Decisão demonstrou que houve equívoco cometido pela companhia aérea no momento da apresentação dos passageiros e do seu animal de estimação para o embarque
Um casal que vinha dos Estados Unidos para o Brasil foi impedido de embarcar porque a companhia aérea alegou a falta de endosso do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos para o embarque do animal de estimação, no caso um cão.
Para entender o imbróglio, um casal e seu cachorro tinham a previsão de saírem de Miami no início de dezembro do ano passado com destino a Guarulhos, com conexão para Porto Alegre e, depois de três dias, uma viagem para Florianópolis. Nada disso foi possível, pois a companhia aérea não permitiu o embarque do cachorro, alegando a falta de um documento para transporte do animal, mesmo apresentando a documentação completa.
Ao retornar no dia seguinte, com toda a documentação apresentada no dia anterior, a mesma companhia aérea afirmou que a documentação estava correta, porém, ofereceram um novo bilhete, com saída apenas após 15 dias. Diante dos compromissos no Brasil, compraram novas passagens, chegando ao destino final com 52 horas de atraso. Além disso, perderam as duas passagens compradas referentes aos trechos internos e, ainda, alugaram um automóvel para completarem o percurso programado.
Para Leo Rosenbaum, sócio do Rosenbaum Advogados e especialista no Direito do passageiro aéreo, que defendeu o casal na ação, “a companhia aérea falhou em prestar um serviço adequado e seguro, violando o Código de Defesa do Consumidor, art. 14, e a Resolução nº 400 da ANAC. O erro na verificação dos documentos resultou em atrasos e despesas adicionais injustificáveis. Esta decisão reforça a responsabilidade da companhia aérea e a necessidade de garantir os direitos dos passageiros”.
A juiza da 29º Vara Cível do TJ/SP concluiu que houve defeito no serviço prestado pela companhia aérea, indicando que a reparação material procede, uma vez que o casal teve custos com a compra de novas passagens aéreas, bem como o prejuízo que tiveram com a perda dos voos referentes a trechos internos.
Da mesma forma, os danos morais também restaram configurados, visto que o casal passou por incômodos que extrapolam o mero dissabor do cotidiano. “Os autores chegaram ao destino com mais de 50 horas de atraso e tiveram que reorganizar a viagem programada pelo Brasil. Com tal premissa e para evitar a repetição de comportamentos como o praticado pela ré, toma-se por razoável o arbitramento da respectiva indenização em R$ 10.000,00 para cada um dos autores”, decidiu a Juíza de Direito Laura de Mattos Almeida.
Greentech amplia presença na Amazônia, reforça apoio ao evento global e consolida papel na transição energética — com seus veículos, a BYD já evitou a emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO₂ em todo o mundo
(11/11/2025) – Patrocinadora oficial da COP30, a BYD do Brasil inaugurou ontem sua nova concessionária em Belém (PA), durante o primeiro dia oficial do evento global. O espaço, na Travessa Pedro Álvares Cabral, 835, bairro Umarizal, dispõe de um showroom completo com mais de 700 m², marcando não apenas o fortalecimento da presença da marca na Região Norte, mas também sua aposta estratégica na Amazônia como palco da mobilidade limpa e da inovação.
(Foto: Emerson Lima)
A cerimônia de abertura da nova unidade BYD VEGA contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do ministro do Turismo, Celso Sabino, do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, do vice-presidente Sênior da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, e de outras autoridades, simbolizando um novo capítulo na expansão da mobilidade elétrica na Amazônia. Participaram também os executivos da VEGA Paulo Mutran e Beta Mutran, que representam a greentech na capital paraense.
Durante a inauguração da loja, o destaque foi o BYD Song Pro, primeiro híbrido-flex desenvolvido no Brasil. O modelo combina a avançada tecnologia elétrica com o combustível 100% nacional, refletindo o compromisso da marca em oferecer soluções sustentáveis conectadas com a realidade brasileira. Criado para o mercado interno, o veículo é um dos carros oficiais da COP30. A entrega faz parte da doação de 30 unidades híbridas-flex anunciada pela BYD durante a inauguração de sua fábrica em Camaçari (BA), destinadas ao uso durante a conferência e que, depois, serão utilizadas nas frotas de escolas e instituições públicas locais.
“A BYD acredita em um Brasil que se move com energia limpa, tecnologia e propósito. Em Belém, essa transformação já aparece nos números: foram mais de 830 veículos BYD emplacados em 2025, o que nos coloca na liderança dos eletrificados com 49,1% de participação. Na Região Norte, alcançamos 4.643 unidades, representando 55,1% do mercado eletrificado, o que reafirma que a mobilidade elétrica deixou de ser uma promessa e já é realidade para o brasileiro”, afirma Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior e head de Comercial e Marketing da BYD no Brasil.
(Foto: Emerson Lima)
A presença da BYD em Belém, cidade-sede da COP30, reforça o papel estratégico da Amazônia na agenda global de sustentabilidade e evidencia o compromisso da greentech em avançar rumo a um futuro de mobilidade de emissão zero, inclusiva e acessível.
“A inauguração da nova loja em Belém, somada à participação como patrocinadora oficial da COP30 e a iniciativas como a doação de veículos para a cidade-sede, reforça nosso compromisso de impulsionar o desenvolvimento sustentável do país e contribuir para um futuro mais verde para todos. Não é apenas sobre vender carros, é sobre transformar a maneira como vivemos, nos movemos e cuidamos do planeta”, completa o executivo.
