Connect with us

Geral

Tunad revoluciona mensuração de publicidade usando engajamento como métrica

Published

on

(Foto: Divulgação)

Na próxima edição do programa Papo de Acionista, intitulado de O Papel do Engajamento no crescimento das marcas, Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad, plataforma de engajamento de marcas e inteligência de mídia, irá mostrar como a empresa está revolucionando o mercado publicitário brasileiro ao aplicar inteligência artificial e dados de comportamento para mensurar, em tempo real, o impacto de ações publicitárias, seja em televisão, rádio ou streaming. A proposta da Tunad é simples, mas poderosa: deixar de avaliar campanhas apenas pela audiência estimada e passar a entender o que realmente movimenta as pessoas.

Durante a entrevista, mediada pela publicitária Ediana Avelar, o empresário deve destacar casos como o de uma empresa anunciante no Big Brother Brasil. Segundo ele, a plataforma identificou mais de 15 mil buscas adicionais geradas logo após a veiculação de um merchandising, capturadas com precisão na janela exata da ação. “Hoje, sabemos diferenciar peças que geram mais de dez minutos de engajamento contínuo daquelas que falham em três ou quatro minutos. Antes se media audiência, agora se mede reação do consumidor”, afirma.

A base tecnológica da Tunad inclui mais de 140 mil comerciais analisados e bilhões de registros de dados acumuladas desde 2014. Esse histórico alimenta algoritmos de predição que recomendam, com base técnica, os melhores planos de mídia — considerando canal, horário, frequência e orçamento. “É uma predição usando algoritmos avançados e baseada em comportamento real e não em pesquisas declarativas”. Um dos diferenciais da Tunad é a capacidade de analisar a eficácia do criativo. Com técnicas de visão computacional e semântica, a plataforma identifica os elementos de cada peça como cores, sons, QR codes, posicionamento de logotipos, ambientações, expressões e até emoções ativadas. Esses dados são reunidos em um índice técnico de atenção e engajamento.

A plataforma também diferencia spots tradicionais de merchandisings espontâneos, como testemunhais de apresentadores. Com base em IA, é possível identificar não apenas se o merchan foi feito, mas qual foi o grau de completude em relação ao script original. “Se o locutor falou só 35% da mensagem esperada, você perdeu parte da comunicação. Isso afeta diretamente as vendas”, destaca.

Um caso emblemático também será citado pelo CEO e envolve um anunciante do setor de produtos naturais no Nordeste. Ao utilizar a plataforma, a empresa descobriu que cerca de 40% das inserções contratadas em rádios não estavam sendo veiculadas, o que representava prejuízo direto na mídia e perdas ainda maiores em vendas. “Hoje, com IA, conseguimos detectar automaticamente um merchan, identificar o anunciante e avaliar se ele seguiu o padrão esperado.”

A Tunad também está integrada à CService, referência em inteligência de mídia e reputação de marcas. Enquanto a Tunad cobre canais pagos: TV, rádio, YouTube, podcasts e transmissões ao vivo, a CService monitora veículos jornalísticos e influenciadores, aplicando análise de sentimento, atribuindo relevância por canal e classificando o impacto de cada menção.

A solução da Tunad já é usada por grandes bancos, como Santander e C6 Bank, montadoras, agências de publicidade e emissoras de TV, entre elas Record e afiliadas da Globo. Essas emissoras utilizam os dados para fortalecer seus departamentos comerciais, identificando quais marcas têm melhor desempenho em cada horário.

Segundo ele, o modelo de negócios da Tunad está migrando de SaaS (Software as a Service) para IaaS (Insights as a Service) e, mais recentemente, para Results as a Service. O foco não está mais em oferecer acesso à plataforma, mas em entregar insights acionáveis, com respostas prontas. 

Para o CEO, o mais importante que  IA é o que se faz com ela. “Não vendemos inteligência artificial, ela é o meio, não o fim. O que entregamos são respostas acionáveis que geram resultado.”

O Papo de Acionista acontecerá no dia 02 de junho, às 19h30, no instagram @diariodoacionista.

Geral

Quatro redes de franquias para conhecer antes da ABF Expo Franchising 2025

Published

on

Setor ultrapassou R$ 273 bilhões em faturamento e se prepara para novo ciclo de crescimento; feira será realizada em junho, em São Paulo


Com mais de 3 mil marcas franqueadoras, 193 mil operações em atividade no Brasil e um faturamento que ultrapassou R$273 bilhões em 2024, o setor de franquias caminha para mais um ano de crescimento.


