Na programação do projeto SESC Pulsar 2025, grupo se apresenta em Teresópolis, Tijuca, São João de Meriti e São Gonçalo
Referência e precursora do Jazz Rap da periferia de São Paulo para o mundo, a banda Mental Abstrato apresenta o álbum “Uzoma” em série de shows no estado do Rio de Janeiro, dentro do projeto SESC Pulsar 2025. Com 4 discos lançados com exclusividade no Japão, EUA e diversos singles por selos europeus, o grupo construiu uma trajetória internacional sem perder o vínculo com a cultura periférica que o inspira desde 2005. A mini tour começa no SESC Teresópolis no dia 20 de setembro, sábado, às 19h30, passando depois pelas unidades do SESC na Tijuca (23/09, 19h), São João de Meriti (21/11) e São Gonçalo (22/11).
Uzoma — palavra de origem africana que significa “bom caminho” — traduz uma fusão de jazz contemporâneo, hip hop instrumental, soul e ritmos afro-brasileiros, propondo uma viagem sonora entre ancestralidade e modernidade. O trio formado por Omig (percussão), Calmão (MPC) e Guimas Santos (baixo) vem acompanhado de Marcelo Monteiro (sax e flauta), Thiago Duar (guitarra), Mauricio Orsolini (teclados) e Gil Duarte (trombone e flauta), criando uma atmosfera musical cinematográfica e sensorial que reafirma o Mental Abstrato como um dos nomes mais inovadores da cena instrumental e urbana contemporânea.
Este projeto é realizado através do Edital de Cultura SESC RJ Pulsar, iniciativa do SESC Rio que incentiva a produção artística e cultural em suas diversas manifestações.
Mental Abstrato
A essência do jazz contemporâneo e do Hip Hop se encontram em perfeita harmonia com as raridades da música brasileira dentro desse projeto. Formado pelos músicos e produtores Omig One, Calmão Tranquis e Guimas Santos, desde 2005 o Mental Abstrato já acumula na bagagem 4 discos lançados com exclusividade no Japão, Estados Unidos e diversos singles lançados por selos europeus, com grande reconhecimento internacional sendo precursores do estilo Jazz Rap no Brasil, representando a música brasileira contemporânea, dos subúrbios de São Paulo para o mundo.
Mental Abstrato vem ganhando destaque nos últimos anos, realizando shows em festivais de música pelo Brasil e mundo afora, tocando junto ou no mesmo palco que Elza Soares, João Donato, Azymuth, Duofel, Bocato e os americanos Robert Glasper, Joey Bada$$ os italianos Nu Guinea, entre outros. Já participaram de seus shows artistas convidados como a lendária cantora Claudya, Bocato, Tássia Reis, Rincon Sapiência, Karol Conka, Rico Dalasam, Di Melo, Karla da Silva, Rashid, Xênia França, Izzy Gordon e muitos outros.
Serviço:
SESC Teresópolis – 20/09 (sábado), às 19h30
Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis – RJ
SESC Tijuca – 23/09 (terça-feira), às 19h
R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
SESC São João de Meriti – 21/11 (sexta-feira), horário em breve
Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti – RJ
SESC São Gonçalo – 22/11 (sábado), horário em breve
Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo – RJ
Ingressos: R$ 15 (inteira), R$ 7,50 (meia entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional e programa Mesa Brasil), R$ 7,50 (convênio), R$ 5 (credencial plena), gratuito (público PCG)
Após 31 anos, dupla retoma a trajetória que marcou os anos 90 e anuncia gravação de novo DVD no dia 30 de setembro
O sertanejo brasileiro ganha um capítulo especial em 2025: Tiãozinho & Alessandro, dupla que embalou o país nos anos 90, está de volta. Conhecidos por sucessos como “Coceira de Bem Querer” — tema da novela Despedida de Solteiro (TV Globo) — e por participações nos principais programas de auditório da época, como Gugu, Faustão e Raul Gil, os irmãos retomam a carreira após mais de três décadas afastados dos palcos.
Filhos de duas das maiores lendas do gênero, Tiãozinho é irmão de Chitãozinho e Alessandro é irmão de Leonardo, a dupla carrega em sua história uma herança musical poderosa. Nos anos 90, conquistaram plateias lotadas em turnês pelo Brasil e ganharam espaço nas principais mídias, consolidando-se como parte da era de ouro do sertanejo romântico.
