Realizada pelo Febratex Group, a FebraTêxtil será a maior feira de insumos e soluções para a indústria têxtil e de moda da América Latina e deverá acontecer em fevereiro de 2025.
Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de S.Paulo (Sinditêxtil-SP) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), é o único evento do Brasil focado em insumos e soluções para a indústria têxtil. Acontecerá de 18 a 20 de fevereiro de 2025, das 14h às 21h, no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo os principais players do setor para um encontro imperdível de negócios, conhecimento e tendências. Serão três dias de inovação, networkinge negócios, além de aprendizado em painéis, palestras e podcasts, conduzidos por líderes do setor.
Por que voltar a ter uma feira têxtil em São Paulo? O estado paulista continua sendo o mais rico do Brasil, reunindo aqui as grandes empresas que representam a maioria do produto interno bruto (PIB) industrial. Na área têxtil e de confecção, São Paulo representa 26% de todo o faturamento nacional, empregando perto de 400 mil trabalhadores diretos (27,5% dos empregos T&C no Brasil). “São Paulo foi o berço das maiores feiras têxteis e de vestuário no País. Os mais fortes centros de negócios de moda ainda são o Brás e o Bom Retiro. A sede de grandes empresas têxteis está nesta cidade. Temos tudo para resgatar essa herança de feiras têxteis em São Paulo, atraindo compradores nacionais e internacionais” afirma Julio Scudeler, presidente do Sinditêxtil-SP.
Segundo a Abit, a indústria têxtil e de confecção, o Brasil é uma das cinco maiores do planeta, constituída por cerca de 24 mil empresas, de produtoras de fibras a vestuário, empregando cerca de 1,3 milhão de trabalhadores. A produção do Brasil alcançou em 2022 2,1 milhões de toneladas, o que garantiu o faturamento total de R$ 193 bilhões, sendo que US$ 4,8 bilhões oriundos das exportações. “O Brasil é a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente. Somente nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo. Nosso país é um dos poucos com produção em todos os elos da cadeia de valor, incluindo 140 mil lojas no varejo de roupas, contando, ainda, com fornecedores de insumos, universidades e centros de pesquisa”, declara o diretor superintendente da Abit, Fernando Pimentel.
A FebraTêxtil promete ser um palco para as últimas novidades em produtos têxteis, com foco em sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento, e design. “O Grupo tem a expectativa de tornar a FebraTêxtil o maior evento das Américas para o setor de tecelagem e malharia do Brasil. O que a gente quer é criar um evento que tenha um alcance internacional para promoção da indústria têxtil brasileira, especialmente de tecelagem e malharia. Outro objetivo também é fazer o mercado externo conhecer a cadeia de fornecimento de tecidos e malhas que o Brasil tem, que é gigante e que tem se desenvolvido cada vez mais em qualidade de produto e sustentabilidade”, pontua Giordana Madeira, Diretora-Executiva de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia do Febratex Group.
Com capacidade para 207 expositores, essa é a retomada da feira que promete ser mais inovadora e dinâmica. A primeira edição da FebraTêxtil foi em 2018 com foco maior em maquinário. Já para 2025, a feira deve trabalhar insumos para a indústria têxtil e de confecção como fios, filamentos, beneficiamentos, designs, tecidos e malhas, fibras, aviamentos, estamparia e não tecidos.
“Na feira estamos exaltando a valorização de expositores nacionais, pois a intenção é promover a produção da indústria da moda no Brasil. O evento promove informação e conhecimento para conseguirmos produzir mais no Brasil, de uma forma mais competitiva, tanto em valor quanto em qualidade de produto”, explica Ricardo Gomes – Gerente de Novos Projetos da FebraTêxtil.
“A FebraTêxtil tem iniciativa de ser uma feira têxtil para o mercado de São Paulo, que atenda todo o Brasil e a América Latina. A feira acontecerá em São Paulo porque é a cidade onde acontecem todos os grandes negócios do país e conta com toda a infraestrutura necessária para eventos desse porte, além concentrar grande parte das empresas”, completa Hélvio Pompeo Jr. – Diretor de Comunicação e Marketing do Febratex Group.
“A realização da FebraTêxtil é um trabalho de muitos anos de pesquisa! Essa feira tem o objetivo de representar e expor tudo aquilo que a nossa indústria têxtil produz. Esse trabalho não só com a feira, mas também com vários eventos paralelos, como o Brasil Fashion Designers, as palestras, o podcast, entre outras atividades. Até para podermos amadurecer a indústria a cada ano”, destaca Hélvio Pompeo Madeira, Presidente do Grupo.
Parceria estratégica:Sinditêxtil e Abit
Apoio institucional: Sinditec de Americana.
Sobre o Febratex Group
O Febratex Group é a maior promotora brasileira de feiras e eventos para o setor têxtil das Américas e uma plataforma de negócios do setor, realizando eventos nos principais polos têxteis do Brasil. Com mais de 40 anos de história, a empresa possui matriz em Porto Alegre, filiais em São Paulo e Blumenau. O grupo organiza nove feiras, sendo a maior delas a Feira brasileira para a indústria têxtil e de confecção, a Febratex, a terceira maior feira mundial do setor têxtil, responsável por iniciar 40% dos negócios de máquinas têxteis no Brasil. O Febratex Group é pioneiro no setor têxtil na América Latina ao conquistar o Selo Lixo Zero, além de ser signatário do Pacto Global da ONU e membro da Ubrafe, destacando seu compromisso com a sustentabilidade.
Para mais informações comerciais: comercial@fcem.com.br
Todos nós já ouvimos que “empreender no Brasil é uma jornada desafiadora”. A trajetória de muitos empresários brasileiros é repleta de sonhos, de coragem e de resiliência. Um exemplo inspirador é Edmar Cruz, um talentoso cabeleireiro que transformou sua paixão pela beleza em um dos salões mais renomados de Minas Gerais.
