Levando voz à Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, o grupo Triunfo lança nesta sexta-feira, dia 21, sua mais nova faixa, “Jogando Sujo”. Fruto de uma colaboração com Enzo Bala, o trio revela o afrobeat inspirado em um amor entre uma dama e um vagabundo.
A canção é o resultado de uma experiência que visa levar ao público uma música diferenciada, focada nas batidas. Dessa forma, o Triunfo inova apresentando ao público brasileiro uma faixa com inspiração nos beats africanos.
“Estávamos no estúdio, no intuito de gravar um som diferenciado, e acidentalmente achamos uma música antiga de afrobeat, aí chamamos o Drew pra fazer um projeto conosco, e foi um processo bem rápido, no mesmo dia a música estava pronta”, revela o trio.
Para o Triunfo, experimentar novas sonoridades é quase como um objetivo profissional. Assim, os artistas conseguem expor suas visões musicais levando ao público algo inusitado e inovador.
“Acreditamos que o afrobeat é um gênero que está para chegar forte no Brasil, então acreditamos que lançar um afrobeat seria uma boa porta de entrada para o nosso primeiro lançamento”, explica o Triunfo.
Para Enzo Bala, conhecido por seus trabalhos com grandes nomes da música como Kevin O Chris, Bianca e Ferrugem, entre outros, a colaboração surgiu de forma natural. “Conheci o Triunfo na antiga casa que tinha a produtora, dali começamos a virar amigos e ‘Jogando Sujo’ é resultado de muitas parcerias que já fizemos juntos”, completa.
Clipe
Com direção de Luis LLL e mostrando a vida do jovem ostentação, “Jogando Sujo” conta com clipe gravado em uma mansão no Rio de Janeiro. Os amigos se juntam para uma grande festa regada de bebidas e claro, mulheres bonitas dispostas a se divertir.
A batida da música segue de compasso para o andamento do clipe, que apresenta cada um dos integrantes em momentos de diversão.
“O Triunfo surgiu com a vontade de 3 irmãos de fazer música e seguir para uma vida melhor. Nosso objetivo é dar voz a quem não tem na Baixada Fluminense, que todos podem chegar no seu objetivo com bastante força de vontade”, acrescenta o trio.
Veja o clipe de “Jogando Sujo”:
Sobre Triunfo
Oriundo de uma família de músicos, o Triunfo, composto pelos irmãos Joederson, conhecido como 2dnavoz, Peterson conhecido como pitbullRed e Marley, conhecido Young Marley, foi criado há alguns anos com o objetivo único de unir sonhos e transformá-los em realidade. Trazendo uma estética pessoal, o trio une vários estilos musicais em busca de uma sonoridade única.
Criados na igreja evangélica e de família cristã, foi nesse ambiente que os irmãos iniciaram seu contato mais próximo com a atividade musical. A partir disso, começaram a se qualificar na área, investindo em diversos cursos.
Sobre Enzo Bala
Após trabalhar com grandes nomes da música como Kevin O Chris, Ferrugem, MC Bianca, entre outros, Enzo Bala, antes conhecido como Enzo Henri, agora se dedica à sua carreira solo. Investindo profissionalmente na música desde 2015, o artista tem na composição sua grande expertise.
Porém, para além das letras, sua grande vocação é a música no geral. Agora, Enzo Bala assina suas próprias faixas junto à Negralha Discos, gravadora que passa a apostar em seu trabalho solo. Dessa forma, o cantor aproveita sua experiência no mercado musical junto a grandes referências como Marcelo D2, Seu Jorge e Wizkid.
Montagem reúne rock, jazz e juventude em três apresentações no Centro Cultural Arte de Viver, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, sempre às 19h.
O coração inquieto da juventude ganha ritmo, poesia e intensidade no novo musical do Grupo Arte de Viver. “Tempo Perdido: Os Sonhos Querem Gritar” chega ao palco unindo guitarras que provocam, silêncios que revelam e melodias de jazz que respiram fundo, conduzindo o público a uma viagem sensível por sonhos guardados, medos antigos e vontades que insistem em pulsar. A narrativa mistura crítica, emoção e delicadeza para falar de crescimentos, incertezas e da coragem necessária para dar voz aos desejos que a vida tenta calar, um espetáculo pensado para quem já se sentiu fora do compasso e, ainda assim, escolheu continuar dançando.
