Connect with us

Business

Innovation washing, o que é isso? Especialista explica

Published

on

O desafio com a inovação no ambiente corporativo é que estamos muito ansiosos para rotular qualquer coisa como inovação.
Além disso, o termo inovação é atrativo e por isso, vemos muitas empresas que utilizam na parede mas, não na prática.

O Innovation washing derivou do mesmo princípio do Greenwashing (lavagem verde na tradução literal), que mostra quando uma empresa tem discursos de marketing sobre ser sustentável ao ambiente, e de fato não ser.

Trazendo para o aspecto da inovação, o “Innovation washing” ganhou força e agora no pós pandemia retoma com mais força, questionando se de fato as empresas que colocam em seus valores, a inovação, estão cultivando ambientes aptos para que ela aconteça.

O problema fundamental com o Innovation washing, é que ele dilui o processo e os benefícios percebidos da inovação e cria uma preguiça inerente ao que é ser “inovador” de fato. Quanto mais uma organização “lava” ideias como inovadoras, mas prejudica sua capacidade de desenvolver uma cultura de inovação que desenvolve ideias novas e diferentes para seus clientes.

Como assim, Tita? Se ser inovador é apenas copiar ou adotar a tecnologia mais recente, não há necessidade de as pessoas dentro de uma organização investirem em cavar os principais problemas ou possíveis lacunas de seus clientes internos e externos, concorda? Afinal, sistemas padronizados tem muitas limitações e geralmente, acabam tentando colocar um quadrado dentro de um triângulo, apenas para “forçar” de que aquele sistema/tecnologia, resolve o problema de todos os clientes.
Estamos em uma sociedade que busca cada vez mais curadorias, itens customizados, mas em massa. Sei que isso parece um paradoxo..e é!

Todo paradoxo, como dizemos aqui, é uma oportunidade.

Sabemos que existem muitos tipos de inovação, cada lugar dá um nome. As mais “conhecidas”atualmente são inovação disruptiva e a inovação incremental, e essa segunda sim, traz consigo infinitas possibilidades de melhorias de produtos, processos etc.
Inovar é você conseguir melhor algo..E como diria Thomas Edison “Sempre existe forma de melhorar algo, encontre-a!”

IMPORTANTE: Não estou querendo dizer que trazer um sistema novo (para a empresa) não seja inovação, porque entra como uma melhoria contínua daquele processo, por exemplo, mas o innovation washing surge, quando a empresa adota apenas esse tipo de ação para rotular que estão inovando.

Mas o ponto, é que toda empresa que quer se manter atrativa no mercado, precisa buscar a inovação disruptiva
de alguma forma. E essa, não dá pra ficar apenas na parede.
Esse tipo de inovação faz com que você ative os três pilares para ter diferenciais competitivos: Pioneirismo, Top of mind e Exclusividade.

E nada disso se constrói apenas “surfando na onda”.

Inúmeras vezes nos deparamos com parceiros que pregam a inovação, nos procuram e, quando falam conosco, a primeira coisa que ouvimos é “mas olha, aqui a inovação é até a página 2, vocês devem ser muito disruptivos, por conta do nome de vocês..Fábrica de Criatividade, então já vamos avisar…”. E como nós trabalhamos com diversos tipos de empresas, desde indústrias de aço até distribuidoras de cinema, sabemos entender o parceiro e ir no ritmo dele.

O ponto é que é nosso papel provocar e fazer com que eles pensem fora dos padrões, se não, nem faria sentido nos contratar. E vemos, que quando entramos lá e fazemos do nosso jeito leve, divertido provando que conteúdo sério não precisa ser chato.

Os parceiros se surpreendem e se dão conta de que mesmo tendo o pilar de inovação como valor, a empresa não praticava isso com as pessoas. Apenas focava em processos, produtos e serviços.

Para Gestão da inovação acontecer de fato, precisamos que a cultura esteja alinhada com a estratégia, ou seja, os stakeholders da empresa (c-levels) estejam de fato apoiando a inovação. A estratégia precisa contemplar o tema de forma explícita, para
que a execução e a inovação andem juntas em prol de fazer acontecer.

