Connect with us

Saude

Testes genéticos: os super-heróis na luta contra câncer de mama e de ovários

Published

on

– Por Wiliam Régis, nutricionista, diretor científico da DF Medica Brasil e doutor em Biologia Funcional e Molecular

Ouvimos muito falar sobre a importância do diagnostico precoce de vários tipos de câncer para que o tratamento possa ser mais eficaz e assertivo. No caso do câncer de mama, não é diferentes, quando antes a doença é descoberta maiores são as chances de cura. A doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a primeira ou segunda causa de morte por câncer feminino em 95% dos países.

Entretanto, a realidade é que o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de ovários continua sendo uma batalha desafiadora. Embora sejam passíveis de cura, manifestam-se de maneira silenciosa até atingir um ponto mais agressivo para o organismo. Com isso, encontrar exames preditivos para essas doenças acaba sendo uma das prioridades dos cientistas.

Hoje em dia, a maioria dos testes genéticos disponíveis no mercado destinam-se a detectar mutações nos genes BRCA1 e BRCA2, atuando de maneira predominantemente “diagnóstica” para o risco de desenvolvimento de câncer. Além disso, são realizados somente quando as pacientes já apresentam sintomas que levam à suspeita de câncer.

 

Conforme mergulhamos nos estudos sobre o câncer de mama e de ovários, que estão em constante evolução, é essencial compreender as dificuldades que as mulheres enfrentam quando se trata de combater as doenças efetivamente. Isso porque, recentemente, a OMS registrou mais de dois milhões de novos casos de câncer de mama no mundo, acompanhados por cerca de 684 mil mortes. As estatísticas também são alarmantes para o câncer de ovários, que atinge mais de 313 mil mulheres no mundo e leva, aproximadamente, 207 mil à mortalidade.

Atualmente, a cura do câncer acontece em 90% dos casos quando descoberto nos estágios iniciais. Por isso, é importante que a indústria invista em exames laboratoriais e genéticos capazes de prever os riscos de desenvolvimento da doença, evitando-se tratamentos invasivos como a rádio e a quimioterapia.

Para isso, o uso da genética pode servir para detectar alterações em vários genes além do BRCA1 e do BRCA2, garantindo, diferentemente dos exames convencionais, um protocolo preditivo e personalizado da doença.

O BrestCheck, por exemplo, é um teste genético, desenvolvido pelo laboratório da DF Medica, que identifica o risco de predisposição ao desenvolvimento de câncer de mama e de ovários em mulheres. Responsável por avaliar 26 genes específicos, como PALB2, CHEK2 e ATM, permite que os profissionais de saúde avaliem todos os riscos possíveis e iniciem protocolos de tratamento com base no perfil de cada paciente e na sua necessidade de frequência de consultas.

A detecção precoce de mutações em genes diferentes pode ser uma ferramenta vital na prevenção das doenças, porque, apesar de não impedir o seu desenvolvimento, ela acompanha toda a informação genética de uma paciente para identificar a origem das patologias e, assim, orientar as possibilidades de consultas e medicações.

Vale considerar que, diferentemente de qualquer outro exame genético, além de incluir o sequenciamento completo do gene para a confirmação da doença (normalmente feito à parte em outros testes), o BrestCheck não se limita apenas ao diagnóstico de risco de câncer. Ele também permite uma intervenção clínico-farmacológica por parte dos médicos, sendo capaz de identificar a resposta a medicamentos de cada genótipo do organismo e selecionar terapias personalizadas, com uma redução de efeitos reversos ou colaterais. Nessa abordagem, portanto, os profissionais da saúde têm opções de direcionar uma quimioterapia, por exemplo, com melhor desempenho e menor toxicidade para pacientes.

Enquanto a medicina de precisão continua a evoluir, o uso da genética, preditiva ou interventiva, torna-se um recurso valioso na prevenção e no tratamento como nunca antes visto, abrindo uma nova possibilidade de lutar contra o câncer de mama e de ovários e, finalmente, oferecendo às mulheres a esperança que elas merecem.

