Evento é oportunidade de potencializar negócios para pequenos e médios produtores do ramo de moda
A 11ª edição da Feira Brasil Vitrinni já tem data marcada. A feira de moda começará na próxima terça-feira (03) e segue até domingo (08), das 13h às 20h. Desta vez, o evento será no Espaço CECBA, localizado no Costa Azul. Das 13hs às 15hs, o acesso para a Feira Brasil Vitrinni será gratuito e, após esse horário, custará R$ 10,00 (ingressos à venda na bilheteria do local), via Pix ou em espécie. São esperadas cerca de 20 mil pessoas nos seis dias de feira. A proposta é atrair os setores varejista e atacadista, segundo a organização. “Nosso objetivo é trazer para Salvador a tendência da moda dos principais polos do Brasil, proporcionar ao consumidor final e atacadista local acesso direto aos fabricantes. Nesta edição, estaremos abrindo a temporada de coleção Primavera/Verão, trazendo os lançamentos em primeira mão”, explica Geisa Santana, idealizadora do evento. A Brasil Vitrinni conta com as novidades dos principais polos de moda praia, feminina, masculina e infantil, a preço de fábrica. Também terá bijuterias, semi joias, bolsas, calçados, produtos veganos, entre outros itens do segmento – distribuídos em, aproximadamente, 500m². A feira terá núcleos expressivos com 50 expositores nacionais e locais – com destaque para Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro – durante todos os seis dias da Brasil Vitrinni. O investimento para realização da 10ª edição foi em torno de R$ 150.000,00, o mesmo valor do aporte feito agora em 2024. A ideia é que a iniciativa ocorra duas vezes ao ano, uma a cada semestre. “Sou uma apaixonada pelo empreendedorismo e por produção de feiras de todos os portes. Uni minhas duas paixões para movimentar o mercado regional. Dessa forma, trabalho com o que mais amo, ajudando o setor que está muito prejudicado após a pandemia, período em que tive que interromper o ciclo contínuo da feira e só pude retornar com segurança em 2023”, esclarece Geisa.
Mercado da indústria têxtil na Bahia
Segundo a pesquisa da IncoFios e dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), o segundo semestre de 2024 foi um período promissor para o setor brasileiro, impulsionado por um conjunto de fatores que podem alavancar o crescimento do segmento. O panorama econômico tem mostrado sinais de estabilização e as tendências de consumo continuam evoluindo com práticas sustentáveis e de inovação tecnológica. O primeiro semestre de 2024 sinalizou uma leve recuperação econômica, com a inflação controlada e uma modesta melhora nos índices de emprego. A confiança do consumidor em ascensão simboliza um fator positivo para o crescimento das vendas, de acordo com o estudo. O índice de confiabilidade do empresariado das indústrias têxtil e de confecção também apresentou um aumento significativo no primeiro semestre de 2024, em comparação com o segundo semestre de 2023. Esse aumento traz uma perspectiva otimista para o segundo semestre de 2024. Entre janeiro e abril de 2024, a produção têxtil registrou um aumento de 2,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior, sinalizando uma recuperação contínua. A expansão através do e-commerce e de exportações podem impulsionar o ramo, garantindo um desenvolvimento pujante, de acordo com a ABIT.
Empregabilidade
Em Salvador, mais especificamente, no bairro do Uruguai, está instalado o polo fabril do Condomínio Bahia Têxtil. Ele é responsável pela produção anual de quatro milhões de peças do segmento de vestuário. O espaço tem 24 empresas instaladas em um perímetro de 20 mil m², ou seja, um local que equivale a dois campos de futebol. Segundo levantamento recente do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest), esse polo gera 800 empregos diretos e cerca de quatro mil postos de trabalho indiretos, movimentando R$180 milhões por ano na economia baiana. Os números podem ser positivos, mas o sindicato deseja que o setor seja ampliado no Estado para competir com pé de igualdade no cenário nacional, inclusive com a expansão da realização e feiras como a Brasil Vitrinni. De acordo com a última edição da Pesquisa Industrial Anual de Empresas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datada de 2021, a indústria têxtil foi responsável por 2,1% da renda gerada pelo setor industrial da Bahia, gerando R$1,5 milhão, ao passo que o ramo industrial, no geral, obteve teve renda líquida de R$75,6 milhões. Ou seja, o crescimento do setor ainda é considerado pelos empresários, produtores e especialistas baianos como tímido diante da potencial do ramo e das suas vertentes, a exemplo das feiras e dos eventos de moda, que podem alavancar a economia da Bahia.