De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a projeção para 2025 é de um avanço de aproximadamente 10%, consolidando o modelo como uma das rotas mais seguras para quem deseja empreender.


É nesse cenário que acontece a ABF Expo Franchising 2025, entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é o maior do mundo no segmento e deve reunir centenas de marcas, investidores e profissionais do setor.


Para quem pretende visitar a feira, a preparação começa agora: identificar franquias em ascensão, entender o modelo de cada marca e avaliar quais delas se alinham ao seu perfil de investidor.


A seguir, listamos algumas franquias para conhecer antes da ABF Expo Franchising.
Confira:


Ital’In House


A Ital’In House é uma rede de franquias de alimentação especializada em comida italiana servida em boxes, com foco no modelo de delivery. Com cerca de 150 unidades em operação, o cardápio inclui massas, nhoques e risotos desenvolvidos com ingredientes de qualidade e aprovação de consumidores exigentes. O franqueado atua na administração da unidade, divulgação da marca e gestão de vendas.


Investimento inicial: a partir de R$ 250.000
Faturamento médio mensal: acima de R$ 300.000
Prazo médio de retorno: entre 16 e 18 meses
Site: italinhouse.com.br


Go Fit Box


A Go Fit Box é uma franquia de academias autônomas lançada em 2020. O modelo consiste em boxes individuais equipados para treinos personalizados, promovendo saúde e bem-estar com privacidade e praticidade. O franqueado não precisa ser profissional de educação física nem contratar equipe, embora isso seja recomendado. A operação é enxuta, com foco na gestão e expansão local.


Investimento inicial: a partir de R$ 69.000
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 40.000
Prazo médio de retorno: 12 meses
Site: https://www.instagram.com/gofitboxbrasil/ 


Spa Nature


A Spa Nature é uma franquia de estética criada para atender todas as faixas de renda, com serviços variados e acessíveis. Fundada em 2020 e lançada como franquia em 2022, a marca busca democratizar o bem-estar por meio de tratamentos como massagens modeladoras, drenagem linfática, detox com argila, hemoterapia com ozônio e aplicações de enzimas. O modelo é ideal para quem busca empreender no segmento de beleza com suporte estruturado.


Investimento inicial: R$ 90.000
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45.000
Prazo médio de retorno: de 8 a 14 meses
Site: spanature.com.br


Turquesa Beleza e Bem Estar


Fundada em 2012 por Laura López e Claudia Kiriyama, a Turquesa Beleza e Bem Estar é uma franquia de estética especializada em manicure e alongamento de unhas. A rede é reconhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de beleza. Associada à ABF, foi certificada como franquia internacional entre 2019 e 2023, o que reforça sua credibilidade e foco em expansão global.


Investimento inicial: a partir de R$ 69.000
Faturamento médio mensal: R$ 45.000
Prazo médio de retorno: de 18 a 24 meses
Site: turquesabemestar.com.br

Continue Reading

Geral

Divórcios na Bahia crescem 108%, e especialista esclarece diferenças entre as modalidades

Published

on

Levantamento faz parte de estudo feito pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJBA)

O número de divórcios na Bahia cresceu 108% entre 2018 e 2013, segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O levantamento faz parte do estudo “Ações Judiciais de Divórcio no Estado da Bahia (2018 a 2023)”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Judiciária (GPJ), e analisa o volume e as características dos pedidos de dissolução de casamento. Além disso, traz à tona um panorama detalhado das modalidades mais recorrentes, como divórcio consensual, litigioso e extrajudicial.

Diante desse cenário, o advogado Victor Macedo, especialista em Direito de Família e um dos sócios do escritório Santos, Novelli & Macedo (SNM) Advogados, alerta para a importância de contar com um profissional qualificado para conduzir o processo de separação, seja ele consensual ou litigioso.

“Aumentos como esse no número de divórcios são reflexos de mudanças na dinâmica familiar e na forma como os casais lidam com os desafios do relacionamento”, afirma Victor. “Em tempos de alta demanda por soluções jurídicas rápidas e eficazes, contar com a assessoria de um advogado especializado pode fazer toda a diferença, oferecendo segurança e clareza sobre os direitos e deveres de cada parte.”

