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Tuyo revisita um amontoado de memórias para evocar Quem Eu Quero Ser, novo disco voltado para o público infantil

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O projeto surgiu a partir de um convite da Platoon UK para a banda conversar sobre experiências universais infantis

[ouça aqui]

[veja os visualizers aqui]

[assista o clipe de Dógui aqui]

Ao longo dos últimos oito anos, o trio formado por Lio, Lay e Machado vem desembrulhando uma série de sentimentos, vasculhando suas percepções por meio de canções que mesclam entre o leve e o profundo. Os processos redirecionam o olhar sensível da Tuyo para sua própria história, que neste novo projeto dá enfoque para os anos fundamentais de primeiras auto percepções: a infância. Este amontoado de memórias recupera experiências universais infantis que, agora, a convite da distribuidora parceira da Apple Music, a Platoon UK, se transformam em músicas no seu novo álbum, intitulado Quem Eu Quero Ser (ouça aqui). O lançamento chega hoje às plataformas, e acompanha o videoclipe do single “Dógui, já disponível no canal de YouTube do grupo – assista todos os visualizers aqui

Resgatando momentos como levar para casa um animalzinho de rua por quem se apaixona, e ter que lidar com as dinâmicas familiares de alguma maneira, foi o pontapé inicial nesta pesquisa da Tuyo pelas suas primeiras memórias. “Para nós a maneira mais franca e segura de conversar sobre infância num disco seria fazer dele uma homenagem à nossa própria, na honestidade de sempre”, afirma o grupo. O olhar questionador que a Tuyo tem impressa em sua discografia, é aplicado no novo álbum ao debater sobre métodos de castigo, revisitar ingenuidades e reconstituir os dilemas daquele período de suas vidas, por exemplo. 

As oito novas faixas são fruto de um convite feito pela Platoon UK, para a criação de um disco pensado para um ouvinte infantil. “Já tínhamos vivido uma parceria muito legal no duplo single ”De Música / Mais Um Dia” pelo projeto Brazilian Lullabies, tempos atrás. Então, sabendo da liberdade que teríamos, aceitamos de pronto”, explica a Tuyo, que em 2022 lançou um EP de músicas de ninar. Com a proposta feita, o desenrolar foi trazendo para o projeto nomes com quem a banda já nutria um carinho antigo, como a produtora e diretora musical Érica Silva – que dirigiu os estudos na montagem do espetáculo para a turnê do recém-lançado disco Paisagem, terceiro na discografia de Tuyo. “Rolou um desejo forte de ampliar nosso relacionamento pro estúdio para colocar em prática algumas dessas pesquisas e outras trocas”, contam eles. O projeto ainda trouxe o engenheiro de mixagem João Milliet e o engenheiro de masterização Felipe Tichauer, parceiros de longa data da banda. 

“Dógui” nomeia a canção-foco de Quem Eu Quero Ser, e se desdobra em um videoclipe que ilustra algumas das memórias infantis, brinquedos com os quais o trio sonhava, recuperando as sensações de brincadeira e faz-de-conta. O registro audiovisual homenageia também o cão Roberto, companheiro que esteve presente durante toda a feitura do disco, desde o resgate de cada memória a decomposição das mesmas em cada canção. Além do videoclipe de “Dógui”, as outras músicas também recebem visualizers que complementam o universo, assinados pelo ilustrador GUXX e o motion designer responsável pelas animações Vinícius Kos. 

“Nós quatro moramos bem próximos então ficou fácil viver alguns meses de conversa e estudo pra recuperar nossas experiências da infância, tanto nas anedotas e comportamentos quanto na memória do que a gente achava legal musicalmente”, conta a Tuyo, que passeou ao longo das novas canções por gêneros musicais nunca antes visitados – tudo junto a referências pelas quais eram fascinados quando crianças, como Milton Nascimento, Bjork, Tears for Fears, e muita abertura de anime. “Este álbum registra a nossa tentativa de compreender a infância em primeira pessoa”, finaliza a banda.

