaca, então, os principais desafios que o mundo contemporâneo impõe aos líderes nesse sentido, entre os quais: a transformação digital, adaptação sociocultural e as competências humanas. O capítulo aborda ainda a falta de formação de gestores para o exercício da liderança e a pouca importância que os profissionais ainda dão para as soft skills.
A partir do quarto capítulo, Trisciuzzi traça o caminho para a liderança imbatível, apresentando os passos que necessitam ser dados para se tornar um gestor mais humano e assertivo (ou resoluto). Entre as etapas a serem adotadas nesse sentido estão: praticar o autoconhecimento, a empatia e a gratidão, cultivar continuamente a humildade e buscar o aprendizado constante. No que diz respeito a esse aspecto, o autor recomenda ao profissional que deseja se tornar um líder imbatível reservar um tempo para o entendimento de novas tecnologias e as novas formas de interação humana.
Método e os 4 pilares
O quinto capítulo fornece mais detalhes a respeito do método “Liderança Imbatível”. O autor expõe o caminho de experiência e estudos que precisou percorrer para elaboração e lapidação da metodologia e descreve, de modo introdutório, as principais características que o gestor irá desenvolver a partir do sistema desenvolvido por ele. Desse modo, o leitor fica sabendo um pouco mais sobre atributos como: ter paixão por pessoas; desafiar-se e desafiar liderados com projetos maiores; dar carta branca e empoderar a equipe; respeitar e aproveitar a diversidade. O capítulo traz ainda uma breve visão dos quatro pilares que sustentam o método, que serão desenvolvidos com mais profundidade nos capítulos subsequentes.
No sexto capítulo, o executivo, mentor e palestrante discorre sobre o pilar “Propósito”, que define como “aquilo que dá sentido e direção às ações e decisões, guiando-as para um objetivo maior que transcende os interesses individuais”. Nessa parte, Trisciuzzi ensina como identificar um propósito claro para se tornar um líder mais inspirador e motivador. Por meio de exercícios, mostra ao leitor como fazer uma autoavaliação para descobrir paixões, valores e objetivos e aborda ainda a importância de unir propósito pessoal, de liderança e da empresa para que a gestão se realize do modo mais eficiente possível.
O pilar abordado no sétimo capítulo é “comunicação”. Compreendida como vértice responsável por materializar as relações e as trocas entre indivíduos, a comunicação é, segundo o autor, fundamental para a liderança imbatível por ser “a base sobre a qual se constrói a confiança, a inspiração e a coesão na equipe”. Segundo o doutor em administração de empresas, outras razões levam a comunicação ser uma habilidade importante para uma liderança imbatível, entre as quais: alinhamento de objetivos; gestão de conflitos; promoção de inovação; e reforço da cultura organizacional. Além disso, o capítulo debruça-se sobre outros aspectos importantes para a comunicação imbatível, tais como: componentes, tipos e mecanismos.
Uma equipe é formada por pessoas, que são o terceiro pilar da liderança imbatível, sobre o qual Trisciuzzi discorre no oitavo capítulo da obra. Liderar é geri-las, explica o autor, mas não como se fossem meros instrumentos para o alcance de objetivos. “Para um líder imbatível, gerir pessoas é criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta valorizado, engajado e inspirado a contribuir com suas melhores habilidades”, diz. Nesse sentido, destaca o executivo, mentor e palestrante, as empresas necessitam urgentemente substituir a cultura de competição pela de colaboração, e os líderes devem enfatizar o emprego da empatia e de seus componentes (escuta ativa, reconhecimento de emoções e resposta adequada), em diversas etapas fundamentais no dia a dia das organizações, tais como: reuniões, sessões de feedbacks e resoluções de conflitos etc.
O capítulo nove se atém ao quarto e último vértice do diamante que representa o método desenvolvido por Trisciuzzi: os resultados, aquilo que assegura que as atitudes e comportamentos estão rendendo frutos. “A importância do resultado é enorme, pois serve como o norte externo para concretizar e tangibilizar o propósito e a visão da equipe e da empresa”, relata. Desse modo, o autor utiliza o capítulo para aprofundar-se mais em tão importante pilar, explorando como: focar o resultado individualizado dos membros da equipe; alinhar as metas top-down com as sugeridas pelo time; delegar atividade, praticar o feedback constante e reconhecer esforços e resultados de maneira personalizada.
