Connect with us

Saude

Dr. Rogério Welbert Ribeiro integra Grupo Técnico de Formação de Protocolos Nacional para o SAMU

Published

on

Dr. Rogério Welbert Ribeiro - Foto: Acervo Pessoal

Médico é reconhecido como um dos 50 melhores do país pelo Ministério da Saúde por elevar a qualidade do SAMU de Franca

Imagine você ser considerado, reconhecido e escolhido como um dos profissionais de maior destaque para fazer parte de um trabalho que mudaria a qualidade dos serviços prestados na área da saúde do Brasil.

Foi exatamente isso que aconteceu com o médico Dr. Rogério Welbert Ribeiro, que em 2014, foi um dos profissionais convidados pelo Ministério da Saúde a compor o Grupo Técnico de Formação de Protocolos Nacional para o SAMU.

“Quando eu assumi a coordenação médica do SAMU de Franca, ele era um entre os 200 SAMU’s do Brasil e através de mecanismos de cursos de capacitação para médicos; ATLS, ACLS, Curso de regulação médica, consegui melhorar o SAMU de Franca, fazendo com que ele cumprisse as expectativas e as metas do Ministério da Saúde. O resultado disso foi que passamos a ser considerado um dos 15 melhores SAMUs do Brasil. E aí com base nisso, o Ministério da Saúde fez o convite para participarmos do Grupo Nacional de Protocolos do SAMU”, explica Dr. Rogério.

Grupo de profissionais que participaram das discussões para definição do novo protocolo nacional do SAMU

Grupo de profissionais que participaram das discussões para definição do novo protocolo nacional do SAMU – Foto: Acervo Pessoal

Esse Grupo Técnico de Formação de Protocolos Nacional para o SAMU foi formado por profissionais de vários estados do Brasil – médicos e enfermeiros – e do estado de São Paulo tinham representantes apenas da capital paulista e de Franca. Isso se deu com base ao que o Ministério da Saúde via de pontuação daquele serviço. Ou seja, graças ao trabalho realizado pelo médico Dr. Rogério Welbert Ribeiro desde que ele assumiu a coordenação do SAMU de Franca, esse serviço ganhou outro patamar em termos de qualidade.

“Quando eu assumi o SAMU de Franca, ele tinha uma equipe técnica de socorristas, médicos e enfermeiros muito compromissada, mas havia um grupo de profissionais da regulação médica e intervenção que não tinha tanto compromisso com a qualidade técnica, com os serviços e com a cidade. Então quando assumi a coordenação passei a pontuar essas faltas e a cobrar mais atuação e qualidade, foi quando comecei a solicitar que fizessem mais cursos de regulação médica, as especializações em atendimento a traumas; a clínica também, ATLS E ACLS e muitos deles saíram”, conta Rogério.

Dr. Rogério Welbert Ribeiro ao lado de sua equipe do SAMU de Franca - Foto: Acervo Pessoal

Dr. Rogério Welbert Ribeiro ao lado de sua equipe do SAMU de Franca – Foto: Acervo Pessoal

O ex-coordenador médico do SAMU de Franca aproveitou esse movimento e convidou profissionais de excelência – residentes de Cirurgia Clínica, Ortopedia e Clínica Médica – da Santa Casa de Franca, onde ele trabalhava na época, para fazerem parte do grupo do SAMU. “Eles foram substituir aqueles que não gostaram das exigências propostas, o que contribuiu para que o SAMU de Franca saísse de um dos ‘quaisqueres’ do Brasil para um dos melhores do país e até hoje a maior parte dos médicos que atua no SAMU de Franca são residentes da Santa Casa de Franca, todos excelentes e de muito compromisso”, orgulha-se.

Com a melhor qualidade dos profissionais envolvidos nos atendimentos, o SAMU de Franca passou a apresentar resultados também melhores, o que começou a despertar a atenção do Ministério da Saúde.

Mas o que significa participar Grupo Técnico de Formação de Protocolos Nacional para o SAMU?

