A parceria inédita entre o mestre da bateria, Vitor Velloso, e o artista plástico, grafiteiro e designer, Vinícius Targa, traz a estampa exclusiva do orixá Exú na camiseta dos ritmistas da Estrela do Terceiro Milênio para 2024. A ideia e a concepção da aplicação da imagem de Targa foi do intérprete oficial da escola, Darlan Alves.
Os componentes da bateria vão estrear a nova camiseta durante o lançamento do CD da Liga das Escolas de Samba no dia 02 de dezembro e nos ensaios técnicos, marcados para os dias 14 e 28 de janeiro. A ação inédita entre o mestre Vitor Velloso e o artista plástico Vinícius Targa traz, pela primeira vez para o Carnaval de São Paulo, uma criação única da releitura do orixá Exú.
“Sempre quando penso em algo para bateria converso com alguns parceiros e quando Darlan me apresentou essa imagem, eu falei: ‘É isso!’. Fomos conversar com o Targa e tudo fluiu. Assim que lançamos a camisa nas redes sociais da escola e da bateria foi uma explosão com milhares de compartilhamentos e pedidos para compra. Os ritmistas amaram, todo mundo amou”, celebra Vitor.
O orixá Exú sempre é homenageado pelas escolas de samba em seus carnavais. É comum o sambista e o público geral assistirem as escolas apresentando alegorias, alas, camisetas, destaques, comissões de frente e até artistas performáticos. Todo ano, a entidade é exaltada nos enredos afroreligiosos, afinal é conhecida como o guardião do “povo da rua”.
“Carnaval é novidade, é criatividade e, durante minhas pesquisas para composição de samba-enredo, eu tinha visto esse trabalho e achei magnífico. Uma releitura de Exú com muita personalidade e algo que eu nunca tinha visto no samba. Criei uma ideia de aplicação e o mestre adorou. É, sem dúvida, a camiseta mais linda do Carnaval de São Paulo”, declara Darlan.
Targa, que soma 17 anos trabalhando como artista plástico e já atuou no Carnaval, retorna à folia paulistana com essa nova parceria e, apesar de nascido no bairro Pedreira, na zona Sul, nunca tinha tido contato com a Milênio.
“Nunca imaginei minha arte sendo usada dessa forma na passarela. A vida nos surpreende e, quando recebi o contato do mestre, aceitei na hora. O que o artista quer é ver sua arte sendo admirada e, de certa forma, homenageada. Mal posso esperar para ver todos os ritmistas tocando, aquele clima todo e meu trabalho lá. Com certeza será uma emoção única”, diz Targa, que tem uma linha de identidades visuais especialmente dedicadas aos orixás e que está à venda na internet nos seus perfis oficiais.
A Estrela do Terceiro Milênio contará na Passarela do Samba a criação do mundo através dos orixás no tema: “Vovó Cici conta e o Grajaú canta: o mito da criação”, idealizado e desenvolvido pelo carnavalesco Murilo Lobo.
Conheça o Centro de Reabilitação do Instituto Anna Freud, que oferece atendimentos terapêuticos gratuitos para pessoas com deficiências e em situação de vulnerabilidade
No coração das comunidades da Tijuca e adjacências, encontra-se o CREARTE, um centro de reabilitação que tem transformado vidas e promovido à inclusão social desde 1994. Como uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, o CREARTE oferece atendimentos terapêuticos gratuitos nas áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, oficinas, educação física, fisioterapia, psicopedagogia, informática e expressão corporal. Essa instituição filantrópica tem como objetivo habilitar e reabilitar pessoas com deficiência, preparando-as para a independência e para ingressarem no mercado de trabalho.
Além dos atendimentos específicos, o CREARTE também oferece palestras, rodas de conversa e reuniões familiares com o intuito de estender os cuidados e suporte aos responsáveis e cuidadores dos assistidos. Acredita-se que esse grupo também desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento e bem-estar dos usuários atendidos pela equipe multidisciplinar do CREARTE.
A instituição funciona de segunda-feira a sexta-feira, no turno matutino das 8h às 12h e no turno vespertino das 13h às 17h. A equipe do CREARTE é composta por profissionais dedicados, incluindo recepcionistas, assistente administrativo, presidente, vice-presidente, diretor administrativo, coordenadora pedagógica, educadores sociais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, professores de educação física, pedagogos, psicopedagogos, cozinheiros e auxiliares de serviços gerais. Essa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para oferecer um atendimento completo e de qualidade aos usuários do CREARTE.
Além dos atendimentos terapêuticos, o CREARTE também oferece lanche, almoço e passeios aos seus usuários, proporcionando momentos de lazer e integração.