Entenda as modalidades
A pesquisa do TJBA aponta que, na Bahia, mais da metade dos divórcios (52,3%) são realizados por meio do processo consensual. Essa modalidade se dá quando há acordo entre as partes com relação aos principais pontos da separação, como guarda de filhos, pensão alimentícia e partilha de bens. O divórcio consensual pode ser finalizado de forma ágil, em até três meses, quando formalizado por um advogado e homologado por um juiz.

Já o divórcio litigioso, que representa 30,9% dos casos, acontece quando não há consenso entre os cônjuges, sendo necessário o envolvimento do juiz para decidir as questões relacionadas à separação. Esse processo tende a ser mais demorado, devido às disputas que envolvem as partes.

Há ainda o divórcio extrajudicial, ou seja, feito diretamente em cartório e que corresponde a 4,6% das separações. No entanto, ele é viável apenas na ausência de filhos menores ou incapazes e na inexistência de gestante. O divórcio extrajudicial exige somente a presença de um advogado e pode ser concluído em poucos dias.

Conciliação é o melhor caminho
Victor Macedo enfatiza a importância da conciliação no processo de divórcio, uma vez que o acordo entre as partes pode reduzir o tempo do processo, os custos envolvidos e até a sobrecarga do Judiciário. “A busca por soluções consensuais, quando possível, é sempre o melhor caminho, tanto para as partes quanto para o sistema judicial”, diz ele. “Aconselhamos as pessoas a sempre considerar esse tipo de resolução, que proporciona uma separação mais harmoniosa e menos desgastante”, acrescenta.

Continue Reading

Geral

Jack Comunica aposta em jornalismo com propósito e cresce como mídia independente no Nordeste

Published

on

Criado por dois jornalistas baianos, portal se firma como case de empreendedorismo social ao transformar inclusão e acessibilidade em eixos centrais da comunicação digital

Enquanto grandes conglomerados de mídia enfrentam desafios para manter relevância e receita, iniciativas independentes têm se destacado ao apostar em nichos com propósito. É o caso do Jack Comunica, portal baiano fundado pelos jornalistas Fabio Almeida e Jacson Gonçalves, que nasceu da vivência pessoal com a exclusão e se transformou em um modelo sustentável de jornalismo humanizado.

Crédito da foto: Edinei Dantas

Com foco em acessibilidade, diversidade e inclusão social, o portal cresceu organicamente, ultrapassando a marca de um milhão de acessos e se consolidando como referência no Nordeste. A proposta de Fabio e Jacson é clara: mais do que noticiar, o Jack Comunica quer representar pessoas e histórias que geralmente ficam fora do noticiário tradicional. A editoria Vida de Inclusão, por exemplo, nasceu de um episódio real de exclusão em um festival e se tornou uma das áreas de maior engajamento do site.

Sem apoio financeiro inicial, a dupla construiu o projeto com recursos próprios, dedicação e uma estratégia editorial clara: unir sensibilidade, profissionalismo e escuta ativa. Agora, em nova fase de expansão, o portal busca parcerias com marcas, instituições e veículos que compartilhem os mesmos valores.

A história do Jack Comunica ilustra como o empreendedorismo social pode se consolidar como um novo modelo de negócios no jornalismo digital — com impacto, propósito e conexão direta com o público. É um exemplo de inovação fora dos grandes centros e de como a comunicação pode ser ferramenta de transformação econômica e social.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos4 dias ago

Fisiculturismo e Close Fans, parece uma boa pedida, né?

Nem todo começo é previsível e o da Natzinha Morena prova exatamente isso. Vinda da área financeira, com uma rotina...

Famosos6 dias ago

Sophia Eldo participa de encontro com fãs e celebra momento histórico do BTS

Com presença marcante e acolhimento caloroso por parte do público, Sophia Eldo participou do evento “Pode Chegar, BTS”, realizado no...

Famosos6 dias ago

Com drone e lata junina decorada, Simone Mendes brinda Campina Grande com Brahma em noite inesquecível de São João

A noite de São João em Campina Grande ganhou um dos momentos mais marcantes da edição 2025 com a apresentação...

Famosos1 semana ago

Pedro Lavia: do agro à passarela, o artista do interior que transforma sua história em arte e se prepara para a atuação

Nascido e criado em um sítio no meio do agro, em uma cidade com pouco mais de 20 mil habitantes,...