Aqui sugiro alguns passos para identificarmos o innovation washing nas empresas:

– [ ] Você sabe quais são a missão, a visão e os valores da sua empresa? A prática das mesmas, acontece diariamente?

– [ ] Quem são os “patrocinadores” da inovação? A alta liderança atua e fala sobre inovação constantemente ou apenas nas reuniões de kick-off?

– [ ] Vocês têm KPIs claros que estimulam o uso da inovação? Quais?

– [ ] Vocês têm competências específicas associadas à inovação? Competências essas, que são estimuladas pela área de pessoas?

Bom, identificar é o primeiro passo, mas para conseguir mudar de fato e transformar sua organização para ser inovadora, aqui vão alguns passos que aprendi:

1. Crie uma definição clara sobre o que é inovação para sua empresa;

2. Estabeleça KPIs claros para todos da corporação sobre como irão medir essa inovação acontecendo.

3. Estabeleça uma cultura do “erro” mas claro, que sejam erros inéditos. Significa que errar tudo bem, faz parte. Mas é importante
não apoiar o mesmo erro.

4. Abra os desafios da corporação para a inteligência coletiva, pratique abrir a inovação para que diversas áreas com diferentes perspectivas possam
contribuir com o assunto. Verá que dentro de casa tem muita solução incrível!

5. Evite rotular a implementação de sistemas de mercado (já existentes em vários locais mas ainda não na sua empresa) como “inovação”. Assim,
você vai cada vez mais entendendo e ensinando essa diferença aos colaboradores.

6. Ative seu pensamento crítico para avaliar se sua ideia é inovadora – se não for, não a descarte, pode ser que ela seja aderida em algum outro portfólio.

7. Apaixone-se pelo processo! Ele de fato fará com que você consiga enxergar a 3 via e você irá coletar todos os benefícios – normalmente – em pouco tempo.

Continue Reading
Advertisement

Business

Jô Rabelo comemora 25 anos de trajetória

Published

on

Jô Rabelo celebra 25 anos de uma trajetória marcada por talento, determinação e espírito empreendedor. No competitivo mercado de estética e visagismo do Ceará, ele se destaca não apenas pela excelência de seu trabalho, mas pela capacidade de se reinventar, superar desafios e transformar sonhos em realidade. Com uma visão apurada e uma paixão incansável pela arte de realçar a beleza, construiu uma carreira sólida, tornando-se referência em seu segmento. Esse marco de duas décadas e meia é resultado de sua resiliência, inovação e uma entrega constante à busca pela perfeição.

Mais do que um cabeleireiro de prestígio, Jô Rabelo é um líder que inspira e promove oportunidades. À frente de um salão que hoje emprega mais de 50 profissionais, ele não apenas gera trabalho, mas fomenta crescimento, desenvolvimento e sonhos. Sua jornada é também a história de muitas pessoas que encontraram, sob sua orientação, espaço para evoluir e brilhar. Celebrar esses 25 anos é reconhecer a força de um homem de fibra, cuja luta, talento e generosidade deixaram marcas profundas no mercado de beleza do Ceará.

Continue Reading

Business

Ex-estagiária, influenciadora fatura com conteúdo adulto e investe na Bolsa de Valores

Published

on

Pensando em fazer um pé de meia para o futuro, Ketlin Groisman diversifica ações com o que ganha de plataformas como o Privacy, além de incentivar seus seguidores com relação à consciência financeira

Ganhando apenas R$ 400 por mês, a ex-estagiária de uma academia Ketlin Groisman vem faturando alto com produção de conteúdo adulto. Atualmente, a influenciadora tem um dos perfis mais acessados das plataformas para maiores de 18 anos, onde faturou cerca de R$ 1,5 milhão em um ano.

“Eu trabalhava 12 horas por dia, fazia de tudo, desde limpar banheiros até abrir a academia, e não conseguia me sustentar”, lembrou pontuando que passou para sua primeira cifra milionária de forma muito rápida.

