Os relacionamentos amorosos representam uma parte significativa da experiência humana, mas quando se trata de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda persistem mitos e concepções errôneas. Em meio às celebrações do Dia dos Namorados, o neurologista Dr. Matheus Trilico traz à luz uma realidade frequentemente negligenciada: pessoas autistas não apenas desejam conexões românticas como também são plenamente capazes de construir relacionamentos saudáveis e duradouros, desde que com o suporte adequado. “Existe uma narrativa equivocada de que pessoas autistas não teriam interesse ou capacidade para relacionamentos românticos. Esta visão não apenas é incorreta como também prejudicial, pois reforça estereótipos e contribui para o isolamento social”, afirma Dr. Matheus Trilico, neurologista referência em TEA em adultos. O isolamento social entre adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) está associado a um risco aumentado de desenvolver depressão e ansiedade. “A literatura médica destaca que indivíduos com TEA frequentemente enfrentam dificuldades sociais que podem levar ao isolamento social, o que, por sua vez, está associado a sintomas como depressão e ansiedade”, afirma o neurologista.
Amor no Espectro – Crédito da foto: Divulgação
Com o aumento crescente nos diagnósticos de TEA em adultos nos últimos anos, torna-se urgente abordar aspectos fundamentais da vida social e afetiva desta população crescente. Segundo pesquisas recentes publicadas no Journal of Autism and Developmental Disorders, aproximadamente 73% dos adultos com TEA expressam interesse em relacionamentos românticos, embora muitos relatem dificuldades específicas em iniciar e manter essas conexões. “Esses desafios estão frequentemente relacionados às características próprias do transtorno, como a interpretação literal da linguagem e a dificuldade em compreender sinais sociais não-verbais”, explica o especialista. Dr. Trilico enfatiza que a comunicação é frequentemente um dos maiores desafios no relacionamento. Pessoas neurotípicas dependem muito de comunicação indireta e sinais sutis que podem não ser imediatamente perceptíveis para aqueles no espectro. No entanto, quando há compreensão mútua e adaptações na comunicação, relacionamentos extraordinariamente profundos podem florescer. Estratégias para relacionamentos entre neurodivergentes O especialista compartilha três estratégias práticas que têm demonstrado eficácia em relacionamentos neurodiversos: Comunicação explícita e direta: Substituir insinuações por solicitações claras e estabelecer um “dicionário emocional” para traduzir sentimentos em palavras específicas.
Criação de rotinas compartilhadas: Desenvolver rituais de conexão previsíveis que proporcionem segurança emocional e reduzam ansiedade.
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Implementação de “pausas sensoriais”: Reconhecer sinais precoces de sobrecarga sensorial e estabelecer acordos prévios para momentos de regulação necessários. “Minha experiência clínica contradiz completamente o estereótipo de que pessoas autistas seriam emocionalmente distantes. Na verdade, muitas demonstram uma lealdade e dedicação extraordinárias em seus relacionamentos, além de uma honestidade que elimina jogos emocionais tão comuns nas relações neurotípicas”, observa Dr. Trilico, compartilhando uma perspectiva raramente discutida. Estudos da Universidade de Cambridge mostram que pessoas com TEA tendem a desenvolver apego seguro quando suas necessidades específicas são compreendidas e respeitadas dentro dos relacionamentos. Isso contrasta fortemente com o estereótipo de que seriam incapazes de conexão emocional profunda. A crescente visibilidade de casais onde um ou ambos os parceiros estão no espectro tem contribuído significativamente para mudar percepções. Representações culturais como o documentário “Amor no Espectro” têm auxiliado na desconstrução de preconceitos e na demonstração da diversidade de experiências amorosas entre pessoas autistas. “Cada pessoa no espectro é única, assim como seus relacionamentos. O que observamos clinicamente é que, com suporte adequado e compreensão mútua, esses relacionamentos podem ser tão gratificantes e significativos quanto quaisquer outros”, conclui Dr. Matheus Trilico.
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Sobre o Dr. Matheus Trilico Dr. Matheus Luis Castelan Trilico – CRM 35805PR, RQE 24818. Médico pela Faculdade Estadual de Medicina de Marília (FAMEMA); Neurologista com residência médica pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (HC-UFPR); Mestre em Medicina Interna e Ciências da Saúde pelo HC-UFPR Pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista
É o caso da New Rizon, que abrirá, em 1º de setembro, as inscrições para a 4ª edição do Orion Bootcamp
A escassez de profissionais com conhecimento em Inteligência Artificial (IA) se tornou um dos maiores desafios do mercado de tecnologia. De acordo com um estudo recente da Bain & Company, a demanda por talentos desse tipo cresce, em média, 21% ao ano desde 2019 – ritmo que supera, largamente, a oferta. No Brasil, o Google projeta um déficit de 530 mil trabalhadores de TI até o final de 2025, enquanto a Brasscom estima a formação de apenas 53 mil novos talentos no período, número insuficiente para atender às quase 800 mil vagas criadas.