O Protocolo Nacional do SAMU é um delineador para que os profissionais de saúde sigam as instruções técnicas daquele protocolo e a condução dos trabalhos para que se chegasse a uma definição assertiva contou com profissionais que trabalharam intensamente, reunidos em grupos temáticos entre abril e setembro de 2014, em cinco oficinas presenciais apoiadas por técnicos das áreas temáticas de interesse do Ministério da Saúde, técnicos das linhas de cuidado e sob coordenação dos técnicos da Coordenação Geral da Força Nacional do SUS.

Esse compartilhamento permitiu uma construção de consenso, sólida, representativa e com alto potencial de reprodução e aceitação das recomendações pelos diferentes serviços do país.

“O Protocolo Nacional do SAMU é um delineador para que os profissionais de saúde sigam as instruções técnicas daquele protocolo; e para a definição do protocolo foi levada em conta a realidade de cada cidade, ou seja, o que cada profissional vivia em cada cidade, inclusive o que se tinha disponível de material e medicamentos”, esclarece Dr. Rogério Welbert Ribeiro.

Dr. Rogério, a ex-secretária de Saúde de Franca, Rosane Moscardini e a ex-coordenadora geral do SAMU de Franca, Giani Stefani

Dr. Rogério, a ex-secretária de Saúde de Franca, Rosane Moscardini e a ex-coordenadora geral do SAMU de Franca, Giani Stefani

Para o médico e ex-coordenador do SAMU de Franca, fazer parte do Grupo Técnico de Formação de Protocolos Nacional para o SAMU foi uma experiência muito boa, porque ele conheceu profissionais que dão a sua vida pela urgência e emergência, pessoas que dedicam toda a sua sabedoria e seu tempo de vida para construir serviços de qualidade. “Conheci pessoas fantásticas da coordenação desse grupo técnico, e da Força Nacional do SUS. E mesmo que eu tenha deixado a coordenação do SAMU de Franca, consegui deixar esse legado: o aumento da verba repassada pelo Ministério da Saúde para o município, que era menos de R$ 100 mil e através das qualificações conseguimos subir para mais de R$ 300 mil; e montar uma equipe médica de excelência reconhecida em nível nacional”, reforça orgulhoso de sua trajetória.

Para conhecer o Protocolo Nacional do SAMU, acesse:

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_suporte_avancado_vida.pdf      https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_suporte_basico_vida.pdf.

 

Saude

Brasil Deixa Lista dos 20 Países com Mais Crianças Não Vacinadas

Published

on

O Brasil alcançou uma importante vitória na área da saúde pública ao sair da lista dos 20 países com mais crianças não vacinadas, conforme divulgado pela Agência Brasil na última quinta-feira (18). Esse progresso reflete os esforços contínuos de profissionais de saúde e campanhas de vacinação em todo o país.

Fernanda Mascarenhas, enfermeira especializada em saúde pública,  com atuação há mais de 25 anos e atualmente mentora em sala de vacina, destaca a importância dessa conquista. “A saída do Brasil dessa lista é um marco significativo. É o resultado de um trabalho árduo e dedicado de toda a equipe de saúde, desde os profissionais nas salas de vacinação até os gestores de políticas públicas”, afirma Mascarenhas.

Segundo o relatório, o país tem visto um aumento constante nas taxas de vacinação, resultado de estratégias como a ampliação do acesso à informação, melhorias na logística de distribuição de vacinas, campanhas de conscientização com atividades de  vacinação mais efetivas focada no microplanejamento e uma força tarefa dos profissionais que atuam no dia a dia da sala de vacinas. “A conscientização dos pais sobre a importância da vacinação infantil é fundamental. Temos investido em educação e esclarecimento, o que tem gerado uma resposta positiva da população”, explica Mascarenhas.

Além disso, a colaboração entre diferentes esferas do governo e organizações de saúde tem sido crucial para esse avanço. “A integração entre os setores público e privado tem permitido um alcance maior e mais eficiente das campanhas de vacinação. A parceria é essencial para garantir que todas as crianças, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso às vacinas necessárias”, completa Mascarenhas.

