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Técnicas capilares ajudam mulheres com alopecia a recuperar a autoestima

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De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa faixa etária compõe 25% da população brasileira afetada pela alopecia, sendo que as mulheres representam 40% dos pacientes, com um aumento de 10% nos últimos três anos. Mega Hair Microemborrachada e laces inteligentes são opções para mulheres que enfrentam a doença.

Atualmente, aproximadamente 42 milhões de indivíduos no Brasil são afetados pela alopecia, condição mais conhecida como calvície. Uma observação particularmente notável é a prevalência desta condição entre os jovens, especificamente entre 20 e 25 anos, que também estão enfrentando essa problemática da queda capilar.

Segundo estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa faixa etária compõe 25% da população brasileira afetada pelo problema. As mulheres representam 40% dos pacientes, com um crescimento de 10% nos últimos três anos, conforme os dados do Censo 2022 da Sociedade Internacional de Cirurgia de Restauração Capilar (ISHRS).

Estresse e ansiedade, além de fatores genéticos, estão entre as principais causas da alopecia feminina. Esta condição fisiológica começa a atingir mulheres a partir dos 15 anos e se tornou uma das principais queixas em consultórios dermatológicos e clínicas especializadas. De fato, 40% das pacientes desses estabelecimentos são mulheres, cujo número cresceu 10% nos últimos três anos, conforme apontado por uma pesquisa da ISHRS.

Celebridades, como a cantora sertaneja Maraísa, da dupla com Maiara, e Jada Smith, esposa do ator Will Smith, já se pronunciaram publicamente sobre possuírem essa condição e compartilharam as soluções que encontraram para lidar com o problema. A questão da alopecia também foi apresentada na novela “Vai Na Fé”, da TV Globo, onde a personagem Marlene, interpretada pela atriz Elisa Lucinda, é mãe da protagonista, que sofre com a condição.

Segundo o tricologista Ademir C. Leite Jr, os pacientes geralmente buscam a ajuda de um profissional especializado apenas quando a alopecia se torna perceptível, o que, segundo ele, ocorre quando aproximadamente 25% a 30% da densidade capilar normal do indivíduo já está comprometida.

Embora a alopecia areata seja uma condição incurável, tratamentos podem ser recomendados, embora não obrigatórios. Devido à natureza recorrente da doença, ela pode reaparecer, no entanto, como está relacionada à aparência física, o tratamento pode prevenir o surgimento de novos distúrbios psicológicos. O tratamento, que varia de caso para caso de acordo com a gravidade, é conduzido por um dermatologista e pode incluir injeções de cortisona, aplicação de cremes corticosteroides ou pomadas no couro cabeludo para estimular os folículos a produzirem fios.

Jada Smith, que assumiu sua condição publicamente, foi alvo de piada durante a cerimônia do Oscar 2022. Já Jovenilia Bezerra Carvalho, de 66 anos, relata que desde a adolescência tinha pouco cabelo e que, com o passar do tempo, seu cabelo ficou cada vez mais escasso, afetando sua autoestima. Foi então que ela descobriu as “laces inteligentes”, que a ajudaram a recuperar a confiança e a voltar a frequentar locais públicos.

As “laces inteligentes” mencionadas por Jovenilia são perucas feitas de fios artificiais desenvolvidas no Japão e recentemente introduzidas no Brasil. Segundo Eliana Martins, proprietária do Salão Vitrine da Mulher, em Goiânia, que é um dos poucos lugares no Brasil que comercializam essas peças, essas perucas se destacam pela leveza, naturalidade, maleabilidade e facilidade de cuidado.

“Ela é a solução ideal para quem está passando por quimioterapia ou sofre com alopecia, pois são fáceis de usar e manter. Dão movimento ao cabelo e é difícil perceber que não é cabelo de verdade”, diz Eliana. Além disso, essas perucas podem ser lavadas em casa com shampoo neutro e secar naturalmente, não necessitando de cola ou touca para serem usadas. “Praticidade e naturalidade são as principais características dessas peças”, conclui.

