Idealizador do Machonaria, Anderson Silva falou sobre as polêmicas do movimento
Casado e pai de quatro meninos, o pastor Anderson Silva é o convidado do 92º episódio do podcast PodCrê. Idealizador do Machonaria, que tem como missão resgatar a masculinidade bíblica, o líder cristão revelou ter uma extrema compaixão com os homossexuais.
“O verdadeiro homem de Deus deve andar ao lado de homossexuais porque, talvez, o problema do homossexual é um padrão paterno masculino bíblico. Eles nunca viram um homem, eles nunca viram um pai. Então, você está convicto de que é um homem de Deus? Então, por que você faz piada com homossexuais ao invés de inspirá-los à mudança através da sua postura masculina mais Apesar do nome Machonaria, ser homem não é ser o machão” – afirmou o pastor.
Por falar na postura masculina, Anderson deu sua opinião acerca dos Legendários, que se popularizou entre os homens, principalmente entre famosos como Thiago Nigro, Tirulipa e o ex-BBB Eliezer. O movimento que promete levar os homens a encontrarem a sua melhor versão gerou polêmica na internet e se tornou assunto até mesmo fora da comunidade evangélica.
Apesar das semelhanças entre Legendários e Machonaria, já que ambos são voltados para homens, o pastor faz questão de esclarecer as diferenças entre os dois ministérios.
“O Legendários é evangelístico e o Machonaria é santificador, confrontador. Então, o Legendários vai te conscientizar ou te converter através de uma experiência com Deus. O Machonaria é um trator pavimentador e vai passar por cima de você, dos seus pecados, da sua imoralidade e trazer à luz da Bíblia a clareza para que você decida ser um outro homem”
Apesar das diferenças, Anderson já chegou a pregar num encontro de Legendários e afirma que as polêmicas que envolvem o movimento acabam sendo um efeito colateral que pode ser evitado.
“Tudo vira moda para alguns, mas o Machonaria é mais radical e por isso a gente é antipopular. Todo mundo soube de três legendários que agrediram uma mulher na saída de um A liderança ficou sabendo e excluiu a pessoa. Eu fui pregar em um grupo de Legendários e, quando a gente foi jantar com o pastor, tinha um legendário lá com a esposa seminua tomando whisky. Tem que ter um zelo porque muitos vão por causa de networking. O Legendários funciona para salvar, mas a gente precisa doutrinar esses homens” – reforçou o pastor.
Produzido pelo Pleno.News, o PodCrê está em sua quarta temporada falando sobre fé e vida espiritual e conta com mais de 200 mil inscritos em seu canal no YouTube. O podcast também está disponível no Spotify, na Deezer, no Apple Podcasts e na Amazon Music.
Confira a participação do pastor Anderson Silva no PodCrê no YouTube:
Após curtir dias em Ibiza, casal explora a beleza da Costa Amalfitana e o charme histórico de Roma
A renomada psicóloga Renata Camargo, referência em desenvolvimento emocional, embarcou ao lado do marido, Leandro Gonçalves da Silva, em uma viagem inesquecível pela Europa.
O roteiro, que teve início em Ibiza, ganhou um novo capítulo com a chegada do casal à Itália. Hospedados na charmosa cidade de Vico Equense, localizada na famosa Costa Amalfitana, Renata e Leandro visitaram os principais cartões-postais da região, como Sorrento, Positano, Amalfi e a paradisíaca ilha de Capri.
Encerrando a viagem em grande estilo, o casal seguiu para Roma, onde mergulhou na riqueza cultural e histórica da capital italiana. Entre os pontos turísticos visitados, estão o Coliseu, o Fórum Romano, a Fontana di Trevi, o Vaticano e outros marcos que simbolizam a grandiosidade do Império Romano.
Além de recarregar as energias, a viagem serviu como inspiração para novos projetos profissionais de Renata, que une sua bagagem acadêmica à vivência emocional para transformar vidas.
A primeira noite do Festival Folclórico de Parintins 2025 foi marcada por emoção, reencontros e presenças ilustres no Camarote Brahma. Entre os convidados que viveram a experiência exclusiva do espaço, um dos destaques foi a apresentadora e influenciadora Vivian Amorim, amazonense e apaixonada pela cultura local.
Vivian aproveitou a noite para celebrar suas raízes e compartilhar nas redes sociais os momentos especiais ao lado de amigos e outros convidados. O Camarote Brahma recebeu também nomes como Isabelle Nogueira, Gabriel Pinheiro, Bruna Castro, Rodrigo Bapho, Matheus Videu e Rayssa Santos, reforçando o clima de celebração e conexão com o público.
Com vista privilegiada para o Bumbódromo e ativações que traduzem a essência da Brahma, o espaço tem sido ponto de encontro entre cultura, festa e emoção durante o festival. A programação segue ao longo do fim de semana com novas experiências e convidados especiais.
Logo após encerrar sua apresentação emocionante na arena como cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle fez questão de marcar presença no Camarote Brahma, onde foi recebida por Thiago Menezes, diretor da Ambev, e Paolla Pio, gerente regional de Marketing da Ambev. A noite foi de celebração e encontros, reforçando a conexão da marca com a cultura amazônica e com os artistas que fazem a festa acontecer.
“Acredito que a presença de uma marca como a Brahma seja de grande relevância. O Festival de Parintins é uma celebração da cultura popular amazônica e reúne artistas de diferentes origens. É um movimento que nasce da nossa terra, fortalece a economia local e proporciona sustento a muitos artistas. O apoio a essa iniciativa, a celebração, a interação e este momento em particular, como minha presença neste camarote, demonstram o valor que a empresa atribui aos artistas. Essa valorização, que acontece em nossa terra, impulsiona um movimento genuíno e essencial para quem vive da cultura. Agradeço imensamente”, destacou Isabelle.
A passagem da artista pelo espaço celebrou essa parceria com a Brahma, que nesta edição reforça ainda mais seu apoio à cultura local, ao mesmo tempo em que promove encontros com influenciadores, imprensa e personalidades que valorizam a festa de Parintins.