FAIXA A FAIXA 

  1. Acordei – “Esta canção recupera um pouco do comportamento da Lay quando era criança, a mente que flutua, a imaginação que é livremente conduzida pelos estímulos ao redor, o livre pensar naquele momento especial de encontrar o dia depois de dormir. Tentamos construir um ambiente sensorial com uma série de provocações sonoras – como bolhas, peixes, risos. Abrimos o disco provocando o ouvinte a abrir mão do pensamento linear, adulto, sob controle na tentativa de estabelecer logo de início esse acordo com a infância, com a mente que se deixa conduzir pelo mundo ao acordar. A composição se apresenta sob uma vestimenta mais experimental com recursos do lo-fi que está presente na nossa linguagem desde o início”.

 

  1. Dógui – “Aqui executamos um plano antigo de trazer uma espécie de garage music pra conversar com os nossos violões. Em primeira pessoa justificamos o encontro da criança com o animal de estimação. Um cenário que ultrapassa contrastes culturais, que permeia as infâncias todas ao redor do mundo e em qualquer uma das épocas. Esse relacionamento da criança com o animal num episódio vivido ou imaginado por toda e qualquer pessoa na infância em toda e qualquer circunstância”.

 

  1. Pode Ficar Feliz – “Nesta música selecionamos elementos do que ouvíamos no início dos anos noventa, quando experimentávamos a nossa própria. Tem um pouco de Tears For Fears, do jeito ‘Sting’ de alongar notas. Esses elementos nos serviram para pintar um cenário em que termos como “infantil” e “criança” são encarados pelo próprio público como um elogio. Quando adultos esses termos passam a ser aplicados para denunciar um comportamento imaturo, atitudes impensadas. Nesse poema advogamos em favor de uma perspectiva que resgata aspectos da infância que atestam o contrário. A extrema honestidade, a franqueza, a autoconfiança, o amor e o carinho ainda intactos, sem terem sido tocados pelas engenhosidades da vida adulta. Tudo isso foi a força motriz para construir essa canção, que também recupera ideias de infância trazidas por Milton Nascimento em ‘Bola de Meia, Bola de Gude’”.

 

  1. Criança – “Como espécie de atualização do que já foi explorado por Paulo Tatit e Arnaldo Antunes em ‘Criança Não Trabalha’, que ouvimos ali no início dos anos 2000, nesta música escolhemos revisitar essa composição tão emblemática do Palavra Cantada ao trazer reflexões ainda mais contemporâneas sobre como a sociedade encara a infância. A composição foi embalada por influências dos discos de The Japanese House que ouvimos até a exaustão nos últimos anos por conta das tecnologias de processamento na música pop”.

 

  1. Nota com Nota – “Este é o primeiro convite fora da primeira pessoa nessa antologia de poemas sobre infância. Direcionamos cada palavra à própria criança, provocamos esse jovem ouvinte pra um primeiro contato com o canto, o ritmo, a harmonia, o baixo, o que dá pra fazer com a voz em cima de um beat. Com um refrão cheio de onomatopeias e possibilidades sonoras convidamos quem nos escuta a deixar a voz ser a primeira condução pra construir ritmo, harmonia, silêncio e melodia. Vestimos esse poema com algum soundesign baseado num projeto desenvolvido pela Lay já a algum tempo, que resultou nessa condução sedutora a fim de trazer a criança pro universo da construção musical, como protagonista da canção para além da poesia”.

 

  1. Tudo Tem Hora – “Aqui a gente volta pra o discurso saindo da criança em primeira pessoa redarguindo seus responsáveis em nome da hora da brincadeira. O que acompanha esse episódio tão democrático quanto o da adoção do pet é a linguagem “abertura de anime” com a qual já tínhamos flertado em “Paisagem” (vide Infinita, Devagar). Esse vocabulário do J-Rock parece distante com o rock japonês acontecendo do outro lado do mundo, mas é bastante do imaginário cotidiano da infância brasileira por conta da inserção dos desenhos japoneses na nossa grade televisiva na década de 60. A Partir de National Kid, Zoran, passando por Akira, até chegar em Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon e os fenômenos Dragon Ball e Pokémon. Escolhemos recolher elementos do j-rock que pudessem criar esse acúmulo de tensão até o refrão, essa imagem da hora do caos da brincadeira sob os termos da criança, nas regras da criança, recuperando outra vez o espírito de imaginação livre, essa característica tão latente de todas as infâncias”.