Agora, movidos pelo desejo de reencontro, maturidade e pela certeza de que sua história não havia se encerrado, eles anunciam oficialmente o retorno. O marco dessa nova fase será a gravação de um DVD inédito no próximo dia 30 de setembro, prometendo unir clássicos que fizeram sucesso à inéditas produções pensadas para dialogar com o cenário musical atual.
“A música nunca saiu da gente, e era hora de voltar”, afirmam.
“Essa volta é um presente para quem viveu os anos 90 — e para quem vai conhecer agora.”
Com estética raiz, mas produção moderna, o projeto busca conectar gerações. Além de novas canções, o DVD trará regravações de hits como “Coceira de Bem Querer”, resgatando memórias e ao mesmo tempo atualizando a linguagem para o público de hoje.
Para Tiãozinho & Alessandro, esse retorno não é apenas nostalgia, mas um reposicionamento no cenário atual, com planos de lançar um EP e abrir uma nova turnê nacional.
”O dia 30 marca o início de um novo capítulo na nossa história”, reforçam. O sertanejo tem história. E Tiãozinho & Alessandro são parte dela.
Hoje, o cantor e compositor Hajaj apresenta sua canção mais carregada de emoção até agora com a joia da soul moderna, “Space”. A faixa é mais uma prévia de In the Meantime, sucessor de seu aclamado álbum de estreia de 2021, Last Call For Coco. Produzida e escrita em parceria com Aidan Glover, “Space” soa como um marco em sua trajetória, revelando a força e a profundidade emocional que Hajaj é capaz de transmitir. Gravada inteiramente de forma analógica, a canção traz vocais quentes e roucos que vibram e reverberam sobre batidas de R&B envolventes e guitarras melancólicas e intensas.
Ele detalha a forma como a canção aborda emoções intensas: “Raiva. Traição. Tons saturados intercalados com silêncios ocasionais…”, reflete.
“Space” sucede os recentes singles “The Waiting Room”, “Yours or Mine” e “Maybe It’s You”, que também farão parte de seu novo EP In the Meantime, com lançamento marcado para 24 de outubro. O lançamento chega após algumas conquistas importantes em sua carreira, incluindo a abertura do show da lenda Stevie Wonder no Hyde Park, em Londres, onde conquistou milhares de novos ouvintes. O sucesso contínuo de seu álbum de estreia, Last Call For Coco (com mais de 180 milhões de streams até o momento), também resultou em uma parceria com a Emirates Airlines, que leva sua música a bordo de seus voos como artista em destaque.
Assista o clipe de “Space” aqui:
SOBRE HAJAJ:
O EP de estreia de Hajaj, Last Call For Coco (2021), mesclou elementos misteriosos — entre eles, uma identidade enigmática em sua capa — com letras profundamente pessoais sobre um relacionamento fadado ao fracasso, que desmoronava diante de questões de identidade, expectativas e confiança. Hoje, o álbum acumula mais de 180 milhões de streams e conquistou uma base de fãs global significativa, com as faixas “High No More” e “Love To Last” somando quase 140 milhões de reproduções.
Após o sucesso de Coco, Hajaj teve a honra de abrir o show de Stevie Wonder no BST Hyde Park, em Londres, onde encantou uma multidão de milhares de pessoas. Sua música também chamou a atenção da Emirates Airlines, que passou a destacar suas canções a bordo de seus voos e em sua revista oficial.
Em seu tão aguardado EP In the Meantime, coescrito e produzido por Aidan Glover, Hajaj encontrou seu lugar nos tons sépia e nos sons sólidos dos anos 1960 e 1970. Assim como os anti-heróis interpretados por Steve McQueen e os personagens elegantes de James Bond e Don Draper, Hajaj é ao mesmo tempo misterioso e clássico; um iconoclasta tanto no som quanto no estilo. Como os melhores contadores de histórias e mestres do blues, em “The Waiting Room” ele explora o coração partido e a incerteza por meio de linhas de baixo contínuas, batidas de soul envolventes e melodias roucas. “Yours or Mine” canaliza um funk dançante, e “Maybe It’s You” exibe uma boa dose de irreverência com metais marcantes e um refrão poderoso.
