Gastronomia
Nova marca chega ao mercado com inovadoras alternativas à proteína animal
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2 anos agoon
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moneyflashA Amazonika Mundi produz alimentos 100% plant based, sem conservantes, transgênicos ou gorduras trans
Uma inovadora união entre sabor, sustentabilidade e saúde. Essa é a essência da Amazonika Mundi, que chega com o uso pioneiro de carne de fibra de caju em seus alimentos 100% plant based – ou seja, feitos apenas de planta, substitutos da proteína animal. O propósito da foodtech, que aposta na biotecnologia (modelo econômico e industrial que utiliza matérias-primas regenerativas), é trazer para o dia a dia de quem consome carne animal alternativas praticamente idênticas em cor, sabor e textura, que vão impactar de forma positiva a saúde das pessoas e do planeta. Além disso, os produtos são sem conservantes, transgênicos ou gorduras trans. Pelo contrário, os produtos AMZK Mundi são ricos em nutrientes!
Foram os irmãos Rosolem, Thiago (CEO) e Bruno (Diretor Comercial) que fundaram a food tech. A empresa revolucionou o mercado alimentício com duas inovações: a carne de fibra de caju e a utilização de especiarias originárias da Floresta Amazônica, maior bioma do Brasil e um dos maiores do mundo. Tudo isso, de maneira ambientalmente e socialmente responsável. Sem exploração de força de trabalho, sem sofrimento animal, sem desmatamento, mas com muito sabor.
A utilização inédita da carne de fibra de caju está presente no Amazonika Burger, na Almôndega Amazonika e no Siriju (um bolinho com consistência e sabor que lembram siri), que chegaram aos principais supermercados e restaurantes do país. A inovação se deu graças a uma importante parceria com a Embrapa. O pilar sustentabilidade entra emcena ao aumentar a cadeia de valor da cajucultura, uma das mais importantes do nordeste. Antes descartada pela indústria (cerca de 75% das 900 mil toneladas eram desperdiçadas por ano), essa fibra é um coproduto da fabricação do suco da fruta.
Outra iniciativa de sustentabilidade merece destaque: o uso de ingredientes da região amazônica, valorizando o que é genuinamente brasileiro e contribuindo na criação de cadeias de valor para produtos da floresta. Quando utilizados de forma sustentável, os recursos naturais amazônicos têm um impacto positivamente transformador na economia do país e na preservação do bioma.
Em 2022, a linha ganhará novidades como nuggets, kafta, carne moída e carne de siri, já para a ampliação do food service para bares, restaurantes e indústria. Mas a aposta da foodtech não para por aí. A marca já conta com outros itens 100% vegetais, sem glúten, sem lactose e livre de conservantes e de insumos geneticamente modificados. São eles o Falafel Burger, o Quinoa Burger e os Bolinhos Falafel, Quinoa e Feijuca. No total, são oito opções cuidadosamente desenvolvidas para proporcionar uma experiênciaúnica.
A Amazonika Mundi utiliza na composição de seus produtos insumos como extrato deaçaí, óleo de patauá, óleo de sacha inchi, tucupi preto, pimenta assîsî e urucum.
Também vale ressaltar o uso de feijão-manteiguinha de Santarém e farinha d’água de Bragança. Todas essas matérias-primas têm sua produção baseada na sustentabilidade ena preocupação em manter a floresta amazônica ‘de pé’.
Para garantir isso, a Amazonika Mundi firmou parcerias com a Origens Brasil (organização que promove negócios sustentáveis na Amazônia em áreas prioritárias de conservação), a Imaflora, a Concepta Ingredients (do grupo Sabará) e a Manioca. Assim,é possível conhecer cada núcleo.
Saiba mais sobre a Amazonika Mundi
Todos os anos, aproximadamente 650 mil toneladas de bagaço de caju são descartadas pela indústria da cajucultura – principalmente na produção de suco. Thiago Rosolem, impactado por essa realidade, iniciou um minucioso trabalho de pesquisa, procurando maneiras de aproveitar o bagaço, rico em fibras, para produzir alimentos. Uma nutritiva e versátil solução foi desenvolvida: a carne de fibra de caju, feita a partir da liofilização (processo de desidratação por sublimação) do bagaço da fruta.
