Connect with us

Geral

Inteligência artificial: regular ou sucumbir?

Published

on

Flávia Lima Costa e Ana Clara de Morais Torres, sócias do escritório Franco de Menezes Advogados

“Pause Giant AI Experiments: An Open Letter”. Esse foi o título da carta aberta publicada pelo FLI – Future of Life Institute, em 22 de março deste ano, que foi notícia em praticamente todos os jornais do mundo, não só pela importância de seus signatários – como é o caso de Elon Musk, CEO da Tesla e proprietário do Twitter, além de outros 2.600 líderes e pesquisadores do setor de tecnologia –, mas também pelo seu conteúdo: a necessidade de regulamentação da inteligência artificial (IA).

O FLI, na condição de organização sem fins lucrativos, que trabalha para reduzir os riscos catastróficos e existenciais globais enfrentados pela humanidade, reconheceu que os sistemas de inteligência artificial avançada podem causar profundo risco à sociedade e modificar a história da vida na terra.

Em virtude do alto potencial disruptivo da IA, reconhece-se a necessidade de haver planejamento e gerenciamento com proporcional cuidado e recursos. Por isso, a carta cita “The Asilomar AI Principles”, em tradução livre: Princípios de Inteligência Artificial de Asilomar, desenvolvidos na Conferência de Asilomar em Benefício da Inteligência Artificial, realizada entre os dias 5 e 8 de janeiro de 2017, na Califórnia, que englobam tal intenção. Contudo, consigna-se que o nível de atenção esperado não tem sido empregado.

O Instituto, então, faz questionamentos importantes: devemos deixar que as máquinas inundem nossos canais de informação com propagandas e falsidades? Devemos automatizar todos os trabalhos, incluindo os satisfatórios? Devemos desenvolver mentes não-humanas que podem, eventualmente, substituir-nos? E mais: devemos arriscar perder o controle da nossa civilização?

Diante de tais preocupações, a carta aberta propõe que os laboratórios de inteligência artificial pausem, imediatamente, por pelo menos 6 meses, o treinamento dos sistemas de inteligência artificial mais poderosos que o GPT-4, a fim de que essa pausa seja utilizada para o desenvolvimento e a implantação de protocolos de segurança a serem utilizados na criação da IA avançada, rigorosamente auditados por especialistas externos independentes.

Sob esta ótica, a carta também afirma que, paralelamente, os desenvolvedores de IA e os formuladores de políticas devem acelerar a criação de sistemas robustos de governança, com a inclusão de autoridades reguladoras dedicadas à inteligência artificial, de um ecossistema de auditoria e certificação, de disposições sobre a responsabilidade por danos causados pela IA, além de financiamento público para pesquisa técnica de segurança e criação de instituições para lidarem com as perturbações econômicas e políticas (principalmente em relação à democracia) que serão causadas pela IA. Sugeriu-se, inclusive, a criação de uma marca d’ água para diferenciação do real e do sintético.

O Brasil não ficou para trás. Recentemente, por oportunidade de sua participação na abertura do seminário A Construção do Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil, realizado no CNJ, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Villas Bôas Cueva, também ressaltou a urgência na regulamentação da inteligência artificial no Brasil, ao apontar que “hoje se percebe com muita clareza que o momento de se discutir seriamente a regulação em caráter geral da inteligência artificial já é de extrema urgência”.

Nesse sentido, há que se mencionar que o Projeto de Lei 21/2020, que cria um Marco Regulatório para o setor de IA foi aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro de 2021. Desde então, aguarda-se votação no Senado Federal, após ser acrescido em alguns pontos pela comissão de juristas que estava encarregada de elaborar a proposta de regulação da IA no Brasil. Em 6 de dezembro de 2022, a referida comissão apresentou o relatório final ao então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com o objetivo de estabelecer princípios, regras, diretrizes e fundamentos para regular o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial em território brasileiro.