Para manter toda a estrutura e garantir a continuidade dos serviços, o CREARTE conta com convênios com o Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência, e com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. No entanto, as arrecadações provenientes desses convênios não são suficientes para cobrir todas as despesas. Por isso, o centro possui um CalI Center que arrecada fundos para a manutenção da instituição. Além disso, são realizados bazares e rifas como forma de angariar recursos. Os feirantes da Avenida Maracanã também contribuem doando alimentos frescos para auxiliar na alimentação dos assistidos.
Como ajudar?
Se você deseja colaborar financeiramente para a manutenção desse serviço tão importante para o desenvolvimento dos assistidos pelo CREARTE, você pode fazer uma doação através do PIX: doacao@crearte.org.br.
Começa hoje, dia 1º de dezembro, a quarta edição do Arrasta Para Cima 2023, considerado o maior evento digital e beneficente do Brasil. Com uma proposta que abrange conhecimento sobre as tendências do universo digital, empreendedorismo, marketing e toques de espiritualidade e inteligência emocional, o evento promete uma imersão nas possibilidades infinitas do mundo digital.
O destaque desta edição fica por conta da presença digital do renomado DJ Alok, que promete agitar o ambiente virtual do Espaço Rise.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes de peso como Carol Paiffer, CEO e cofundadora da Atom; Pablo Marçal, empresário e idealizador do Método IP; José Roberto Marques, economista e coach; Carlos Wizard, empresário; Tathiane Deândhela, empresária, palestrante e conferencista internacional, fundadora e CEO do Instituto Deândhela; João Carlos Martins, maestro; e Michella Gaya, filósofa e analista de comportamento humano.
Além de abordar temas de empreendedorismo e marketing, o Arrasta Para Cima também trabalha a inteligência emocional, proporcionando aos participantes um ambiente para firmar conexões com os palestrantes e realizar networking com profissionais do ramo. A iniciativa vai além, com ações beneficentes realizadas no Brasil e na África.
Serviço:
Para acompanhar de perto a programação e ficar por dentro de tudo que acontece em tempo real, siga o Instagram: @arrastaparacimaoficial. ou no YouTube ao vivo. Acesse, compartilhe e faça parte dessa grande comunidade que busca o conhecimento para elevar-se cada vez mais!
Começa hoje as inscrições para o Curso de Cinema da EncontrArte Audiovisual em 2024. As aulas, gratuitas, serão oferecidas de manhã e à tarde, duas vezes por semana. Os interessados podem se inscrever online, até 19 de fevereiro de 2024, por meio do formulário, que se encontra no link da bio do Instagram da @encontrarteaudiovisual ou @encontrarteon. As aulas iniciam no primeiro semestre, com as datas divulgadas em breve.
Conhecida por transformar vidas através da sétima arte, a escola oferece uma oportunidade única para jovens periféricos explorarem e aprimorarem seus talentos no mundo do audiovisual.
Não é necessário ter experiência prévia em cinema. A EncontrArte Audiovisual busca alunos apaixonados pela arte cinematográfica e comprometidos em aprender e crescer. Mas todos têm que responder um questionário e escrever uma redação explicando o motivo de procurarem o curso.
Sobre a EncontrArte Audiovisual
A EncontrArte Audiovisual não é apenas uma escola de cinema; é uma comunidade que busca inspirar, capacitar e criar oportunidades para talentos emergentes. Com uma abordagem única e foco na inclusão, a escola já produziu mais de 20 curtas-metragens, contribuindo para o sucesso de muitos de seus ex-alunos.Inúmeros ex-alunos da instituição já atuam no mercado de trabalho. A escola os capacitou como atores, produtores, fotógrafos, cinegrafistas de televisão, streamings, canais na web e independentes.
A EncontrArte Audiovisual foi criada pelo ator, produtor e empreendedor social Fábio Mateus, que faleceu dia 7 de outubro deste ano. A gratuidade visa garantir que o acesso à educação cinematográfica seja igual para todos. Os alunos têm oportunidade de aprender com profissionais experientes da indústria cinematográfica, como o coordenador pedagógico Miguel Nagle e Douglas Gomes ;além disso os mentores estimulam que os estudantes participem ativamente na criação de curtas-metragens e projetos audiovisuais.
Para mais informações sobre o processo de inscrição e os programas oferecidos, nos acompanhe em nossas redes @encontrarteaudiovisual no Instagram.
Serviço:
Curso Gratuito de Cinema – EncontrArte Audiovisual
Local – No Patronato, na Av. Governador Portela 382- centro Nova Iguaçu.