O lançamento do livro “Menos Espelhos e Mais Janelas”, autoria Márcia Bortolanza, realizado na Livraria da Vila localizada no shopping JK Iguatemi, foi um evento marcante ao reunir, do mesmo modo que a obra, convidados ligados ao tema, agentes que de alguma forma se articulam em prol de uma transformação social, mobilizando projetos, investimentos, pessoas que nas suas ações entendem a solidariedade como ferramenta.
A autora, ao receber os presentes, proporcionou um ambiente de reflexão e diálogo sobre o engajamento social e suas práticas. Temas correlatos foram discutidos, como o impacto da agenda ESG (ambiental, social e de governança), a atividade de captação de recursos e a redescoberta da solidariedade. Mãe, esposa, contabilista e psicóloga, Marcia Bortolanza, contextualizou que por cinco anos geriu uma associação, após uma especialização no ramo, viu a necessidade de transferir o seu conhecimento para outras organizações sociais, proporcionando um conteúdo mais técnico em seu primeiro escrito que se tornou um best-seller, “E Depois que o Coração Aperta?:da Solidariedade à Gestão Eficiente das OSCs”. Já o segundo livro, “Menos Espelhos e Mais Janelas” visa quem não é gestor. A autora observou que: “a agenda ESG impactou pessoas jurídicas e físicas, meu texto defende que é possível unir todos os setores, a iniciativa privada, o poder público e a sociedade civil organizada com uma participação cidadã sendo a solidariedade um mecanismo que pode impactar a todos, formando um tripé de sustentação”.
Durante a recepção, a autora ainda compartilhou sua visão sobre como a literatura pode servir de janela para novas perspectivas, incentivando os leitores a olharem além de si e a se conectarem com as realidades que os cercam. O título do livro, “Menos Espelhos e Mais Janelas”, simboliza a necessidade de um olhar mais atento para o exterior, promovendo um convite à empatia, tendo como centralidade a solidariedade.
Silvia Louza Naccache, prefaciadora do livro Menos Espelhos e Mais Janelas, empreendedora e especialista social, prestigiou o lançamento. Ao ser questionada quanto às transformações que a solidariedade enfrentou, declarou que: “Hoje há uma preocupação com a transparência, com a gestão qualificada dos projetos, dos programas de voluntariado, hoje temos diversos instrumentos, entre eles, o de comunicação. Mas, o desejo de apoiar o outro sempre existiu, o que temos hoje é uma estrutura profissionalizada e o livro inspira, mostra que todos podem contribuir, que não é complicado participar, trazendo mais pessoas para os projetos sociais”. Silvia Louza Naccache, que também escreveu um capítulo falando sobre o voluntariado no livro “E Depois que o Coração Aperta?”, detalhou como foi o processo de curadoria, e emocionou: “estávamos todos muito sensíveis com o ocorrido no Rio Grande do Sul, tinha uma onda de solidariedade, o que resultou em uma homenagem à população vítima das fortes chuvas com um trecho do poema do escritor gaúcho Mario Quintana”.
Em suma, o lançamento de “Menos Espelhos e Mais Janelas” foi mais do que uma simples apresentação de um novo livro; foi um chamado à ação, uma oportunidade de refletir a respeito do nosso papel no mundo, a responsabilidade que temos em promover mudanças significativas por meio da solidariedade, da consciência social, a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade na busca por soluções para os desafios contemporâneos e que indivíduos podem e devem fazer, não somente quem atua no terceiro setor.
Celebração de 20 Anos de Tradição e Sustentabilidade Paranapiacaba, Santo André – SP, A Associação Caminhos do Cambuci tem a honra de anunciar a 20ª edição do Festival do Cambuci de Paranapiacaba, um evento que celebra a cultura, a tradição e a sustentabilidade da região. O festival, que acontecerá em abril, durante todos os finais de semana e feriados, oferecerá uma programação diversificada que inclui:
⦁ Atrações Musicais com grandes artistas ⦁ Oficinas Gastronômicas com pratos típicos de cambuci ⦁ Feira de Artesanato com produtos locais ⦁ Concurso Gastronômico com pratos criados com cambuci ⦁ Documentários sobre a história e cultura da região ⦁ Atrações Culturais com apresentações e exposições ⦁ Brincadeiras Infantis
O cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica, é o protagonista do festival e será celebrado em todas as suas formas e sabores. Essa fruta é cientificamente conhecida como Campomanesia phaea. Ela vem do cambucizeiro, uma árvore nativa da Mata Atlântica na vertente da Serra do Mar Paulista. Acredita-se que a origem do nome Cambuci, seja derivada de Kãmu-si. É um termo tupi-guarani que se refere a um tipo de pote de argila feito para armazenar água, cujo formato é semelhante ao fruto do Cambuci
Nossa feira acontece desde Dezembro de 2016. No antigo Mercado – da Vila de Paranapiacaba – Santo André, composta por 22 expositores, moradores e municípios convidados a unir suas forças, com objetivo difundir o fruto nativo da Mata Atlântica, o Cambuci é patrimônio imaterial de nossa cidade. Nossa Missão é promover a conservação da Mata Atlântica e o desenvolvimento sustentável da comunidade local por meio da valorização e difusão do cambuci, estimulando a produção artesanal, gastronômica e cultural relacionada a este fruto emblemático.
A Associação Caminhos do Cambuci está empenhada em fazer do cambuci, um fruto único da Mata Atlântica, um símbolo de inovação, sustentabilidade e cultura. Nossa missão é promover a conservação ambiental e o desenvolvimento comunitário sustentável, destacando o valor do cambuci através de práticas inovadoras que abrangem desde a gastronomia até o artesanato. Nos pautamos em valores como sustentabilidade, comunidade, inovação, tradição e qualidade, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural da região de Paranapiacaba e incentivar o uso consciente dos recursos naturais. Visamos alcançar reconhecimento ampliado pela promoção do cambuci, contribuindo para a preservação da Mata Atlântica e para a prosperidade da nossa comunidade, transformando este fruto nativo em um estandarte de práticas sustentáveis e inovadoras.