A atuação proativa se faz necessária porque, muito embora a IA tenha revelado ser uma poderosa e benéfica ferramenta para a sociedade, com uma ampla gama de aplicações que têm auxiliado significativamente na melhoria de diversas áreas, como a medicina, a segurança, a educação, o transporte e a comunicação, contribuindo, irrefutavelmente, com o impulsionamento de tecnologias em diversas áreas, ao longo dos últimos anos, começaram a surgir casos em que a IA, como o ChatGPT e a tecnologia deepfake, foi utilizada para criar imagens, áudios e vídeos falsos extremamente convincentes que colaboram para a execução de diversos crimes.

Neste sentido, inclusive, a Rede Globo reproduziu e alertou com maestria, na novela ‘Travessia’, os riscos da deepfake – técnica que utiliza a IA para sintetizar imagens ou sons humanos –, ao dar vida a um pedófilo que se passava por uma jovem para manipular e se aproveitar de uma menina menor de idade.

Sob esta lupa, em 2021, Alok, DJ mundialmente conhecido, publicou um vídeo em suas redes sociais no qual se passava por William Bonner, Whindersson Nunes e Silvio Santos pedindo votos para si na competição dos 100 melhores DJs do mundo. Na oportunidade, ressaltou que “‘Deepfake’ é uma tecnologia capaz de criar imagens ou sons falsos, mas realistas, de pessoas dizendo ou fazendo coisas que nunca fizeram. Todo o vídeo foi manipulado com inteligência artificial a partir do meu rosto, sem a presença dos demais. Não acredite em tudo que você vê por aí”, numa espécie de alerta para seus seguidores sobre a possibilidade de serem enganados pela tecnologia.

Não obstante, as plataformas de IA também têm sido frequentemente utilizadas para criar obras de arte, poemas, artigos científicos, livros e muito mais, implicando o surgimento de sérias preocupações acerca de possíveis violações das leis de direitos autorais.

A fim de ilustrar tal situação e sua complexidade, traz-se à lume o caso do designer norte-americano Ammaar Reshi, que afirmou ter escrito e ilustrado o livro infantil “Alice and Sparkle” em apenas 72 horas com o auxílio das plataformas de IA Midjourney e ChatGPT, e que, no entanto, ao enviar o material para publicação e venda, a comercialização foi interrompida, inicialmente, por suspeita de plágio.

Importante ressaltar, neste contexto, que o termo de adesão do Midjourney dispõe que, ao utilizar os serviços, o usuário concede à plataforma e aos seus sucessores uma licença perpétua, mundial, não exclusiva, sublicenciável, sem custos, livre de royalties, irrevogável de direitos autorais para reproduzir, preparar obras derivadas, exibir publicamente, executar publicamente, sublicenciar e distribuir texto e imagens, que o cliente produz pelo serviço oferecido pela IA a partir de suas instruções.

Como dispõe a Constituição Federal, todo criador de uma obra intelectual possui direitos sobre a sua criação e sobre o uso desta. No entanto, considerando ser uma possibilidade relativamente recente, os debates, a despeito de estarem muito em voga, ainda estão frescos e um tanto quanto imaturos, de modo que não há como garantir a inexistência de problemas legais em relação às criações com IA em um futuro próximo.

Afinal, é inegável o risco de a IA copiar, processar e reproduzir recortes de milhões de imagens e textos protegidos por direitos autorais e metadados associados a eles sem licença para criar um bem ou um produto.

Nessa linha, artistas e autores têm reivindicado o direito autoral de suas obras contra as plataformas Stable Diffusion, o Midjourney e a DeviantArt por utilizarem seus textos ou imagens para o “aprendizado” de seus programas.

Ocorre que, a ausência de regulamentação afeta diretamente as estruturas jurídicas, as quais se mostram despreparadas para salvaguardar tais direitos diante de um cenário tão complexo.

Nos Estados Unidos, por exemplo, o Departamento Americano de Direitos Autorais se negou a conceder direitos a um quadrinho criado com o auxílio de uma IA e, na contramão desse entendimento, o tribunal popular do distrito de Nanshan, em Shenzhen, na China, entendeu que um artigo produzido por um sistema de inteligência artificial (Dreamwriter, criado pela Tecent) se qualificava para proteção de direitos autorais.

