Mesclar vendas entre o sistema físico e o online traz diversas vantagens para as empresas
O pós-pandemia não mudou apenas a forma de consumo dos clientes, como também a maneira que os empreendedores investem em seus negócios. Combinar produtos e serviços on-line com off-line se tornou o caminho para conseguir absorver os dois perfis de público existentes na atualidade: os que optam pela visita às lojas físicas e os que preferem a comodidade das compras digitais. Não à toa, a retomada do comércio presencial, o avanço da digitalização e outros canais de venda, como delivery, estão entre as principais justificativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para a consolidação da recuperação e do crescimento do mercado de franquias brasileiro, em 2022.
Segundo o estudo recente da instituição, o faturamento das redes no país superou, pela primeira vez, os R$ 211 bilhões, passando de R$ 185,068 bilhões, em 2021, para R$ 211,488 bilhões em 2022, um crescimento nominal de 14,3% – índice superior aos 12% projetados pela ABF. No balanço de 2022, os 11 segmentos classificados pela Associação Brasileira de Franchising apresentaram crescimento em relação ao ano anterior. E a projeção para 2023 é ainda mais audaciosa, com um crescimento entre 9,5% e 12% de faturamento. Para quem pretende empreender ainda neste ano, a sugestão ainda é ir à procura de negócios híbridos, que garantem ganhos tanto nos produtos e serviços on-line como nos físicos.
Conheça algumas opções de redes que oferecem o formato híbrido de franquia:
PaperMall: digital + físico Recém-lançada no sistema de franchising, a papelaria conta com o diferencial de oferecer, além dos três formatos de franquias, um planejamento e treinamento especializado em marketing digital. O objetivo da estratégia híbrida, é oferecer atendimento no balcão, mas também humanizado pelo WhatsApp e redes sociais; aumentar a abrangência de divulgação do negócio e o raio de atendimento e venda da unidade. Modelo esse, inclusive, testado e aprovado durante a pandemia, e que fez a marca dobrar de tamanho e encontrar um negócio lucrativo neste setor.
Hoje, a novata no setor de franquias oferece dois modelos aos futuros investidores: a Virada de Bandeira, onde um dono de papelaria pode reestruturar o seu negócio com a licença de marca da PaperMall, juntamente com a aplicação das estratégias de marketing de vendas exclusivas da rede para captação de clientes. Já a segunda, se enquadra em um modelo mais tradicional de franquia, onde o empreendedor começa o negócio do zero vinculado à PaperMall. Nesse último formato, é possível escolher entre o formato de quiosque ou loja. Raio x da franquia Paper Mall:
Investimento Inicial: Bandeira: a partir de R$ 107 mil; Quiosque: a partir de R$ 117 mil; Loja: a partir de R$ 310 mil Taxa de Franquia: R$ 35 mil para todos os formatos Previsão de Retorno: de 15 a 29 meses para todos os formatos Projeção de receita mensal: Bandeira: de R$ 100 mil; Quiosque: de R$ 80 mil e Loja: de R$ 120 mil. Número de funcionários: Bandeira: 5, Quiosque: 4 e Loja: 5 Royalties: 5% Contato para interessados: papermall@live.com
American Cookies: delivery + loja física Com mais de 50 lojas espalhadas por 10 estados brasileiros (DF, GO, SP, MG, PR, SC, BA, PE, PB e SE), sendo 20 apenas em Brasília, onde nasceu a marca. A American Cookies foi uma das pioneiras a levar o cookie americano para o delivery, em 2017. Em 2021, a rede teve o faturamento de R$ 3.8 milhões. Já em 2022, faturou R$ 10.7 milhões, representando um salto de 182% em relação ao ano anterior. A expectativa para 2023 é finalizar o ano com 15% de aumento em relação a 2022.
A American Cookies oferece mais de 20 sabores de cookies artesanais, feitos com ingredientes selecionados. Exemplo desse cuidado é a substituição da margarina pela manteiga de leite e a ausência de gordura vegetal, mudanças que garantem uma massa mais amanteigada, macia por dentro e crocante por fora. Outro diferencial da rede brasiliense é a generosidade nas suas porções, com cookies maiores dos que os disponíveis atualmente no mercado (1 unidade – entre 90g e 100g).