Indústria da moda e reforma tributária
Especialistas afirmam que, em 2024, a melhora de desempenho do setor de moda – leia-se indústria têxtil – tem dependido diretamente da isonomia tributária com as plataformas internacionais de e-commerce. Essa foi uma reivindicação do setor nacional, com destaque para associações regionais, e com o lançamento em agosto deste ano do programa Remessa Conforme, o cenário relativo à cobrança de imposto obteve um certo respiro, pois os tributos sobre as importações passaram a ser cobrados antes da chegada da mercadoria ao consumidor. Isso porque, para que se entenda melhor, o programa dificultou a sonegação, que se ocorria pelo fato de os impostos só serem cobrados após a entrada das mercadorias no Brasil e, com isso, a Receita Federal não tinha conhecido prévio sobre as encomendas. Por outro lado, mercadorias menores, em sites estrangeiros, com limite de US$ 50, ficaram isentas do imposto federal. Dessa forma, o combate à sonegação repercute positivamente nos ganhos dos polos fabris de todo o país, principalmente da Bahia, e também dos médios e pequenos dos produtores de vestuários, calçados, produtos de moda em geral tanto artesanais, quanto em pequena ou larga escala industrial.
Serviço
O quê: 11ª edição da Feira Brasil Vitrinni Quando: De terça-feira (5) a domingo (8), das 13 às 20h Onde: CECBA – Rua Dr. Augusto Lopes Ponte, n°262, Costa Azul. Quanto: Das 13hs às 15hs, a entrada é gratuita e, após este horário, o acesso é pago e custa R$ 10,00 (ingressos à venda na bilheteria do local), via Pix ou em espécie. Mais informações: (71) 99126-0962
Sugestão de entrevistas Com a idealizadora da Feira Brasil Vitrinni, Geisa Santana e alguns dos 60 expositores baianos e de outras regiões do Brasil sobre a importância do evento para a economia local e alavancagem de seus negócios e como essa iniciativa pode ser mola propulsora para desenvolvimento de suas empresas familiares de itens moda, afetadas nos últimos anos pela pandemia com perdas financeiras incalculáveis.
Sobre a idealizadora Geisa Santana
A baiana Geisa Santana organiza feiras há 20 anos. Sempre atuou no ramo de Marketing e Propaganda, organizando grandes eventos. A primeira edição da Feira Brasil Vitrinni aconteceu em 2015, em Salvador, no hotel Fiesta, com duas edições ao ano. A última edição foi em outubro de 2023.
Peça escrita e dirigida pelo professor e diretor teatral Ricardo Carvalho compõe a programação do “IngreSSAr”, evento promovido pela prefeitura de Salvador no dia 7 de novembro, no Centro de Convenções
Está marcada para o dia 1° de novembro a apresentação do musical “O que eu vou ser se já cresci?”, no Centro de Convenções Salvador (Boca do Rio), a partir das 14h. O mais novo espetáculo da produtora Escritório do Pensamento, com direção do professor Ricardo Carvalho, será exclusivo para os milhares de estudantes do projeto IngreSSAr, que vão participar do Mega Aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, promovido pela prefeitura de Salvador. Os estudantes terão a peça como uma “cereja do bolo” em um dia dedicado às revisões nos preparativos para as provas que estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
De acordo com a programação, a apresentação de “O que eu vou ser se já cresci?” vai marcar o evento de revisão interdisciplinar com os melhores professores de cursos preparatórios da Bahia, voltado para todos os estudantes interessados. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br
Reconhecido pelo jeito dinâmico e leve de ensinar História, o professor Ricardo Carvalho volta a viver o seu lado diretor teatral e autor com “O que eu vou ser se já cresci?” após inúmeros espetáculos de sucesso como “5 segundos”, peça que foi assistida por mais de oito mil alunos na edição de 2023 do IngreSSAr.
Ricardo Carvalho explica que a peça “tem o objetivo de estimular a capacidade empreendedora nos jovens, provocando a reflexão a respeito das opções de atuação que estão disponíveis no mercado e como as habilidades de cada pessoa podem ser associadas a elas, facilitando a escolha pela profissão futura sem perder o vínculo subjetivo da escolha, que parte da individualidade e talento de cada estudante”.
De acordo com o professor, escritor e diretor teatral, “as aventuras musicais de Josenelson e Catarina também prometem reflexões sobre autoconhecimento e a compreensão sobre os próprios valores pessoais. Em meio aos desafios da juventude num mundo tão acelerado, a dupla, seus amigos e parentes tentam entender as transformações impostas pela idade em meio às cobranças sobre a decisão de qual será a profissão a ser escolhida”.
Com mais de 40 anos de sala de aula e uma carreira paralela como ator, diretor, palestrante e produtor cultural, Ricardo Carvalho também ressalta que “a peça cria um ambiente bacana que permite que os jovens possam perceber como o estilo de vida pode ser aplicado na profissão que ele deseja abraçar, na área que escolheu para estudar”.
