Empresas como NW2 e Witseed têm oferecido consultorias e treinamentos para preparar organizações e profissionais para os desafios do futuro
Com o avanço da tecnologia e a proliferação de assistentes virtuais e inteligências artificiais, é necessário que os profissionais desenvolvam habilidades específicas para navegar nesse novo cenário de transformação nas empresas. Em 2020, o Fórum Econômico Mundial publicou um relatório intitulado “O Futuro dos Empregos”, em que avaliou que 50% de todos os trabalhadores precisarão desenvolver novas capacidades – o chamado reskilling – até 2025, principalmente em áreas como resolução de problemas e pensamento crítico.
De lá para cá, a evolução tecnológica acelerou e startups do mundo todo começaram a se movimentar para atender às novas necessidades do mercado. Entre elas está a NW2 – consultoria de RH especializada em people design. A empresa lançou um relatório ainda inédito que aponta as dez principais habilidades do profissional do futuro.
“Lifelong learning” é uma das competências apontadas que, de acordo com o relatório, tem a ver com a mentalidade de aprendiz ao longo da vida. “Não é necessário saber tudo, mas é importante se comprometer a aprender continuamente e se manter atualizado. O conceito destaca a importância de investir na educação e no desenvolvimento constante para alcançar o sucesso pessoal e profissional”, explica Cristina Leal, CEO da NW2.
O diagnóstico da startup brasileira também aponta a lógica da computação como uma competência essencial do profissional do futuro. De acordo com Cristina, a habilidade será importante para as novas interfaces homem-máquina que estão sendo planejadas para a sociedade. “Você não precisa ser um expert em programação, mas compreender como funcionam as entranhas dos softwares, ferramentas e algoritmos pode te ajudar a automatizar processos, adotar plataformas digitais e entender melhor como as empresas usam dados e processá-los para entregar experiências personalizadas aos clientes”, completa.
Em suas consultorias e mentorias, desenvolvidas a partir de metodologias ágeis, gamificação e técnicas de design, a NW2 percebeu que o investimento das empresas em recapacitação dos colaboradores aumentou nos últimos anos, justamente para se preparem à nova realidade.
E ela não está sozinha. Outra startup brasileira que tem se debruçado sobre o tema é a Witseed by Exame, plataforma de streaming de cursos focada em capacitação de times e empresas. A empresa lançou um relatório intitulado “SXSW: Learning Trends 2023”, que capturou as principais tendências para o desenvolvimento de habilidades profissionais discutidas durante o maior evento de inovação do mundo.
O documento da Witseed [https://www.witseed.com], que hoje já conta com mais de 40 mil alunos, destaca alguns insights como upskilling e reskilling, quatro dias de jornada de trabalho e liderança. Ainda segundo a publicação, a inteligência artificial vai ser cada vez mais usada no mundo corporativo, especialmente pelos RHs, que utilizarão a tecnologia para anunciar vagas, produzir textos e fazer a seleção de candidatos.
“A tendência, portanto, exigirá pensamento crítico e letramento digital dos profissionais do futuro, duas competências que têm sido cada vez mais demandadas”, explica Bruno Leonardo, Founder da Witseed by Exame.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa da McKinsey identificou que quanto maior a proficiência digital de um trabalhador, maior é o seu salário. O estudo, que entrevistou 18 mil pessoas de 15 países, mostrou que um entrevistado com maior habilidade em ferramentas digitais, como a AI, por exemplo, tinha 41% mais probabilidade de ganhar uma renda do quinto superior do que os entrevistados com menor proficiência digital. A mesma tendência foi encontrada entre aqueles profissionais com conhecimento mais avançado nas áreas cognitivas (30%), em autoliderança (24%) e nas relações interpessoais (14%).
“É preciso haver um equilíbrio entre soft skills e hard skills, que vai variar de acordo com a área de atuação do trabalhador e de sua posição hierárquica dentro da estrutura organizacional. Mas o resumo de tudo aponta para o ensinamento que já vinha dos nossos avós: estudar nunca é demais”, finaliza a CEO da NW2.
A crescente conscientização ambiental e a busca por fontes de energia sustentáveis têm impulsionado significativamente o mercado de energia solar no Brasil. Nos últimos anos, o país tem testemunhado um aumento notável na adoção de tecnologias solares, como painéis solares, para atender às necessidades de energia de residências e empresas. A abundância de recursos solares ao longo do território brasileiro, aliada aos incentivos governamentais e à redução dos custos de implementação, tornou a energia solar uma opção atraente e viável para muitos. E é nesse contexto sustentável, a parceria estratégica entre aRD Lux Iluminação e a empresa Solar On surge como um marco significativo, oferecendo uma abordagem inovadora e acessível para aqueles que desejam abraçar a sustentabilidade e economia proporcionadas pela energia solar em suas vidas diárias.