 

  1. Cantinho do Pensamento – “Esta faixa surgiu da tentativa de dar completude pra essa viagem no tempo, trazendo na lírica também os desagrados do cotidiano infantil. Para acompanhar essa contrariedade escolhemos mergulhar no Dub e outras expressões do reggae conduzidos pelo nosso disco favorito do momento, ‘Switched-On’ do Pachyman. Este álbum em específico faz uma espécie de homenagem às manifestações musicais jamaicanas em Porto Rico nos anos 90. Nos embebedamos desse disco pra construir o contexto de Cantinho do Pensamento, mirando nesse aspecto conscientizador do reggae brasileiro através de nomes como Edson Gomes. Esse tema controverso do castigo na infância com o objetivo de incutir na criança os acordos civilizatórios e as regras sociais que ela precisa seguir pra dar conta de existir no agora tá explicitado aqui, sem decisões pedagógicas a serem tomadas. Sob a perspectiva infantil a gente aborda esse tema tentando rememorar como era pra gente a ideia do castigo e o que poderia passar pela nossa cabeça na época”.

 

  1. Quem eu Quero Ser – “Esta é totalmente a energia máxima da estética Tuyo. Muito sentimento vertendo, perguntas simples que ainda não respondemos mesmo adultos, coisas que nós começamos a tentar decidir muito cedo e nunca mais paramos de configurar. Que tipo de pessoa eu sou? Que tipo de gente eu posso ser, que escolhas eu sou capaz de tomar e lidar com seus desdobramentos? Esse tipo de questão aparece na nossa mente bastante cedo. É que a gente esquece. Inserimos áudios recuperados de uma das festas de aniversário do Jean criança, ali pelos 7 anos. Esse arquivo já tinha aparecido em Fragmentos e escolhemos recuperá-lo novamente neste trabalho na intenção de dar ainda mais contexto pra essa investigação interminável sobre quem somos e quem seremos. Nessa última faixa embalamos a ilustração da infância com a tese de que há espaço para tudo, de que há chance. A esperança, característica máxima do que a gente compreende criança. Por isso, é a que dá nome ao disco”.

 

FICHA TÉCNICA 

Direção Musical: Érica Silva, Jean Machado, Lay Soares, Lio Soares

Produção musical: Érica Silva, Jean Machado, Lay Soares, Lio Soares

Direção Executiva: Marina Amano

Produção Executiva: Livia Milhomem Sá

Mixer: João Milliet

Mixing Assistant: Artur Vienna

Masterizado por Felipe Tichauer (Red Traxx Mastering)

 

  1. “Acordei” 

Beat, Synthbass, Teclas, Synths e Arranjo: Jean Machado
Piano: Érica Silva
Voz: Layane Soares
Edição: Jean Machado
Produção musical: Jean Machado, Érica Silva, Layane Soares e Lilian Soares.

2. “Dógui”
Teclas, Bateria, Synthbass, Violão, Sound Design e Arranjo: Érica Silva
Vozes: Lilian Soares e Layane Soares
Edição: Érica Silva e Jean Machado
Produção musical: Érica Silva, Jean Machado, Layane Soares e Lilian Soares.

3. “Pode Ficar Feliz”
Guitarra, Teclas, Bateria, Synthbass, Violão, Backings e Arranjo: Érica Silva
Voz: Lilian Soares Edição: Érica Silva e Jean Machado
Produção musical: Érica Silva, Jean Machado, Layane Soares e Lilian Soares.

4. “Criança”
Guitarra, Teclas, Bateria, Baixo e Arranjo: Érica Silva
Vozes: Layane Soares, Jean Machado e Lilian Soares
Edição: Érica Silva e Jean Machado
Produção musical: Érica Silva, Jean Machado, Layane Soares e Lilian Soares.