Essa disparidade tem levado as empresas de tecnologia a buscar novas formas de atrair e preparar mão de obra qualificada. É o caso da New Rizon, que abrirá, em 1º de setembro, as inscrições para a 4ª edição do Orion Bootcamp, um curso gratuito de Inteligência Artificial (IA) aplicada, voltado para iniciantes e com garantia de, no mínimo, cinco contratações ao final.
Créditos da foto: Divulgação
Para o CEO da empresa, Henrique de Castro, mais do que ensinar a usar a ferramenta, o treinamento visa a conceber a IA enquanto uma aliada estratégica. “O nosso foco é preparar as pessoas para resolver problemas reais em vez de depender só do que os algoritmos sugerem”, acrescenta.
Formação prática e oportunidades reais Com inscrições abertas de 1º a 30 de setembro, o Orion Bootcamp oferece 50 vagas para pessoas que desejam ingressar no mercado de tecnologia mesmo sem experiência anterior. As aulas, 100% online, ocorrerão entre 03 de novembro e 12 de dezembro, totalizando 45 dias de atividades práticas, mentorias ao vivo e desenvolvimento de projetos reais usando IA. As trilhas de aprendizagem deverão contemplar três áreas em alta demanda: Desenvolvimento de Software, Product Owner (ponte entre equipes e clientes) e UI/UX Design (design de interface e experiência do usuário).
Ao final do programa, os participantes receberão um certificado oficial e poderão ser convidados para entrevistas com a própria New Rizon ou empresas parceiras. Pelo menos, cinco contratações estão garantidas.
Bootcamp alinhado à visão de uma AI House Henrique de Castro também defende que o futuro da tecnologia passa por um modelo híbrido que une estratégia de negócios, execução em software e velocidade adaptativa da IA. Segundo ele, as empresas não precisam apenas de código ou consultoria, mas de soluções vivas e escaláveis que resolvam dores reais e se atualizem constantemente.
O Orion Bootcamp foi estruturado dentro dessa filosofia. “Nós acreditamos que formar novos profissionais de IA é um passo essencial para construir esse ecossistema. O bootcamp traduz, na prática, a visão de uma AI House: ensinar pessoas a aplicar tecnologia de forma estratégica, pragmática e conectada às necessidades reais das empresas”, reforça.
Desde a primeira edição, o Orion Bootcamp atraiu mais de 8.900 inscritos, formou 150 alunos e resultou em 15 contratações diretas. Diferente de formações superficiais, o programa aposta em prática, entregas semanais e feedbacks constantes.
Sobre a New Rizon Com quase duas décadas de atuação, a New Rizon é uma AI House, companhia que combina inovação e foco em resultados mensuráveis para acelerar a transformação digital de grandes empresas. Também é especializada no uso estratégico de Inteligência Artificial, aplicando soluções avançadas que geram impacto real nos negócios. A New Rizon utiliza a metodologia exclusiva North Star Goal, que alinha a estratégia tecnológica às metas de negócio, além de contar com o Hangar, a sua plataforma proprietária de ativos tecnológicos reutilizáveis. Essa combinação permite acelerar entregas, reduzir custos e evitar retrabalhos, mas sem comprometer a personalização e a qualidade das soluções. Sob a liderança de Henrique de Castro, CEO com mais de 20 anos de experiência em tecnologia e inovação, a empresa se consolida como uma referência em projetos de IA e transformação digital.
Serviço Orion Bootcamp 2025 Período para as inscrições: de 1º a 30 de setembro Divulgação dos selecionados: 27 de outubro Duração do curso: de 03 de novembro a 12 de dezembro (45 dias) Formato: 100% online e gratuito Inscrições e outras informações: https://newrizon.global/
Marca superesportiva premium da BYD quebra o recorde em Papenburg, na Alemanha, e redefine os limites dos supercarros elétricos nas mãos do piloto profissional Marc Basseng
(26/08/2025) – A BYD vem quebrando recordes com frequência, seja em números de vendas globais ou no volume de produção de carros eletrificados. E em agosto de 2025 não foi diferente: o título de veículo elétrico mais rápido do mundo foi dado ao Yangwang U9 Track Edition, por alcançar 472,41 km/h na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, estabelecendo um novo recorde global de velocidade para veículos elétricos.
