Primeira Edição do Projeto EU AMO SAMBA, acontece na próxima quinta-feira (29), no Casarão do Firmino e o cantor André Renato recebe o Grupo Fundo de Quintal
No evento será comemorado o aniversário do artista. Nos intervalos a DJ Nicolle Neumann.
Na próxima quinta feira, dia 29 de agosto , a partir das 17h, acontece a Primeira Edição do Projeto EU AMO SAMBA, idealizado pelo cantor e compositor André Renato e na estreia do projeto o artista terá a honra de receber o maior Grupo de todos os tempos que abriram as portas pro nosso Samba, GRUPO FUNDO DE QUINTAL . Ainda no evento será comemorado mais uma primavera de André Renato. Nos intervalos a DJ Nicolle Neumann animando a galera!
Depois de fazer parte do grupo Do Jeito que eu Gosto, na década de 1990, hoje o cantor se dedica à sua carreira solo. André Renato já é veterano nas rodas de sambas e no inconsciente de muita gente, basta lembrar da música “Nosso Grito”, mais um grande sucesso gravado pelo grupo “Fundo de Quintal”, e lá se vão mais de 15 anos.
Pois é, André Renato exibe orgulhosamente, um catálogo com mais de 600 obras, nas vozes dos principais intérpretes nacionais. Com DNA no samba, é filho de um dos maiores sambistas brasileiros, Sereno, leia-se um dos fundadores do Cacique de Ramos e do Grupo Fundo de Quintal.
Com os baluartes do samba, é o escopo de grandes sucessos do Fundo de Quintal, com obras como “Nosso Grito”, “Vivo Pra Você”, “Só você”, “Escombros da Paixão”, “Mulher Valente”, “50 anos de Cacique”, entre outros. Com o grande amigo e parceiro Xande de Pilares faz sucesso com “Tem que Provar que Merece”
Fundo DE QUINTAL é a melhor tradução da frase: “Aconselho a você, que seja sambista também”. Parafraseando Dorival Caymmi, Quem não conhece o Fundo de Quintal, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé. a verdade é que o Fundo de Quintal é o grupo de samba brasileira mais antigo em atividade até os dias de hoje.
Formado no Rio de Janeiro na década de 1970, surgiu a partir das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, agremiação criada por Bira Presidente, Ubirany e Serena em 1961. De lá para cá, o Fundo de Quintal tornou-se uma das maiores referências do gênero, em especial no pagode.
Em 2021, o grupo Fundo Quintal completou 45 anos de carreira. Além de muitas sambas e histórias que trazem na bagagem, para comemorar o aniversário, foi gravado a show de aniversário no Parque de Madureira, no dia 21 de novembro. Essa celebração contou com as participações especiais de Xande de Pilares, Diogo Nogueira, Bom Gosto entre outros. A direção musical foi de André Renato, direção do DVD de Anselmo Troncoso, o Rei das lives, e a produção executiva e realização da X Entretenimento.
Generosidade musical é o segredo para a longevidade do grupo, todo sambista é um pouco Fundo de Quintal, afinal, são 45 anos de sucesso na Música Popular Brasileira. Não é à toa que o grupo é reconhecidamente o mais premiado e respeitado da história.
O grupo é, orgulhosamente, o berço de bambas como Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineta, Arlindo Cruz, Cleber Augusto, Maria Sérgio, Ronaldinho, Ubirany, entre vários outros nomes da música popular brasileira. Verdadeiros padrinhos das gerações de atuais e futuros sambistas. O tempero desta receita é a assinatura inconfundível do Fundo.
Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade. Na internet, o grupo se mantém muito bem com mais de 154 milhões de visualizações em seu canal do YouTube, além de mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Shopify. No palco, Bira Presidente, que além de exímio pandeirista, é dono absoluto do samba no pé, junto com Sereno, que além de cantor e compositor é o inventor do tantã. Ademir Batera, também conhecido como baterista Sorriso, Marcelo Alexandre e Junior Itaguaí, completam o Grupo Fundo de Quintal. Uma verdadeira união de sambistas, cada um com uma personalidade própria e independente que, juntos no palco, formam a principal referência do gênero. O samba comemora!
Sobre o Casarão do Firmino:
“Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.
“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.
Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.
Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.
SERVIÇO:
Primeira Edição do Projeto EU AMO SAMBA. O cantor e compositor André Renato convida o Grupo Fundo de Quintal. Nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann.