“O que eu vou ser se já cresci?” tem a cara da cultura plural soteropolitana, misturando a guitarra baiana com a batida forte do tambor e até K-pop com cheiro de samba-reggae. “Mas o espetáculo não abre mão de oferecer um certo letramento ao público mais jovem que for assistir. A peça é cheia de elementos que pretendem apresentar à galera coisas que eles desconhecem e seria contribuição cultural para suas experiências futuras”, conclui Ricardo Carvalho.
Marília Carvalho e Cícero Locijá são os protagonistas do espetáculo. Marília, que também assina a produção executiva da peça, aguça a verve de bailarina do musical “Não é mais um Musical de Hollywood” (2020) e pega carona no sucesso de “5 Segundos”, quando também foi produtora e protagonista e encantou mais de 25 mil pessoas nas plateias de Salvador e interior da Bahia, vivendo três personagens marcantes em um só espetáculo. Já Cícero, que além de ator é dançarino, soma a experiência na dramaturgia com a espetáculos como “Ubu Rei”, “Maré de Histórias” e “Jacinto Morto”.
Outra parceria de produções do Escritório do Pensamento é a cenografia de Rody e River Carvalho e a iluminação de Geovane Nascimento. AGLEI (AIÓ Produções) é o assistente de direção de “O que eu vou ser se já cresci?”. Produtor cultural, ator e cantor, ele compôs os grupos dos projetos “A ópera da independência”, “Docudrama, Caminhos da Liberdade”, “Os Últimos Dias de Gilda” e “Reintegração de Posse”. As coreografias e a direção de coreografia são de Liz Vernin. Atriz, bailarina, coreógrafa e professora de dança, ela já trabalhou como assistente de direção da Cia Interart, é produtora do “Convergências em Dança Salvador” e do espetáculo “Parallax”, no qual é também intérprete-criadora. Leila Brito é assistente de direção de coreografia. O ballet também é composto por Iraê Kiriri, Duffy Ventura, Cailane Vitória, Jooh Santana, Lua Carvalho, Gabriela Jucá. O figurino é assinado por Marina Pessoa .
… SERVIÇO: O quê – Espetáculo “O que eu vou ser se já cresci?” Onde – Centro de Convenções Salvador Quando – sexta (1°/11), a partir das 14h Entrada – Gratuita com inscrições no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br
Criado com o propósito de proporcionar qualidade de vida e cuidados especializados, o Residencial Vida representa um novo conceito em residencial para idosos. A clínica, localizada na Zona Norte de São Paulo, foi idealizada para oferecer um ambiente seguro, acolhedor e com estrutura multidisciplinar para atender diferentes necessidades do público da terceira idade.
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De acordo com a diretora da clínica, Cilmara Sampaio, o diferencial está no atendimento humanizado e no acompanhamento contínuo da saúde e bem-estar dos residentes. A equipe conta com enfermagem 24 horas, controle diário de sinais vitais, administração de medicação, visitas médicas regulares e acompanhamento nutricional. O cardápio, elaborado por uma nutricionista responsável, inclui seis refeições diárias pensadas para garantir equilíbrio e adequação alimentar.
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A proposta também inclui ações voltadas ao estímulo físico e cognitivo. Os residentes participam de oficinas de memória com gerontóloga, terapia ocupacional e sessões de fisioterapia em grupo e individuais, além de contarem com serviços de lavanderia e outras comodidades que asseguram autonomia e conforto.
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O Residencial Vida está localizado na Rua do Tramway, 1000 – Tucuruvi, em São Paulo (SP). O espaço foi projetado para unir cuidado clínico, atenção especializada e ambiente familiar, priorizando o respeito e a dignidade dos idosos.
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“Nosso objetivo é oferecer não apenas assistência, mas qualidade de vida. Cada detalhe da nossa rotina é pensado para que os residentes se sintam acolhidos e bem cuidados”, afirma Cilmara Sampaio, diretora da clínica.
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Serviço Residencial Vida Endereço: Rua do Tramway, 1000 – Tucuruvi – São Paulo Telefone: (11) 2950-5222 WhatsApp: (11) 94704-4260
Programa André Show se despede da Band Minas e projeta expansão nacional
Última exibição acontece neste sábado com muita emoção e uma retrospectiva especial Depois de mais de 168 edições inéditas, o Programa André Show se despede da tela da Band Minas com a exibição de um episódio especial neste sábado, 25/10, às 11h15 da manhã. Desde sua estreia, em 6 de agosto de 2022, o programa se consolidou como um marco na televisão mineira, unindo entretenimento, cultura e informação em um formato leve, inovador e com muita animação. Criado para valorizar a cultura local e construir conexões reais com o público, o André Show se destacou desde o início por apresentar […]
Última exibição acontece neste sábado com muita emoção e uma retrospectiva especial
Depois de mais de 168 edições inéditas, o Programa André Show se despede da tela da Band Minas com a exibição de um episódio especial neste sábado, 25/10, às 11h15 da manhã. Desde sua estreia, em 6 de agosto de 2022, o programa se consolidou como um marco na televisão mineira, unindo entretenimento, cultura e informação em um formato leve, inovador e com muita animação.
