Atividades promovidas pelas instituições paulistas, em diferentes regiões do estado, é convite para passeio em família
Neste fim de semana (11 e 12/11), os museus do interior paulista oferecem programação cultural para todas as idades, com apresentações musicais, oficinas e rodas de conversa. Confira a seguir algumas atrações de destaque.
No Museu Casa Portinari, em Brodowski (SP), os artistas da região têm espaço garantido para mostrarem os seus trabalhos. No sábado (11/11) e no domingo (12/11), o púbico confere a Feira de Artesanato, das 10h às 16h, com diversas peças produzidas pelos artesãos locais. O ingresso é gratuito.
O Domingo com Arte Musical também contempla os artistas de Brodowski e arredores. Desta vez, o palco será ocupado pelo músico Mario Ferreira que, ao som do saxofone, interpretará canções da MPB. A apresentação começa às 10h do domingo. A entrada é gratuita.
O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298 – Centro, Brodowski. Mais informações sobre a programação em www.museucasadeportinari.org.br
A programação do Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP) está bastante diversificada. Ainda na sexta-feira (10/11), tem o Encontro com Artes: ‘Observação Noturna de Mariposas’, com a bióloga Andreza de Lima, que apresentará as diferenças entre borboletas e mariposas, ressaltando a importância de preservação dessas espécies. Começa, às 19h, com entrada gratuita.
No sábado (11/11), às 11h e às 15h, e no domingo, (12/11), às 15h, o público confere a atividade Família no Museu: Poeta como Felícia. O Núcleo Educativo das instituições conduz uma oficina de poemas dadaístas, a partir dos textos escritos por Felícia Leirner. O custo é de R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia entrada).
Para fechar o fim de semana, o projeto Dueto & Teclas apresenta o Domingo Musical: The Sirius Duo: Vozes e Piano, às 11h. A apresentação une o talento de um trio composto pela mezzo soprano Naluh, o barítono Thiago Albano e o pianista Bruno Henrique. É no domingo (12/11) com entrada gratuita.
O Museu e Auditório ficam na Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 1880, Alto Boa Vista, Campos do Jordão – SP. Mais informações sobre a programação em www.museufelicialeirner.org.br.
No Museu H. P. Índia Vanuíre, em Tupã (SP), na sexta-feira, 10/11, às 9h, acontece o projeto Museu e Cidadania. Os visitantes têm a oportunidade de participar de uma roda de conversa conduzida pelo professor Diego, também conhecido como ‘Zóio’, do grupo Águia. Durante o encontro, o professor compartilha suas habilidades em capoeira, bem como aborda a origem dessa prática, sua filosofia e seu significado.
Nos dias 11 e 12/11, sábado e domingo, das 10 às 16h, o público de todas as idades e perfis pode participar da atividade lúdica e reflexiva Família no Museu. Integrando as famílias ao ambiente do museu, a ação destaca o jogo “Roleta do Saber”, uma iniciativa que visa promover o conhecimento e a valorização da cultura indígena.
O Museu Índia Vanuíre fica na Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP. Mais informações sobre a programação em www.museuindiavanuire.org.br.
Chega o fim de ano nos países tropicais e a primavera começa a se despedir para dar lugar ao verão. É o período em que temos de enfrentar altas temperaturas. Até aí, não há nenhuma novidade. A questão é que este ano, no Brasil, estamos diante do calor extremo, um fenômeno que está colocando à prova nossa capacidade de resiliência.
Para enfrentar a onda de calor, que pode persistir em algumas localidades do país nas próximas semanas, é preciso tomar algumas precauções, principalmente com idosos, pessoas com comorbidades e crianças. É fundamental evitar exposição ao sol nos horários de pico do calor, entre 12h e 16h, e beber muita água para manter o corpo hidratado, por exemplo.
Para convencer a garotada a se cuidar, uma dica é recorrer aos livros infantis. Histórias que abordam o tema de maneira lúdica, mesmo que de forma indireta, podem ajudar na conscientização.
Veja alguns títulos interessantes:
O reino do tempo
O livro, da autora Isa Colli, alerta para os riscos do desequilíbrio climático.
Em uma terra distante, dois bondosos monarcas viviam em harmonia com a natureza, comandando as estações do ano. Com o passar do tempo, sentiram a necessidade de encontrar substitutos para a tarefa.
Quatro crianças mágicas foram, então, preparadas para assumir essa responsabilidade e espalhar seus encantos por toda parte. Cada um foi batizado com o nome de uma estação: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Seria preciso, no entanto, manter o equilíbrio entre os quatro para garantir a continuidade deste trabalho tão importante para as pessoas que vivem no Planeta Terra. Será que eles irão conseguir?