No décimo capítulo da obra, o doutor em administração de empresas afirma que o segredo da liderança imbatível está no equilíbrio entre os pilares que compõem o método. Por fim, nas últimas páginas do livro, Trisciuzzi faz um apelo para que o leitor coloque em prática tudo que apreendeu de sua leitura, praticando algumas ações que o levarão a excelência na função, tais como: continuar aprendendo; ser autêntico nas ações e decisões; fomentar a inovação; equilibrar empatia e autoridade; e sempre celebrar pequenas conquistas.
CARLOS RENATO FONTES TRISCIUZZI tem mais de trinta anos de experiência em liderança, auditoria, riscos e compliance. É mentor, palestrante internacional, professor, mestre em Controle de Gestão e doutor em Administração de Empresas. Ganhou uma premiação com uma das cinco melhores pesquisas científicas no III Congresso Ibero Americano de Contabilidade de Gestão, que aconteceu em Valência, na Espanha, em 2009. Renato trabalha inspirando pessoas a impulsionarem as próprias carreiras e negócios.
Concomitantemente a sua carreira profissional, Trisciuzzi exerceu e ainda exerce cargos em associações ligadas à auditoria interna. Em 2011, tornou-se presidente do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), exercendo a função por cinco anos. O reconhecimento o levou a ser parte do Conselho de Administração do The Institute of Internal Auditors – associação internacional que congrega mais de 260.000 profissionais de mais de 120 países. Em outubro de 2024, foi eleito presidente executivo e do Conselho de Administração da Fundação Latino-americana de Auditores Internos (FLAI).
Ficha técnica
Editora : Gente Autoridade; 1ª edição (10 fevereiro 2025)
A Luvian Joias inaugura sua primeira loja física em Petrolina neste sábado, dia 6, marcando o início oficial das operações da marca no país. A abertura reúne convidados, imprensa e parceiros próximos para apresentar o projeto que une joalheria, personalização e desenvolvimento humano.
Créditos da Foto: Divulgação
Criada por Saschi Schmidt e Carine Prudêncio, a Luvian inicia sua expansão por Petrolina após a mudança de Carine para a região. Segundo a empresária, o acolhimento recebido na cidade após a enchente que atingiu Porto Alegre influenciou diretamente a escolha da localidade para a primeira unidade. “Petrolina me recebeu com muito carinho em um dos momentos mais difíceis. Essa energia positiva foi determinante para iniciarmos a marca daqui”, afirma.
Créditos da Foto: Divulgação
A loja apresentará ao público peças em aço inox, semijoias banhadas, prata com moissanite certificada e joias em ouro com diamante cultivado. De acordo com a equipe, a diversidade de materiais permite atender diferentes perfis de consumidoras, oferecendo opções acessíveis e peças de alto padrão dentro do mesmo catálogo.
Créditos da Foto: Divulgação
Outro diferencial destacado pela marca é o serviço de personalização. Clientes poderão gravar nomes, datas e frases tanto nas joias quanto nas embalagens, recurso que, segundo as sócias, atende à crescente demanda por presentes com significado afetivo.
Créditos da Foto: Divulgação
Entre as novidades expostas na inauguração estão também os Luv Charms, joias desenvolvidas para aplicação em tênis. De acordo com As empresárias, os acessórios ampliam a versatilidade das peças e acompanham tendências contemporâneas de personalização e estilo individual.
Créditos da Foto: DivulgaçãoCréditos da Foto: Divulgação
A abertura coincide ainda com o início da pré-venda do devocional “Meu Ano de Sucesso com Deus”, escrito por Saschi Schmidt. A obra, que integra o propósito da Luvian ao tratar de prosperidade, vitalidade e felicidade sob uma perspectiva espiritual e prática, será disponibilizada aos poucos enquanto finaliza seus últimos ajustes editoriais. “O devocional faz parte da essência da marca. Ele orienta e inspira, assim como desejamos que cada peça inspire quem a usa”, explica Saschi.
Para acompanhar novidades da marca, ofertas especiais e informações sobre o devocional, o público pode acessar os perfis no Instagram @luvianjoias e @luvianempresas.
Você sabe como o balanço patrimonial pode influenciar diretamente as decisões e o crescimento do seu negócio? Para ajudar empreendedores a entenderem essa ferramenta essencial, a Auddas oferece uma mentoria gratuita e online. A mentoria será conduzida por Marco França, sócio fundador da Auddas, e Nathalia Maestrello, sócia da Auddas, e acontecerá online no dia 09/12 às 19h. Nesta mentoria, você vai aprender a interpretar seu balanço patrimonial, entender como ele impacta a tomada de decisões estratégicas, explicar o balanço patrimonial na prática, conectando os conceitos de ativo , passivo patrimônio liquido, DRE e fluxo de caixa, além de mostrar como cada movimentação contábil se reflete dentro da estrutura de balanço. Tudo de forma simples, direta e aplicada a realidade dos negócios. As vagas são limitadas, então garanta sua participação clicando no link https://conteudo.auddas.com/mentoria-coletiva-entenda-o-balanco-patrimonial
Pioneira no mercado de cervejas especiais, a Ashby prioriza a máxima acessibilidade aos seus produtos. Para isso, utiliza uma logística eficiente e uma rede robusta, levando chopes e cervejas de alta qualidade diretamente ao consumidor final.