De Brasília, Ketlin sonhava em cursar medicina, mas largou o curso depois de se deparar com um mercado em expansão. Porém, os altos ganhos não mexeram com sua vaidade, uma vez que a mocinha tem consciência financeira. Ela investe em ações da Bolsa de Valores com o objetivo de ter uma boa renda no futuro.

“Consegui alugar um apartamento, comprar um carro, meu celular e até o Golden Retriever que eu tanto queria. Chego a faturar entre R$ 25 e 30 mil por mês”, explicou Groisman que deixa rendendo na “caixinha” boa parte dessa grana, ressaltando que tem responsabilidade com as próprias finanças.

Aos 26 anos e superando os desafios da instabilidade financeira, Ketlin Groisman se descobriu no novo “empreendimento”. Aspirando ser atriz ou apresentadora, a influencer ainda compartilha conteúdo de humor, com o intuito de não ficar estigmatizada apenas pelo mercado erótico.

“Foi muito louco, porque eu nunca imaginei que iria ganhar um milhão na minha vida, ainda mais em uma área diferente. O que traz visibilidade é o que você faz fora da rede, como lifestyle. Não é só o conteúdo dentro das platafomas, mas também o que você mostra fora dela”, concluiu.

Continue Reading

Business

Wanderson Cunha: O Rei do Insta e a Revolução do Marketing Digital na América Latina

Published

on

Wanderson Cunha, conhecido como o “Rei do Insta”, está transformando o cenário do marketing digital na América Latina com a criação da agência “Viralizou Mídias“. Com sede em São Paulo, a agência já se destaca como a maior do continente, focada no crescimento de redes sociais e na venda de seguidores e curtidas.

Nascido em são paulo capital com a empresa em  Jundiaí, Wanderson Cunha começou sua jornada como influenciador digital, conquistando seguidores com sua autenticidade e estratégias inovadoras. Ele rapidamente se tornou uma referência no Instagram, acumulando uma base de fãs leais e ganhando o apelido de “Rei do Insta“. Sua visão empreendedora o levou a fundar a Viralizou Mídias, uma agência que promete revolucionar o marketing digital.

A Viralizou Mídias tem como objetivo principal criar credibilidade para seus clientes, ajudando-os a expandir sua presença online. Apesar de ainda não possuir um site oficial, a agência já está causando impacto significativo no mercado. “Nosso foco é oferecer soluções personalizadas para cada cliente, garantindo resultados reais e duradouros”, afirma Wanderson.

A agência também se destaca por sua abordagem inovadora, utilizando estratégias de marketing digital que vão além do convencional. Com uma equipe dedicada e apaixonada pelo que faz, a Viralizou Mídias está redefinindo o que significa ter sucesso nas redes sociais.

Para saber mais sobre Wanderson Cunha e a Viralizou Mídias, você pode segui-los no Instagram: Wanderson Cunha e Viralizou Mídias.

Com a Viralizou Mídias, o “Rei do Insta” está provando que o futuro do marketing digital é agora. E você, está pronto para viralizar?

Para mais informações entre em contato:

Global streamings : @stream.gb

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos2 dias ago

Douglas Misach: O Digital Influencer Brasileiro que Conquista o Mundo com Consultorias Online de Treino e Alimentação

O Queridinho das Estrelas do Fitness Global Douglas Misach, um nome que está ganhando destaque no cenário fitness global, é...

Famosos2 dias ago

Gustavo Santos: A Jornada do Criador de Conteúdo que Conquistou a Internet como Gusta

De Paixão Pelo Futebol ao Fenômeno de Engajamento Digital Gustavo Santos, mais conhecido como ” Gusta” nas redes sociais, é...

Famosos2 dias ago

MC VINE 7: a nova voz da quebrada que conquista milhões de players

Diretamente da Zona Oeste de São Paulo, MC Vine 7 vem se destacando na cena do funk com sua voz...

Famosos2 dias ago

“Surrender” é o novo single do HIMALAYAS

 Foto por: Andy Ford BAD STAR, NOVO ÁLBUM DA BANDA, ESTARÁ DISPONÍVEL EM 25 DE ABRIL. FAÇA O PRÉ-SAVE AQUI....