Raio x da franquia American Cookies: Investimento Inicial: Container: a partir de R$ 159 mil; Quiosque: a partir de R$ 179 mil; Loja: a partir de R$ 219 mil Taxa de Franquia: Container: R$ 38.900; Quiosques: R$ 46.900 mil e Loja: R$ 59.200 mil Previsão de Retorno: de 18 a 24 meses para todos os formatos Projeção de receita mensal: Container: de R$ 50 mil a 100 mil; Quiosque: de R$ 50 mil a R$ 100 mil e Loja: de R$ 50 mil a R$ 150 mil. Lucro Previsto: 15 a 20% em todos os formatos Número de funcionários: Container: ;, Quiosque: 4 e Loja: 6 Royalties: 5% FPP: 2% Contato para interessados: franquia@amcookies.com.br ou pelo WhatsApp: (61) 9 9279-0343. Diretor de Expansão da marca: Andrielle Ramalho.
Açaí Puríssimo: franquia semiautomática Fugindo do padrão delivery, pensando cada vez mais na expansão e em um atendimento mais ágil ao cliente, o Açaí Puríssimo, rede brasiliense especializada no preparo de cremes, shakes e congelados com a polpa do fruto amazônico, aposta em um novo modelo: a franquia semiautomática. Funciona assim: a nova operação possui, somente, um funcionário e um totem de autoatendimento. Com isso, o cliente terá mais agilidade no seu pedido, facilitando a gestão do negócio e reduzindo o custo fixo. O franqueado também ganha com isso, porque o formato requer um investimento menor, a partir de R$ 149 mil, e um custo operacional mensal reduzido, de até R$1.800. A previsão da rede de franquias brasiliense é que o novo formato chegue a faturar R$ 40 mil por mês. O modelo já foi testado em Brasília e ultrapassou a marca prevista, faturando R$ 117 mil em dois meses de operação.
Outra novidade do Açaí Puríssimo na franquia semiautomática é a mudança no projeto arquitetônico. Nas 12 lojas espalhadas em Brasília (406/407 Asa Norte, 310 Asa Norte, 103 Asa Sul, 113 Asa Sul, 103 Sudoeste, Águas Claras, Sobradinho, Noroeste, Taguatinga, Samambaia, Guará, Gama e Lago Norte CA 07 recém-inaugurada), as unidades estão mais clean e modernas, com cozinha integrada com atendimento, para facilitar o próprio funcionário nessa operação por conta própria. Esteticamente, a nova roupagem do Açaí Puríssimo possui um novo balcão em mdf em cor clara ripado com um expositor de vidro, cozinha com revestimento em metro white, pergolado em mdf, também na cor clara, cantos arredondados e novas iluminações nas unidades.
Raio x da franquia Açaí Puríssimo: Investimento Inicial: 100 mil investimento Taxa de Franquia: 50 mil de taxa de franquia Previsão de Retorno: 24 meses Projeção de receita mensal: Quiosque: Loja Física + Delivery: 40 mil Número de funcionários: 2 Royalties: 5% Contato para interessados: ricardo@acaipurissimo.com.br
As inscrições vão até o dia 18 de agosto e podem ser feitas pela internet
O Instituto Feira Preta, em parceria com a NIVEA, por meio do programa NIVEA Conecta, e com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, está com as inscrições abertas para o Feira Preta Cria Música. A iniciativa de formação técnica e criativa para empreendedores visa impulsionar o empreendedorismo negro e indígena no setor musical de Salvador e região metropolitana, promovendo a participação desses profissionais em um sistema econômico mais diverso, equitativo e sustentável. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 18 de agosto.
O programa vai selecionar 25 empreendedores criativos da área de música para uma jornada intensiva de formação, com seis dias de atividades presenciais e complementação online, entre 23 e 29 de agosto. Durante o processo, os participantes receberão acompanhamento de facilitadores e especialistas para aprimorar habilidades de criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços musicais. A formação também contempla temas como conexão ancestral, autoconhecimento, gestão de carreira e financeira, comunicação, marketing e prototipagem de novos produtos.