Assim, resta cristalino que, a despeito dos inúmeros benefícios proporcionados pela inteligência artificial, faz-se extremamente necessário o reconhecimento da importância da regulamentação adequada dessas tecnologias. É nítido que a rápida evolução da IA traz consigo inúmeros desafios e preocupações que precisam ser abordados.

Insta salientar, nesse sentido, que a regulamentação desempenha um papel crucial na proteção dos direitos e da privacidade dos indivíduos, na garantia da transparência dos algoritmos utilizados e na prevenção de possíveis discriminações ou vieses incorporados nas soluções baseadas em IA.

Ademais, a regulamentação também é fundamental para estabelecer padrões éticos e responsáveis para o desenvolvimento e uso da IA assegurando que isso ocorra de maneira benéfica e segura para a sociedade como um todo.

Desse modo, conclui-se que, ou a necessidade de regulamentação e a criação de limites são levadas a sério, ou, como afirmou Stephen Hawking em uma entrevista à BBC em 2014: “O desenvolvimento da inteligência artificial completa pode significar o fim da raça humana”.

Continue Reading
Advertisement

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BYD oferece política exclusiva para PCD sem isenção e anuncia descontos para motoristas de táxi

Published

on

By

Além de pessoas com deficiência, iniciativa de vendas da marca também valoriza os motoristas de táxi com a possibilidade de ter uma nova experiência ao dirigir
O SUV 100% elétrico BYD Yuan Plus é um veículo à frente do seu tempo

(17/09/2024) – A BYD, primeira marca a oferecer um veículo 100% elétrico com isenção de impostos para pessoas com deficiência, anuncia mais uma novidade com a política de desconto “PCD sem isenção”.
Ao comprovar que o cliente é PCD ou um motorista responsável por PCD, a BYD oferece um desconto facultativo dado pela marca. Para quem busca um SUV, o 100% elétrico BYD Yuan Plus é ofertado por R$ 209.862,00; para os que desejam um SUV compacto, é possível encontrar o recém-lançado híbrido Plug-In BYD Song Pro GL por R$182.208,00.
Para conferir os descontos de todos os modelos e mais informações de como comprar o carro com PCD sem isenção, basta procurar uma das mais de 130 concessionárias BYD espalhadas pelo país.

BYD King, sedã híbrido tecnológico, sustentável e com o melhor desempenho da categoria

Descontos para taxistas
Neste mês, a greentech ainda disponibiliza condições especiais para tornar as viagens mais confortáveis e ecológicas para os taxistas. A BYD anuncia descontos únicos em todo line up para taxistas, incluindo modelos como BYD King GL, sedã híbrido plug-in, clássico da categoria, por R$161.736,00.
A nova política visa incentivar a adoção de carros elétricos e híbridos nesta categoria. Durante o mês de setembro, mediante apresentação do Condutax ou Alvará, os taxistas poderão adquirir o modelo mais adequado para a sua necessidade.

Sobre a BYD
Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Continue Reading

Eventos

IRMÃOS DE TALHERES e OIM promovem jantar em prol da retomada do Rio Grande do Sul

Published

on

By

Evento solidário com lideranças públicas e empresários vai arrecadar fundos para iniciativas visando o recomeço de pessoas afetadas pelas enchentes

O Irmãos de Talheres, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) da Organização das Nações Unidas (ONU), promovem um jantar solidário com lideranças públicas e empresários para discutir a recuperação econômica do Rio Grande do Sul.


