O cantor lança neste domingo (26), em todas plataformas de streaming e em seu site oficial, os álbuns “Urbano” e “Consciência”, obras que abordam questões atuais de maneira sensível e impactante
Em uma trajetória que atravessa duas décadas, o cantor, compositor e sambista Fernando Boi construiu uma carreira sólida marcada por uma ligação profunda com suas raízes, um processo criativo fascinante e uma discografia que traduz sentimentos, vivências e questionamentos da sociedade. Agora, neste domingo, 26 de janeiro, Fernando dá um passo importante em sua jornada no meio musical ao lançar dois álbuns complementares: “Urbano” e “Consciência”, obras que, juntas, reforçam sua relevância no cenário do samba brasileiro. As obras estarão disponíveis nas principais plataformas de streaming e em seu site oficial, www.fernandoboisamba.com.br.
Os álbuns “Urbano” e “Consciência”, complementares em seus temas e arranjos, abordam questões atuais de maneira sensível e impactante. “Urbano”, como o nome sugere, explora as complexidades da vida nas grandes cidades. “Falo das modernidades virtuais, principalmente da relação com as redes sociais, das dificuldades financeiras, da simplicidade, da vida boêmia, da malandragem e do amor”, explica o cantor. Com arranjos assinados pelo pianista Higor Alves, o álbum apresenta uma linguagem contemporânea e uma musicalidade rica que dialoga com a vida urbana e seus desafios.
Já “Consciência” mergulha em questões sociais, políticas e ambientais. “Falo da natureza, da diversidade, da miscigenação, da consciência do amor próprio, do respeito à natureza. É uma obra que busca despertar o ser humano para o meio ambiente, para a aceitação de coisas que não se pode mudar, das relações humanas e a importância de cuidar de si e da vivência do samba”, destaca Fernando.
Lançados juntos, os dois álbuns se complementam de forma intencional, oferecendo ao público uma experiência profunda e reflexiva. A inspiração para os álbuns, segundo Fernando, é a vida humana, a importância da preservação do meio ambiente, do respeito a diversidade e o amor.
Com 20 faixas no total, as músicas trazem temáticas que vão desde a boemia das cidades até o apelo pela preservação do planeta, sempre com uma poesia rica e arranjos sofisticados. “Espero que, entre essas 20 músicas lançadas nos dois álbuns, pelo menos um toque o coração das pessoas e desperte uma nova consciência para o milagre da vida e para nossa responsabilidade coletiva de cuidar da saúde mental e preservação do nosso planeta”, completa o artista.
De Goiânia para o mundo
Nascido na Vila São José, em Goiânia, Fernando Marques Faustino, carinhosamente conhecido como Fernando Boi, cresceu em meio à influência musical de sua mãe, Dona Leonice, que embalava a rotina da família com clássicos do samba e da MPB. “Minha mãe tinha um gosto peculiar pelo samba. Paulinho da Viola, Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Beth Carvalho eram presenças constantes em nossa casa. Isso certamente foi minha primeira e mais marcante influência no samba”, relembra Fernando.
Para ele, o samba é mais do que um gênero musical, é um agente de transformação social e política. “O samba sempre foi um agente transformador na sociedade. Ele tem um papel fundamental de contestação e de transformação da sociedade, principalmente no campo político. Não há isenção no samba politicamente. O samba não é uma música apenas de entretenimento. Ele é dinâmico, faz acontecer mudanças na sociedade e está intimamente ligado com a realidade brasileira, seja registrando o nosso cotidiano, seja como agente modificador. É um patrimônio brasileiro que brota em cada Estado e cidade do Brasil e extrapola as fronteiras, conferindo identidade ao povo brasileiro, com o poder de comunicação da arte”, reflete o sambista.
Ainda jovem, ele mergulhou de vez no universo do samba, frequentando rodas de samba e absorvendo a essência desse patrimônio cultural brasileiro. Essa paixão inicial se transformou em uma carreira brilhante, marcada pelo lançamento de diversos álbuns, singles e a realização de shows e festivais que o consagraram como um dos grandes nomes do gênero no estado de Goiás.
Ao longo de sua caminhada, Fernando lembra que enfrentou desafios importantes, que lhe trouxeram muitos ensinamentos e lhe permitiram a construção de uma discografia rica e variada, na qual Fernando explora temas como amor, questões sociais, natureza e a vivência humana. Apesar das dificuldades, ele mantém uma produção constante e criativa, o que faz de sua obra um testemunho da resistência e da força do samba no Brasil contemporâneo.
Mantendo-se fiel às tradições do samba, Fernando busca também atualizá-lo, trazendo uma linguagem moderna e conectada aos tempos atuais. “Tento manter viva as tradições do samba, fugindo das banalidades e primando pela poesia, mas sempre atento e de olho na linguagem moderna, para comunicar com uma juventude sedenta de coisas novas. É um trabalho de garimpeiro e bem amplo, mas compensa cada gota de suor. Sinto que muita gente gosta do meu trabalho e procura aprofundar no universo do samba em razão desses estímulos que faço através da minha música. Isso me deixa muito feliz e realizado”, afirma.