O Ministério da Saúde ressalta que, embora a saída dessa lista represente um progresso significativo, o trabalho deve continuar para manter e melhorar ainda mais as taxas de imunização. “Não podemos nos acomodar. Devemos continuar vigilantes e comprometidos com a vacinação, garantindo a proteção de nossas crianças contra doenças evitáveis”, finaliza Fernanda Mascarenhas.

Essa conquista reforça o compromisso do Brasil com a saúde pública e a proteção das futuras gerações, destacando a importância contínua da vacinação como uma medida essencial de prevenção de doenças.

Sobre Fernanda Mascarenhas

Fernanda Mascarenhas é uma enfermeira especializada em saúde pública com  25 anos de experiência na área de imunização. Ao longo de sua carreira, Fernanda tem se dedicado à promoção da saúde e imunização, atuando em diversas frentes para garantir o acesso e a adesão às vacinas. Atualmente, ela é mentora em salas de vacina, onde orienta e capacita profissionais de saúde, além de desenvolver estratégias para melhorar as taxas de vacinação no Brasil. Fernanda é reconhecida por sua paixão pelo trabalho, seu compromisso com a educação em saúde e sua capacidade de liderar iniciativas que impactam positivamente a saúde pública. Sua expertise e dedicação têm sido fundamentais para avanços significativos na cobertura vacinal do país.

Continue Reading

Saude

Mau hálito e doenças gengivais: Questões cruciais com Dra. Cintia Rossetti

Published

on

A Dra. Cintia Rossetti, especialista em Dentística e Prótese e formada pelo Instituto Orofacial das Américas, traz à tona questões essenciais sobre doenças gengivais e mau hálito, condições que afetam a saúde bucal de milhões de pessoas.

Doenças Gengivais: O que são e como identificar

Segundo a Dra. Cintia Rossetti, doenças gengivais são frequentemente decorrentes de uma higiene bucal inadequada. As mais comuns incluem a gengivite e a periodontite. A gengivite é uma inflamação da gengiva causada pela presença de placa bacteriana, que, se não tratada, pode evoluir para periodontite, uma infecção que atinge os tecidos, ligamentos e ossos que sustentam os dentes.

Os principais sinais e sintomas das doenças gengivais são vermelhidão, inchaço, sangramento durante a escovação e mau hálito. “As doenças periodontais são silenciosas”, alerta a Dra. Cintia. “Os pacientes geralmente percebem alterações como sangramento e mau hálito, e só então buscam ajuda profissional.”

Prevenção e Tratamento

A prevenção é fundamental para evitar doenças gengivais. A Dra. Cintia recomenda a escovação dos dentes três vezes ao dia, o uso diário do fio dental e visitas preventivas ao dentista a cada seis meses. “O fio dental e a escovação são essenciais para manter a saúde gengival. Além disso, o uso de enxaguantes bucais específicos pode ser muito eficaz, mas deve ser bem orientado por um profissional”, explica.

Para aqueles que buscam tratamentos caseiros, a especialista sugere o uso de pastas dentais de boa qualidade, fio dental e bochechos diários com enxaguantes bucais.

Mau Hálito: Causas e Prevenção

A halitose, ou mau hálito, está frequentemente associada a cáries, má higiene bucal e doenças gengivais, mas também pode ter origens respiratórias, como sinusite e amigdalite, ou digestivas, como refluxo gástrico.

Para descobrir se você tem mau hálito, a Dra. recomenda perguntar a pessoas próximas em diferentes momentos do dia. Para prevenir o problema, ela sugere uma higiene bucal adequada, incluindo o uso de fio dental e raspador de língua, além de beber bastante água para manter o fluxo salivar. “Evite alimentos condimentados e mantenha uma alimentação regular, sem longos períodos de jejum”, aconselha.

Embora o enxaguante bucal ajuda na prevenção do mau hálito, a especialista ressalta que seu uso isolado não é suficiente. Alimentos como maçã, pepino e cenoura, consumidos crus e com casca, também podem ajudar a manter o hálito fresco, realizando uma espécie de raspagem dos dentes e evitando o acúmulo de bactérias.

