Acordo visa oferecer melhores preços e financiamento facilitado de veículos elétricos para motoristas da Uber; • As empresas também vão colaborar no desenvolvimento de veículos autônomos da BYD para serem utilizados na plataforma da Uber
(31/07/2024) – A BYD, principal fabricante mundial de veículos de nova energia e baterias, anunciou hoje uma parceria estratégica de longo prazo com a Uber que pretende levar para as ruas 100.000 veículos novos da BYD para mercados importantes globalmente. O objetivo é oferecer aos motoristas acesso preços e financiamentos especiais para veículos BYD que vão rodar na plataforma Uber. A parceria terá início na Europa e na América Latina e prevê, posteriormente, a expansão para o Oriente Médio, Austrália e Nova Zelândia. Ambas as empresas são líderes em veículos elétricos (VE) em suas respectivas categorias: a Uber possui a maior rede de VEs sob demanda no mundo, enquanto a BYD é líder global na produção de VEs.
Trabalhando juntas, as empresas visam reduzir o custo para a compra de veículos elétricos para os motoristas da Uber, acelerando a adoção destes modelos na plataforma e transportando milhões de passageiros em viagens mais ecológicas.
Os motoristas da Uber estão adotando veículos elétricos cinco vezes mais rápido do que os donos de carros particulares, mas pesquisam mostram que o preço dos veículos elétricos e a disponibilidade de financiamento são as principais barreiras para a mudança de tecnologia entre os motoristas do aplicativo. Além de serem mais acessíveis, os carros da BYD têm custos de manutenção e reparo menores e são excelentes para o transporte compartilhado devido à ampla gama de modelos, autonomia da bateria e conforto dos passageiros.
Para apoiar os motoristas na transição para veículos elétricos, os esforços conjuntos das empresas vão incluir descontos em carregamento, na manutenção de veículos ou em seguros, além de ofertas de financiamento e leasing, com base no que melhor atender aos motoristas em seus respectivos países.
As duas empresas também vão colaborar no desenvolvimento de veículos autônomos da BYD a serem implantados na plataforma da Uber. Como a maior plataforma de mobilidade compartilhada do mundo, a Uber está bem posicionada para levar a tecnologia de veículos autônomos em escala global.
“A Uber e a BYD compartilham o compromisso de inovar em direção a um mundo mais limpo e mais verde, e estou animado para trabalharmos juntos em direção a esse futuro” disse Wang Chuanfu, Fundador e Presidente do Conselho de Administração da BYD.
“Com o maior acordo global dessa natureza, estamos animados com os benefícios que essa parceria trará para motoristas, passageiros e cidades”, disse Dara Khosrowshahi, CEO da Uber. “Quando um motorista da Uber faz a transição para um veículo elétrico, ele pode proporcionar até quatro vezes mais benefícios em termos de emissões em comparação a um motorista comum, simplesmente por estar na estrada por mais tempo. Muitos passageiros também nos dizem que a primeira experiência deles com um veículo elétrico é em uma viagem de Uber, e estamos empolgados em ajudar a demonstrar os benefícios dos veículos elétricos para mais pessoas ao redor do mundo.”
Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas, também comentou: “Estamos felizes em unir forças com uma líder global como a Uber para não apenas acelerar a transição para veículos elétricos, mas também tornar o transporte sustentável acessível para todos. Esta colaboração marca uma nova era na eletrificação da mobilidade urbana, e estamos ansiosos para ver nossos veículos elétricos de ponta se tornarem cada vez mais comuns nas ruas das cidades ao redor do mundo.”
Sobre a Uber A missão da Uber é criar oportunidades através do movimento. Começamos em 2010 para resolver um problema simples: como obter acesso a uma corrida com o toque de um botão? Mais de 49 bilhões de viagens depois, estamos criando produtos para aproximar as pessoas dos lugares onde querem estar. Ao mudar a maneira como pessoas, alimentos e coisas se movem pelas cidades, a Uber é uma plataforma que abre o mundo para novas possibilidades.
SOBRE A BYD Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Em março de 2024, lançou uma solução completa de carregadores que trarão ainda mais conveniência aos usuários de automóveis eletrificados. Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.
Com formação em Administração, empresário trilhou caminhos fora do convencional, atuando em obras de tecnologia, telecomunicações e no mercado de bebidas, até consolidar sua independência no setor comercial.
⸻
Com mais de 12 anos de formação em Administração, o empresário [Nome], hoje radicado fora do Rio de Janeiro, construiu uma trajetória marcada pela iniciativa e pela prática — mesmo sem ter atuado diretamente na área acadêmica.
Seu primeiro grande passo foi à frente de uma empreiteira voltada à implantação de soluções de tecnologia e infraestrutura. Durante o período de transição da telefonia móvel no Brasil, ele participou ativamente da instalação das redes 3G e, posteriormente, 4G, em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, por meio de contratos com terceirizadas da Vivo, Claro e Nextel — esta última ainda popular na época com seus rádios comunicadores.
Após dois anos intensos nesse setor, ele deu uma guinada e decidiu empreender no ramo de bebidas. Fundou uma distribuidora na badalada rua Olegário Maciel, na zona oeste do Rio, região conhecida por seus bares e vida noturna agitada. O negócio prosperou e se manteve firme mesmo após a venda da empresa, consolidando sua capacidade de estruturar negócios de forma sólida e lucrativa.
Hoje, com bagagem prática em diferentes setores e visão ampla de mercado, o empreendedor segue buscando novas oportunidades e projetos para investir sua experiência e energia. Seu percurso revela um perfil que não espera a chance ideal, mas constrói o próprio caminho — tijolo por tijolo.