Além de fortalecer negócios e carreiras, o projeto prepara artistas para o Feira Preta Festival Salvador, que acontece em novembro. Os participantes dessa turma podem ser selecionados para se apresentar no evento. “A programação é pensada para desenvolver o potencial criativo e empreendedor, incentivando o protagonismo de pessoas negras e indígenas na cadeia produtiva da música e no mercado da Economia Criativa”, explica Adriana Barbosa, fundadora do Instituto Feira Preta.
As inscrições do Feira Preta Cria Música vão até o dia 18 de agosto, o processo é gratuito e individual. Podem participar pessoas negras (pardas ou pretas) ou indígenas, maiores de 18 anos, que residam em Salvador ou na região metropolitana, possuam negócios ativos há mais de dois anos e tenham disponibilidade para acompanhar todas as atividades do programa. É necessário também ter acesso à internet e a um dispositivo digital.
As atividades presenciais ocorrerão no Arquivo Público da Bahia, no bairro do Comércio, em Salvador. O resultado dos selecionados será divulgado em 19 de agosto, e a participação com mais de 70% de presença garante integração à rede de empreendedores da Feira Preta, com acesso a conteúdos exclusivos, oportunidades comerciais e mentoria.
Nos últimos anos, o delivery deixou de ser um canal complementar para se tornar parte essencial do varejo brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery movimentou R$ 38 bilhões em 2023, com crescimento entre 7,5% e 8%. Hoje, 56% dos estabelecimentos operam também por canais próprios. Em 2024, o iFood já contava com 380 mil estabelecimentos cadastrados no Brasil.
Paralelamente, 40% dos brasileiros afirmam pedir comida por delivery, sendo que 11% realizam de um a dois pedidos por semana. Em setores como farmácias e supermercados, o uso de aplicativos cresceu ainda mais rapidamente, representando fatias significativas da receita.
Cada venda realizada por meio de aplicativos envolve diversas variáveis: comissões, taxas de entrega, descontos promocionais, campanhas específicas e eventuais cobranças por antecipação. Diante dessa complexidade, a conciliação financeira se torna um processo estratégico — e não apenas operacional.
Imagine um restaurante que fatura R$ 100 mil por mês via iFood. Parte dos pedidos utiliza a entrega da plataforma, com comissão de 20%; outros são retirados no local, com taxa reduzida de 12%; e há ainda pedidos com cupons promocionais, com comissão de 15%. Se o estabelecimento opta por antecipar os recebíveis, há uma taxa adicional de 2%. No fim do mês, os descontos podem ultrapassar R$ 18,5 mil. Qualquer falha de conferência ou falta de visibilidade sobre essas margens pode comprometer o caixa e gerar prejuízos acumulados.
A conciliação financeira, portanto, vai muito além de reunir extratos. Trata-se de um processo estruturado que envolve:
– Comparação diária entre o valor bruto dos pedidos e o total líquido recebido;
– Análise detalhada de cada linha do extrato da plataforma: comissões, taxas de entrega, cupons, antecipações e ajustes;
– Verificação de conformidade com os contratos: cada modalidade (retirada, marketplace, dark kitchen, vouchers) possui regras específicas;
– Registro de falhas e divergências, como cobranças duplicadas, pedidos não repassados, cancelamentos não compensados ou erros nas taxas de antecipação.
Ignorar esses processos é, literalmente, deixar dinheiro na mesa. O varejista perde margem, perde controle financeiro e fica sem respaldo para contestar inconsistências junto às plataformas. Em alguns casos, a falta de controle leva até à desistência de operar nesses canais — o que representa perda de mercado e de oportunidades geradas pela alta demanda dos apps.
A solução não é abandonar o delivery, mas sim profissionalizar sua gestão. Fazer esse controle manualmente se torna inviável quando o canal representa uma fatia relevante da receita. Por isso, a conciliação eficaz depende de sistemas automatizados, capazes de capturar extratos de plataformas como iFood, Rappi e outras, e comparar cada linha com os contratos e os dados de venda registrados pelo varejista. Ferramentas especializadas conseguem identificar inconsistências, auditar valores e garantir que os repasses estejam corretos.