Utilizando-se essa carne vegetal como base, foram criados os três primeiros alimentos da food tech: Amazonika Burger, Almôndega Amazonika e Siriju. Desde então, a Amazonika Mundi já lançou outros sete produtos. Conheça a linha completa:
Amazonika Burger, Almôndega Amazonika e Carne Moída Amazonika Consistência, sabor e aroma semelhantes aos da proteína bovina. Os três possuem a mesma formulação, mas formatos diferentes, para você escolher o que mais se adequa à sua receita.
Siriju
Bolinho 100% vegetal cujo sabor é comparado ao de um bolinho de siri. Siri + Caju = Siriju! Ele é macio por dentro e crocante por fora. Todo mundo ama!
Falafel e Falafel Burger
O tradicional bolinho maravilhoso da gastronomia árabe, mas com um toque de sabor da Amazônia: Óleo de Sacha Inchi. Temos no formato tradicional e hambúrguer.
Quinoa e Quinoa Burger
Com quinoa preta, vermelha, branca e tucupi preto – espécie de shoyu indígena -, ele arrasa corações! Temos no formato tradicional e hambúrguer.
Feijuca
Bolinho de feijoada 100% vegetal, com direito até a bacon vegano. Espetacular!
Kafta Amazonika
Assim como o Falafel AMZK, é uma adaptação da deliciosa gastronomia árabe. Saborosamente temperada e suculenta como a receita original do Oriente Médio, mas 100% vegetal.
Sabores da Amazônia
Entre os ingredientes dos alimentos da food tech, estão oito especiarias da Floresta Amazônica: Tucupi preto, pimenta indígena Assîssî, extrato de açaí, feijão-manteiguinha de Santarém, urucum, farinha d’água de Bragança, óleo de sacha inchi e óleo de patauá.
Elas são produzidas por indígenas e ribeirinhos da Amazônia, pequenos produtores que praticam extrativismo sustentável e lucram com o trabalho, fortalecendo a economia local. Para garantir que as trocas comerciais são socialmente responsáveis e que o ecossistema não está sendo prejudicado, tudo é monitorado pela rede Origens Brasil e pela ONG Imaflora.
A Amazonika Mundi é completamente contra explorar a força de trabalho de uma população vulnerável e contra extrair recursos naturais de maneira a agredir a natureza. Pelo contrário, a food tech oferece uma fonte de renda justa para produtores indígenas e ribeirinhos, fortalecendo dezenas de famílias. Produtores, estes, que conhecem a Amazônia como ninguém e cultivam alimentos respeitando o tempo e os limites da natureza.
1. Famílias da Floresta Amazônica positivamente afetadas pela produção de:
– Pimenta Assîssî: 87
– Óleo de Patauá: 36
– Extrato de açaí: 18
– Óleo de sacha inchi: 500
2. Área da Amazônia conservada pela produção de (km2):
– Pimenta Assîssî: 3.97 MI
– Óleo de Patauá: 123
– Extrato de açaí: 206
– Óleo de sacha inchi: 750
P&D: Evolução e inovação constantes
A AMZK reconhece a importância de realizar estudos minuciosos e constantes acerca de insumos vegetais e seu potencial no mercado alimentício. Por este motivo, as pesquisas da empresa se estendem além da fibra alimentar de caju. No momento, estão sendo feitos estudos com o cogumelo Yanomami, fungo nativo da Amazônia, e a aquafaba, líquido derivado do cozimento de leguminosas – como feijão e lentilha.
A food tech produz uma aquafaba à base de grão-de-bico com shelflife de 12 meses e está desenvolvendo uma maionese plant-based à base dela. Em receitas veganas, caseiras ou industriais, já é comum que se utilize aquafaba como substituta do ovo, por sua consistência. É possível produzir bolos, biscoitos, marshmallows, mousses e brownies com aquafaba ao invés de ovo.