Empresa participa da principal feira ferroviária da América Latina e celebra, de forma simbólica, 15 anos de atuação no setor com reconhecimento internacional
Ao longo de sua trajetória, a Companhia Brasileira de Ferro e Aço (CBFA) tem apostado na construção de soluções industriais com base técnica sólida e olhar voltado para o futuro da mobilidade ferroviária. Nesse sentido, a empresa marca presença na NT Expo 2025 – principal evento de negócios ferroviários da América Latina, que vai até esta quinta-feira (24) – apresentando uma conquista que reforça esse compromisso: a certificação internacional AAR-M1003, da Association of American Railroads (AAR), dos Estados Unidos.
A CBFA é a primeira empresa do Hemisfério Sul a obter essa certificação na categoria de manutenção de rodeiros ferroviários, passando a integrar um grupo restrito de companhias em âmbito mundial aptas a fornecer diretamente para o mercado ferroviário norte-americano. Com sede em Osasco (SP) e especializada na fabricação de eixos, rodeiros e molas para o setor ferroviário, além de manutenção e reforma de rodeiros, truques e vagões. Também atende outros setores, como o automotivo, com tubos para autopeças e molas para os segmentos agrícola, siderúrgico e mineração, destaca na feira os diferenciais de sua planta moderna e equipe técnica capacitada, que sustentam o padrão de qualidade exigido internacionalmente.
“A certificação AAR-M1003 coroa uma história construída com dedicação, foco na excelência e responsabilidade técnica. A certificação é também um passaporte estratégico para novos mercados e parcerias internacionais, ampliando nossa presença no cenário global e reforçando a confiança dos clientes em todo o continente. Participar da NT Expo 2025, comemorando esse avanço e celebrando nossos 15 anos de atividade e parceria com o segmento, é uma forma de reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento do setor ferroviário brasileiro e com a expansão global da nossa atuação”, afirma Dennis Ramos, presidente da CBFA.
Segundo ele, além de reforçar a confiança do mercado nacional, o reconhecimento internacional impulsiona a empresa a novas parcerias estratégicas e amplia sua presença no cenário global. “Estar na NT Expo neste momento tem significado especial. É onde conseguimos mostrar, de forma direta ao mercado, o que essa conquista representa não só para a CBFA, mas para o setor ferroviário brasileiro como um todo. É um ambiente que valoriza o avanço técnico e aproxima quem busca construir o futuro da mobilidade sobre trilhos”, conclui o executivo.
Serviço
NT Expo 2025
Estande CBFA: Distrito Anhembi – Estande B071
Data: 22 a 24 de abril de 2025
Saiba mais: https://www.cbfa.com.br/
Sobre a CBFA
Fundada em 2010, a CBFA – Companhia Brasileira de Ferro e Aço – é uma empresa 100% nacional especializada na fabricação e manutenção de componentes ferroviários. Com foco em inovação, qualidade e atendimento personalizado, a empresa investe continuamente em processos tecnológicos e capital humano, atendendo aos mais altos padrões exigidos pelo mercado. Entre seus principais produtos estão eixos ferroviários, rodas, rodeiros, tubos trefilados e molas helicoidais. Em 2024, a CBFA tornou-se a primeira empresa do Hemisfério Sul a conquistar a certificação internacional AAR-M1003 para manutenção de rodeiros
Com um showroom de 250 m² que mais parece uma galeria de presentes de alto padrão e uma estrutura que une comunicação visual, gráfica, logística e personalização em um só lugar, a Tangram Personalizados não apenas lidera o mercado — ela está redesenhando o que significa fazer marketing promocional no Brasil. O que começou com R$ 15 mil emprestados se tornou uma potência que triplicou de tamanho desde 2020 e hoje atende as maiores marcas do país com um ecossistema completo de soluções.
Instalada em um prédio moderno e estratégico às margens da Rodovia Castelo Branco, em Barueri (SP), a Tangram quebrou o estigma do “brinde genérico” e elevou o padrão: cada produto entregue é pensado como uma peça de comunicação poderosa. A nova sede, batizada de TangramCorp, é a única do setor a oferecer um showroom exclusivo dessa magnitude, onde clientes podem ver de perto como uma garrafa térmica, uma mochila personalizada ou uma caneta executiva podem se tornar verdadeiras ferramentas de posicionamento de marca.
Mas a experiência Tangram vai além da estética. Ao integrar setores que costumam ser contratados separadamente — como gráfica, comunicação visual e logística — a empresa entrega eficiência operacional e consistência estratégica. A recente aliança com um grande centro logístico é mais um passo nesse caminho, oferecendo aos clientes uma cadeia completa de armazenamento e distribuição com mais controle e previsibilidade.
A Tangram atende gigantes como o Método CIS, Pablo Marçal e Wendell Carvalho, e em 2025 estará presente nas principais feiras e eventos do país, incluindo a Brazil Promotion, ABRH e EBS. Tudo isso mantendo a essência de quem começou pequeno, mas entendeu cedo que o segredo não está no produto, e sim na experiência completa que ele proporciona.
“Nosso diferencial não está no brinde em si. Está no cuidado em cada etapa, na segurança que oferecemos e na tranquilidade que nossos clientes ganham ao centralizar tudo com a gente”, afirma Anderson Prieto, CVO da Tangram Personalizados.
Para conhecer mais sobre esse ecossistema de soluções e explorar o showroom de 250 m², basta acessar o site www.tangrampersonalizados.com.br, ligar para (11) 2680-4925, chamar no WhatsApp (11) 99335-1388 ou seguir nas redes sociais Tangram Prieto no Facebook e Instagram.