Uma das principais vantagens dessa parceria é a possibilidade de economizar até 95% na conta de energia elétrica. Com a instalação dos painéis solares, é possível gerar energia limpa e renovável, reduzindo significativamente os gastos mensais com eletricidade. Além disso, toda a parte burocrática do processo fica por conta da RD Lux Iluminação e da Solar On, incluindo o pedido de substituição de medidor perante a concessionária de energia local, assim como a montagem e instalação dos equipamentos. Tudo isso é realizado dentro do atendimento personalizado oferecido pelas empresas.
Seu painel solar em 60 dias com pagamento em 60x
Outro aspecto importante é a flexibilidade no pagamento. Os clientes têm a opção de parcelar o investimento em até 60 vezes, facilitando o acesso à tecnologia solar. Além disso, as placas solares possuem garantia de 25 anos, garantindo a durabilidade e eficiência do sistema ao longo do tempo.
A agilidade também é um diferencial dessa parceria. Em apenas 60 dias após a contratação do serviço, o sistema de energia solar estará em pleno funcionamento, gerando eletricidade limpa e proporcionando uma economia substancial aos consumidores.
Para auxiliar na tomada de decisão, as empresas oferecem um estudo técnico sem custo adicional. Esse estudo contempla informações essenciais, como o investimento necessário, o tempo estimado de retorno do investimento, a economia mensal e a economia anual. Dessa forma, os interessados podem ter uma visão clara dos benefícios financeiros que a energia solar pode proporcionar, sem nenhum custo adicional.
A parceria entre a RD Lux Iluminação e a Solar On traz uma solução completa e acessível para quem busca economia na conta de energia.
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Após conquistar eventos internacionais realizados no Brasil, como Rio2C, MIGS e Pneumo In Rio, Tontongue anuncia a expansão de seu marketplace, que gera renda para mais de 100 intérpretes
Trabalhar em conferências importantes sem sair de casa. É essa a proposta da startup brasileira de tecnologia para intérpretes, a Tontongue, criadora da primeira plataforma de marketplace de tradução simultânea no país, que agora se prepara para lançar a sua solução na Austrália. Somente neste ano, ela foi responsável pela comunicação eficiente de seis eventos, incluindo Rio2C, MIGS e Pneumo In Rio, além de contar com 15 orçamentos em espera, um deles, em Miami.
Fundada em 2021, A Tontongue é uma plataforma de tradução simultânea remota, que permite que os produtores de eventos contratem intérpretes de qualquer lugar do mundo e eliminem a necessidade de investir em cabines e headsets, tornando a operação 60% mais barata que o formato convencional. Em dois anos, a startup gerou renda para mais de 100 profissionais multilíngues no Brasil, que ainda recebem aulas e mentorias de especialistas no processo de contratação.
“Por ser profissional de tecnologia digital, já passei por muitas conferências globais que compartilhavam a mesma dor: a dificuldade de comunicação em outros idiomas. Desde então, venho demonstrando como o Brasil pode revolucionar o mercado de tradução e eventos para o mundo todo”, explica Eduardo Barbato, Founder e CEO da Tontongue.
Além da redução de custos para os produtores, os benefícios para os intérpretes também são inúmeros, incluindo um ótimo retorno financeiro, sem depender de agências. Isso porque, o sistema da Tontongue foi desenvolvido para registrar todas as horas trabalhadas e, assim, garantir um pagamento proporcional ao tempo de tradução realizado pelos profissionais, que também podem escolher os seus próprios horários e, ainda, participar de mais de um evento por dia.
“Ser multilíngue não é apenas ouvir pessoas e reproduzir falas. O trabalho desses profissionais envolve horas de viagem até o local da conferência e um alto custo com alimentação e hospedagem que, muitas vezes, saem do seu próprio bolso. E o resultado? Salário por diária. Então, pela primeira vez, os intérpretes têm oportunidade de trabalhar em mais de um evento de qualquer lugar do mundo e sem sair do lugar, com flexibilidade, segurança e comodidade. Para nós, eles são a joia da coroa, e tudo é feito para que seu trabalho seja facilitado”, pontua Barbato.
Com a Tontongue, o público tem voz
Outra experiência pioneira da Tontongue é dedicada à audiência dos eventos, que pode transitar, livremente, por até três intérpretes disponíveis em determinada conferência, selecionando aqueles que têm um sotaque diferente ou uma habilidade maior de comunicação. Além disso, os participantes têm o poder de classificá-los com até cinco estrelas.
“São essas funcionalidades que ajudam os eventos a estabelecer uma proximidade com o seu público-alvo e, muito mais do que isso, a criar um novo ecossistema de comunicação global. O nosso algoritmo tem diversos filtros e pontuações para a distribuição dos intérpretes, como suas especialidades em temáticas específicas, certificações, tempo de experiência e de entrada na plataforma, ranking de cada evento que participou, dentre outros”, afirma o CEO.