Continue Reading
Advertisement

Saude

Indicadores de saúde mental no trabalho são mais desfavoráveis entre mulheres

Published

on

Razões estruturais explicam resultados, segundo Cristina Collaço coordenadora do curso de Psicologia da ESAMC Santos

A saúde mental das mulheres e millenials (profissionais na faixa dos 31 aos 40 anos) nos escritórios tiveram os resultados mais baixos do levantamento Índice de Bem-estar Corporativo (IBC) 2023. Desenvolvido pela plataforma online de terapia Zenklub em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o IBC das mulheres atingiu 63,9 pontos e está 14,1 pontos abaixo do índice mínimo considerado saudável (78).

O índice dos homens foi um pouco acima, chegando a 68,1, mas, em ambos os casos, o bem-estar do trabalhador está longe do ideal. Já na faixa etária dos millenials (31 aos 40 anos), os indicadores foram os mais baixos, com o IBC das mulheres em 63,6 e o dos homens em 67,4.

Para a psicóloga Cristina Collaço, coordenadora do curso de Psicologia da ESAMC Santos, os baixos índices de satisfação profissional e saúde mental das mulheres estão ligados a questões estruturais. “De certo modo, a pesquisa foi conservadora em função de questões que não apareceram. A mulher tem um nível de insatisfação até maior quando você avalia questões como falta de equidade salarial e de oportunidades, além do assédio. Por esses motivos, a mulher se sente rebaixada e tudo isso acaba pesando contra o bem-estar e saúde mental delas”, disse Cristina.

Como executiva de RH, Cristina encontrou muitas situações de desequilíbrio nos ambientes corporativos. “Venho de empresas que tinham certo referencial de equidade, mas a falta de oportunidades para as mulheres é uma situação generalizada e alimenta a baixa autoestima. Também existe uma carga de responsabilidades fora da empresa (a atribuição cultural de cuidar da casa e dos filhos), que acaba interferindo na autoestima delas e não é visível na pesquisa”, acrescenta.

O IBC foi criado para mensurar a saúde mental e o nível de satisfação dos profissionais dentro das organizações e avalia nove dimensões. Cinco delas (Conflitos, Desconexão do Trabalho, Exaustão, Preocupação Constante e Volume de Demanda) seguem o critério de quanto mais baixa a pontuação, melhor a qualidade do indicador. Com isso, o melhor indicador foi o de Conflitos (24) e o pior, a Exaustão (58,8).

Continue Reading

Saude

Saiba como a Lei da Atração ajuda a transformar atletas em campeões nestas Olimpíadas

Published

on

Um dos maiores atletas do mundo usou a técnica de visualização a favor de suas vitórias

Os Jogos Olímpicos se aproximam e o poder da mente e da visualização não é novidade também  no mundo do esporte. Atletas de elite frequentemente recorrem a técnicas como esta para alcançar seus objetivos e superar limites. A Lei da Atração, um conceito comprovado que sugere que pensamentos positivos podem atrair resultados igualmente positivos, é amplamente utilizada para melhorar o desempenho esportivo. 

De acordo com Elainne Ourives, psicanalista e especialista em reprogramação mental, a visualização é uma ferramenta poderosa que pode transformar a performance de qualquer atleta. “Quando um esportista visualiza sua vitória, ele está, na verdade, reprogramando sua mente para alcançar aquele objetivo. É como ensaiar mentalmente para um grande espetáculo”, explica.

Um exemplo importante do poder da visualização no esporte é a lenda do golfe, Jack Nicklaus. Ele é reconhecido como o melhor jogador do segmento de todos os tempos, com um recorde imbatível de vitórias. Niklaus não apenas praticava no campo: ele ensaiava suas jogadas mentalmente, visualizando cada movimento e resultado com precisão. Segundo Elainne, ele acreditava que essa prática era essencial para seu sucesso e suas vitórias acabaram falando por si.