Famosos1 semana ago

Cristtina Mendonça em entrevista inédita revela detalhes da vida pessoal e profissional

Modelo internacional que brilhou no Carnaval, e se destaca como musa do Botafogo e revela detalhes de sua vida pessoal...

Famosos2 semanas ago

Missionário Miguel Oliveira nega que Conselho Tutelar o proibiu de pregar

Jovem revela que resolveu fazer uma pausa por causa das ameaças O missionário Miguel Oliveira aproveitou sua participação no podcast...

Famosos2 semanas ago

Débora Oliveira, destaque da beleza paranaense, mira a Sapucaí como musa do Carnaval 2026

Nascida em Cambé, no Paraná, e radicada em Londrina desde os 12 anos, Débora Oliveira construiu uma trajetória marcante nos...

Famosos2 semanas ago

Turbulência na cabine: o vídeo íntimo que tirou Tifany do avião, mas levou pro topo no Close Fans

Durante anos, Tifany Rocha levou uma vida com horários rígidos, longos voos e uma rotina intensa como comissária de bordo....

Famosos2 semanas ago

Apresentador do Cola Mais Podcast elimina 32kg e inspira seguidores com transformação radical

Aos 42 anos, Douglas Magoo passou a se dedicar integralmente à saúde após traumas e crises de autoestima: “Tudo estava...

Créditos da foto: Divulgação Créditos da foto: Divulgação
Famosos2 semanas ago

Érica Dias, a Sensitiva dos Famosos, Revela o Futuro de Celebridades, Anuncia Nova Pandemia e a Volta do Programa Gitana Megastral!

Virgínia perde marca e adoece, Zé Felipe casa de novo, Lucas Souza se separa, programa espiritual retorna com novo formato...

Famosos2 semanas ago

Jennifer Castro marca presença no São João da Thay e se destaca entre as celebridades convidadas

A influenciadora e empresária Jennifer Castro foi um dos destaques no tradicional São João da Thay, realizado em São Luís...

Famosos2 semanas ago

Andressa Urach some das redes sociais e reaparece com exclusividade no Close Fans

Após um período afastada das redes sociais, Andressa Urach reaparece em nova fase e em nova plataforma: a influenciadora reativou...

Famosos2 semanas ago

Ale Gaúcha encanta a torcida colorada com transformação de 10 anos vestindo o manto do Internacional

A influenciadora Ale Gaúcha, conhecida por sua paixão inabalável pelo Sport Club Internacional, viralizou nas redes sociais ao mostrar uma...

Famosos2 semanas ago

Curso on-line para tratamento de dor crônica é lançado por Centro Paraibano de Dor

Pacientes que sofrem com dor repetitiva e habitual agora podem contar com curso on-line voltado para melhor qualidade de vida...

Famosos2 semanas ago

Rodrigo Santoro e Marina Ruy Barbosa promovem estreia de Stella Pure Gold em Roland-Garros

Os atores brasileiros Marina Ruy Barbosa e Rodrigo Santoro foram fotografados nesta quarta-feira (4) no torneio de tênis de Roland-Garros,...

Famosos2 semanas ago

Como Bianca Andrade, Whindersson Nunes e outros famosos estão mudando o mercado de conteúdo no Brasil

Plataformas como a brasileira Zexter, que tem Antonia Fontenelle como embaixadora, mostram como criadores estão ganhando mais autonomia e faturando...

Famosos2 semanas ago

A verdade por trás das câmeras: conheça Byel, a nova sensação entre os jovens brasileiros

Nos últimos anos, o cenário digital brasileiro tem revelado nomes que, rapidamente, ultrapassam a barreira das redes sociais e se...

Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal Ricardo Russo - Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Famosos3 semanas ago

Cada Dia Mais Popular: O Fenômeno Ricardo Russo e seu Impacto na Televisão

Por Deiarts Mídia Ricardo Russo é o apresentador queridinho dos empresários, que possui o ‘dom da comunicação’ correndo nas veias,...

Famosos3 semanas ago

Das telas ao Close Fans: Matheus conta como mudou de vida

A história de Matheus no universo adulto começou entre 2018 e 2019, quando atuava como ator em filmes do segmento....

Famosos3 semanas ago

Do Ceará para o Mundo: Gabriela Bastos e a For You Essential Levam o Luxo Sustentável ao Festival de Cannes 2025

Sob o brilho da Riviera Francesa, Gabriela Bastos, fundadora da For You Luxury Recommerce, marcou presença no Festival de Cannes...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.