O encontro vai abordar questões fundamentais do setor gastronômico e é também uma oportunidade para arrecadar fundos que serão direcionados a iniciativas capazes de impulsionar o recomeço das pessoas em situação de vulnerabilidade afetadas pelas enchentes. No Rio Grande do Sul, a OIM atua em parceria com o Governo do Rio Grande do Sul, as prefeituras das cidades de Canoas e Porto Alegre, o Sistema Fecomércio/SESC como responsável pela gestão dos Centros Humanitários de Acolhimento.
A programação do evento prevê os temas Gastronomia do Varejo, Integração Socioeconômica e Reconstrução do Rio Grande do Sul e será realizado no dia 24 de setembro, terça feira, às 19h30. no Iulia Jockey Club, em São Paulo (SP).
São parceiros na iniciativa a CNTur (Confederação Nacional do Turismo), SindResBar-SP (Sindicato de Bares de Restaurantes de São Paulo), Apressa (Associação Paulista de Bares, Restaurantes, Eventos, Casas Noturnas, Similares e Afins) e SindHoteis-SP.
O Irmãos de Talheres é um grupo unido pela paixão gastronômica e hoje conta com 110 proprietários de restaurantes e bares que acreditam no poder de transformação da gastronomia. Os associados geram mais de 600 mil empregos e representam mais de 1 milhão de pessoas. Entre os associados estão a McDonald’s, Habib’s, Outback, CocoBambu, Ofner, Paris Bistrô, Mahau, Aguzzo, Tartuferia, Zucco, Carrefour, OXXO, Chiado, Quinta do Olivardo, Feed Açougue do Produtor.
Jantar Solidário em Prol do Rio Grande do Sul
Data: 24 de setembro 2024, Domingo, 19h30
Local: Iulia Jockey Club –
Portão 1, R. Dr. José Augusto de Queiroz, 93 – Cidade Jardim, São Paulo – SP, 05670-090

Investimento: R$ 550,00 (incluso jantar completo)
Os interessados podem obter mais informações pelo telefone: (11) 91741-6002.

Continue Reading

Geral

Chaline Grazik, a Vidente das Estrelas, Faz Psicografia com MC Kevin

Published

on

No dia 13 de setembro de 2024, Chaline Grazik, conhecida como “A Vidente das Estrelas”, postou um vídeo nas redes sociais afirmando ter recebido uma psicografia do espírito de MC Kevin, falecido em maio de 2021.

Segundo a vidente, o cantor teria lhe enviado uma mensagem destinada à sua mãe e à advogada Deolane Bezerra.

Na mensagem, MC Kevin teria dito: “Mãe, a Deolane foi o grande amor da minha vida, agradeço por você não falar nada, nem ficar contra, independente de qualquer coisa, a mina foi boa para mim.” Ele também pediu que a mãe levasse uma medalha de prata ao local onde ele está, dizendo: “Mãe, eu sou o vento que sopra no seu ouvido a música que você canta feliz.”

Por fim, a mensagem para Deolane foi clara: “DRA Deolane, minha birrenta, marrenta, eu amo você, estou com você até o fim.”

Durante o vídeo, Chaline deixa claro: “Não estou defendendo lados, apenas transmitindo a mensagem que me foi passada.” Por fim, ela pede aos seguidores que a deixem cumprir sua missão como médium, ressaltando que seu trabalho é ser um canal de comunicação entre os espíritos e seus entes queridos.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos9 horas ago

Jessyka Laynne conquista o Brasil e o mundo como Miss e empresária

Jessyka Laynne é o exemplo vivo de como a dedicação, o talento e a busca constante por conhecimento podem levar...

Famosos12 horas ago

A musa Ale Gaúcha é criticada e sofre ataques de preconceituosos após realizar um ensaio sensual na Avenida Paulista

A Modelo Ale Gaúcha causou sensação na famosa avenida Paulista com seu charme e sensualidade, despertando não apenas olhares curiosos,...

Famosos1 dia ago

Sophia Eldo Prepara-se para um Projeto Inovador Inspirado no K-pop

Nos bastidores do cenário artístico, Sophia Eldo tem se destacado por sua dedicação e empenho em aprimorar suas habilidades. A...

Famosos2 dias ago

Nicolas Prattes posa para campanha da Ellus!

O ator Nicolas Prattes, está com tudo! Arrancando muitos suspiros logo na estréia da nova novela da rede Globo, “Mania...