Onde encontrar os produtos
Nas prateleiras de mercados
Você encontra caixinhas com nossos produtos congelados, ou, em alguns estabelecimentos, pratos pré-prontos congelados produzidos com insumos Amazônia Mundi.
Nos pedidos
Vários restaurantes – de saladerias a hamburguerias – utilizam nossos insumos para produzir algumas das receitas do cardápio. Pratos deliciosos!
Confira os pontos de venda em https://amazonikamundi.com.br/onde-encontrar/ Nos siga no Instagram: http://instagram.com/amazonikamundi
Pratos e bebidas leves, saudáveis e fáceis de preparar para os dias quentes
O verão é a época perfeita para apostar em receitas rápidas, leves e refrescantes, que combinam praticidade com muito sabor. Para ajudar você a aproveitar a estação ao máximo, a chef Debora Campos, do Instituto Gourmet, compartilhou cinco receitas incríveis, que incluem pratos, sobremesas, sucos e petiscos ideais para os dias quentes. Confira o passo a passo e leve o frescor para a sua mesa!
1. Salada tropical com molho de iogurte
Uma combinação refrescante de frutas e folhas, perfeita para o almoço ou jantar.
Ingredientes:
• 1 maço de alface-americana
• 1/2 manga em cubos
• 6 morangos fatiados
• 1 pepino em rodelas finas
• 2 colheres de sopa de nozes picadas
Molho:
• 1 pote de iogurte natural
• 1 colher de sopa de azeite
• Suco de 1 limão
• 1 colher de chá de mel
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
1. Lave bem todos os ingredientes.
2. Em uma saladeira, disponha as folhas de alface, a manga, os morangos, o pepino e as nozes.
3. Misture os ingredientes do molho e regue sobre a salada antes de servir.
2. Wrap de frango com creme de ricota e ervas
Uma opção prática e saudável para o almoço ou lanche da tarde.
Ingredientes:
• 2 pães folha ou tortillas
• 200 g de peito de frango grelhado em tiras
• 4 colheres de sopa de creme de ricota
• Ervas frescas picadas (salsa, cebolinha, manjericão)
• 1 cenoura ralada
• Folhas de alface
Modo de preparo:
1. Tempere o creme de ricota com as ervas, sal e pimenta.
2. Aqueça levemente o pão folha e espalhe o creme de ricota sobre ele.
3. Adicione as tiras de frango, a cenoura ralada e as folhas de alface.
4. Enrole o pão como um wrap e corte ao meio para servir.
3. Suco verde energizante
Uma bebida hidratante e nutritiva para o verão.
Ingredientes:
• 1 folha de couve
• Suco de 2 laranjas
• 1 rodela de abacaxi
• 1 pedaço pequeno de gengibre
• 200 ml de água gelada ou água de coco
Modo de preparo:
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura homogênea.
2. Coe, se preferir, e sirva com gelo.
4. Espetinhos de frutas com calda de iogurte
Um petisco saudável e divertido para o verão.
Ingredientes:
• 1 banana em rodelas
• 1 manga em cubos
• 1 kiwi em pedaços
• 8 morangos inteiros
• Palitos de churrasco
Calda:
• 1 pote de iogurte natural
• 1 colher de sopa de mel
Modo de preparo:
1. Monte os espetinhos intercalando as frutas nos palitos de churrasco.
2. Misture o iogurte com o mel para fazer a calda.
3. Sirva os espetinhos com a calda ao lado para mergulhar.
5. Mousse de maracujá com toque de limão
Uma sobremesa leve e refrescante para adoçar os dias quentes.
Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 1 caixa de creme de leite
• 1/2 xícara de suco concentrado de maracujá
• Raspas de limão para decorar
Modo de preparo:
1. No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e o suco de maracujá até obter uma textura homogênea.
2. Coloque a mistura em taças individuais e leve à geladeira por 2 horas.
3. Antes de servir, decore com as raspas de limão.
Dicas extras da chef Debora Campos:
• “Prefira ingredientes frescos e da estação, como frutas tropicais e folhas verdes.”