Quando procurar ajuda profissional

Se você perceber que tem mau hálito persistente, mesmo com boa higiene bucal, Dra. Cintia recomenda consultar um cirurgião-dentista e, possivelmente, um gastroenterologista. Ela também desmistifica a ideia de que balas e chicletes resolvem o problema do mau hálito: “Eles apenas mascaram o sintoma e podem piorar a situação se não houver um diagnóstico e tratamento adequados.”

Manter uma boa higiene bucal é essencial não apenas para prevenir doenças gengivais, mas também para evitar o mau hálito. Seguir as orientações de profissionais como a Dra. Cintia Rossetti pode fazer toda a diferença na saúde e bem-estar bucal.

Continue Reading

Saude

Resolução 430 da Anvisa completa 120 dias e gera impactos

Published

on

Transportadoras e distribuidoras de medicamentos buscam soluções para operar seguindo as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte da agência reguladora

O mês de julho marca os 120 dias da RDC 430 (Resolução da Diretoria Colegiada) da Anvisa, que entrou em vigor no dia 16 de março e estabeleceu a obrigação de transportadoras e distribuidoras de medicamentos em operarem seguindo as boas práticas de distribuição, armazenagem e transporte da agência reguladora.

Conforme avaliação da healthtech Pharmalog, especializada em monitoramento completo de cargas, as adequações necessárias continuam a gerar dúvidas, na medida em que ainda não se sabe o que de fato mudou nos protocolos das vigilâncias sanitárias. “Há tendência de crescimento de multas e penalizações”, alerta o CEO e cofundador da Pharmalog, Luiz Renato Hauly.

Tais preocupações já estão fazendo crescer a busca por soluções tecnológicas que vão além do mapeamento das rotas, acrescenta Hauly. “A falta de conformidade com as boas práticas estabelecidas na RDC implica, por exemplo, em possibilidade real de perda de contratos com indústrias ou redes de farmácias”.

Na Pharmalog, entre os serviços envolvidos nas operações de transporte de medicamentos, os principais diferenciais estão no mapeamento de rotas e na qualificação das embalagens.

O mapeamento inclui estudo das rotas para identificar pontos críticos de temperatura e umidade, adaptação das rotas e antecipação de problemas que possam vir a afetar a qualidade dos medicamentos. E, no que se refere às embalagens, a qualificação significa garantir que as embalagens térmicas mantenham a preservação, inclusive com soluções para diferentes tipos de medicamentos, desde termolábeis a produtos secos.

Pharmalog

Com sede em Manaus e agora operando no Positivo Labs, a Pharmalog surgiu em 2020 com foco em monitoramento de temperatura de medicamentos termolábeis. É a única empresa no Brasil a utilizar uma plataforma SaaS/Cloud para monitoramento completo de cargas.

Com o uso da inteligência artificial, a empresa está posicionada para liderar o mercado de monitoramento de medicamentos no país e recebeu, no primeiro semestre deste ano, um aporte de R$ 2,5 milhões da Bertha Capital.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos1 dia ago

O influencer Heitor Ximenes brilha com look assinado pela Style Paula Zanuto na Final da “A Grande Conquista”

Heitor Ximenes encantou a todos com seu look, uma criação impecável, para a grande final do Reality “A Grande Conquista”...

Famosos1 dia ago

Gracyanne Barbosa lança perfil em plataforma +18: “escolhi o FanFever”

Gracyanne Barbosa, uma das figuras mais influentes no mundo fitness brasileiro, acaba de lançar seu perfil na plataforma de conteúdos...

Famosos1 dia ago

Família Zoreia marca presença na festa de lançamento da marca de Cosméticos Tá Louca

Curitiba foi palco de um evento glamouroso e inovador com a festa de lançamento da marca de cosméticos Tá Louca!...

Famosos1 dia ago

Rony Oliveira Escolhe Vidal Detail para Personalizar sua Range Rover 0km

Tendência Crescente: Carros 0km Direto da Concessionária para a Vidal Detail Rio de Janeiro – Seguindo uma tendência crescente entre...