5. “Nota Com Nota”
Violão, Teclas, Beat, Synthbass e Arranjo: Érica Silva
Vozes: Lilian Soares, Jean Machado e Layane Soares
Edição: Érica Silva e Jean Machado
Produção musical: Érica Silva, Jean Machado, Layane Soares e Lilian Soares.

6. “Tudo Tem Hora”
Guitarra, Teclas, Bateria, Baixo e Arranjo: Érica Silva
Voz: Layane Soares Edição: Érica Silva e Jean Machado
Produção musical: Érica Silva, Jean Machado, Layane Soares e Lilian Soares.

7. “Cantinho do Pensamento”
Beat, Synthbass, Synths e Arranjo: Jean Machado
Teclas e Guitarra: Érica Silva
Voz: Jean Machado
Edição: Jean Machado
Produção musical: Jean Machado, Érica Silva, Layane Soares e Lilian Soares.

8. “Quem Eu Quero Ser”
Violão, Teclas, Percussão, Synthbass, Sound Design e Arranjo: Érica Silva
Vozes: Layane Soares
Edição: Érica Silva e Jean Machado
Produção musical: Érica Silva, Jean Machado, Layane Soares e Lilian Soares.

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Música

Bruno Martini reinventa o clássico “Please Don’t Go” em remix oficial com Double You

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Ouça o single em todas as plataformas digitais

Um clássico atemporal está pronto para brilhar novamente. “Please Don’t Go”, o hit global de 1992 produzido para o histórico selo de dance music DWA, liderado por Roberto Zanetti e imediatamente abraçado como um sucesso mundial, entra agora em uma nova era com uma colaboração excepcional.

A Warner Music Strategic Catalogue selecionou Bruno Martini – um dos DJs e produtores brasileiros mais aclamados da atualidade – para reinventar a faixa icônica do catálogo da DWA (hoje parte da WMG). A escolha foi natural: além de suas conquistas internacionais, Bruno traz uma conexão pessoal com o projeto por ser filho de Gino Martini, guitarrista de longa data da formação original do Double You.

Ao abordar o remix com respeito e uma visão criativa ousada, Martini buscou atualizar a sonoridade sem perder a vibração inconfundível que tornou a faixa lendária. O resultado é uma versão moderna e energética, que ressoa com uma nova geração sem perder a alma do hit original. Acrescentando ainda mais empolgação ao projeto, uma “VIP Edit” (uma versão especial e exclusiva) será lançada em dezembro.

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Música

Um novo gênero musical: o reggaeton brasileño

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O DJ e produtor Lipy está prestes a revolucionar a cena musical com o lançamento de um novo gênero: o Reggaeton Brasileño. Em uma apresentação impactante, Lipy compartilhou sua visão inovadora durante um pitch com o renomado compositor e empresário Maurício Mello, da MM Records e naquele mesmo momento, Mauricio deu autorização e aval a Lipy para desenvolver o projeto.

O projeto representa uma fusão audaciosa de clássicos do sertanejo, regravados em espanhol e remixados com elementos vibrantes de reggaeton e música eletrônica. Essa combinação única promete trazer um frescor à música brasileira, unindo ritmos que falam tanto ao coração quanto ao corpo.

O projeto inclui três faixas marcantes:

1. *”Suite 14″* – De Henrique e Diego, que traz uma batida envolvente de Afro House, enriquecida por sonoridades latinas.

2. *”Enquanto Houver Razões” (ou “Mientras Haya Razones”)* – De Jorge & Matheus. Uma faixa com uma levada de Reggaeton com Tribal House e BPM acelerado. Musica perfeita para animar as pistas de dança.

3. *”Malbec”* – uma fusão irresistível de Afro House e Salsa, celebrando a rica cultura latina.

As músicas já estão disponíveis no Spotify, com “Suite 14” em destaque, e o lançamento de “Mientras Haya Razones” programado para o dia 5 de dezembro, que estará disponível em todas as plataformas digitais.

Prepare-se para dançar e se deixar levar por essa nova onda musical que promete conquistar corações e palcos no Brasil e no Mundo!

