No livro “Os 4 pilares da Liderança, o executivo com mais de 20 anos em cargos de gestão afirma que uma liderança imbatível se constrói com base em quatro aspectos: propósito, comunicação, pessoas e resultados
Em seus mais de 20 anos liderando grupos pequenos e grandes em empresas pequenas, médias e grandes, nacionais e multinacionais, públicas e privadas, multiculturais e multietárias, o executivo e doutor em administração de empresas, mentor e palestrante, Renato Trisciuzzi, angariou conhecimento prático suficiente para se tornar um líder imbatível, que obtém sucesso por onde passa. Ciente da dificuldade que novos líderes têm de equilibrar o aspecto inspiracional com as métricas inerentes à função e munido de um profundo desejo (comum a qualquer líder) de compartilhar conhecimento e formar sucessores, escreveu o livro “Os 4 Pilares da Liderança Imbatível – Propósito, comunicação, pessoas e resultados”, que será lançado pela Editora Gente.
Na obra, Trisciuzzi apresenta o seu método “Liderança Imbatível”, inspirado na figura do diamante. A razão dessa inspiração reside no fato de que, assim como a pedra preciosa, a liderança “precisa ser lapidada durante muito tempo e moldada para ser única, cristalina, resistente e eficaz, produzindo resultados valiosos e duradouros”. Cada vértice do diamante, explica o autor, representa um pilar da liderança imbatível: propósito, comunicação, pessoas e resultados. “Abordaremos cada um de maneira conceitual e prática, para que você possa aplicá-los e obter sucesso em sua liderança imbatível: aquela capaz de inspirar, comunicar-se com eficiência e fazer entregas com resultados impactantes, sempre alinhados com seu propósito de vida”, afirma o mentor no livro.
Comando e controle x liderança imbatível
Antes, porém, de adentrar aos meandros de seu método, o doutor em administração de empresas contextualiza o assunto, para que o leitor possa entender melhor por que ocupar a função de líder é tão desafiador e por que é fundamental e urgente mudar (assimilando os ensinamentos do livro) para não sucumbir diante das novas exigências do mundo atual. Assim, no primeiro capítulo, Trisciuzzi comenta como durante muito tempo o modelo do comando e controle influenciou as decisões no mundo corporativo, ressaltando os prejuízos que esse tipo de liderança (que não entende que liderar é servir pessoas e não o contrário) acarretam no ambiente de trabalho e nos resultados da organização.
O segundo capítulo, por sua vez, debruça-se sobre a solidão que normalmente aflige os líderes forjados no modelo de comando e controle. Nessa parte, o autor aponta os principais medos que costumam assombrar os líderes com esse tipo de abordagem, tais como o medo de falhar, de não ser respeitado e de perder o controle. O capítulo refere-se também à delicada relação entre líder e liderado, afirmando que o modelo ideal de liderança é aquele em que há um equilíbrio entre a afetuosidade e a autoridade suprema e distante. “É sempre salutar encontrar um meio-termo e estabelecer uma relação em que prevaleça o respeito, entendendo os limites mínimos de interação e ordenamento versus o extremo de permissividade na relação”, diz.
Já o terceiro capítulo trata da fluidez, volatilidade e imprevisibilidade que caracterizam a atualidade e como esses aspectos podem ser desafiadores para a liderança em uma empresa, sobretudo no que se trata de tecnologia e de inovação. O mentor e palestrante destaca, então, os principais desafios que o mundo contemporâneo impõe aos líderes nesse sentido, entre os quais: a transformação digital, adaptação sociocultural e as competências humanas. O capítulo aborda ainda a falta de formação de gestores para o exercício da liderança e a pouca importância que os profissionais ainda dão para as soft skills.
A partir do quarto capítulo, Trisciuzzi traça o caminho para a liderança imbatível, apresentando os passos que necessitam ser dados para se tornar um gestor mais humano e assertivo (ou resoluto). Entre as etapas a serem adotadas nesse sentido estão: praticar o autoconhecimento, a empatia e a gratidão, cultivar continuamente a humildade e buscar o aprendizado constante. No que diz respeito a esse aspecto, o autor recomenda ao profissional que deseja se tornar um líder imbatível reservar um tempo para o entendimento de novas tecnologias e as novas formas de interação humana.