DATA: 29 de Agosto – Quinta-feira
LOCAL: Casarão do Firmino
ENDEREÇO: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: A partir das 17h.
INGRESSOS ANTECIPADOS R$ 15,00 – https://www.sympla.com.br/evento/andre-renato-convida-fundo-de-quintal/2582071
Classificação: 18 anos
Mais informações: 21 99926-5295 .
A jovem cantora Brenda Danese apresenta hoje seu novo single, a inédita “Eu Vi Jesus”. A canção, que foi composta por Darlan Fraga, também veio acompanhada de um vídeo dirigido por Bruno Campos. Assista aqui: https://youtu.be/UzYgDjTCg2w .
“Quando recebi essa música, senti que ela carregava algo maior que melodia: carregava presença. Eu só queria que cada pessoa que escutasse também pudesse dizer: ‘Eu vi Jesus’. Eu vi Jesus… e quando você vê Jesus, nada continua igual.”, declara Brenda Danese.
Ganhador do Latin GRAMMY®️ por três vezes e indicado pela oitava vez consecutiva, o consagrado cantor e compositor mineiro Eli Soares conta com a participação especial de Ton Carfi na canção “Graça Bendita”. A faixa também vem acompanhada de vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/BJdIPJqNGNA .
“‘Graça Bendita’ é uma canção que fala sobre o amor que nos alcança mesmo quando somos imperfeitos. Ela traz uma mensagem de esperança, de recomeço, e de um Deus que escolhe nos amar, mesmo quando o mundo tenta nos condenar. Cantar essa música com o Ton Carfi foi muito especial. Ele é um grande irmão e artista que admiro demais. Espero que essa canção toque corações e leve consolo para quem precisa.”, diz Eli Soares.
No dia 26 de setembro, Eli Soares apresentou a canção inédita “Boa Nova”, que trouxe a participação especial do grupo Morada. Ouça aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/BoaNova . A faixa também contou com vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/ya-bhpPt67M . Em 31 de outubro, Eli lançou a música “Ídolos”. Ouça aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/Idolos. A faixa veio novamente acompanhada por vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/skGr7NP-68o . Em 7 de novembro, o cantor apresentou a canção inédita e autoral “Sou Teu Pai”, que conta com a colaboração da jovem cantora Maria Pita. No dia 14 de novembro, Eli lançou, ao lado da prestigiada cantora Bruna Karla, uma nova versão da canção “Fé Para o Impossível”. Ouça aqui: https://umusicbrazil.lnk.to/FeParaoImpossivel.ElieBruna . A faixa também veio acompanhada de vídeo. Assista aqui: https://youtu.be/4zQzQQJrzf8 .
No último dia 17 de setembro, a Academia Latina da Gravação anunciou os indicados para a 26ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®️. Entre os indicados, o nome de Eli Soares chamou a atenção: o cantor recebeu sua oitava indicação consecutiva ao prêmio de “Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa”, desta vez com o álbum “Memóri4s (Ao Vivo)”.
Disponibilizado no dia 9 de maio deste ano, o álbum “Memóri4s (Ao Vivo)” agrupa o repertório dos seus três últimos EPs lançados por Eli: “Memóri4s 3/3”, “Memóri4s – Igreja” e “Memóri4s – Groove”. Em 11 de abril, o cantor apresentou o EP “Memóri4s 3/3”, que trouxe três inesquecíveis canções gospel dos anos 80 e 90, que eram apresentadas nas igrejas no formato voz e violão. No dia 31 de janeiro, Eli lançou o EP “Memóri4s – Igreja”, que trouxe outras quatro marcantes canções gospel dos anos 80 e 90 apresentadas nas igrejas. Em 6 de dezembro de 2024, Eli Soares disponibilizou o EP “Memóri4s – Groove”, que conta com mais cinco emblemáticas canções gospel dos anos 80 e 90. Algumas das faixas dos três EPs ainda ganharam seus respectivos vídeos, que foram disponibilizados no canal oficial de Eli Soares no YouTube.
Grandes números hoje fazem parte da trajetória de Eli Soares, que hoje tem em sua discografia 11 álbuns lançados, mais de 2.1 milhões de ouvintes mensais no Spotify e supera 795 milhões de visualizações em seu canal oficial no YouTube, onde ele tem mais de 1.7 milhão de inscritos. Na sua página oficial no Facebook são hoje 694 mil seguidores e no Instagram são 1.3 milhão de seguidores.