Famosos2 dias ago

ONE OR EIGHT anuncia novo single “DSTM” para 19 de março

INICIA TURNÊ LATINO-AMERICANA EM ABRIL O boy group japonês ONE OR EIGHT está pronto para lançar seu novo single altamente...

Famosos2 dias ago

A Olívia diverte sem perder o tom crítico em novo single “Entretenimento”

Crédito: Camila Cara  A faixa chega com clipe e antecipa segundo disco da banda de rock brasileiro Escute aqui. Assista...

Famosos2 dias ago

Cantor e compositor Pedro Antônio resgata suas raízes com o lançamento da faixa “Estória do Sertão”

O single, que aborda temas profundos da cultura sertaneja e das experiências vividas nas noites do interior,  traz uma sonoridade...

Famosos2 dias ago

Ex-Canta Comigo, Bruna K. lança “Vai e Volta”, single que retrata as incertezas do amor

O single, produzido pelo time de produtores da Alma Music, é o segundo lançamento da artista, que apresentou seu primeiro...

Famosos3 dias ago

Casa de Cultura Os Capoeira celebra o forró com Pé de Manacá, Mestra Penha e Guegué Medeiros

Aplaudindo a música nordestina, a agenda cultural da casa apresenta a Pé de Manacá convidando Mestra Penha no dia 21...

Famosos3 dias ago

RoB Love se destaca como uma das novas apostas da música pernambucana

A artista explora sua paixão pelo reggae, combinando-o com influências de dub, soul, pop e eletrônica   A música pernambucana...

Famosos3 dias ago

Far From Alaska lança novo álbum, “3”, pela Marã Música

A sonoridade de “3” transita entre o “roqueiro eletrônico” e elementos mais pop, reggae, hyper pop e até um surpreendente...

Famosos3 dias ago

Banda O Velho Manco une música, religião e crítica social em novo lançamento: “Cinemática”

“Cinemática” combina a musicalidade de instrumentos acústicos, como o violão e o charango peruano, com a presença de alfaias, criando...

Famosos3 dias ago

Cantora e compositora Ana Laura Lopes traduz as incertezas do amor moderno no novo single, “Meu endereço”

A faixa marca o novo momento musical de Ana Laura Lopes e antecipa o primeiro álbum com uma abordagem leve...

Famosos4 dias ago

Encontro Empoderador: Aline Peres, Protagonista de Tempo de Marilyn, Revela Conexão Emocional com Christian Chávez

Em um encontro repleto de emoção e significado, a atriz Aline Peres, protagonista do espetáculo Tempo de Marilyn, viveu um...

Famosos4 dias ago

Jean Tassy faz primeiro show de lançamento do álbum Acrônico no Cine Joia, em São Paulo

(Foto: André Iosolini) Lançado em novembro, o segundo álbum do artista brasiliense já ultrapassa 4 milhões de streams e chega...

Famosos4 dias ago

Delacruz leva experiência imersiva para Minas Gerais com a nova turnê “Vinho”

Shows do aclamado álbum chegam a Juiz de Fora e Belo Horizonte.  Após esgotar duas datas no Circo Voador, no...

Famosos4 dias ago

Hurricanes divulga primeiro vídeo de série em formato live session

Banda está confirmada no festival Best of Blues and Rock Assista “Over The Moon (Live Session)”, aqui. A banda brasileira...

Famosos4 dias ago

Malka Julieta se une a Deize Tigrona em “Sururu das Meninas pt2”, primeiro single de seu álbum de estreia

Malka Julieta acaba de revelar a capa de seu novo single, “Sururu das Meninas pt2”, apresentado pela Natura Musical. A...

Famosos5 dias ago

BK’ confirma participações de Evinha, Fat Family, Luccas Carlos e outros artistas no primeiro show de DLRE no Festival GIGANTES

O evento acontece no dia 26 de abril, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, e conta ainda com...

Famosos5 dias ago

Modelo e atriz mirim, Cecília Costa apresenta grande evolução em frente às câmeras

Com apenas 6 anos, a modelo Cecília Costa já prova que talento, dedicação e aprendizado fazem toda a diferença! Desde...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.