O Sol que queria tomar banho de Lua
O Sol estava cansado de ouvir as canções sobre o astro noturno e das pessoas comentando sobre como era admirar a Lua. A grande estrela amarela estava determinada a tomar banho de lua, então bolou um plano: se escondeu atrás de uma nuvem imaginando que isso faria a Lua aparecer.
Nós sabemos que há dois acontecimentos que fazem parte da nossa vida diariamente: de dia há o Sol e de noite há a Lua. E, sabemos também que para um aparecer, o outro precisa ir embora.
Já dá para imaginar o que aconteceu quando o Sol se escondeu: os dias se tornaram intermináveis e a Lua não aparecia de nenhuma maneira.
A vida das pessoas estava sendo afetada, pois só havia dia. Porém apesar das tentativas das nuvens, o Sol não saia do lugar.
Na história, os leitores vão descobrir como a Lua conseguiu finalmente reaparecer, trazendo o equilíbrio de volta.
O Natal de Jorginho
É possível aprender as diferenças culturais entre países tropicais, de clima muito quente, e países de clima muito frio, com uma história infantil? Sim! E Jorginho nos mostra isso em uma aventura incrível sobre as suas expectativas com a chegada do primo espanhol, Pepe, para passar o Natal em sua casa, no Brasil.
Se o Papai Noel usa roupas adequadas para o frio, e bonecos de neve enfeitam a decoração típica desta época do ano, faz sentido que uma criança espere ansiosamente ver flocos de gelo na noite feliz. A frustração vivida pelo menino que, ao contrário do que imaginava, se depara com o calor escaldante do verão carioca é o fio condutor do livro “Natal do Jorginho”, escrito pelo autor mirim Tiago Vilariño, em parceria com sua mãe, a jornalista Tais Faccioli.
Em uma das cenas do livro, Jorginho e Pepe se divertem com um refrescante banho de mangueira. Ótima inspiração para encarar esses dias de calor extremo, não?
Diversão e conhecimento
Para além da parte lúdica, a autora Isa Colli ressalta que a literatura pode ser o ponto de partida para conversar com os pequenos sobre sustentabilidade e a responsabilidade que cada um de nós tem para garantir a preservação do planeta.
“O aquecimento global é causado pelo acúmulo crescente de dióxido de carbono e outros gases causadores do efeito estufa na atmosfera, graças à queima de combustíveis fósseis e ao desmatamento.
Segundo os especialistas, esse descontrole aumenta o risco de eventos climáticos extremos, como as ondas de calor intensas que estamos vivenciando. Medidas urgentes precisam ser adotadas pelos líderes mundiais a fim de garantir a sustentabilidade da Terra no futuro, mas também é fundamental conscientizar as novas gerações”, aponta a escritora.
O Rock 80 Festival já está em clima natalino. E, nos dias 9 e 10 de dezembro, das 10h às 21h, promoverá na Quinta da Boa Vista, seus tradicionais shows com bandas de rock dos anos 80 da região, com atrações para toda a família. Haverá gastronomia variada, stands de artesanato e atrações para a meninada, que poderá participar da emocionante chegada do Papai Noel, com muita diversão e alegria. A entrada é solidária, e convida todos a levarem 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições da região. Informações e programação no Instagram @rock80festival.
A programação musical contará com 10 bandas: Banda Scotch, Banda Drink de Saturno, Moto Road Band, banda The Mister, A Conexão 80, Marks Vital, Banda Don Pablito, RJ Café Band, Dante Rock e Rocket Eve.
Já para a meninada, haverá a Cidade das Crianças com recreação, oficinas e brinquedos infláveis, e o Papai Noel, agitando os participantes, no domingo, das 11h às 13h.
Com lounge coberto, oferecendo mesas e cadeiras, as famílias terão ainda mais conforto para saborear as iguarias dos expositores, que estão recheadas de delícias. Para beber, os amantes da cerveja contarão com 30 diferentes rótulos de cervejas artesanais, refrescando os amantes do bom rock.
O evento ainda conta com uma feira de moda e artesanato repleta de novidades. Há camisetas, botons, e objetos decorativos com temática de rock, peças de vestuários, acessórios e utensílios de decoração, entre muitas outras novidades.
O evento é pet friendly, sendo uma ótima opção não só para passear com a família, como encontrar amigos, e ainda levar o pet junto.
Fernando Fernandes, produtor do evento, celebra apresentar a edição de natal e revela que já está se organizando para as edições de 2024.