E o processo criativo, como Fernando mesmo descreve, é uma espécie de “tempestade divina”. As ideias surgem de forma inesperada, seja em momentos do cotidiano ou até mesmo durante os sonhos. “Já acordei no meio da noite com músicas prontas na cabeça. Corro para gravar no celular antes que desapareçam”, revela.
Esse fluxo criativo é transformado em obras musicais produzidas em parceria com o pianista e produtor Higor Alves. “O Higor tem um talento ímpar e contribui com arranjos magníficos, que eleva cada faixa a um nível superior. Ele é um parceiro essencial nesse processo”, afirma o cantor.
Sonhos, projetos e legado
Com 20 anos de carreira, Fernando é grato pelas conquistas em sua trajetória. “Sou muito feliz por tudo que o samba me proporcionou até hoje. Tenho orgulho de ter participado de festivais e encontros maravilhosos”, afirma.
Mas apesar das conquistas até aqui, ele afirma que ainda tem muitos planos para o futuro. Entre eles estão a gravação de novas composições, a realização de turnês pelo Brasil e pelo exterior, a produção de DVDs e até mesmo o lançamento de um musical. “Quero gravar as inúmeras músicas autorais que tenho prontas, compor novas, gravar obras de outros compositores, principalmente aqueles que não foram muito gravados ou conhecidos, realizar a divulgação do trabalho já realizado através de shows, manter a constância de rodas de samba e apresentações na minha cidade”, declara.
Recentemente, sua música começou a ganhar destaque internacional, com o álbum “As Faces do Amor” sendo lançado no Japão em parceria com a produtora @tudomudamusic. Esse é apenas o início de uma jornada que promete levar o samba de Fernando Boi a novos públicos e culturas. “Muita coisa já foi feita e temos muita coisa por fazer. Vamos trabalhar para isso! É sempre bom mostrar a diversidade do samba, da música, da arte e do Brasil”, afirma.
Quando questionado sobre o legado que deseja deixar, Fernando é claro: “Gostaria que minha música fosse lembrada como uma voz preocupada com as relações sociais, com o planeta, com a existência humana. Quero que ela sirva de consolo para quem sofre, que inspire o amor, a empatia e o cuidado com o mundo”, conclui.
Siga no Instagram para acompanhar as novidades por lá:@fernandoboisamba
Vivemos um momento em que os adolescentes parecem incentivados a crescer antes da hora. Uma recente denúncia sobre a “adultização precoce”, que é a exposição infantil a responsabilidades típicas de adultos, reacende o debate sobre o que falha no equilíbrio entre infância e maturidade e os efeitos psicológicos dessa tendência.
Nessa esteira surge “Adolescência: um desafio possível”, obra do psicólogo e escritor Alejandro Schujman, que chega ao Brasil em 15 de setembro. A obra é o primeiro título do selo Catarsis da Catapulta Editores. A pré-venda está disponível nas livrarias e e-commerce
A proposta do livro dialoga com a série “Adolescência” (sucesso no streaming), a partir da ideia de que o que mudou não foi a adolescência, mas a forma como os adultos a percebem.
Alejandro Schujman alerta sobre os perigos da negligência emocional. “Estamos deixando os adolescentes sozinhos. A nova tragédia coletiva da nossa era é a solidão das crianças e a perda do bom senso dos pais.” Essa solidão, ele afirma, abre caminho para lacunas entre gerações que só se estreitam com diálogo, empatia e limites claros.
O autor ressalta, ainda, a urgência de um basta. “Todas essas barreiras só nos levaram a normalizar uma série de absurdos nas últimas décadas, que só pioram ano após ano. Já chega.”
O livro oferece ferramentas práticas para pais e educadores: impor limites com empatia, educar sem medo, melhorar a comunicação com adolescentes e fortalecer redes familiares colaborativas. É um convite para olhar a adolescência com profundidade e generosidade, propondo que o que parece um desafio é, na verdade, uma oportunidade.
Sobre o autor:
Alejandro Schujman é psicólogo, escritor e pai em processo contínuo de aprendizado. Autor de ensaios e colunas no jornal argentino Clarín, dedica-se ao estudo dos conflitos contemporâneos na infância e adolescência, com foco na construção de vínculos emocionais saudáveis entre gerações.
Graduado com mérito pela Universidade de Buenos Aires (UBA), lidera uma equipe de trabalho chamada Rede Assistencial PSI, que atua nos âmbitos assistencial e comunitário. Seu trabalho concentra-se principalmente em palestras, cursos, oficinas e peças teatrais na Argentina e em outros países de língua espanhola. É autor de vários livros consagrados, entre eles: “Generación Ni Ni”, “Es no porque yo lo digo”, “Herramientas para padres”, “No huyo, solo vuelo: El arte de soltar a los hijos” e “Gretta y el arte de complicarse la vida”.