A artista Brasilo-Americana, finalista do “Estrela da Casa”, retorna com single pop-eletrônico que traz a tensão de um romance secreto.
A artista UNNA X está de volta e, desta vez, mergulha nas complexidades dos sentimentos não assumidos. O novo single, (não) quero estragar essa amizade, chega às plataformas digitais no dia 27 de novembro de 2025, sendo a primeira amostra do álbum que a cantora prepara para breve. A faixa, produzida por Los Brasileiros, explora o dilema caótico de duas pessoas que tentam manter o rótulo de “amigos” enquanto a conexão entre elas grita mais alto.
O lançamento anterior de UNNA X, “Tu Me Ama”, que ganhou um clipe gravado em um cabaré, mostrava a artista respondendo com deboche e arte aos haters. Agora, com (não) quero estragar essa amizade, a cantora volta seu foco para a intimidade silenciosa de um relacionamento de idas e vindas.
Composta por Ashley DeLima e Jenni Mosello, a canção captura a tensão emocional de um vínculo que se manifesta em segredo: mensagens no off, encontros inesperados e noites divididas entre toque, desejo e saudade. A música revela o medo de expor o que sentem e estragar o que já é delicado.
“Eu queria trazer a contradição entre não querer estragar nada e, ao mesmo tempo, já estar completamente envolvida,” explica UNNA X. “É sobre aquele ‘acordo silencioso’ que só os envolvidos sabem, aquele sentimento que volta mesmo quando parece que acabou. É a história de duas pessoas que já se perderam e se encontraram tantas vezes que deixaram de ser novidade, e é exatamente isso que torna tudo tão forte.”
A faixa, portanto, retrata o tipo de romance que é caótico e real, onde amizade, sentimento e desejo se misturam, e a dupla finge ter tudo sob controle enquanto vive algo intenso.
Com dupla cidadania (brasilo-americana), UNNA X se posiciona como uma estrela em ascensão no pop com influências eletrônicas, cantando e compondo em português, inglês e espanhol. Inspirada por ícones como Dua Lipa, Charli XCX, Rihanna, Lady Gaga e Amy Winehouse, ela busca uma sonoridade própria e integrada.
A artista ganhou notoriedade ao ser Finalista da primeira edição do reality Estrela da Casa, onde ficou em terceiro lugar. Ela já abriu shows para nomes como o rapper Hungria e trabalhou com produtores renomados como Mark Needham, John Young e Vinny Vendito.
Sobre a sonoridade, UNNA X reitera o desejo de inovar no gênero:
“Meu foco sempre foi construir um som próprio, uma identidade dentro do pop eletrônico. Quero mostrar que o gênero é muito mais amplo do que se imagina. Existem inúmeras vertentes e atmosferas, e eu quero abrir essa porta para o público, mostrando que o pop eletrônico pode soar diferente, inesperado, sensorial e ainda ter a brasilidade que quero trazer para o meu som.”
Seu objetivo é construir uma carreira integrada, onde música e imagem se complementam, almejando expandir sua presença para outras áreas, como moda e beleza.
O single será acompanhado de um clipe oficial, dirigido por Luana Parola, gravado em um Airbnb em São Paulo. O vídeo é um storytelling que serve como extensão visual da faixa.
A cantora segue trabalhando ativamente na gravação de seu álbum de estreia, do qual “(não) quero estragar essa amizade” é a primeira prévia, e nos clipes que virão na sequência.
Sobre UNNA X:
UNNA X é uma artista brasilo-americana apaixonada pela música desde cedo, destacando-se no pop com influências eletrônicas e conquistando cada vez mais fãs nas plataformas digitais. Inspirada por nomes como Dua Lipa, Charli XCX, Rihanna, Lady Gaga e Amy Winehouse, ela combina diversas referências para criar seu som único.
Finalista do reality Estrela da Casa, onde ficou em terceiro lugar, UNNA X já abriu shows para nomes como o rapper Hungria, cantou no Brazilian Day, em Nova Jersey, e trabalhou com produtores renomados como Mark Needham , John Young e Vinny Vendito.
Com dupla cidadania, ela canta e compõe em português, inglês e espanhol, expandindo seu alcance internacional. Seu objetivo é crescer como uma estrela global do pop e conectar-se com seu público. Para tal, almeja expandir sua presença para outras áreas, como moda e beleza.
Com uma identidade artística marcante, UNNA X deseja construir uma carreira integrada, onde música e imagem se complementam, fortalecendo parcerias criativas e inovadoras que traduzem sua visão.