“O Rock 80 Festival é um evento para toda família do Rock and Roll. Espero que nosso público esteja conosco curtindo um bom som, em uma oportunidade para escolher seu presente de Natal e amigo oculto na nossa feira de moda e artesanato, contribuindo para a economia carioca, apoiando profissionais autônomos. Vai ser mais um lindo evento”, comenta.
Programação:
Dia 09 de dezembro – Sábado 10h –DJ 11h30– Banda Scoth – Instagram @banda_scotch – Repertório (Cidade Negra, Lenny Kravitz, Red Hot Chilli Pepers, O Rappa) 13h– Drinks de Saturno – Instagram @drinkdesaturno – Repertório (O Rappa, Pearl Jam, Red Hot, Kings of Leon, Alice in Chains, Foo Fighters) 14h30 – Moto Road Band – Instagram @motoroadband (The Cranberries, Cyndi Lauper, Madonna, Tina Turner , Queen ) 16h30 – The Mister – Instagram @themister_ofc – Repertório (Metallica , Guns, Iron Maiden , Pearl Jam , Black Sabbath) 18h30 – A Conexão – Instagram @aconexao80 – Repertório ( RPM, Roupa Nova, Lulu Santos, Kiss, Queen , Skank )
Dia 10 de dezembro – Domingo
10h – DJ 11h30 – Marks Vital – Instagram @marks_vitalx – Repertório – ( Raul Seixas, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, RPM, Hanoi Hanoi ) 13h – Banda do Pablito – Instagram @bandadonpablito – Repertório (Titãs, Skank, Paralamas, The Cure, A ha, Billy Idol, Erasure 14h30 –RJ Café Band – Instagram @rjcafeband Repertório ( Cazuza, Cássia Eller, Frejat, Stevie Wonder, U2, Tears for Fears, Green Day) 16h30 – Dante Rock – Instagram @danterockofc ( Charlie Brown , Ace of Base, Red Hot, Linkin Park, Red Hot ) 18h30 – Rocket Eve – @rocket.eve.oficial ( Guns N Roses, Skid Row, Whitesnake, Scorpions, Iron)
Serviço
Rock 80 Especial de Natal
Dias: 09 e 10 de dezembro
Horário: a partir das 10h
Local: Quinta da Boa Vista
Endereço: Parque Quinta da Boa Vista – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
Conheça o Centro de Reabilitação do Instituto Anna Freud, que oferece atendimentos terapêuticos gratuitos para pessoas com deficiências e em situação de vulnerabilidade
No coração das comunidades da Tijuca e adjacências, encontra-se o CREARTE, um centro de reabilitação que tem transformado vidas e promovido à inclusão social desde 1994. Como uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, o CREARTE oferece atendimentos terapêuticos gratuitos nas áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, oficinas, educação física, fisioterapia, psicopedagogia, informática e expressão corporal. Essa instituição filantrópica tem como objetivo habilitar e reabilitar pessoas com deficiência, preparando-as para a independência e para ingressarem no mercado de trabalho.
Além dos atendimentos específicos, o CREARTE também oferece palestras, rodas de conversa e reuniões familiares com o intuito de estender os cuidados e suporte aos responsáveis e cuidadores dos assistidos. Acredita-se que esse grupo também desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento e bem-estar dos usuários atendidos pela equipe multidisciplinar do CREARTE.
A instituição funciona de segunda-feira a sexta-feira, no turno matutino das 8h às 12h e no turno vespertino das 13h às 17h. A equipe do CREARTE é composta por profissionais dedicados, incluindo recepcionistas, assistente administrativo, presidente, vice-presidente, diretor administrativo, coordenadora pedagógica, educadores sociais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, professores de educação física, pedagogos, psicopedagogos, cozinheiros e auxiliares de serviços gerais. Essa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para oferecer um atendimento completo e de qualidade aos usuários do CREARTE.
Além dos atendimentos terapêuticos, o CREARTE também oferece lanche, almoço e passeios aos seus usuários, proporcionando momentos de lazer e integração.
Para manter toda a estrutura e garantir a continuidade dos serviços, o CREARTE conta com convênios com o Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência, e com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. No entanto, as arrecadações provenientes desses convênios não são suficientes para cobrir todas as despesas. Por isso, o centro possui um CalI Center que arrecada fundos para a manutenção da instituição. Além disso, são realizados bazares e rifas como forma de angariar recursos. Os feirantes da Avenida Maracanã também contribuem doando alimentos frescos para auxiliar na alimentação dos assistidos.
Como ajudar?
Se você deseja colaborar financeiramente para a manutenção desse serviço tão importante para o desenvolvimento dos assistidos pelo CREARTE, você pode fazer uma doação através do PIX: doacao@crearte.org.br.