Onde comprar:
Com distribuição nacional nas principais redes de livraria como: Livraria Leitura, Livraria Da Vila, Travessa, Livrarias Curitiba, WMF Martins Fontes, Livraria Santos, Vanguarda, Vitrola, A Página e também nos principais portais de e-commerce.
Serviço:
Autor: Alejandro Schujman ISBN: 9786555512045 Título: Adolescência: Um Desafio Possível Selo: Catarsis Catapulta Editores Ano de Edição: 2025 Idioma: Português Número de Páginas: 148 País de Origem: Brasil Acabamento: Brochura Altura: 23 Largura: 15,5 Profundidade: 1,5 Peso: 240 g
A banda Filomena Bagaceira, referência no forró nordestino há mais de 20 anos, acaba de disponibilizar em todas as plataformas digitais seu mais novo projeto: um repertório atualizado em formato audiovisual ao vivo, que promete animar os fãs e consolidar ainda mais a força do grupo no cenário musical.
Com uma trajetória marcada pela tradição e autenticidade, a Filomena Bagaceira conquistou espaço como uma das bandas mais queridas do Nordeste, especialmente no período junino, quando sua agenda segue lotada em apresentações por diversas cidades da região. A energia contagiante e o repertório diferenciado são marcas registradas da banda, que se tornou presença indispensável nas maiores festas da época.
No comando dos vocais estão Sarah Reis e Mamau, que dão vida às canções com uma mistura de talento, carisma e identidade própria. A nova gravação, além de trazer sucessos consagrados, apresenta também novidades no repertório, reforçando a capacidade da banda de se reinventar sem perder a essência que a fez atravessar duas décadas de história.
“O público pode esperar uma experiência ainda mais intensa, porque este trabalho traduz a energia dos nossos shows, levando a alegria do forró para dentro da casa de cada fã”, afirmam os vocalistas.
Disponível nas principais plataformas digitais, o novo repertório audiovisual da Filomena Bagaceira é um convite para quem quer reviver a tradição das festas nordestinas com uma sonoridade moderna e envolvente.
O Ceará vive um momento de aquecimento no cenário empreendedor. De acordo com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), só no primeiro trimestre de 2025 foram abertas 42.076 novas empresas, o que representa um crescimento de 57,64% em relação ao mesmo período do ano anterior. O setor de serviços lidera esse movimento, puxado, entre outros fatores, pela expansão de negócios ligados ao mercado de alimentação e delivery.
Nesse contexto, marcas como a Galetos do Brasil têm se destacado como referência não apenas em sabor, mas em gestão, inovação e crescimento acelerado. Com 12 meses consecutivos como restaurante Super no iFood e eleito o melhor delivery do Ceará em 2023/2024, a rede se consolidou como a maior galeteria do Nordeste, se tornando case de sucesso na gastronomia regional.
Criada em Fortaleza, a Galetos do Brasil representa o modelo de negócio que alia agilidade, posicionamento digital e excelência operacional. A marca é liderada pelo empresário Igor Puccy, que transforma, dia após dia, o delivery em um canal estratégico de relacionamento e fidelização de clientes.
“O setor de delivery é desafiador. Mas quando se tem um modelo bem estruturado e uma operação centrada em processos, resultados acontecem. Nosso crescimento foi construído com base em análise, persistência e capacidade de adaptação e é isso que queremos compartilhar com outros empreendedores”, destaca Igor Puccy, CEO da Galetos do Brasil.
A força da rede se alinha à tendência nacional: de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o setor de alimentos e a indústria da transformação estão entre os maiores geradores de empregos no Brasil em 2025. O mercado não apenas cresce em volume de pedidos, mas se sofisticou em termos de estratégia, exigindo das empresas uma visão mais profissionalizada do negócio.
Foi pensando nisso que Igor Puccy acaba de lançar o curso “Empreendendo no Mundo do Delivery”, voltado para quem deseja transformar sua operação de entrega em um negócio lucrativo, escalável e estruturado.
SOBRE O CURSO
Com quatro módulos objetivos e práticos, o infoproduto traz o passo a passo para estruturar, profissionalizar e escalar um delivery, mesmo com baixo investimento inicial. Entre os temas abordados estão:
Modelagem de negócio no delivery
Mentalidade empreendedora aplicada
Estratégias de marketing e vendas para gerar pedidos todos os dias
Gestão de equipe, operação e escalabilidade
“Empreender no delivery não é só cozinhar bem ou estar nos aplicativos. É preciso estratégia, mentalidade, visão de mercado e operação enxuta. Neste curso, abro tudo o que aprendi na prática, com erros e acertos, para ajudar quem quer sair do zero ou destravar o próprio negócio”, completa Igor.
O curso está disponível para venda com condições especiais de lançamento. Mais informações podem ser encontradas nos canais oficiais da Galetos do Brasil ou no perfil do empreendedor nas redes sociais.