(Fotos : Arquivo Pessoal)

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Música

Fenícia estreia registro ao vivo com o EP “Pé na Porta – Ao Vivo”

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  • Mais do que apresentar versões ao vivo, o novo projeto chega para aprofundar a relação do trio com sua base de fãs, ao mesmo tempo em que abre portas para novos ouvintes
  • Junto ao EP, a Fenícia também lança o registro audiovisual de “Meu Bem”, que estreia no YouTube no dia 05/12, às 12h

Ouça o EP

A Fenícia chega ao fim de 2025 celebrando um novo capítulo em sua trajetória com o lançamento do EP “Pé na Porta – Ao Vivo”, que estreia nesta sexta-feira (05 de dezembro) em todos os apps de música pela Marã Música. Gravado durante o Festival Pé na Porta (Ribeirão Preto – SP), o trabalho marca o primeiro registro ao vivo da carreira da banda e captura com autenticidade a força, a entrega e a energia que o trio leva para o palco.

“Foi uma experiência nova para a gente, pois mesmo com muitos anos de estrada, ainda não tínhamos um registro de show ao vivo pra lançar”, conta o grupo. A oportunidade surgiu com a estrutura do Festival Pé na Porta e com a parceria direta com Marcos Scantamburlo, responsável pela captação, mixagem e masterização. “A estrutura do festival, juntamente com o trabalho incrível do Marcos, possibilitou isso. Estamos bem contentes com esse trabalho!”

O EP reúne quatro faixas queridinhas do público e que sempre marcam presença no setlist dos shows. “Essas canções têm uma boa resposta nas plataformas. Sendo assim, elas sempre estão presentes no show”, explica a banda. A sonoridade chega crua, intensa e fiel ao que a Fenícia entrega no palco: “Elas trazem muito do que somos e soamos quando vamos para a performance ao vivo. A gente se diverte muito sempre e poder ter esses registros e ainda dividir com o público é muito massa pra nós!”

Mais do que apresentar versões ao vivo, o novo projeto chega para aprofundar a relação do trio com sua base de fãs, ao mesmo tempo em que abre portas para novos ouvintes. “Esse é o primeiro registro ao vivo que lançamos na carreira da Fenícia. Estamos empolgados e com certeza vai nos conectar ainda mais com o público que nos acompanha, além da intenção de conquistarmos cada vez mais pessoas que se identifiquem com o som, com a gente.”

A expectativa, claro, é grande: “Sempre ficamos muito ansiosos, pois lançamentos atraem novos ouvintes e alimentam o público que nos alicerça. Gostamos muito de ouvir o que eles têm a dizer e levamos tudo como combustível para continuar o movimento.”

Junto ao EP, a Fenícia também lança o registro audiovisual de “Meu Bem”, que estreia no YouTube no dia 05/12, às 12h. A faixa foi escolhida por traduzir a essência emocional e energética das apresentações da banda. “Escolhemos ‘Meu Bem’ para o registro audiovisual pois a gente ama tocá-la e acreditamos que essa realização traz um pouco da essência da Fenícia ao vivo”, revela o trio.

O clipe foi gravado durante o próprio Festival Pé na Porta, em 29 de junho de 2025, pela produtora Nave Mãe, e apresenta a banda em sua forma mais espontânea e eletrizante.

Ficha Técnica:

Fenícia
Ninne Monzani — Vocal
Teuz Rocks — Guitarra
Régis Berretta — Bateria
Mariel Coxa — Baixo

Captação / Mixagem / Masterização
Marcos Scantamburlo Barbosa

Atualmente formada por Ninne Monzani, Teuz Rocks e Régis Berretta, a Fenícia segue se consolidando como uma das bandas mais autênticas e inventivas do indie nacional. Após dois álbuns e uma sequência de cinco singles lançados em 2023, o trio prepara o terreno para seu próximo EP, produzido por Rafael Barone (ex-Liniker e os Caramelows), que promete intensificar ainda mais a fusão entre rock alternativo, indie e nuances da música brasileira,  reforçando o poder de conexão da Fenícia com seu público.

CONFIRA A TRACKLIST DE “PÉ NA PORTA – AO VIVO”

1 – MAR DE DENTRO 

2 – O QUE EU NÃO CONTEI 

3 – SÃO 02:03 

4 – MEU BEM 

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