Método e os 4 pilares
O quinto capítulo fornece mais detalhes a respeito do método “Liderança Imbatível”. O autor expõe o caminho de experiência e estudos que precisou percorrer para elaboração e lapidação da metodologia e descreve, de modo introdutório, as principais características que o gestor irá desenvolver a partir do sistema desenvolvido por ele. Desse modo, o leitor fica sabendo um pouco mais sobre atributos como: ter paixão por pessoas; desafiar-se e desafiar liderados com projetos maiores; dar carta branca e empoderar a equipe; respeitar e aproveitar a diversidade. O capítulo traz ainda uma breve visão dos quatro pilares que sustentam o método, que serão desenvolvidos com mais profundidade nos capítulos subsequentes.
No sexto capítulo, o executivo, mentor e palestrante discorre sobre o pilar “Propósito”, que define como “aquilo que dá sentido e direção às ações e decisões, guiando-as para um objetivo maior que transcende os interesses individuais”. Nessa parte, Trisciuzzi ensina como identificar um propósito claro para se tornar um líder mais inspirador e motivador. Por meio de exercícios, mostra ao leitor como fazer uma autoavaliação para descobrir paixões, valores e objetivos e aborda ainda a importância de unir propósito pessoal, de liderança e da empresa para que a gestão se realize do modo mais eficiente possível.
O pilar abordado no sétimo capítulo é “comunicação”. Compreendida como vértice responsável por materializar as relações e as trocas entre indivíduos, a comunicação é, segundo o autor, fundamental para a liderança imbatível por ser “a base sobre a qual se constrói a confiança, a inspiração e a coesão na equipe”. Segundo o doutor em administração de empresas, outras razões levam a comunicação ser uma habilidade importante para uma liderança imbatível, entre as quais: alinhamento de objetivos; gestão de conflitos; promoção de inovação; e reforço da cultura organizacional. Além disso, o capítulo debruça-se sobre outros aspectos importantes para a comunicação imbatível, tais como: componentes, tipos e mecanismos.
Uma equipe é formada por pessoas, que são o terceiro pilar da liderança imbatível, sobre o qual Trisciuzzi discorre no oitavo capítulo da obra. Liderar é geri-las, explica o autor, mas não como se fossem meros instrumentos para o alcance de objetivos. “Para um líder imbatível, gerir pessoas é criar um ambiente onde cada indivíduo se sinta valorizado, engajado e inspirado a contribuir com suas melhores habilidades”, diz. Nesse sentido, destaca o executivo, mentor e palestrante, as empresas necessitam urgentemente substituir a cultura de competição pela de colaboração, e os líderes devem enfatizar o emprego da empatia e de seus componentes (escuta ativa, reconhecimento de emoções e resposta adequada), em diversas etapas fundamentais no dia a dia das organizações, tais como: reuniões, sessões de feedbacks e resoluções de conflitos etc.
O capítulo nove se atém ao quarto e último vértice do diamante que representa o método desenvolvido por Trisciuzzi: os resultados, aquilo que assegura que as atitudes e comportamentos estão rendendo frutos. “A importância do resultado é enorme, pois serve como o norte externo para concretizar e tangibilizar o propósito e a visão da equipe e da empresa”, relata. Desse modo, o autor utiliza o capítulo para aprofundar-se mais em tão importante pilar, explorando como: focar o resultado individualizado dos membros da equipe; alinhar as metas top-down com as sugeridas pelo time; delegar atividade, praticar o feedback constante e reconhecer esforços e resultados de maneira personalizada.
No décimo capítulo da obra, o doutor em administração de empresas afirma que o segredo da liderança imbatível está no equilíbrio entre os pilares que compõem o método. Por fim, nas últimas páginas do livro, Trisciuzzi faz um apelo para que o leitor coloque em prática tudo que apreendeu de sua leitura, praticando algumas ações que o levarão a excelência na função, tais como: continuar aprendendo; ser autêntico nas ações e decisões; fomentar a inovação; equilibrar empatia e autoridade; e sempre celebrar pequenas conquistas.
CARLOS RENATO FONTES TRISCIUZZI tem mais de trinta anos de experiência em liderança, auditoria, riscos e compliance. É mentor, palestrante internacional, professor, mestre em Controle de Gestão e doutor em Administração de Empresas. Ganhou uma premiação com uma das cinco melhores pesquisas científicas no III Congresso Ibero Americano de Contabilidade de Gestão, que aconteceu em Valência, na Espanha, em 2009. Renato trabalha inspirando pessoas a impulsionarem as próprias carreiras e negócios.
Concomitantemente a sua carreira profissional, Trisciuzzi exerceu e ainda exerce cargos em associações ligadas à auditoria interna. Em 2011, tornou-se presidente do Conselho de Administração do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), exercendo a função por cinco anos. O reconhecimento o levou a ser parte do Conselho de Administração do The Institute of Internal Auditors – associação internacional que congrega mais de 260.000 profissionais de mais de 120 países. Em outubro de 2024, foi eleito presidente executivo e do Conselho de Administração da Fundação Latino-americana de Auditores Internos (FLAI).