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v62), quality = 100

“Eu nunca dei uma tacada, nem mesmo na prática, sem ter uma imagem muito precisa em minha cabeça. Primeiro, vejo a bola e onde quero que ela chegue, de modo exato e claro, correndo bem por cima da grama verde brilhante. Então a cena muda rapidamente e vejo a bola chegando lá; seu caminho, sua trajetória e sua forma – inclusive seu comportamento na aterrissagem. Há uma espécie de desvanecer da imagem e, na próxima cena, me visualizo fazendo o swing que vai transformar as imagens prévias da minha mente em realidade”, costumava repetir o atleta.

Jack Nicklaus, também conhecido como “embaixador do golfe”, é um dos maiores incentivadores do esporte no mundo. Ele compartilha suas técnicas de visualização em livros autobiográficos, demonstrando como o poder do foco e da visualização pode ser aplicado para alcançar a alta performance em qualquer campo. “Relatos como esse mostram que o método de projeção holográfica do que está em mente funciona em qualquer área da vida, seja para prosperar em vitórias, na carreira ou no amor”, pontua a psicanalista.

Considerando esse contexto, muitos atletas têm adotado técnicas de visualização e reprogramação mental na busca por medalhas olímpicas, além de maximizar seu desempenho. Eles ensaiam mentalmente cada movimento, cada vitória, projetando na mente a realidade que desejam ver concretizada.

A Lei da Atração e a visualização são ferramentas que podem ajudar qualquer pessoa, não apenas atletas, a alcançar seus objetivos. Para descobrir os segredos dessa técnica e ter a performance de um atleta em qualquer área da vida, Elainne possui a Academia da Visualização. 

Independentemente da área, visualizar desejos acelera a concretização das metas através da conexão entre pensar e criar. Quando alinhada com sentimentos positivos, a técnica transforma a imaginação em realidade. Não é magia, mas ciência comprovada: a mente não distingue entre imaginação e realidade, permitindo que qualquer pessoa use essa prática para alcançar seus objetivos.“O Conhecimento Liberta! E pode realmente transformar a sua vida de uma vez por todas”, conclui. 

Sobre Elainne Ourives

Treinadora mental, cientista e pesquisadora nas áreas da Física Quântica, das Neurociências e da reprogramação mental; autora best-seller de 8 livros; mestra de mais de 200 mil alunos, sendo 120 mil deles alunos do treinamento Holo Cocriação de Sonhos e Metas, a mais completa metodologia de reprogramação mental, cocriação e manifestação de sonhos do mundo; formada pelos maiores cientistas do mundo, tais como Jean Pierre Garnier Malet, Tom Campbell, Gregg Braden, Bob Proctor, Joe Dispenza, Bruce Lipton, Deepak Chopra e Tony Robbins; multiplicadora do Ativismo Quântico de Amit Goswami; certificada pelo Instituto HeartMath; única trainer de Joe Vitale no Brasil.

É ainda idealizadora do Movimento “A Vida é Incrível”, lançado para ajudar a libertar o potencial máximo das pessoas na realização de seus sonhos; e criadora da Técnica Hertz®, que surgiu a partir de descobertas da física quântica e do estudo aprofundado das mais poderosas técnicas energéticas do mundo. 

Para mais informações, acesse https://elainneourives.com.br ou pelo Instagram @elainneourivesoficial.

Continue Reading

Saude

Escova interdental deixa os dentes até 60% mais limpos

Published

on

Especialista desmistifica o uso dessa ferramenta tão simples e, ao mesmo tempo, poderosa contra bactérias

Já é de conhecimento amplo que uma boa higiene bucal vai além da escovação tradicional. Complementos a estes cuidados estão em todos os supermercados e farmácias, como o fio dental e o enxaguante bucal. Já a escova interdental não compartilha da mesma popularidade. Mas finalmente essa ferramenta simples, porém altamente eficaz, tem ganhado destaque na rotina de cuidados dentários. 