Famosos2 dias ago

Atriz comenta participação no reality Túnel do Amor

A atriz e influencer Gabrielle Arcanjo celebra sua participação no reality show “Túnel do Amor”, transmitido pelo Multishow e disponível...

Famosos2 dias ago

Odoguiinha e Sophia Barclay se unem e anunciam parceria 

  Nas últimas semanas, os fãs dos artistas vieram percebendo algumas mudanças em suas redes sociais. Odoguiinha, cantor e compositor...

Famosos3 dias ago

Jeferson Kim e sua trajetória brilhante na TV e no Carnaval

Jeferson Kim de 40 anos, começou como modelo há 18 anos, em São Paulo, cidade onde nasceu. O sucesso e...

Esporte5 dias ago

Vila São José é um dos favoritos no Campeonato Amador de Taubaté

Time tem mostrado forte evolução na competição e é uma das mais tradicionais forças do futebol da cidade O Vila...

Famosos5 dias ago

Conheça um pouco da trajetória da Miss Infantil Emily Stroppiana

Emily Stroppiana tem 9 anos, nasceu na cidade de Calgary, Alberta no Canadá. Ela é canadense e naturalizada brasileira. Atualmente,...

Famosos5 dias ago

Sarah Beauty é Presença Confirmada no Prêmio Génios da Atualidade no Casino do Estoril em Portugal

Sarah Beauty, renomada esteticista especialista em massagens manuais, será premiada no Prêmio Génios da Atualidade, que ocorrerá no Casino do...

Famosos5 dias ago

Mentora de Mulheres ganha destaque com sua transformação e ajuda outras mulheres a se destacarem no mercado!

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Gabrielle Spitz, uma mulher guerreira que passou...

Famosos5 dias ago

Tio Paulo, ator do filme “Luccas e Gi em: Os Dinossauros”, visita crianças com câncer

O influencer irá participar do projeto “Herói do Bem por um Dia” Nesta quinta-feira, o ator e influenciador Tio Paulo,...

Famosos5 dias ago

Albino Escolhe Vidal Detail para Personalizar seu Jeep Compass 0Km

Exclusividade e Qualidade Garantida: Albino Transforma seu Veículo na Vidal Detail Em uma demonstração de exclusividade e sofisticação, o renomado...

Famosos5 dias ago

O Poder Oculto de Bruxo Luiz de Lúcifer: Coragem e Sabedoria Espiritual”

No mundo da espiritualidade, poucos nomes são tão respeitados quanto o de Bruxo Luiz de Lúcifer. Reconhecido internacionalmente, ele dedica...

Beleza5 dias ago

Ta Louca! promove festa de lançamento glamourosa em Curitiba e revela novo conceito em beleza

A noite de terça-feira, 16 de julho, foi marcada pelo lançamento da linha de cosméticos da marca Ta Louca!. O...

Famosos6 dias ago

Das passarelas ao Miss Universe

Um dos concursos mais consagrados e antigos no ramo da moda e beleza, o Miss Brasil e o Miss Universe...

Famosos6 dias ago

Gusttavo Lima lança nova linha “grooming” para a barba e o cabelo

Produtos que levam o nome do sertanejo miram público adepto de tendência que dedica maior tempo aos cuidados com a...

Famosos6 dias ago

Redes sociais tornam traição de Iza mais importante que atentado a Trump

Vida amorosa da celebridade conquistou 1,2 milhão de menções nas redes, deixando para trás até tentativa de assassinato do ex-presidente...

Beleza6 dias ago

PMMA: Dra. Shape, médica especialista em harmonização glútea, esclarece sobre uso seguro do PMMA na estética

Tratamento para o bumbum é tendência entre celebridades Quando se trata de estética, os glúteos estão entre as partes do...

Beleza1 semana ago

Dra. Letícia Lucas, referência em emagrecimento no Higienópolis, desenvolve método único para perder peso

O programa premiado em Dubai faz uma abordagem multidisciplinar, abrangendo pelo menos seis áreas para um emagrecimento saudável e efetivo.

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.