Desde jovem, descobriu seu talento com as tesouras, um dom que herdou de sua família. Com um olhar atento às necessidades de seus clientes e uma visão inovadora, ele se dedicou a aprimorar suas habilidades. “A verdadeira beleza está em realçar a que já existe: você.” Essa é a filosofia que guia Edmar, um profissional apaixonado que, ao longo de 28 anos de carreira, se tornou uma referência na sua área.
Graduado em Moda e Master em Visagismo por Claude Gilliard em Paris, Edmar não só domina as técnicas mais avançadas em corte, mechas, mas também possui uma sensibilidade única para captar o desejo de suas clientes e transformá-lo em realidade. Sua formação inclui renomadas academias internacionais, como Jacques Dessange e Alexandre em Paris, Toni&Guy em Londres, Pivot Point na Argentina, Vidal Sassoon em Orlando e Academy Red em Dubai, consolidando-o como um verdadeiro artista da transformação visual.
O Instituto
À frente de uma equipe altamente qualificada no Edmar Cruz Instituto, ele criou um ambiente acolhedor e inovador, faz você se sentir em casa. Com técnicas personalizadas, ele garante que cada cliente saia do salão não apenas satisfeita, mas radiante e confiante.
“Sou cliente há quase 20 anos. O instituto faz parte da história da minha vida, a cada data especial, o instituo esteve presente: formatura, casamento e outros momentos. O que mais gosto no salão, além do profissionalismo, é o carinho com que sou recebida”, diz Mariana Azevedo. A experiência oferecida vai além da execução do serviço, é um verdadeiro processo de transformação, que busca realçar a beleza e a essência de cada mulher.
“Do manobrista à recepção, sou bem recebida neste espaço maravilhoso, com profissionais competentes e carinhosos. Sou cliente desde sempre”, comenta Tina Amaral. Assim, Edmar vem colhendo os frutos que mais importam em sua carreira: o carinho de cada cliente, que costumam sempre dizer que o instituto é parte de sua família.
O Futuro
Sempre em busca da melhor técnica, de novos serviços, da melhoria do espaço e do conforto e bem-estar de seus clientes, ele está constantemente atualizado sobre novidades e conhecimentos, com o objetivo de impactar seus clientes e inspirar sua equipe na busca pela excelência.
O hairstylist construiu uma história de sucesso, que busca transbordar para a comunidade local, estando sempre envolvido em causas e campanhas sociais. Para ele, a beleza vai além da estética, é uma forma de empoderamento e autoestima, e que empreender foi a oportunidade de transformar realidades.
É sobre criar, inovar e impactar vidas. Edmar deixa um recado: “não existe sucesso na carreira sem passar pelos desafios, e que não é possivel alcançar grandes conquistas sem dedicação e paixão. O caminho pode ser árduo, mas a satisfação de ver um sonho se tornar realidade faz todo o esforço valer a pena”.
A distribuidora Radar Records, detentora dos direitos autorais de todas as faixas póstumas do cantor Reinaldo, acaba de disponibilizar mais um lançamento inédito nas plataformas digitais.
Considerado o “Principe do Pagode”, o cantor gravou “Saudade”, música que faz parte de um álbum inédito que ele gravou antes de partir e que está sendo lançado pouco a pouco.
A música capta a essência daquele sentimento característico de desejar intensamente o que se foi, um amor que não pôde ser vivido novamente, como evidenciado em seus versos. Através de sua voz única, Reinaldo expressa a dor e a doçura de uma lembrança que persiste, mesmo quando o amor se desfaz.
O single já está disponível nas principais plataformas digitais como Spotify, Deezer e Amazon Music. Ouça em: https://found.ee/reinaldo_saudade
O musical “Burlesqueria” é um espetáculo teatral da Cia Coros Por Um, formada por artistas integrantes do EAPE (Espaço de Artes Patrícia Evans), que estreia no Teatro Café Pequeno, que ficará em cartaz nos dias 04, 05, 06 e 11, 12, 13 de outubro; (sextas e sábados, às 19h30min, e domingos, às 18h30min).
Sua proposta diferenciada é de criar um movimento artístico consciente e inovador que leve arte a todos, defendendo inclusão, empoderamento e o sonho de um mundo sem preconceitos.
Trata-se de um espetáculo contemporâneo, que combina o uso de múltiplos recursos, celebrando a liberdade de expressão através do canto, teatro, e música, cujo elenco apresenta performances críticas abordando questões identitárias.
Ficha técnica:
Direção: Patrícia Evans e André Sigaud
Coreógrafa e Diretora de movimento: Ludmila Toscano
Produção: André Sigaud, Gabriella Corradin e Mattei
Elenco: André Sigaud, Antônia Reis, Bernardo Pupe, Bia Mattos, Bruno Miguel, Carol Lima, Carol Quaresma, Carolina Bentes, Daniel Trotte, Donna Dona, Gabi Araujo, Gabriella Corradin, Helder Rio, Jhonatan Spitz, Kiowa Russo, Leo Vital, Mercedes Gutiérrez, Oldd Simao, Patrícia Evans, Pierre-André Martin, Renan Natal, Sofia Toscano, Sophia Fried, Villaça
Participações: Mattei e Ulisses Pereira
Serviço:
Evento: Cia Coros Por Um apresenta: BURLESQUERIA
Local: Teatro Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon
Ingressos: R$ 80,00 (Inteira) R$ 40,00 (Meia) / Meia Solidária: leve 1KG de alimento não perecível e pague meia
Apresentações: 04, 05, 06; 11, 12 e 13 de outubro de 2024.