Famosos3 dias ago

Dr. André Araújo Inaugura Instituto de Cirurgia Plástica Avançada em São Paulo

Na última sexta-feira (13), o renomado cirurgião plástico Dr. André Araújo inaugurou o Instituto André Araújo, em São Paulo. A...

Famosos4 dias ago

PK é o novo entrevistado do Pedro Scooby no PodPah Visita

O rapper PK é o novo entrevistado do PodPah Visita, com Pedro Scooby, que está disponível no canal do YouTube...

Famosos4 dias ago

Após incêndio, Mirela Janis e Yugnir presenteiam motorista de aplicativo com carro avaliado em mais de 50 mil reais

Caso tomou grande repercussão nos últimas dias em João Pessoa/PB Nos últimos dias, a cidade de João Pessoa foi marcada...

Famosos6 dias ago

Patrícia Borges Vaqueira Brilha no Aniversário de Solange Almeida em Fortaleza

No último dia 28 de agosto, Fortaleza foi palco de uma festa deslumbrante em comemoração ao aniversário da cantora Solange...

Famosos6 dias ago

Cassio Cipriano e Sua Presença Inspiradora nas Redes Sociais

Como Cassio Cipriano Transforma Redes Sociais em Ferramenta de Inspiração e Ensino para Artistas Cassio Cipriano, além de seu trabalho...

Famosos7 dias ago

Noite Coreana com Sophia Eldo e OMMA KFOOD: Sabores e Tradições que Conquistam

Na última quarta-feira, a influenciadora digital Sophia Eldo, conhecida por seu amor pela cultura coreana, reuniu suas amigas para uma...

Famosos7 dias ago

Simone Gomes se destaca nacionalmente por luta em defesa dos animais

Simone Gomes, de 53 anos e residente em Petrolina de Goiás, é uma defensora apaixonada dos direitos dos animais. Além...

Famosos1 semana ago

Famosos se reúnem em festa de 10 anos do Spotify no Brasil

Plataforma de música celebra uma década em território brasileiro com destaques da música nacional em evento no Allianz Parque, em...

Famosos1 semana ago

Lucas Rocha Alcança 3 Milhões de Streams com “Coração Teimoso”

O cantor Lucas Rocha, uma das revelações mais promissoras da música brasileira, celebrou recentemente um marco impressionante em sua carreira:...

Famosos1 semana ago

João Lucas Freitas Brilha em Live Internacional: Conexão Brasil-Itália

No último sábado, dia 31 de agosto, o jovem talento João Lucas Freitas, natural de Goiânia, Goiás, teve um momento...

Famosos1 semana ago

Beatriz Queiroz: Superação e Transformação Pessoal

A jornada de Beatriz Queiroz é um exemplo de resiliência e reinvenção. Nascida com pé torto congênito, enfrentou três cirurgias...

Famosos1 semana ago

Cassio Cipriano Recebe Day & Lara em Podcast Repleto de Revelações e Boas Risadas

Podcast de Cassio Cipriano com Day & Lara: Uma Conversa Franca Sobre Música, Carreira e Superação Cassio Cipriano, em mais...

Famosos1 semana ago

Maria Helena Gimenes é Homenageada em Solenidade com Medalha de Destaque do Ano

Em uma noite marcada por reconhecimento e celebração, Maria Helena Gimenes foi homenageada durante a Solenidade de Premiação dos Destaques...

Famosos2 semanas ago

Histórias que Inspiram: Conheça a influenciadora Mayara de Lara na Nova Geração de Influenciadores

Em tempos de constante evolução digital, onde a informação é disseminada em um piscar de olhos, surgem influenciadores que vão...

Famosos2 semanas ago

Influencer paulista conquista estrelas nacionais e internacionais com regravações de clipes icônicos

Criatividade de Boy Marinho atravessou fronteiras e chamou a atenção da equipe da cantora Katy Perry O influencer Rafael Marinho...

Famosos2 semanas ago

Mari Mattos largou a advocacia e já faturou mais de 100 mil no FanFever

A média salarial de um advogado na cidade de São Paulo é R$5.000,00, trabalhando 40 horas semanais. Um trabalho que...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.