Não faltam motivos para isto, afinal. Um estudo publicado no Journal of Clinical Periodontology demonstrou que o uso da escova interdental reduz o biofilme dental – ou a placa bacteriana, como era conhecido anteriormente – em até 60% em comparação apenas com a escovação tradicional. Além disso, outra pesquisa do Journal of Periodontology observou que o uso regular dessa escova diminui o risco de gengivite em 35%.

Para o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP e membro de várias associações odontológicas renomadas, estes são motivos mais que suficientes para priorizar seu uso . “A escova interdental é uma ferramenta essencial para a higiene bucal. Ela alcança áreas que a escova de dente tradicional não consegue, removendo resíduos alimentares e biofilme entre os dentes”, explica o especialista.

Além do básico

Os méritos da escovação tradicional não podem ser diminuídos. Ela é mais que eficaz na limpeza da superfície dos dentes, porém pode deixar a desejar quando o assunto é a remoção da biofilme dental. Ele se acumula entre os dentes e abaixo da linha da gengiva, áreas de difícil alcance para a maioria das escovas comumente utilizadas no dia-a-dia.

Por isso, o design e a ergonomia fazem toda a diferença em sua aplicação. “A escova interdental é desenhada especificamente para essas áreas difíceis de alcançar”, explica Todescan. “Seu uso regular pode prevenir problemas como cáries, gengivite e periodontite.”

Isso porque o biofilme é o principal causador desses males. Ao removê-lo, a saúde bucal passa por uma exponencial melhora. “Mas, por outro lado, quando o biofilme não é removido, pode endurecer e se transformar em tártaro, que só pode ser retirado profissionalmente”, alerta.

A escolha certa

As escovas interdentais vêm em diferentes tamanhos para se adequar aos variados espaçamentos entre os dentes. Antes de iniciar seu uso, o recomendado é consultar um dentista. Dessa forma, é possível determinar o tamanho ideal e ainda receber instruções para uma utilização adequada. 

Enquanto uma escova muito pequena pode não ser eficaz, uma muito grande pode causar desconforto. Para obter os melhores resultados, é importante usar a escova interdental corretamente. “Insira suavemente entre os dentes e mova-a para frente e para trás algumas vezes em cada espaço. Não force a escova, pois isso pode causar danos às gengivas. Use a escova interdental uma vez ao dia, de preferência antes de dormir”, orienta o Dr. Todescan.

A utilização dessa pequena ferramenta mostra como a dedicação de poucos minutos no cotidiano pode fazer grande diferença para a saúde e a auto-estima de crianças e adultos. E nunca é tarde para começar.

Sobre José Todescan Júnior

Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental, Odontopediatria e Endodontia pela USP. Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry), membro da no Associação Brasileira de Odontologia Estética e membro da ABOD (Associação Brasileira de Odontologia Digital). Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.

Sobre a Clínica Todescan

Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse clinicatodescan.com.br ou instagram.com/todescanjrodontologia.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos2 horas ago

Após tornar-se garoto propaganda, apresentador Rodrigo Oliver divulga agenda lotada

O apresentador Rodrigo Oliver está com uma agenda movimentada para o mês de julho, repleta de compromissos tanto no Brasil...

Famosos6 horas ago

Digital Influencer faz sucesso no Instagram com a marca de 300 mil seguidores e fatura alto

Lucas Bessa, figura proeminente no cenário digital, comemora a impressionante marca de 300 mil seguidores em seu perfil no Instagram....

Famosos23 horas ago

Clara Brito torna-se nova sensação musical brilhando nos palcos brasileiros

Clara Brito, a talentosa cantora de Campos dos Goytacazes, está conquistando o Brasil com suas músicas envolventes “Tanto Faz” e...

Famosos3 dias ago

Odoguiinha recebe elogios após ensaio fotográfico

Nas últimas semanas, os admiradores e seguidores do cantor e ator Vitoriense, Odoguiinha, tiveram a oportunidade de acompanhar as sequências...