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
SABATON (@sabatonofficial) – a banda nº 1 do power metal no mundo e uma das mais bem-sucedidas da Suécia – lançou em 12 de setembro o novo single “Crossing The Rubicon”, com participação do vocalista Jonny Hawkins e do guitarrista Mark Vollelunga, ambos do NOTHING MORE. Esta versão especial colaborativa da faixa chega às rádios, enquanto a versão original estará disponível como parte do lançamento do álbum LEGENDS.
Misturando rock e história para fãs de todas as idades, LEGENDS chega em 17 de outubro pela Better Noise Music e marca a estreia da banda no selo. Pré-vendas já estão disponíveis AQUI.
“Trabalhar com nossos irmãos americanos do NOTHING MORE em nosso novo single ‘Crossing The Rubicon’ foi um prazer absoluto”, diz o vocalista Joakim Brodén. “Quando compartilhamos a música com eles, eles realmente gostaram e ficaram genuinamente empolgados com a colaboração, o que nos deixou ainda mais animados. Há algo poderoso em unir dois mundos através da música.”
“Estou muito feliz que tivemos a chance de nos juntar aos nossos novos colegas de gravadora do NOTHING MORE para esta faixa”, continua o baixista Pär Sundström. “Colaborar com eles adicionou um toque especial. Essa é uma surpresa bacana tanto para os fãs deles quanto para os nossos!”
O vocalista do NOTHING MORE, Jonny Hawkins, afirma: “Essa música desperta aquele velho espírito de guerra em mim e me faz querer cavalgar direto pelos portões do inferno. Tenho orgulho de fazer parte dela com uma banda incrível como o Sabaton.”
O guitarrista do NOTHING MORE, Mark Vollelunga, acrescenta: “Estamos muito honrados e empolgados em lançar esta colaboração com nossos novos colegas suecos de gravadora, o Sabaton. Foi divertido fazer algo um pouco diferente do que estamos acostumados, e estamos felizes que eles quiseram que colocássemos o nosso tempero especial do NOTHING MORE no metal escandinavo deles.”
Ao longo do apropriadamente intitulado LEGENDS, o SABATON – Joakim Brodén (vocais), Pär Sundström (baixo), Chris Rörland (guitarra), Thobbe Englund (guitarra), Hannes Van Dahl (bateria) – mergulha em algumas das figuras históricas mais grandiosas e admiradas, como Joana D’Arc, Napoleão Bonaparte, Júlio César e o lendário mestre espadachim Miyamoto Musashi.
Para “Crossing The Rubicon”, o foco recai sobre Júlio César, que ascendeu na República Romana como cônsul. Ele promoveu reformas para reduzir a corrupção e aliviar a tributação, enquanto liderava suas legiões em vitórias na Gália, derrotando tribos como os Arvernos, Helvécios e Belgas, expandindo o território romano até os rios Reno e Danúbio. À medida que sua influência crescia, rivais políticos tornaram-se cada vez mais hostis. Em resposta, ele atravessou o lendário rio Rubicão, deflagrando uma guerra civil. Após derrotar seus inimigos na Itália, Grécia e Egito, retornou a Roma com poderes ditatoriais, implementando o calendário juliano e modernizando obras públicas. Porém, nos Idos de março de 44 a.C., foi assassinado por conspiradores do Senado, encerrando seu governo, mas deixando um legado imenso como estrategista e líder ambicioso que remodelou o futuro de Roma.
“Todo mundo conhece a frase ‘Veni, vidi, vici’,” diz o baixista Pär Sundström. “É icônica, assim como o próprio César. Ele foi uma força da natureza que transformou todo um império. E sua história… bem, é puro material Sabaton. Quando fizemos alguns testes internos com as novas músicas e mostramos para nossos amigos mais próximos e colegas, percebemos rapidamente que essa era uma das – senão a – principais faixas do novo álbum. Vamos ver se os fãs concordam.”
“Júlio César é uma figura incrivelmente fascinante,” continua o vocalista Joakim Brodén, “e sejamos honestos, ele é conhecido no mundo todo por um motivo! Sua história é lendária. Ele foi um general brilhante, um líder ousado e um pioneiro da história antiga. Sua trajetória tem guerra, ambição, traição… tudo o que se encaixa perfeitamente no universo do Sabaton. Ele não apenas lutou batalhas; ele mudou o curso da história. Essa mistura de estratégia, drama e poder bruto fez dele uma escolha natural para LEGENDS.”