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Como a identidade visual pode fortalecer a credibilidade de clínicas e hospitais

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A construção de uma imagem coerente e profissional vai além da estética, impactando diretamente na percepção dos pacientes, segundo especialista em gestão em saúde

A identidade visual de uma instituição de saúde não se resume apenas ao logotipo ou às cores utilizadas nas fachadas e em materiais publicitários. Ela representa um conjunto de elementos que vai desde o design dos uniformes até as sinalizações internas, e sua importância tem sido cada vez mais reconhecida por especialistas em gestão hospitalar.

As clínicas e hospitais que investem em uma identidade visual forte e coerente aumentam a confiança dos pacientes em até 40% e melhoram até mesmo a percepção da qualidade do atendimento, de acordo com uma pesquisa realizada pela Global Healthcare Branding. Estabelecer a confiança dos pacientes é fundamental na área da saúde, e a apresentação visual da instituição pode ser um fator decisivo na escolha entre uma clínica e outra.

Segundo Éber Feltrim, CEO da SIS Consultoria, especializada em gestão de negócios na área da saúde, a identidade visual é o primeiro contato do paciente com a marca e, muitas vezes, é o que cria a primeira impressão sobre os serviços prestados. “A padronização visual é uma maneira eficaz de destacar uma instituição. Um ambiente bem organizado, com sinalização clara e coerente, além de profissionais uniformizados adequadamente, transmite não apenas profissionalismo, mas o cuidado e a atenção que os pacientes esperam”, explica.

Elementos-chave que constroem confiança

Além do logotipo, que costuma ser o elemento mais reconhecido, a identidade visual de uma instituição de saúde é formada por diversos componentes que influenciam diretamente a experiência do paciente. Uniformes padronizados por função, por exemplo, não apenas facilitam a identificação imediata dos profissionais, mas também criam uma percepção de profissionalismo e segurança. “Os pacientes se sentem mais à vontade quando sabem, de forma intuitiva, com quem estão interagindo. Essa padronização gera um impacto positivo desde o primeiro contato, e isso reflete diretamente no nível de satisfação”, detalha Feltrim.

As sinalizações, tanto internas quanto externas, são outro ponto fundamental, pois facilitam o fluxo de pessoas e diminuem o estresse de navegação dentro e fora das instalações. Uma pesquisa da Federação Internacional de Hospitais (IHF) mostrou que clínicas com boa sinalização têm um índice 25% menor de reclamações relacionadas a tempo de espera e localização de setores. “Quando os direcionamentos são visíveis e bem comunicados, os pacientes se deslocam com facilidade pela clínica e compreendem melhor as normas e avisos, o que reduz significativamente a ansiedade durante sua estadia”, ressalta o especialista.

Além disso, a papelaria institucional, como formulários, receituários, cartões de visita e etiquetas, por exemplo, também desempenham um papel importante. Para Feltrim, esse apreço pelo detalhamento reflete em como a clínica ou hospital lida com outros aspectos de sua operação, como a qualidade dos serviços. “O cuidado com a forma como a instituição se comunica com seu público demonstra seu compromisso com a consistência e atenção aos detalhes, transmitindo segurança ao paciente, que já sabe o que esperar em termos de qualidade”, adiciona.

Impacto na fidelização e experiência do paciente

Uma identidade visual bem estruturada também influencia diretamente na fidelização dos pacientes. Segundo dados da agência do governo dos Estados Unidos responsável pela administração dos programas Medicare e Medicaid, as instituições norte-americanas que mais se destacam pela organização e apresentação visuais têm uma taxa de retorno de pacientes até 30% maior.

Para o CEO da SIS Consultoria, a construção de uma identidade visual consistente deve ser vista como uma parte integrante da estratégia de sucesso das instituições de saúde. “Não é apenas uma questão estética, mas uma ferramenta de gestão que contribui para uma experiência do paciente mais positiva. Isso não só melhora a percepção da instituição, mas também faz com que o paciente se sinta à vontade para retornar sempre que precisar”, define o CEO da SIS Consultoria.