Criado para valorizar a cultura local e construir conexões reais com o público, o André Show se destacou desde o início por apresentar entrevistas com grandes nomes da música brasileira, além de abrir espaço para estrelas internacionais. A atração também retratou importantes eventos de Minas Gerais, realizou ações sociais que mudaram vidas e levou os telespectadores a lugares icônicos, da Serra do Cipó ao, México, passando por Caxambu, Aparecida, Holambra e vários outros destinos.
“Minas Gerais sempre será o berço do André Show. Tudo o que construímos aqui foi feito com amor, dedicação e respeito pelo nosso público. Este é um momento de despedida, mas, ao mesmo tempo, de renovação e crescimento. Vamos levar essa essência mineira para todo o Brasil”, destacou o apresentador André Show, emocionado ao relembrar sua trajetória.
O diferencial do programa sempre esteve em sua capacidade de emocionar, por meio de histórias inspiradoras, desafios icônicos, e matérias especiais. Teve pauta em criatório de jiboia, aventura no globo da morte e até visita em uma fábrica de chocolate no México. Além disso, o carisma e a alegria inconfundíveis de André Show sempre foram marcas registradas da atração.
“Nosso maior objetivo sempre foi proporcionar momentos de alegria e reflexão, trazendo histórias que conectam e emocionam. Agora, estamos prontos para levar essa missão ainda mais longe. Estou muito feliz com a parceria de quase um ano com a VTV SBT. É uma realização enorme levar esse projeto para São Paulo, e acredito que estamos apenas no começo de uma jornada incrível. Convites de outras afiliadas à TV de Silvio Santos estão sendo avaliados para que possamos somar a força que já temos em terras paulistas em outras praças, mas por enquanto não posso revelar mais detalhes. O que posso garantir é que nosso foco está em alcançar ainda mais pessoas e continuar fazendo história”, disse André Show.
O Programa André Show já está no ar pela tela da VTV SBT, com exibição aos sábados, às 8h da manhã, desde novembro de 2024, alcançando mais de 67 cidades no interior e litoral paulista. Em sua nova fase, a atração está investindo em uma série de inovações, incluindo novas vinhetas, artes gráficas e ajustes no formato, para garantir que o público continue recebendo conteúdos inspiradores com ainda mais dinamismo e qualidade. “Queremos manter a essência que conquistamos em Minas, mas ao mesmo tempo trazer novidades que tornem o programa mais envolvente para essa nova audiência. Nosso objetivo é sempre surpreender positivamente e nos conectar cada vez mais com quem está assistindo”, destacou o apresentador André Show.
“O André Show foi muito mais do que um programa de TV na Band Minas. Foi uma experiência que transformou não apenas a equipe que trabalhou nos bastidores, mas também a vida dos telespectadores que nos acompanharam em cada sábado. Cada história, sorriso e desafio valeram a pena”, comentou Heberton Lopes, diretor e repórter da atração, que faz parte da equipe desde a estreia.
Além do carisma do apresentador e do apelo popular frente às câmeras, o sucesso do André Show sempre foi respaldado por uma equipe apaixonada e dedicada aos bastidores. “Fazer um programa como este exige muita dedicação e esforço coletivo. Cada integrante da nossa equipe, seja quem passou ou quem permaneceu, contribuiu para que o André Show alcançasse o patamar onde está”, reforçou Heberton Lopes.
No episódio especial de despedida da Band Minas, o público terá a oportunidade de acompanhar a trajetória completa do programa. Desde os primeiros passos de André Show como comunicador – sejam os tempos de telemensagens, empreendimentos no mundo da moda ou o auge na rádio Esmeraldas FM – até a criação do programa na Band, que rapidamente se tornou uma referência na TV mineira.
Além da possibilidade de assistir à nova fase pela VTV SBT, os telespectadores poderão continuar acompanhando André Show pelas plataformas digitais. O programa mantém conteúdos exclusivos no portal oficial (andreshow.com.br) e no Instagram (@andreshow.tv), espaço onde André compartilha bastidores, novidades e histórias inspiradoras.
“Não é um adeus, é só um até breve. Minas sempre terá um lugar especial no coração do André Show, e seguimos com a certeza de que construímos aqui uma história linda e de muito sucesso”, finalizou André, emocionado.