LEGENDS estará disponível em vários formatos físicos e edições exclusivas, incluindo CD, 2 CD digibook, 2 CD earbook (ambos incluindo a exclusiva Storyteller Edition), 11 edições únicas em vinil (cada uma com cor especial e arte exclusiva), além de cores adicionais exclusivas em vinil e uma caixa limitada (com mais uma cor exclusiva de vinil, o 2 CD earbook e uma fita cassete colorida como formato exclusivo). Pré-vendas já disponíveis AQUI.
Entre as 11 edições únicas em vinil, cada uma retratando uma figura lendária, LEGENDS será disponibilizado também como a Julius Caesar Edition.
Capa de Julius Caesar Edition
LEGENDS é uma odisseia do rock que transcende o tempo e as fronteiras, com riffs de guitarra melódicos, corais arrepiantes e refrões épicos. Representa uma ousada evolução na forma de contar histórias, mergulhando de cabeça no coração das figuras mais formidáveis e enigmáticas da história. Não são apenas canções de rock – são hinos de batalha esculpidos no sangue e no legado de guerreiros, reis, estrategistas e revolucionários.
É a primeira vez que todos os integrantes da banda se reuniram para contribuir no processo de composição. Este é o SABATON como você nunca ouviu antes – implacável e sem limites. LEGENDS é uma jornada global pelos anais da guerra, da liderança e da vontade inquebrantável.
O SABATON sempre teve como marca registrada escrever canções sobre batalhas históricas, guerras e atos de heroísmo, o que consolidou seu impacto junto a uma base de fãs leal e de longa data. Para este novo álbum, eles colaboraram novamente com sua rede de especialistas – desenvolvida ao longo dos anos desde o lançamento do canal de história de Sabaton no YouTube, para garantir que mais uma vez o trabalho fosse o mais fiel possível à realidade.
Eles seguem trabalhando com o artista gráfico Peter Sallai para criar a impactante arte do álbum, e o produtor Jonas Kjellgren retorna aos estúdios suecos Black Lounge para dar vida ao som clássico do SABATON, já conhecido mundialmente.
Quatro músicas já foram lançadas de LEGENDS: “The Duelist” e “Lightning at the Gates” (25 de julho), “Hordes of Khan” (6 de junho) e “Templars” (25 de abril):
“The Duelist”: Ouça AQUI e assista ao lyric video AQUI. A faixa já ultrapassou 3 milhões de streams, e o vídeo já foi visto mais de 1 milhão de vezes.
“Lightning at the Gates”: Ouça AQUI e assista ao lyric video AQUI. A faixa já ultrapassou 2,6 milhões de streams, e o vídeo já foi visto mais de 1 milhão de vezes.
“Hordes of Khan”: Ouça AQUI e assista ao videoclipe AQUI. A faixa já ultrapassou 6,3 milhões de streams, e o vídeo já foi visto mais de 1,4 milhão de vezes.
“Templars”: Ouça AQUI e assista ao videoclipe AQUI. A faixa já ultrapassou 19,1 milhões de streams, enquanto o videoclipe oficial e o lyric video somam mais de 5,7 milhões de visualizações.
Em mais de duas décadas desde sua formação, o SABATON já foi headliner em grandes festivais, lotou arenas em todo o mundo e conquistou uma legião de fãs leais ao construir uma reputação como uma das bandas mais trabalhadoras da cena. Desde o álbum de estreia em 2005, acumularam certificações em ouro, platina e multi-platina em diversos territórios com seus 10 álbuns de estúdio. Oito de seus álbuns alcançaram o Top 10 das paradas internacionais, sendo que seis chegaram ao Top 5. O SABATON recebeu oito indicações ao Metal Hammer/Golden Gods Awards, vencendo como “Breakthrough Artist” em 2011 e como “Best Live Band” em três ocasiões diferentes, além de uma indicação ao Grammis (o equivalente sueco ao Grammy norte-americano) como melhor banda de heavy metal. No total, já acumularam mais de 3 bilhões de streams em todas as plataformas digitais e 2 bilhões de visualizações no YouTube.
Sobre a ForMusic: Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.