Ficha técnica
Editora : Gente Autoridade; 1ª edição (10 fevereiro 2025)
Sandra Ganzert recebe homenagem da vereadora Edir Sales por sua contribuição ao esporte e ao empreendedorismo
São Paulo, novembro de 2025 — No último dia 05 de novembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco da Edição Ouro do Prêmio Melhores do Ano 2025, que reuniu personalidades e empresas de destaque dos setores de esporte, saúde, marketing, entretenimento, beleza e empreendedorismo.
Créditos da Foto: Divulgação / WePlan Group
Entre os homenageados, Sandra Ganzert, CEO da WePlan Group, recebeu das mãos da vereadora Edir Sales o prêmio que reconhece sua trajetória e impacto na devolutiva ao esporte e à economia empreendedora do país.
Com mais de uma década de atuação e uma metodologia exclusiva voltada à gestão de patrimônio, planejamento de legado a atletas e figuras públicas, a WePlan se consolidou como uma das maiores referências do segmento, somando mais de R$10 bilhões sob planejamento e mais de 500 atletas assessorados.
“Receber esse reconhecimento é a confirmação de que o propósito que nos move segue fazendo sentido. A WePlan nasceu para cuidar do que há de mais valioso o futuro das pessoas. Cada atleta, cada cliente, cada conquista planejada representa um passo a mais na construção de um legado que ultrapassa o campo e se estende para a vida”, declarou Sandra Ganzert durante a cerimônia.
Créditos da Foto: Divulgação / WePlan Group
A noite, que celebrou um verdadeiro marco na história da WePlan, contou com a presença de grandes nomes que prestigiaram a empresária e seu legado. Entre eles, Simone Viotto, CEO da JK Estética Avançada; Leonardo Simões, da BGC Sports; e Brenda Lezie, CEO da Branding Digital, uma das maiores empresas de branding de São Paulo além de executivos e líderes de destaque em diferentes categorias.
A WePlan tem como missão transformar conquistas em legados duradouros, conectando educação financeira e propósito. Com resultados expressivos, a empresa segue expandindo sua atuação para novos segmentos e parcerias estratégicas, reafirmando seu papel como protagonista no cenário esportivo e corporativo.
“Mais do que administrar números, gerimos histórias e cuidamos de pessoas. Esse prêmio é um símbolo de um trabalho coletivo, movido por propósito e visão de futuro”, completou Sandra.
A Edição Ouro do Prêmio Melhores do Ano 2025, promovida em parceria entre WePlan Group, Captei Group e JK Hair, reforça a importância de empresas e líderes que unem resultado e responsabilidade, contribuindo para um mercado mais consciente, humano e inspirador.
📸 Foto: Divulgação / WePlan Group ✉ Assessoria de Relações Públicas: Captei Group
O mercado de garantias locatícias vive um momento de transição no Brasil. Tradicionalmente dominado por modalidades como o fiador e o depósito caução, o setor tem visto crescer a participação de outras formas de garantias, impulsionados pela digitalização dos processos imobiliários e pela busca por soluções mais ágeis e acessíveis. E, apesar do avanço, ainda há entraves significativos que impedem o pleno amadurecimento desse nicho e sua consolidação como um pilar de segurança para locadores e locatários. Um deles é a inadimplência, que em agosto deste ano, por exemplo, a taxa atingiu 3,76%, o que representa aumento de aproximadamente 0,64 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2024.
Nos últimos anos, o aumento do crédito digital, a entrada de insurtechs e o fortalecimento das plataformas imobiliárias online contribuíram para tornar as garantias locatícias mais simples e menos burocráticas. Hoje, contratar um seguro fiança pode ser feito em poucos cliques, e o perfil do inquilino pode ser avaliado com base em dados comportamentais e históricos de pagamento — algo impensável há uma década. Esse movimento tem potencial para democratizar o acesso à moradia, principalmente para jovens e profissionais sem histórico de crédito robusto ou sem um fiador à disposição.
O fato é que o mercado vai ter de mudar, porque a situação está ficando insustentável para muitos com o aumento de inadimplência. A digitalização foi importante e o conhecimento em crédito e risco também. Mas não se pode deixar de lado o contato humano na hora da locação.
