Primeira Edição do Projeto EU AMO SAMBA, acontece na próxima quinta-feira (29), no Casarão do Firmino e o cantor André Renato recebe o Grupo Fundo de Quintal
No evento será comemorado o aniversário do artista. Nos intervalos a DJ Nicolle Neumann.
Na próxima quinta feira, dia 29 de agosto , a partir das 17h, acontece a Primeira Edição do Projeto EU AMO SAMBA, idealizado pelo cantor e compositor André Renato e na estreia do projeto o artista terá a honra de receber o maior Grupo de todos os tempos que abriram as portas pro nosso Samba, GRUPO FUNDO DE QUINTAL . Ainda no evento será comemorado mais uma primavera de André Renato. Nos intervalos a DJ Nicolle Neumann animando a galera!
Depois de fazer parte do grupo Do Jeito que eu Gosto, na década de 1990, hoje o cantor se dedica à sua carreira solo. André Renato já é veterano nas rodas de sambas e no inconsciente de muita gente, basta lembrar da música “Nosso Grito”, mais um grande sucesso gravado pelo grupo “Fundo de Quintal”, e lá se vão mais de 15 anos.
Pois é, André Renato exibe orgulhosamente, um catálogo com mais de 600 obras, nas vozes dos principais intérpretes nacionais. Com DNA no samba, é filho de um dos maiores sambistas brasileiros, Sereno, leia-se um dos fundadores do Cacique de Ramos e do Grupo Fundo de Quintal.
Com os baluartes do samba, é o escopo de grandes sucessos do Fundo de Quintal, com obras como “Nosso Grito”, “Vivo Pra Você”, “Só você”, “Escombros da Paixão”, “Mulher Valente”, “50 anos de Cacique”, entre outros. Com o grande amigo e parceiro Xande de Pilares faz sucesso com “Tem que Provar que Merece”
Fundo DE QUINTAL é a melhor tradução da frase: “Aconselho a você, que seja sambista também”. Parafraseando Dorival Caymmi, Quem não conhece o Fundo de Quintal, bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé. a verdade é que o Fundo de Quintal é o grupo de samba brasileira mais antigo em atividade até os dias de hoje.
Formado no Rio de Janeiro na década de 1970, surgiu a partir das rodas de samba do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, agremiação criada por Bira Presidente, Ubirany e Serena em 1961. De lá para cá, o Fundo de Quintal tornou-se uma das maiores referências do gênero, em especial no pagode.
Em 2021, o grupo Fundo Quintal completou 45 anos de carreira. Além de muitas sambas e histórias que trazem na bagagem, para comemorar o aniversário, foi gravado a show de aniversário no Parque de Madureira, no dia 21 de novembro. Essa celebração contou com as participações especiais de Xande de Pilares, Diogo Nogueira, Bom Gosto entre outros. A direção musical foi de André Renato, direção do DVD de Anselmo Troncoso, o Rei das lives, e a produção executiva e realização da X Entretenimento.
Generosidade musical é o segredo para a longevidade do grupo, todo sambista é um pouco Fundo de Quintal, afinal, são 45 anos de sucesso na Música Popular Brasileira. Não é à toa que o grupo é reconhecidamente o mais premiado e respeitado da história.
O grupo é, orgulhosamente, o berço de bambas como Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineta, Arlindo Cruz, Cleber Augusto, Maria Sérgio, Ronaldinho, Ubirany, entre vários outros nomes da música popular brasileira. Verdadeiros padrinhos das gerações de atuais e futuros sambistas. O tempero desta receita é a assinatura inconfundível do Fundo.
Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade. Na internet, o grupo se mantém muito bem com mais de 154 milhões de visualizações em seu canal do YouTube, além de mais de 1 milhão de ouvintes mensais no Shopify. No palco, Bira Presidente, que além de exímio pandeirista, é dono absoluto do samba no pé, junto com Sereno, que além de cantor e compositor é o inventor do tantã. Ademir Batera, também conhecido como baterista Sorriso, Marcelo Alexandre e Junior Itaguaí, completam o Grupo Fundo de Quintal. Uma verdadeira união de sambistas, cada um com uma personalidade própria e independente que, juntos no palco, formam a principal referência do gênero. O samba comemora!
Sobre o Casarão do Firmino:
“Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.
“Amarra a marimba e espalha a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.
Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela -, atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.
Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.
SERVIÇO:
Primeira Edição do Projeto EU AMO SAMBA. O cantor e compositor André Renato convida o Grupo Fundo de Quintal. Nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann.