Além da automação, é essencial manter uma rotina disciplinada: conferência diária das vendas, validação constante dos contratos e condições comerciais, histórico estruturado e um fluxo claro de comunicação com as plataformas em caso de divergências. Isso proporciona ao varejista uma visão real da margem líquida por canal, do custo-benefício da antecipação de recebíveis e da viabilidade de participar de campanhas promocionais.
A longo prazo, esse controle se traduz em mais lucro, maior poder de negociação com as plataformas e projeções de caixa mais confiáveis — especialmente para quem depende do delivery como parte relevante do faturamento.
Em resumo: a conciliação financeira deixou de ser uma tarefa operacional para se tornar um instrumento estratégico. Sem ela, o varejista perde recursos, acumula prejuízos e opera no escuro. Quem investe em processos, tecnologia e capacitação ganha segurança, previsibilidade e foco no crescimento.
*Lucas Castro, Chief Revenue Officer da Boavista, referência em soluções automatizadas de conciliação financeira
Primeira unidade da marca na cidade de São Paulo, administrada pela Atlantica Hospitality International, conta com investimento total de R$145 milhões
A Atlantica Hospitality International, rede com 196 empreendimentos e mais de 28 mil quartos em todo o Brasil, anuncia a abertura de projeto inovador na capital paulista: o Radisson RED Ibirapuera. Com investimento total de R$145 milhões, o empreendimento está localizado no bairro Moema, com principais recursos urbanos no entorno, como estação de metrô, aeroporto de Congonhas, rede hospitalar, clubes de alto padrão, renomados restaurantes e o icônico Parque Ibirapuera.
“O lançamento do primeiro Radisson RED em São Paulo reforça nosso compromisso em trazer inovação e excelência para o mercado hoteleiro da região. Inserido em um complexo imobiliário de alto valor, este empreendimento representa um investimento estratégico. Estamos confiantes de que esta combinação de localização privilegiada, design inovador e conceito moderno elevará a experiência dos nossos hóspedes e consolidará ainda mais a Atlantica como empresa inovadora,” explica Guilherme Martini, VP de Operações, Vendas e Marketing da Atlantica Hospitality International.
“O Radisson RED Ibirapuera chega a São Paulo com um conceito diferenciado, unindo modernidade, praticidade e sofisticação em cada detalhe. Com 103 apartamentos, é considerado uma verdadeira experiência de arte e estilo para os viajantes, já que conta com investimento de mais de R$1 milhão em obras de arte, que proporcionam sofisticação contemporânea e originalidade em cada ambiente”, acrescenta Gionny Ronco, responsável pelo empreendimento.
A infraestrutura do hotel também surpreende com a academia localizada na cobertura, com ambiente climatizado e modernos equipamentos para musculação, além de um espaço de eventos com quatro salas equipadas, ideais para reuniões e eventos sociais. O restaurante possui capacidade para até 100 pessoas, além de disponibilizar serviço de room service 24 horas, garantindo conforto e conveniência aos hóspedes em qualquer momento do dia.
Perfeito para o viajante moderno, o empreendimento é pet friendly, informal na medida certa e plenamente alinhado às demandas contemporâneas, oferecendo uma experiência vibrante e conectada no coração de São Paulo.
“O Radisson RED acolhe a diversidade com autenticidade, independente, da idade ou estilo. Um gamer, um executivo, um artista ou um estudante – todos se sentem em casa. Aqui nosso conceito mistura liberdade com sofisticação”, comenta Felipe Gonçalves, Gerente Geral da Unidade.
Sobre a Atlantica Hospitality International Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta hoje com um portfólio com 196 empreendimentos, que agregam a oferta de 28.510 quartos, em mais de 76 cidades no Brasil. Possui mais de seis mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade. Detém alianças exclusivas com três das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality, Clarion, Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn, Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Wyndham, Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com a família de marcas próprias Transamerica Hotels (Transamerica Fit, Transamerica Executive, Transamerica, e Transamerica Collection, Go Inn Transamerica e Esuites Transamerica) e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã. Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações de residenciais com serviços e locação flexível dentro da sua vertical Roomo e Radisson Serviced Apartments. E em uma terceira área de atuação, a empresa administra empreendimentos de Multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.