Sobre a SIS Consultoria de Negócios

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 32 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso.

Para mais informações, acesse o site ou o Instagram.

Sobre o Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Acesse https://eberfeltrim.com.br/.

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Ciência e esporte: indispensável para o desempenho atlético explica fisioterapeuta!

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O esporte de alto rendimento não é mais apenas uma questão de talento ou esforço físico. Com os avanços tecnológicos e científicos, a fisioterapia esportiva vem se consolidando como um dos pilares para o sucesso e longevidade dos atletas. Segundo especialistas, a ciência não apenas potencializa a performance, mas também oferece soluções preventivas e de recuperação que transformam o esporte em uma prática mais segura e eficiente.

Conversamos com a fisioterapeuta especializada em Ortopedia e Desportiva, Carolina Naves, que, além de atuar no cenário esportivo, desenvolve pesquisas focadas na carga de treinamento dos atletas. “A união entre ciência e esporte está moldando o futuro do desempenho atlético. Hoje, conseguimos prevenir lesões, melhorar a eficiência de movimentos e adaptar treinos com base em dados precisos”, explica Carolina.

Um dos campos mais promissores é o da biomecânica, que estuda os movimentos corporais e como otimizá-los para evitar danos ao corpo. “Por meio de análises biomecânicas, conseguimos identificar padrões de movimento inadequados e ajustá-los. Isso impacta diretamente na prevenção de lesões e na melhora do desempenho”, afirma Carolina.

Além disso, o controle das cargas de treinamento tem ganhado destaque. Segundo a especialista, a falta de equilíbrio entre esforço e recuperação é uma das principais causas de lesões por sobrecarga. “Projetos como o que desenvolvo no mestrado buscam monitorar esses índices para garantir que os atletas atinjam seu potencial máximo sem comprometer a saúde”, detalha.

O uso de ferramentas tecnológicas, como sensores e softwares de análise de dados, já é uma realidade em clubes de elite. Essas soluções permitem a mensuração em tempo real de variáveis como frequência cardíaca, velocidade e impacto nos movimentos. “Esses dados ajudam treinadores e fisioterapeutas a tomar decisões imediatas sobre ajustes nos treinos ou no ritmo de jogo”, destaca Carolina.

O impacto da ciência também é evidente na prevenção. Estudos recentes mostram que a fisioterapia preventiva, combinada com a tecnologia, reduz em até 60% os índices de lesão em atletas de alto rendimento. Para Carolina, isso não significa apenas evitar afastamentos, mas também prolongar a carreira esportiva. “A ciência permite que o atleta esteja não apenas apto, mas no ápice de sua forma, mesmo em fases avançadas da carreira”, comenta.

Com os avanços científicos, tecnologia de ponta e profissionais capacitados, o esporte está alcançando novos patamares de excelência. Carolina Naves reforça que, cada vez mais, o sucesso no esporte será resultado de um trabalho conjunto entre ciência, saúde e desempenho. “O futuro do esporte passa por essa integração. Quanto mais avançamos, mais percebemos que o talento sozinho já não basta; é preciso estratégia e ciência”, finaliza.

Saiba mais sobre a especialista no link abaixo!

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Preferência do consumidor provoca investimentos em chatbots na saúde

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Soluções digitais baseadas em Inteligência Artificial promovem ganho em operações, maior lucro e aumento da satisfação pelo serviço

O mercado de soluções e serviços que utilizam inteligência artificial (IA) para o setor da saúde deverá movimentar mais de US$ 180 bilhões no mundo até 2030, segundo estimativa da empresa de consultoria Precedence Research. Entre clínicas, laboratórios e hospitais, essa tendência tem proporcionado ganhos operacionais e maior lucratividade, sendo o chatbot uma das principais ferramentas em ascensão por garantir não apenas melhorias na gestão dos estabelecimentos, mas também por melhorar a experiência de pacientes em processos como agendamentos de consultas e confirmação de procedimentos.