Por isso, a empresa decidiu criar um novo sistema de garantias, estimulando as imobiliárias a ampliar também o contato humano para reduzir as chamadas sinistralidades, quando um inquilino dá problemas deixando de pagar o aluguel ou até danificando o imóvel alugado. O modelo de Warranty as a Service (WaaS) cria um score para imobiliárias, conferindo um cashback de até 20% para aquelas que acompanham mais de perto os casos e são mais criteriosas com inquilinos. Estamos mudando a lógica das garantias e da locação e as imobiliárias interessadas passarão por seleção com critérios claros. O WaaS da Onda e os produtos premium são destinados a quem quer transformar o mercado brasileiro e virar a página do setor.
Há muito tempo o movimento do setor e verificou que o modelo de negócio e relação entre garantias e imobiliárias, como são hoje, tem prazo determinado para se deteriorar. Algumas variáveis, como cenários políticos, taxas de juros, desemprego e sazonalidade regional, além da avaliação de abertura de sinistros. Isso se traduz em empresas gigantes do setor, além de inúmeras empresas menores, deixarem suas operações, pq no cenário atual, a conta não fecha. O WaaS da Onda vem para suprir esta demanda, uma colaboração entre a Onda e imobiliárias onde todos são beneficiários.
A trajetória da Ótica Di Fiori, em Jundiaí (SP), reflete uma combinação entre excelência técnica, propósito e fé. Fundada por Fernando De Carlo Di Fiori e sua esposa, Viviane W. Di Fiori, a marca nasceu do desejo de oferecer um atendimento de alto padrão aliado a uma experiência humanizada. Desde o início, o foco esteve em atender receitas médicas com precisão e qualidade, garantindo suporte completo a médicos e clientes.
Créditos da Foto: Divulgação
Segundo Fernando Di Fiori, diretor comercial da empresa, o trabalho sempre ultrapassou o aspecto comercial. “Percebemos que nosso papel vai além de vender óculos. Ajudamos as pessoas a enxergarem o mundo e a si mesmas com mais clareza”, afirma. Essa visão é o alicerce de uma jornada que une técnica e sensibilidade, traduzindo o propósito da marca em cada detalhe do atendimento.
Com uma estrutura sólida e uma relação de confiança com o meio médico, a Di Fiori vive um momento de expansão. De acordo com Fernando, o crescimento é resultado de processos bem definidos e de um compromisso constante com a qualidade. “Estamos ampliando nossa atuação sem perder a essência de cuidar de pessoas. Nossa expansão é também humana — queremos gerar prosperidade para colaboradores, parceiros e clientes”, destaca.
Créditos da Foto: Divulgação
Entre as novidades que marcam essa nova fase está a coleção “Por Dios”, lançada em 2025. O projeto surgiu após uma experiência de transformação espiritual vivida pelo casal fundador em 2019. Inspirados pela fé, eles decidiram compartilhar essa mensagem por meio dos produtos. Cada modelo da linha traz uma passagem bíblica, desenvolvida em parceria com jovens cristãos do grupo @prover.social, com o objetivo de levar palavras de fé e esperança aos clientes. “Mais do que uma coleção, ‘Por Dios’ é uma forma de evangelizar e transmitir valores espirituais por meio da beleza e do design”, explica Fernando.
Créditos da Foto: Divulgação
A responsabilidade social também ocupa um papel central nas ações da marca. Parte das vendas é destinada a projetos em parceria com a Missão Belém (@missaobelem), entidade que acolhe moradores de rua, idosos e dependentes químicos. A empresa doa armações e lentes para os acolhidos que necessitam de óculos, promovendo dignidade e novas perspectivas. “Acreditamos que enxergar bem é também enxergar o próximo. Prosperar é compartilhar”, ressalta o diretor.
Créditos da Foto: Divulgação
Nos próximos meses, a Di Fiori vai investir em experiências personalizadas, aprimorando o atendimento com foco em visagismo, a técnica que relaciona o formato do rosto com a escolha ideal dos óculos. As lojas estão sendo modernizadas para proporcionar conforto, sofisticação e tecnologia, mantendo o toque humano e espiritual que caracteriza a marca.
Créditos da Foto: Divulgação
Com fé e excelência como guias, a Ótica Di Fiori segue fortalecendo seu propósito de transformar a forma como as pessoas enxergam o mundo. “Seguimos olhando para cada cliente como alguém único, com uma história e uma visão própria”, conclui Fernando.
Créditos da Foto: Divulgação
Projeto Visão Belém
Créditos da Foto: DivulgaçãoCréditos da Foto: Divulgação
Mais informações sobre a marca estão disponíveis no Instagram @oticadifiori, @vividifiori e @fernando.difiori.