Com a nova unidade, a BYD se consolida entre as marcas que mais aceleram a expansão da rede de concessionárias no Brasil, com o objetivo de alcançar 250 lojas nos próximos meses. Além disso, a empresa reforça seu impacto positivo global: com mais de 14 milhões de veículos em circulação em todo o mundo, a BYD já evitou a emissão de mais de 100 milhões de toneladas de CO², consolidando-se como líder mundial na transição energética e referência em inovação automotiva sustentável.
(Foto: Paulo Bergamini)
SOBRE A BYD A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.
Sandra Ganzert recebe homenagem da vereadora Edir Sales por sua contribuição ao esporte e ao empreendedorismo
São Paulo, novembro de 2025 — No último dia 05 de novembro, o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo foi palco da Edição Ouro do Prêmio Melhores do Ano 2025, que reuniu personalidades e empresas de destaque dos setores de esporte, saúde, marketing, entretenimento, beleza e empreendedorismo.
Entre os homenageados, Sandra Ganzert, CEO da WePlan Group, recebeu das mãos da vereadora Edir Sales o prêmio que reconhece sua trajetória e impacto na devolutiva ao esporte e à economia empreendedora do país.
Com mais de uma década de atuação e uma metodologia exclusiva voltada à gestão de patrimônio, planejamento de legado a atletas e figuras públicas, a WePlan se consolidou como uma das maiores referências do segmento, somando mais de R$10 bilhões em operações intermediadas e mais de 500 atletas atendidos.
Créditos da Foto: Divulgação / WePlan Group
“Receber esse reconhecimento é a confirmação de que o propósito que nos move segue fazendo sentido. A WePlan nasceu para cuidar do que há de mais valioso o futuro das pessoas. Cada atleta, cada cliente, cada conquista planejada representa um passo a mais na construção de um legado que ultrapassa o campo e se estende para a vida”, declarou Sandra Ganzert durante a cerimônia.
A noite, que celebrou um verdadeiro marco na história da WePlan, contou com a presença de grandes nomes que prestigiaram a empresária e seu legado. Entre eles, Simone Viotto, CEO da JK Estética Avançada; Leonardo Simões, da BGC Sports; e Brenda Lezie, CEO da Branding Digital, uma das maiores empresas de branding de São Paulo além de executivos e líderes de destaque em diferentes categorias.
A WePlan tem como missão transformar conquistas em legados duradouros, conectando educação financeira e propósito. Com resultados expressivos, a empresa segue expandindo sua atuação para novos segmentos e parcerias estratégicas, reafirmando seu papel como protagonista no cenário esportivo e corporativo.
Créditos da Foto: Divulgação / WePlan Group
“Mais do que administrar números, gerimos histórias e cuidamos de pessoas. Esse prêmio é um símbolo de um trabalho coletivo, movido por propósito e visão de futuro”, completou Sandra.
A Edição Ouro do Prêmio Melhores do Ano 2025, promovida em parceria entre a vereadora Edir Sales Captei Group e JK Hair, reforça a importância de empresas e líderes que unem resultado e responsabilidade, contribuindo para um mercado mais consciente, humano e inspirador.
📸 Foto: Divulgação / WePlan Group ✉ Assessoria de Relações Públicas: Captei Group
O mercado de garantias locatícias vive um momento de transição no Brasil. Tradicionalmente dominado por modalidades como o fiador e o depósito caução, o setor tem visto crescer a participação de outras formas de garantias, impulsionados pela digitalização dos processos imobiliários e pela busca por soluções mais ágeis e acessíveis. E, apesar do avanço, ainda há entraves significativos que impedem o pleno amadurecimento desse nicho e sua consolidação como um pilar de segurança para locadores e locatários. Um deles é a inadimplência, que em agosto deste ano, por exemplo, a taxa atingiu 3,76%, o que representa aumento de aproximadamente 0,64 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2024.
Nos últimos anos, o aumento do crédito digital, a entrada de insurtechs e o fortalecimento das plataformas imobiliárias online contribuíram para tornar as garantias locatícias mais simples e menos burocráticas. Hoje, contratar um seguro fiança pode ser feito em poucos cliques, e o perfil do inquilino pode ser avaliado com base em dados comportamentais e históricos de pagamento — algo impensável há uma década. Esse movimento tem potencial para democratizar o acesso à moradia, principalmente para jovens e profissionais sem histórico de crédito robusto ou sem um fiador à disposição.
O fato é que o mercado vai ter de mudar, porque a situação está ficando insustentável para muitos com o aumento de inadimplência. A digitalização foi importante e o conhecimento em crédito e risco também. Mas não se pode deixar de lado o contato humano na hora da locação.
Por isso, a empresa decidiu criar um novo sistema de garantias, estimulando as imobiliárias a ampliar também o contato humano para reduzir as chamadas sinistralidades, quando um inquilino dá problemas deixando de pagar o aluguel ou até danificando o imóvel alugado. O modelo de Warranty as a Service (WaaS) cria um score para imobiliárias, conferindo um cashback de até 20% para aquelas que acompanham mais de perto os casos e são mais criteriosas com inquilinos. Estamos mudando a lógica das garantias e da locação e as imobiliárias interessadas passarão por seleção com critérios claros. O WaaS da Onda e os produtos premium são destinados a quem quer transformar o mercado brasileiro e virar a página do setor.
Há muito tempo o movimento do setor e verificou que o modelo de negócio e relação entre garantias e imobiliárias, como são hoje, tem prazo determinado para se deteriorar. Algumas variáveis, como cenários políticos, taxas de juros, desemprego e sazonalidade regional, além da avaliação de abertura de sinistros. Isso se traduz em empresas gigantes do setor, além de inúmeras empresas menores, deixarem suas operações, pq no cenário atual, a conta não fecha. O WaaS da Onda vem para suprir esta demanda, uma colaboração entre a Onda e imobiliárias onde todos são beneficiários.