DATA: 29 de Agosto – Quinta-feira
LOCAL: Casarão do Firmino
ENDEREÇO: Rua da Relação, 19, na Lapa
Horário: A partir das 17h.
INGRESSOS ANTECIPADOS R$ 15,00 – https://www.sympla.com.br/evento/andre-renato-convida-fundo-de-quintal/2582071
Classificação: 18 anos
Mais informações: 21 99926-5295 .
“Não Me Faça Chorar”, de Priscila Senna e Pablo, viraliza no mundo esportivo com trends bem-humoradas sobre transferências de jogadores
Gravada no Marco Zero, em Recife, a canção já soma mais de 40 mil vídeos utilizando o áudio no TikTok e ganha destaque em conteúdos de clubes do Brasil e do exterior O hit “Não Me Faça Chorar”, de Priscila Senna em parceria com Pablo, ultrapassou as fronteiras da música e conquistou de forma espontânea o universo esportivo, tornando-se trilha sonora de um dos temas mais comentados do futebol: o período de transferências de jogadores. Já são mais de 40 mil vídeos no TikTok, além de inúmeras trends publicadas em diferentes plataformas, todas explorando com humor o momento em que […]
Gravada no Marco Zero, em Recife, a canção já soma mais de 40 mil vídeos utilizando o áudio no TikTok e ganha destaque em conteúdos de clubes do Brasil e do exterior
O hit “Não Me Faça Chorar”, de Priscila Senna em parceria com Pablo, ultrapassou as fronteiras da música e conquistou de forma espontânea o universo esportivo, tornando-se trilha sonora de um dos temas mais comentados do futebol: o período de transferências de jogadores. Já são mais de 40 mil vídeos no TikTok, além de inúmeras trends publicadas em diferentes plataformas, todas explorando com humor o momento em que atletas deixam seus clubes para defender novas equipes.
A brincadeira gira, principalmente, em torno do verso “que loucura é essa de dizer que vai me deixar”, usado de forma irônica e descontraída para ilustrar despedidas, negociações e anúncios de transferências. O tom bem-humorado e criativo com que a música vem sendo aplicada reforça o caráter orgânico e espontâneo do viral, abraçado tanto por torcedores quanto por perfis oficiais de clubes.
O fenômeno ganhou dimensão internacional e já apareceu em conteúdos publicados por times como West Ham United, da Inglaterra, e Olympique de Marseille, da França, ampliando ainda mais o alcance global da canção e apresentando o romantismo intenso de Priscila Senna a novos públicos.
“Não Me Faça Chorar” integra o audiovisual “Priscila Senna (15 Anos Ao Vivo Em Recife)”, projeto comemorativo gravado no Marco Zero, em Recife, que reúne grandes encontros musicais. Além de Pablo, o trabalho conta com participações especiais de Liniker, Simone Mendes, Maiara e Maraisa, Léo Foguete e Iguinho e Lulinha. Atualmente, a faixa acumula mais de 7,8 milhões de visualizações no clipe oficial no YouTube e mais de 2,6 milhões de plays no Spotify, números que seguem em crescimento impulsionados pelo viral nas redes.
Vivendo uma fase de grandes conquistas, recentemente Priscila Senna também brilhou no Grammy Latino, em Las Vegas, concorrendo na categoria Álbum do Ano ao lado de Liniker, com o disco Caju, que inclui o aclamado feat “Pote de Ouro”. E como se o momento não pudesse ser ainda mais especial, a artista canta ao lado de Anitta, o hit “Cheio de Vontade”, faixa que integra o EP Ensaios da Anitta e tem aquecido o pré-Carnaval brasileiro.
Jorge & Mateus lançam “Gaivota” em parceria com Matheus & Kauan
Single chega às plataformas em 5 de fevereiro e marca novo encontro entre dois dos maiores nomes do sertanejo atual Crédito: Som Livre A Som Livre lança, na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o single “Gaivota”, novo trabalho de Jorge & Mateus em parceria com Matheus & Kauan – ouça aqui. Composição de Matheus Aleixo, “Gaivota” se soma a outras parcerias já conhecidas entre os artistas, […]
Single chega às plataformas em 5 de fevereiro e marca novo encontro entre dois dos maiores nomes do sertanejo atual
Crédito: Som Livre
A Som Livre lança, na quinta-feira, dia 5 de fevereiro, o single “Gaivota”, novo trabalho de Jorge & Mateus em parceria com Matheus & Kauan – ouça aqui.