• “Capriche na hidratação com sucos naturais, que são nutritivos e saborosos.”
Com essas receitas práticas e deliciosas, o verão será ainda mais saboroso e refrescante!
Sobre Instituto Gourmet
Completando dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 100 unidades abertas em todo o país.
Gastronomia
5 Tendências de Bolos para 2025: Minimalista, Barbie, Vintage, Floral e Heart Cake
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1 mês agoon
13 de dezembro de 2024Com o mercado de confeitaria no Brasil em alta, novas tendências de bolos prometem marcar as comemorações de aniversário em 2025. Em 2022, o setor já movimentou bilhões de reais e, com o crescimento das redes sociais e o aumento da demanda por produtos personalizados, a expectativa é que o segmento cresça ainda mais no próximo ano. Segundo o Instituto Gourmet, que observa de perto as transformações desse mercado, o investimento em capacitação e novas técnicas é fundamental para acompanhar as tendências e se destacar.
Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, explica que os confeiteiros que investirem em versatilidade e inovação podem alcançar bons resultados em 2025. “A confeitaria é um mercado competitivo e dinâmico. Adaptar-se a novas tendências, como os bolos temáticos, é essencial para atender às demandas dos clientes e conquistar novos públicos”, afirma Athayde.
Conheça as cinco tendências de bolos para 2025:
Bolo Minimalista
O bolo minimalista vem ganhando destaque pela simplicidade e elegância. Com um design clean e cores neutras, ele foge dos detalhes extravagantes, apostando em uma estética mais sutil e sofisticada. Ideal para festas adultas e celebrações que buscam um toque de modernidade, ele é também versátil e pode ser adaptado com pequenos elementos, como flores e folhas comestíveis, que agregam charme sem perder o estilo minimalista.
Bolo Barbie
A febre do “Barbiecore” segue forte em 2025, e o bolo Barbie está entre os favoritos. Inspirado no universo cor-de-rosa da famosa boneca, esse bolo é caracterizado por cores vibrantes, como tons de rosa e fúcsia, além de detalhes glamourosos, como glitter comestível e confeitos metálicos. Muito popular entre crianças e fãs da estética Barbie, ele é um bolo cheio de personalidade, ideal para aniversários infantis e celebrações temáticas.
Bolo Vintage
O estilo vintage volta com força, trazendo de volta o charme dos bolos decorados com técnicas antigas, como o uso de bicos de confeitar e detalhes em renda. Inspirado nos bolos de décadas passadas, essa tendência é uma opção charmosa para quem busca um toque nostálgico nas festas. Ele combina bem com cores suaves e detalhes florais, sendo uma escolha elegante para festas de todas as idades.
Bolo Floral
Apostando em delicadeza, o bolo floral é decorado com flores naturais ou comestíveis, oferecendo uma proposta romântica e sofisticada. Com a crescente demanda por elementos sustentáveis e naturais, essa tendência atende a festas ao ar livre e celebrações que buscam um ar mais fresco. “O bolo floral une o visual clássico e a estética natural, tornando-se uma das tendências mais pedidas para eventos diurnos e casamentos”, destaca Athayde.
Heart Cake (Bolo de Coração)
Popular nas redes sociais, o heart cake traz um formato em coração e é ideal para comemorações mais íntimas, como aniversários e até mesmo declarações de amor. Com um visual fofo e delicado, ele geralmente é decorado com cores pastéis, ganhando um ar moderno e jovem. Esse estilo também é versátil e pode ser adaptado com diversos tipos de decoração, desde confeitos até elementos personalizados, como letras ou mensagens.
Para quem atua na área de confeitaria, incorporar essas tendências pode atrair novos clientes e aumentar o alcance no mercado. Cláudio Athayde sugere que os confeiteiros experimentem essas técnicas em bolos menores, como amostras, para identificar quais estilos são mais procurados pela clientela local. “Capacitação e prática são fundamentais para se destacar. Essas novas tendências permitem aos confeiteiros oferecer uma variedade de estilos, ampliando suas possibilidades de mercado e fidelizando clientes”, afirma o CEO do Instituto Gourmet.