Com texto de Danilo Ventura e músicas originais de Dedim Gouveia Júnior, a montagem é resultado da conclusão dos Cursos Livres de Teatro e traz ao palco o talento de crianças, adolescentes e jovens que mergulharam em meses de estudo e criação. A direção é assinada por Jady Vitória, Paulia Barreto, Júnior Gouveia e Danilo Ventura, sob supervisão de Hemetério Segundo, em um trabalho coletivo que combina força cênica, frescor artístico e sensibilidade contemporânea. A cenografia e os figurinos, desenvolvidos pelo próprio Grupo Arte de Viver, reforçam o tom urbano, simbólico e emocional da peça.
Há 25 anos transformando vidas por meio da arte, o Grupo Arte de Viver é uma companhia de teatro profissional reconhecida como ONG e Ponto de Cultura, fundada em maio de 2000 em Fortaleza. Ao longo dessas mais de duas décadas, o grupo recebeu importantes reconhecimentos, entre eles a Medalha Lauro Maia, a mais alta comenda cultural da capital. Seu trabalho ininterrupto na formação de jovens artistas e na promoção de projetos socioculturais consolida sua importância no cenário cultural do Ceará e o novo espetáculo reafirma esse compromisso.
Serviço – “Tempo Perdido: Os Sonhos Querem Gritar”
Instagram: @grupoartedeviver
Dias: 12, 13 e 14 de dezembro
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Arte de Viver – Rua Samuel Uchôa, 395, Montese, Fortaleza/CE
Realização: Grupo Arte de Viver
Texto: Danilo Ventura
Direção: Jady Vitória, Paulia Barreto, Júnior Gouveia e Danilo Ventura
Cantora e compositora carioca, Mariana Volker tem uma sonoridade única, que transita da MPB ao pop. A artista vem firmando seu espaço na cena brasileira com autenticidade e versatilidade, mas há outro traço que também se tornou parte da sua identidade: o batom vermelho. Mais do que um item de maquiagem, ele é um símbolo de presença. “O batom vermelho está comigo desde o início da minha carreira. Ele tem muito a ver com a minha personalidade, com esse meu lado intenso, dramático e vibrante, que também atravessa minhas letras. Como cantora, a boca é parte central da minha expressão, e colorir os lábios de vermelho é uma forma de comunicar quem eu sou como artista e como mulher”, conta Mariana
Um ícone que atravessou o tempo
Há cerca de cinco mil anos, registros apontam que o costume de colorir os lábios com tons avermelhados já fazia parte das rotinas de beleza na antiga Mesopotâmia. Desde então, o uso do vermelho atravessou séculos e culturas, passando pelo Egito Antigo, onde mulheres como Cleópatra usavam pigmentos naturais para realçar os lábios e expressar poder e status. Foi no início do século XX, especialmente durante o movimento sufragista, que o batom vermelho se tornou um símbolo de independência e afirmação feminina. Ainda hoje, ele continua sendo um código de expressão, muito presente na moda, no cinema e também na música, sendo um dos elementos que integram o universo artístico de Mariana Volker.
(Foto: Carolina Vianna)
Os vermelhos de Volker
Antes de subir no palco ou gravar clipes, o batom vermelho é o meu último passo de beleza, e para Mariana é quase um ritual pessoal que precede a entrega artística. A cantora revela quando usa seus tons favoritos de vermelho para os lábios.
Batom Líquido Vermelho Vermeli Instamatte da Quem Disse, Berenice? “É o meu vermelho que chamo de Vermelho Volker. Amo usar esse batom para os shows.”
BT Tint Grace da Bruna Tavares “Esse é o meu favorito para fazer aquela boca natural vermelhinha, com cor de saúde, sabe?”
Batom líquido Red Boost da linha Make B. do Boticário “Uso muito no palco também, pois tem muitas horas de duração!”
Rouge Dior 999 Forever da Dior “Esse é um clássico e não sai da minha bolsa.”
Kiss Kiss Rouge Kiss da Guerlain “Amo demais esse batom, porque além de lindo, ele é super hidratante.”
Stick Tudo cor Quentinho da Vic Beauté “Um dos meus queridinhos do momento. E apesar de não ser bem vermelho, misturo com outros vermelhos para criar um tom de boca mais natural.”
Um cuidado que completa o ritual
Entre tantos tons de vermelho, Mariana também faz questão de manter os lábios sempre bem cuidados. “Tenho sempre à mão o protetor labial da Nivea para manter os lábios hidratados antes e depois das apresentações. É o meu aliado para deixar a boca pronta para qualquer batom.”