O americano Scott Ashby, físico e apaixonado por cervejas, se formou como Cervejeiro Prático na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos.
Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira. Ele estava tão encantado com o universo das cervejas especiais que no ano de 1993 decidiu trazer essa ideia para o Brasil, e criou na cidade de Amparo (SP) a primeira micro cervejaria do país, batizada de Ashby. “Nessa época no Brasil, as cervejas industrializadas dominavam o mercado, poucos consumidores conheciam cervejas especiais, então foi uma novidade”, explica Ashby.
A ideia de trazer as cervejas especiais para o país era ser uma porta de entrada para os cervejeiros tradicionais que tinham um pouco de receio de experimentar cervejas de estilos diferenciados. No início da empresa, a marca decidiu seguir as escolas americanas, inglesas e europeias, algo inédito para a época. Tanto que a primeira Pale Ale fabricada no Brasil foi em 1994 pela Ashby.
Hoje, as cervejas especiais se consolidaram no país, e graças ao interesse dos brasileiros em apreciar cervejas desse estilo, a Ashby conseguiu se firmar e atualmente conta com mais de 100 medalhas conquistadas em diversos prêmios nacionais e internacionais. No momento, a Ashby possui uma fábrica, uma loja online e mais de 100 distribuidores em diferentes regiões do país como Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. São Paulo é a região com mais distribuidores da Ashby, entre eles está o Costbeer. Fundada em 2019 em São Paulo, a Costbeer Distribuidora de Bebidas nasceu com o propósito de atender à crescente demanda por bebidas de excelência. A distribuidora rapidamente firmou-se como representante oficial dos produtos da Cervejaria Ashby, garantindo aos clientes o acesso exclusivo a chopp e cervejas artesanais de alta qualidade.
A Costbeer possui uma logística especializada para atender a Zona Sul de São Paulo. A distribuição abrange desde estabelecimentos comerciais como bares, buffets e restaurantes, até eventos sociais como casamentos, aniversários e comemorações corporativas.
O atendimento da Costbeer é pautado pela excelência, satisfação total e praticidade. A distribuidora garante produtos de procedência, agilidade na entrega e instalação dos equipamentos, priorizando sempre a experiência do cliente, inclusive no fornecimento para eventos de alto padrão e de celebridades. Para maior comodidade e agilidade, a distribuidora está disponível e acessível através de WhatsApp, site e redes sociais.
“Temos orgulho de sermos um dos distribuidores da cervejaria Ashby, uma empresa premiada e renomada do mercado, o que garante que os nossos consumidores tenham a oportunidade de consumir em qualquer lugar um produto de qualidade e vivenciar uma experiência de qualidade”, afirma Charles Nascimento Costa, sócio da Costbeer.
Sobre a Ashby
Foi no ano de 1993 que Scott Ashby, americano que chegou ao Brasil em 1992, decidiu montar, na cidade Amparo, SP, a primeira Micro Cervejaria do Brasil, a fim de trazer ao país o conceito de cervejas especiais dos EUA. Scott, físico, apaixonado por cervejas, ingressou no curso Cervejeiro na Universidade da Califórnia no ano de 1990 e, logo em seguida começou a trabalhar na cervejaria americana Wasatch, onde permaneceu por dois anos. Antes disso, Scott já era homebrewer e produzia cervejas para seus amigos, que rapidamente consumiam toda a produção caseira.
E a diferenciação da empresa já começou quando pensou em montar uma fábrica na cidade de Amparo, SP, circuito das Águas Paulistas. Como essas bebidas são compostas por 95% de água, a qualidade desta na fabricação é extremamente relevante. Por isso, a Ashby, escolheu estrategicamente o melhor lugar para suas instalações. As águas de Amparo, além de conservar a pureza que brota da terra, têm um equilíbrio excelente entre sais e minerais tornando-a perfeita para a fabricação de chopes e cervejas de qualidade ímpar.
Foi graças à Ashby que o cenário do mercado nacional começou a experimentar um novo conceito de cervejas diferenciadas, o que antes era privilégio para poucos.