Segundo uma pesquisa da Mordor Intelligence, o mercado de doces global deve crescer a uma taxa de 3,99% ao ano (CAGR) até 2027. No Brasil, o segmento já movimenta R$ 12 bilhões anuais, com o bolo sendo o produto mais popular. Além disso, a produção de chocolates no país teve um aumento de 11% em 2022 e segue otimista para os próximos anos, de acordo com a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas). Esse crescimento é impulsionado por fatores como a alta demanda por produtos personalizados, a diversificação de sabores e o aumento da presença digital dos empreendedores.
De acordo com projeções do Instituto Gourmet, o setor de confeitaria deve crescer mais de 10% em 2025, com o aumento da procura por produtos personalizados e de alta qualidade. Para quem quer iniciar ou expandir seu negócio, é um momento ideal para investir em cursos de especialização e aproveitar as tendências que surgem para tornar as comemorações ainda mais inesquecíveis.
Sobre Instituto Gourmet
Completando dez anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.
Gastronomia
Butcher’s 746 inaugura nova casa na Aldeota
Published
2 meses agoon
30 de novembro de 2024Butcher´s 746 traz um local onde o cliente pode encontrar uma sofisticada casa americana de carnes, com espaço Kids.
O Butcher’s 746 dá um novo passo em sua trajetória e inaugura sua nova casa, localizada na Rua Leonardo Mota, 1512. Além de trazer uma experiência gastronômica de alto padrão, o empreendimento reforça seu compromisso com o desenvolvimento local, gerando mais de 60 novos empregos diretos.
À frente do projeto estão os sócios Marcelo Pimentel, conhecido pelo sucesso do Barney’s Burger, Olli’s Burger e Estela Pizza, Carlos Alberto Teixeira e o novo integrante da sociedade, Robério Filho. O trio celebra o início deste novo capítulo com entusiasmo, gerando assim aproximadamente 60 empregos diretos.
“É com grande alegria que expandimos nossa família. O Butcher’s possui uma linda trajetória de sete anos, sempre pautada pelo amor à gastronomia e pela busca de excelência. Com esta nova casa, realizamos um sonho antigo: oferecer não apenas cortes de carne premium, mas um ambiente que proporcione momentos únicos e especiais aos nossos clientes”, destaca Marcelo Pimentel.
O novo espaço do Butcher’s 746 foi projetado para trazer o melhor do mundo das casas americanas de carnes, com um toque que remete aos renomados restaurantes de Nova York. A decoração moderna e intimista combina perfeitamente com música ambiente e quatro áreas distintas, cuidadosamente planejadas para garantir o conforto e a experiência imersiva dos clientes.
Além dos cortes de carne exclusivos, marca registrada da casa, o Butcher’s 746 apresenta um cardápio diversificado que inclui petiscos, alta gastronomia, drinques autorais e uma seleção de vinhos – numa adega de aproximadamente 600 garrafas – e vários rótulos de cervejas.
A casa também conta com uma linha de sanduíches com cortes de carnes nobres e com um espaço kids para que os pais possam aproveitar a experiência gastronômica com todo o conforto e seus filhos também. Tudo foi pensado para agradar os mais variados paladares, transformando cada visita em uma experiência inesquecível.
A nova unidade reafirma o compromisso do Butcher’s 746 em oferecer qualidade, inovação e um ambiente onde amigos e famílias possam se reunir e criar memórias únicas.
Sobre o Butcher’s 746
Mais do que um restaurante de carnes, é um destino para amantes da alta gastronomia. A marca se diferencia pela seleção criteriosa de cortes e pelo atendimento que valoriza o conhecimento e a experiência do cliente. Butcher’s 746 é uma steakhouse em Fortaleza, conhecida por sua seleção impecável de carnes nobres e por proporcionar experiências gastronômicas únicas em um ambiente incrível.
SERVIÇO:
@butchers746
Contato: (85) 9130-6522
R. Rua Leonardo Mota, 1512
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