A Associação Caminhos do Cambuci, foi certificada como Ponto de Cultura pelo governo federal, tem como missão promover a conservação da Mata Atlântica e o desenvolvimento sustentável da comunidade local por meio da valorização e difusão do cambuci.
O 20º Festival do Cambuci de Paranapiacaba é um evento imperdível para quem ama a cultura, a natureza e a gastronomia. Não perca!
Nos dias 2, 3 e 4 de abril, a cidade de Socorro (SP) será palco do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica (ABIME). O evento reunirá jornalistas de diversas regiões do país, incluindo representantes de estados como São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, para explorar as belezas naturais, hospedagens e atrativos turísticos do município, reconhecido pelo seu turismo de aventura e acessível.
O encontro acontece logo após o 6º Prêmio ABIME Turismo, que será realizado no dia 2 de abril, na Expotel, localizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A Expotel, promovida por Bruno Omori, presidente de honra da ABIME, será o local da cerimônia de premiação, que, além de reconhecer os destaques do setor turístico, também contará com a entrega do Prêmio Mulher, criado em 1978 pela presidente da ABIME, a jornalista Vera Tabach, para homenagear mulheres de relevância em diversas áreas de atuação. Acontecerá também , a participação da menina Sofia Bornschlegell, membro da comitê Kids e Teens da ABIME, que falará sobre a visão das novas gerações, sobre o Turismo Sustentável.
Além disso, nos dias 2 e 3 de abril, será realizada uma homenagem póstuma à jornalista Rita Minami, que seria uma das homenageadas com o Prêmio Turismo. Rita Minami foi responsável por sugerir o encontro na cidade de Socorro e esteve diretamente envolvida na organização do evento, deixando um legado importante para o setor.
Após a premiação, os jornalistas embarcarão para a cidade de Socorro com a empresa de mobilidade corporativa Paxtour, do empresário Auro Nardelli Wandermüren, onde participarão de uma programação especial organizada pelo prefeito Mauricio de Oliveira Santos, pela Secretaria de Turismo e pela COMTUR por Jaqueline Franco. O roteiro da Press Trip foi cuidadosamente elaborado para apresentar os principais pontos turísticos da cidade.
No dia 3 de abril, a cidade receberá os profissionais da imprensa com um coquetel de boas-vindas no Hotel Campos dos Sonhos seguido de palestras e uma reunião que contará com a presença de autoridades e empresários locais. Durante o evento, a presidente nacional da ABIME, a jornalista Vera Tabach, empossará os novos diretores da entidade.
Os jornalistas ficarão hospedados nos diversos hotéis fazenda e pousadas da cidade.
No dia 4, o encerramento do Encontro Nacional da ABIME será marcado por um almoço de confraternização entre os participantes.
A iniciativa visa não apenas fortalecer o intercâmbio entre os jornalistas especializados, mas também destacar Socorro como um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, promovendo suas qualidades e estrutura para receber visitantes de todo o país.
Mais informações: Renata Tabach de Paiva 11 981507737
A maquiadora profissional Paula Santos fez sua estreia no Carnaval 2025 com grande estilo, levando seu talento para duas das principais escolas de samba de São Paulo. A profissional, que já é referência em maquiagem para eventos e produções artísticas, participou dos desfiles da Colorado do Brás e da Império de Casa Verde, assinando a beleza de musas e personagens emblemáticos.
“Fevereiro foi um mês especial, pois além de ser meu aniversário, foi minha estreia no Carnaval. E como um presente do universo, recebi o convite para maquiar em duas escolas incríveis”, comemora Paula.
Na Colorado do Brás, que abriu os desfiles do Grupo Especial, Paula foi responsável pela maquiagem das musas do carro Abre-Alas. “Foi emocionante começar minha trajetória no Carnaval com a primeira escola a entrar na avenida. Senti que entrei com o pé direito!”, afirma. Já na Império de Casa Verde, a maquiadora trouxe ainda mais brilho para os personagens do carro alegórico dos Heróis. “Cada produção foi feita com muito carinho e dedicação. O Carnaval tem uma energia única, e fazer parte disso foi inesquecível”, completa.
Com uma trajetória consolidada no setor da beleza, Paula Santos atende em seu estúdio localizado no ABC Paulista, um espaço dedicado à sofisticação e ao cuidado com suas clientes. Especializada em maquiagem para noivas, madrinhas, eventos sociais e produções para TV e moda, ela se tornou uma referência no segmento, sempre atenta às tendências e novidades do mercado. Além disso, também oferece serviços como penteado, design de sobrancelhas, escova e massagem, proporcionando um atendimento completo.
Outro diferencial do trabalho de Paula é o atendimento VIP, realizado em domicílio, hotéis e eventos, garantindo comodidade e um serviço exclusivo para suas clientes. “Minha missão é valorizar a beleza de cada pessoa e tornar momentos especiais ainda mais inesquecíveis. O Carnaval foi mais uma oportunidade incrível de fazer isso”, afirma.
Com essa experiência no Carnaval, Paula Santos amplia ainda mais seu portfólio e reforça sua versatilidade no mundo da maquiagem. Para acompanhar seu trabalho e novidades, siga no Instagram: @paulasantosmakeup.
Serviço: Estúdio Paula Santos Makeup Endereço: Rua Galeão Carvalhal, 307 – Bela Vista – Santo André Instagram: @paulasantosmakeup.