Esse recorde foi estabelecido pelo piloto profissional alemão Marc Basseng, que também esteve ao volante no último recorde global de velocidade para veículos elétricos em 2024. Ao concluir o teste de alta velocidade para a Yangwang, ele declarou: “No ano passado, pensei que tinha chegado ao meu limite. Nunca imaginei que quebraria meu próprio recorde tão cedo, mas aqui estamos, na mesma pista, com novas tecnologias que tornaram isso possível”. Pertencente à marca superesportiva premium Yangwang, o U9 Track Edition foi desenvolvido sobre a plataforma e4 e arquitetura DiSus-X do U9, porém essa versão traz a plataforma veicular de 1200V, a primeira de tensão ultra-alta produzida em escala mundial, além de um sistema de gerenciamento térmico otimizado para condições extremas.
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Potência contínua e estabilidade em altas velocidades, duas combinações necessárias para quebrar um recorde mundial como esse. Para isso, a plataforma e4 comporta o primeiro sistema do mundo de quatro motores com propulsores de alto desempenho de 30.000 rpm para entregar potência máxima de 555kw (755 cv) por motor, o que resulta em uma potência combinada que supera os 3.000 cv. Esse conjunto confere ao veículo uma impressionante relação peso-potência de 1.217 cv por tonelada, o que coloca ele na elite da indústria automotiva global.
O sistema de vetorização de torque independente com quatro motores da plataforma e4 monitora continuamente a superfície da pista e ajusta o torque de cada roda em uma frequência ultraelevada, superando 100 interações por segundo. Isso significa que, mesmo em altas velocidades, o sistema garante controle absoluto da dirigibilidade do veículo, o que evita qualquer deslizamento ou perda de tração.
Já o Sistema Inteligente de Controle de Carroceria DiSus-X realiza rápidos ajustes independentes na suspensão de cada roda durante acelerações intensas, curvas ou em superfícies irregulares. Isso não apenas reduz movimentos de mergulho e rolagem, mas aumenta o conforto e a confiança do condutor, como também otimiza a área de contato dos pneus com o solo, o que melhora a aderência. Em sinergia com a Plataforma e4, o sistema DiSus-X expande a garantia de estabilidade veicular e segurança na condução.
Diferente de supercarros tradicionais, o Yangwang U9 combina a exclusiva arquitetura do sistema DiSus-X com a plataforma e4 e introduz o conceito de controle da carroceria em diversas condições de pista para explorar os limites de segurança e desempenho em ambientes competitivos. Já a versão Yangwang U9 Track Edition preserva o design aerodinâmico do Yangwang U9 e oferece um difusor dianteiro em fibra de carbono, opcional e aprimorado, já disponível em produção em larga escala, o que comprova a concepção científica e a confiabilidade técnica do Yangwang U9 em condições extremas de condução.
Para aprimorar o desempenho e durabilidade dos pneus em condições extremas de condução, a Yangwang, com base em dados obtidos durante diversos testes realizados na Alemanha em 2024, estabelece uma parceria com a Giti Tire para desenvolver um pneu semi-slick voltado para a pista. Esse pneu de alto desempenho conta com compostos otimizados e um desenho de banda de rodagem exclusivo, que possui um tratamento inovador de texturização na interface entre roda e pneu. A tecnologia utilizada no desenvolvimento deste pneu garante uma redução do deslizamento relativo entre pneu e roda durante aceleração e/ou frenagens intensas e essa otimização reduz a perda de torque e o desgaste, melhorando a previsibilidade e a estabilidade do veículo durante as manobras.
Ao estabelecer um novo recorde mundial de velocidade para veículos elétricos, a Yangwang redefine o conceito de supercarro sustentável. Aliada ao compromisso da BYD com a inovação e a sustentabilidade, a Yangwang emprega tecnologias de ponta para oferecer desempenho incomparável, segurança e uma experiência de condução única.