Recentemente, o Hospital de Olhos do Tocantins, inaugurado em 2018 e considerado o maior da região Norte do país nessa especialização, divulgou que, após a implantação do chatbot da empresa Botdesigner, healthtech especializada no desenvolvimento de soluções de Chatbots Omnichannel para o setor, em seis meses foi possível atingir a meta de 41% de todos os atendimentos convertidos em consultas via WhatsApp, sem intervenção humana. Essa estratégia ampliou a taxa de retenção de clientes em atendimentos que, antes, eram abandonados pelo público durante os contatos, quando respondidos por humanos.

“Nós não tínhamos o histórico de conversas, não tínhamos confirmações manuais. Era necessário ligar para cada paciente da agenda e confirmar com ele. Também não tinha como salvar os dados do paciente e nem verificar se ele já havia entrado em contato ou não. Além disso, não tínhamos templates de mensagem, utilizávamos o bloco de notas para anotar e colar no app, pois na ferramenta antiga não havia nenhum suporte personalizado”, afirma a atendente de call center do Hospital dos Olhos de Tocantins, Raylane Galvão.

Uma pesquisa realizada pela Sercom, empresa especializada em projetos de tecnologia em comunicação, mostrou que seis em cada dez brasileiros têm preferência pelo atendimento digital, via plataformas como Telegram e WhatsApp, quando procuram por algum serviço ou produto. De acordo com o levantamento, entre os principais motivos apontados pelos consumidores como justificativa estão a rapidez nas respostas e o fato de já estarem familiarizados com a utilização desses canais.

No caso do Hospital dos Olhos de Tocantins, o diagnóstico feito pela healthtech mostrou que apenas seis pessoas da área de atendimento revezavam entre turnos para atender a demanda de mensagens. Porém, não era possível passar informações de um turno para outro com eficiência. A central de atendimento também recebia um alto volume de mensagens diariamente, sem um fluxo automatizado, o que resultava em uma grande fila de espera e uma taxa alta de tempo para a primeira resposta. De acordo com a Botdesigner, a taxa de primeira resposta, que antes era de aproximadamente uma hora, passou para apenas alguns segundos.

Diminuição de prejuízos

Frederico de Souza, cofundador e CEO da Botdesigner, avalia que o chatbot também atua como uma forma de prevenção às faltas de última entre os pacientes, que poderiam gerar perdas financeiras. Segundo ele, não raramente, se confundem quando falta um atendimento mais claro e assertivo, um problema que pode ser evitado com uma solução de confirmação integrada ao sistema ERP (planejamento de recursos empresariais) das instituições de saúde. Ele cita que diversos fatores, como idade mais avançada, dificuldades de organização ou imprevistos, tornam comum que pacientes esqueçam seus compromissos médicos e não compareçam, o que gera desperdício de tempo e dinheiro.

“É possível que um estabelecimento acione toda uma estratégia para a substituição do atendimento, em caso de aviso de não comparecimento, evitando o prejuízo de ter profissionais e equipamentos parados por conta de imprevistos. O sistema viabiliza contatos anteriores ao momento da consulta e/ou exame para lembrar ao usuário sobre o agendamento. Essa interação com o robô já é adaptada às necessidades do hospital e serve como um complemento ao trabalho dos atendentes reais que, paralelamente, podem dar sequência a outros agendamentos de maneira mais fluida”, explica.

Um levantamento feito pela Botdesigner mostra a taxa de não comparecimento em procedimentos agendados em torno de 20% ao mês, o que representa uma receita 20% menor aos cerca de 4.666 hospitais privados brasileiros. Por meio do sistema de confirmação automatizada, seja por Whatsapp ou ligação telefônica, os chatbots permitem que a taxa mensal de no-show seja reduzida pela metade

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