Tendências no mercado de tradução
De acordo com uma pesquisa da Common Sense Advisory, o mercado de tradução brasileiro movimentou 43,08 bilhões de dólares em 2017, contrariando pessoas que acreditavam na substituição de intérpretes por softwares e inteligência artificial. Aproveitando a oportunidade de se estabelecer em um setor que cresce, em média, 5,52% por ano, Barbato não tem dúvidas de que a expansão para a Austrália é apenas o primeiro passo para que a Tontongue prove, para o mundo, como a tecnologia é uma forte aliada aos profissionais multilíngues.
“A pandemia acelerou a adoção de soluções digitais em todos os setores e, com a Tontongue, estamos trazendo uma inovação eficiente e econômica para um mercado que, até agora, era completamente tradicional. Estamos entusiasmados com nossa expansão para a Austrália e ansiosos para continuar crescendo e transformando a indústria de tradução, que promete crescer ainda mais com a tecnologia”, conclui Barbato.
De 28 de novembro a 11 de dezembro, a Avenida Paulista será palco da nova ação da marca; a iniciativa busca incentivar as consumidoras a celebrarem o que as fazem brilhar
São Paulo, novembro de 2023 – A Dakota, reconhecida há mais de 40 anos no mercado nacional de calçados femininos, investiu em diversas ações de marketing em 2023 para seguir conquistando o coração das consumidoras brasileiras. A marca, que investe nas novas narrativas do feminino, trouxe em sua coleção primavera/verão 2024 temas como a sororidade e o crescimento de todas as mulheres a partir da conquista de cada uma, se colocando como parceira ideal dessa jornada de protagonismo. Agora, inspirada na coleção e no clima de fim de ano, a marca reforça esta relação com as consumidoras a partir do conceito “Celebre o que faz você brilhar”.
Lançada em setembro de 2023, a coleção de primavera/verão 2024 trouxe o brilho como tendência principal. A marca apostou em modelos de sandálias, sapatilhas, tênis e rasteiras que traziam detalhes em glitter, metalizado, strass e pedrarias, dando um toque fashion aos looks. Para divulgar a coleção, a empresa criou uma campanha de alto impacto com a atriz Juliana Paes, que desfilou pelos cenários icônicos do Rio de Janeiro, transmitindo uma mensagem de confiança e liberdade para as mulheres, a fim de mostrar que é possível brilhar em qualquer lugar e ocasião. A ação foi veiculada em diversos canais e contou com reforço de nomes como Viih Tube, Ana Castela e outras influenciadoras, alcançando milhões de pessoas em todo o país.
Agora, a marca dá mais um passo na divulgação da coleção, aliando a tendência do brilho às festividades de final de ano. Em sua nova ação, através do conceito “Celebre o que faz você brilhar”, a marca convida as mulheres a celebrarem suas conquistas, sonhos e desejos. Segundo Isabel Maldaner, gerente de Marketing Dakota, o objetivo é convidar as mulheres a celebrarem o que as faz brilhar.
“O período do fim do ano nos faz refletir sobre um momento de virada, que nos permite pensar sobre o que passou e nos preparar para o que está por vir. É um momento de festividades, celebrações e, acima de tudo, de conexões com aqueles que são mais importantes para nós. Mas, em meio a todas as luzes cintilantes, decorações e comemorações, é vital lembrar o que nos faz verdadeiramente brilhar”, explica ela.
De dia 28/11 a 11/12, a Dakota leva o brilho de seus produtos em diversos pontos de mobiliários urbanos da cidade de São Paulo e ainda realiza uma ação especial na Av. Paulista, uma das principais vias da cidade e palco de grandes eventos. Em um projeto especial, a marca personalizou uma parada de ônibus, trazendo o rosa característico da Dakota e o brilho da coleção, além de trazer um totem para fotos que convida as pessoas a celebrarem seus brilhos e incentiva o compartilhamento nas redes sociais. O projeto especial também terá cobertura de diversas influenciadoras que farão a ativação da ação nas redes sociais da marca.
A campanha de fim de ano da marca também tem outros desdobramentos nas redes sociais, buscando engajar consumidoras de todo o país através de um squad poderoso de influenciadoras que conta com Juliana Paes, Viih Tube, Ingrid Pgon e Kelen Ferreira, que produzirão conteúdos especiais em conjunto com a Dakota. A expectativa é impactar com o squad mais de 62 milhões de seguidores e alcançar mais de 5,2 milhões de contas somente no digital.
Mais sobre a Dakota
O Universo Dakota iniciou seus trabalhos no mercado em 1976, e mais do que calçados, a empresa produz qualidade de vida, através do seu compromisso com a ética, da valorização dos seus 8 mil colaboradores e das suas práticas que contribuem para o desenvolvimento sustentável em respeito ao meio ambiente. A empresa que tem sede em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, é dona das marcas Dakota, Kolosh, Mississipi, Campesi, Tanara, Pink Cats e Kolway e está presente em lojas multimarcas em todo território nacional. Em 2022, a Dakota lançou em Nova Petrópolis uma loja conceito, com o que há de mais novo em sustentabilidade e experiência.