Composição de Matheus Aleixo, “Gaivota” se soma a outras parcerias já conhecidas entre os artistas, como “Mundo Paralelo”, “Quarta Cadeira”, “Pactos” e “Eu Tentei” — esta última com a participação apenas de Mateus. Desta vez, as duplas se reencontram em uma faixa que aposta na força do romantismo e na sensibilidade que consagrou ambos os projetos no sertanejo atual.
Com uma letra sobre entrega, insegurança e o medo de se envolver, além de uma interpretação marcada pela emoção, “Gaivota” reforça a afinidade artística entre Jorge & Mateus e Matheus & Kauan, dois dos principais nomes do gênero: “Essa parceria com Jorge & Mateus é realmente muito especial porque ela já vem de longo prazo, né? Mas, ‘Gaivota’ tem um sabor especial porque a gente recebeu o convite para gravar com eles e isso mostra que tudo que a gente sonhou, tudo que a gente passou na nossa carreira valeu a pena, porque esses dois caras sempre nos influenciaram tanto e, agora, nos convidaram para participar de uma música, ainda mais uma música que é uma composição minha, que eu fiz com tanto carinho. Que seja um grande sucesso!“, celebra Matheus, da dupla Matheus & Kauan.
Sobre a conexão com a faixa, Jorge & Mateus comentam: “A gente se identificou muito com ‘Gaivota’. É uma música que fala de sentimentos reais, de insegurança, sobre o medo de se envolver e, ao mesmo tempo, da vontade de se entregar. ‘Gaivota’ traz essa dualidade de forma muito verdadeira. É daquelas canções que a gente escuta e já se vê dentro da história. A letra é sensível, gostamos disso. E a parceria com Matheus & Kauan deixou tudo ainda mais especial, somando vozes e emoções que se complementam”.
Confira a letra de “Gaivota”:
Eu não confio em mim
Perto de você por mais nenhum segundo
Esse olhar sorrindo assim é covardia
Não me leve a mal, não é questão de querer
Quero tanto, talvez até mais que você
Agora explica pro meu medo
Que eu não vou ser seu brinquedo
E que eu posso confiar
De olho fechado no seu beijo
Se existe alguma contraindicação
Nesse seu cheiro
Tem gente que chega e que vai, não volta
Cê vem pra ficar
Ou vai voar que nem gaivota?
Se quer aplicar uma injeção de amor no peito, ô ô ô
Então faz direito
Ô ô ô
Sobre a Som Livre
Fundada em 1969, a Som Livre é uma das principais gravadoras do Brasil, reconhecida por revelar e consolidar grandes nomes da música nacional. Criada originalmente pelo Grupo Globo para lançar trilhas sonoras de novelas, a gravadora rapidamente se tornou referência no mercado fonográfico, com um catálogo que abrange MPB, pop, sertanejo, funk, trap e gospel.
Em 2022, a Som Livre passou a integrar o grupo Sony Music Entertainment, fortalecendo sua presença global e reafirmando seu compromisso em unir tradição e inovação. Além de atuar como gravadora, a empresa também funciona como editora musical e agência de gerenciamento artístico, com foco em streaming, diversidade sonora e no desenvolvimento de novas vozes da música brasileira.
Atualmente, a Som Livre se destaca também na música urbana, incluindo rap e trap, e à frente do selo próprio SLAP, criado em 2011 para dar espaço a artistas autorais, inovadores e independentes. Ao mesmo tempo, mantém forte presença nos gêneros populares e tradicionais da música brasileira, como pop, samba, pagode, funk e sertanejo.
Com o tema Somos Micareteiros, Peu fará sua primeira participação solo no Furdunço e pretende reunir e homenagear toda turma que segue os artistas do Axé pelas micaretas do Brasil e do mundo. No repertório, estarão os clássicos da música baiana, além das suas canções autorais!
A outra novidade será o Smart Trio Xupeta Elétrica, que participará pela primeira vez do pré-carnaval de Salvador! O equipamento é cem por cento elétrico, movido a energia solar e baterias, sem emissão de poluentes. Tem como proprietários o artista Durval Lelys e o empresário Ezequiel Feitosa (Zico) e foi desenvolvido com a ideia de levar o conceito “portátil” e tecnológico para os eventos.
“Me sinto muito feliz em participar do Furdunço levando nosso Axé e reunindo a galera Micareteira! Tô ansioso também pra desfilar com a Xupeta Elétrica, que traz inovação, tecnologia e sustentabilidade para o maior carnaval do mundo!”, enfatizou Peu.