SOBRE A BYD A BYD é uma multinacional de alta tecnologia dedicada a utilizar inovações tecnológicas para promover uma vida melhor. Fundada em 1995 como fabricante de baterias recarregáveis, a BYD atualmente opera em diversos segmentos, incluindo automóveis, transporte ferroviário, novas energias e eletrônicos, com mais de 30 parques industriais localizados na China, Estados Unidos, Canadá, Japão, Brasil, Hungria e Índia. Da geração ao armazenamento e aplicação de energia, a BYD está comprometida em fornecer soluções energéticas com emissão zero, contribuindo para a redução da dependência global dos combustíveis fósseis. Sua presença em veículos de nova energia já cobre 6 continentes, mais de 110 países e regiões, e mais de 400 cidades. Listada nas bolsas de Hong Kong e Shenzhen, a empresa entrou para o top 100 no último ranking da Fortune Global 500 (91º lugar) e publicou lucros de mais de 100 bilhões de dólares em 2024. A BYD segue investindo em tecnologias do futuro, com mais de 10% de seus um milhão de colaboradores dedicados à pesquisa e desenvolvimento, gerando 45 patentes por dia útil em busca de inovações para um mundo mais verde e sustentável. Para mais informações visite www.bydglobal.com.
SOBRE A BYD AUTO Fundada em 2003, a BYD Auto é a divisão automotiva da BYD, multinacional de alta tecnologia comprometida com o uso de inovações para melhorar a vida das pessoas. Com o objetivo de acelerar a transição ecológica do setor global de transportes, a BYD Auto concentra-se no desenvolvimento de veículos 100% elétricos e híbridos plug-in. A empresa domina tecnologias essenciais de toda a cadeia industrial dos veículos híbridos e elétricos, como baterias, motores elétricos e controladores eletrônicos. Nos últimos anos, obteve avanços significativos, incluindo a bateria Blade, a tecnologia super híbrida DM-i, a plataforma e 3.0, a tecnologia CTB, a plataforma e³, a plataforma e⁴, o sistema inteligente de controle de chassi BYD DiSus e o sistema híbrido DMO. Foi também a primeira montadora do mundo a interromper totalmente a produção de veículos movidos a combustíveis fósseis, liderando a migração para os elétricos. A BYD mantém a liderança em vendas de veículos híbridos e elétricos para passageiros na China há 11 anos consecutivos.
SOBRE A YANGWANG Lançada em novembro de 2022, a Yangwang é a marca premium de veículos híbridos e elétricos da BYD. Ela representa o espírito pioneiro de pesquisa da BYD, sua tecnologia automotiva inovadora e design de ponta, criando veículos premium que vão além do que os clientes consideram possível.
Áurea Favero é nutricionista e autora do livro Nutricionista e Louco Todo Mundo Tem um Pouco, lançado em 2025 com 315 páginas
A obra parte de uma premissa direta: “De nutricionista e louco, todo mundo tem um pouco”. Mais que provocativo, o título traduz o espírito do livro; um olhar crítico e acessível sobre os dilemas alimentares da vida real.
A autora combina formação científica com observação clínica, sem perder o contato com a experiência cotidiana de quem busca equilíbrio à mesa. “Nutrição não é sobre números ou moda. É sobre compreender o que o corpo precisa e oferecer isso com consciência”, afirma logo nas primeiras páginas.
A obra reúne relatos, análises e orientações que ajudam o leitor a identificar padrões, reconhecer armadilhas e tomar decisões com mais autonomia. “O que as pessoas mais precisam não é de mais informação, e sim de organização daquilo que já sabem e não conseguem colocar em prática”, observa.
Ao desmontar discursos idealizados e dietas radicais, Áurea propõe uma escuta ativa do corpo e uma abordagem mais funcional. Ela escreve para quem já tentou de tudo e não quer mais viver entre culpa e rigidez. “Olhar para os alimentos com outros olhos” é, para ela, o primeiro passo para uma relação mais lúcida com a comida.
Recentemente, a nutricionista tornou-se mãe de gêmeos, dois meninos, e já era mãe de um. Em entrevista exclusiva, falou sobre como a nutrição se torna ainda mais vital durante a gestação: “Não é só sobre o bebê, é sobre a mãe também. É o que sustenta emocionalmente, dá clareza, regula o sono, o humor e prepara o corpo para o que vem depois. Eu vivi isso intensamente.”
Com esse cruzamento entre maternidade e ciência, a escritora reafirma o que sempre defendeu: alimentação precisa ter base, mas também precisa se adaptar. “A teoria é valiosa, mas a prática exige flexibilidade. A vida real não tem menu fixo.”
Nutricionista e Louco Todo Mundo Tem um Pouco não oferece fórmulas. Oferece caminhos que pedem reflexão, escuta e coerência. Como ela mesma sintetiza: “Nutrir é escolher. E escolher exige saber para onde se quer ir.”
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