Famosos3 dias ago

Influenciador Digital Lucas Bessa Conquista Espaço no Mercado da Moda e Publicidade

Lucas Bessa, influenciador digital natural de Uberaba, Minas Gerais, destaca-se no cenário nacional com sua presença marcante no Instagram, onde...

Famosos4 dias ago

Ator Joao Vancini se joga na cozinha do Claude

Hoje é a estreia de João Vancini na cozinha do Claude na GNT Quem nunca se viu na situação de...

Famosos5 dias ago

Fotógrafa de Imbituba-SC, ganha destaque com seus ensaios gestantes

A gravidez é um período que marca a vida das pessoas. Registrar os momentos está se tornando cada vez mais...

Famosos6 dias ago

Ivo Barroso e Aline Andreis desfrutam final de semana em Angra dos Reis com ensaio gestante

Casal aproveita a tranquilidade de sua casa de praia para registrar momentos especiais à espera do pequeno Pedroca  Ivo Barroso,...

Famosos6 dias ago

As apresentadoras e modelos Ercilia Micarelli, Gabi Saleh e Gabi Dortt lançam o NudeCast

As Modelos do entretenimento adulto que estão se destacando e fazendo sucesso nas plataformas digitais da FanFever agora contam com...

Famosos6 dias ago

Mc Paulin da Capital comemora o nascimento de sua filha Angel

Na última sexta (14), Mc Paulin da capital comemorou o nascimento de sua filha Angel Gabrielly. O cantor, que é...

Famosos1 semana ago

Luciano Nascimento se torna o Bar tender mais conhecido do Nordeste

Luciano Nascimento 40 anos de idade mora no bairro do janga há 6 anos, bartender profissional e possue um pequeno...

Famosos1 semana ago

Descubra a Importância dos Portais de Notícias para a Cobertura de Famosos

Nos dias atuais, os portais de notícias on-line têm desempenhado um papel fundamental ao oferecer facilidade e agilidade na busca...

Famosos1 semana ago

Conheça a influenciadora e maquiadora Jeniffer Costa!

Jeniffer Costa, de 26 anos, é uma influenciadora, modelo e maquiadora Brasileira.Nascida em Guarujá-SP, ficou conhecida na internet através de...

Famosos1 semana ago

Kamila Smaili estreia o “SMAILI TALKS”, um podcast focado em bem-estar

Agora no final de junho apresentadora e publicitaria Kamila Smaili estreia o “SMAILI TALKS” um podcast focado em bem-estar, saúde...

Famosos1 semana ago

Michelle Heiden colhe os frutos pós-reality da Record “A Grande Conquista”

Michelle Heiden Miss, Influenciadora e ex participante do reality “A Grande Conquista” exibido na Record Tv, comprou seu mais novo...

Famosos1 semana ago

Rio de Janeiro recebe a 11ª edição da Conferência Escolhidas

Evento de mulheres idealizado pela pastora Fabíola Bastos deve receber 3 mil participantes Casada com o pastor e cantor Waguinho,...

Famosos2 semanas ago

Luiz Kingsman crítica a prefeitura de João Alfredo por invisibilizá-la como artista

Nesta última quinta-feira (13), a cantora drag queen, Luiz Kingsman compartilhou em suas redes sociais, momento que a deixou constrangida....

Famosos2 semanas ago

Jornalista Danilo Rasquinho recebe homenagem na Câmara Municipal de São Paulo

Na terça dia 11 de junho, a Câmara Municipal de São Paulo foi palco de um evento emocionante: a “Noite...

Famosos2 semanas ago

Gusttavo Lima se junta à QOD Cosmetic em ação especial do Dia dos Namorados

Marca que leva o nome do sertanejo lançou kits promocionais exclusivos em seu site Kit dedicado ao público masculino contém...

Famosos2 semanas ago

Odoguiinha e Suellen Carey, se juntam para single em combate ao preconceito

  Junho é o mês oficial da comunidade LGBTQIA+ , mês que celebra a diversidade e combate todos os tipos...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.