Confira os nomes que definiram 2025 e agora lideram a próxima fase do R&B nacional
O R&B brasileiro chega a 2026 atravessado por expansão estética, profissionalização e multiplicidade de narrativas. Depois de um 2025 marcado por estreias importantes, afirmações no ao vivo, prêmios de relevância e colaborações estratégicas, a cena se reorganiza em torno de artistas que expandem o gênero para territórios híbridos — entre o pop, a MPB contemporânea, o rap melódico e as estéticas periféricas. Nomes que lançaram seus principais trabalhos, amadureceram suas performances e ampliaram seu alcance digital entram no novo ano não mais como promessa, mas como peças fundamentais para entender o futuro do R&B brasileiro.
Bela Maria saiu do status de sensação do TikTok para se consolidar como um dos nomes mais interessantes do novo R&B. A pernambucana, que ficou conhecida pelas releituras cheias de contexto e pela mistura de R&B, pop e MPB, vem transformando sua base digital em carreira sólida: foi destaque na lista Vozes Visionárias do TikTok, na categoria “Inovadores da Indústria”, ao lado de nomes como Liniker, Tássia Reis, Melly e Os Garotin, e marcou presença no Grammy Latino a convite da plataforma. Em 2025, deu um passo decisivo ao lançar seu primeiro álbum autoral, Tudo Eu que Sinto Faz Barulho, projeto conceitual em lado A e B, com participações de N.I.N.A e Chris Mc, homenagem a Alcione e uma estética emocional que trata a vulnerabilidade como força. Com repertório novo na rua, narrativa forte sobre ser mulher preta sensível e um público altamente engajado nas redes, Bela chega a 2026 como aposta certa: pronta para ampliar shows, colaborações e ocupar de vez o espaço de diva do R&B brasileiro.
Trio de São Gonçalo (RJ) formado por Anchietx, Leo Guima e Cupertino, Os Garotin são hoje um dos casos mais sólidos de renovação da música pop brasileira. Depois de lançarem o álbum “Os Garotin de São Gonçalo”, os EP’s ‘Os Garotin Session’ 1 e 2, além dos sucessos Queda Livre, Calor e Arrepio e Nossa Resenha, o grupo conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e passou a lotar casas de show pelo país, misturando R&B, soul, MPB e referências do cotidiano da periferia. Em 2025, seguiram em ascensão com turnês, festivais como The Town e AFROPUNK Brasil, e parcerias que ampliaram ainda mais sua projeção. Entram em 2026 num ponto de virada, como um dos principais trios pop do país — e acompanhar seus próximos movimentos é essencial para entender para onde caminha essa nova geração.
Figura central na consolidação do R&B romântico no Brasil, Luccas Carlos chega a 2026 após mais de uma década moldando a estética afetiva que hoje domina parte da música urbana — marcada por melodias sedutoras, letras confessionais e a habilidade rara de traduzir vulnerabilidade em narrativa pop. Sua presença em grandes projetos, como o Poesia Acústica #17, e uma discografia recheada de colaborações que atravessam rap, R&B e pop ajudaram a estabelecer o gênero no mainstream antes mesmo do ciclo atual. Em 2025, o artista reafirmou essa identidade ao lançar o single “só (mais) uma vez” e a edição deluxe de “Busco Romance Love Show”, projeto de 11 faixas que revisita com maturidade os temas que sempre guiaram sua obra. No ao vivo, também fortaleceu o formato acústico e intimista que vem se tornando sua marca, aprofundando o vínculo com um público fiel. Entre legado e renovação, Luccas entra em 2026 como nome essencial para entender não só o momento, mas a própria história recente do R&B brasileiro.
Referência do rap e R&B brasileiro, Delacruz atravessou 2025 em ritmo intenso, atualizando sua estética híbrida — sensível, periférica e melódica — com uma sequência de singles como “Púrpura”, “alma livre”, “Sou Fã” e “Saudade de Falar de Amor (feat. Keviin)”, que reforçaram sua assinatura pop-urbana e ampliaram sua presença nas plataformas. Paralelamente, Delacruz circulou pelo país com a turnê Vinho, série de shows que consolidou sua força no ao vivo, seu cuidado com figurino e direção musical e o vínculo com um público fiel. Com repertório recente e estética madura, entra em 2026 em posição estratégica dentro de uma cena que se fortalece justamente com artistas capazes de transitar entre gêneros e narrativas.