Vumbora, Zilado, Dále, Rio Preguiças, Toboéeeguas e Rambora são as atrações do parque que remetem os costumes do estado
O Valparaíso Adventure Park não tem como foco apenas entreter e oferecer diversão, mas também preservar e divulgar a rica cultura maranhense. Com um conceito inovador, o parque aposta na valorização da identidade local ao nomear suas atrações com gírias e expressões típicas do estado, criando uma conexão única com seus visitantes.
A nova atração do parque, “Vumbora”, exemplifica essa proposta. O nome, que é uma expressão popular do Maranhão e significa algo como “vamos lá” ou “partiu”, traduz a energia e a receptividade do povo maranhense. “Os nomes das nossas atrações são totalmente inspirados em nosso estado. Fugimos do tradicional, que é comum na maioria dos parques, e escolhemos nossas gírias regionais. Isso cria uma identidade única, algo que chama atenção pelo nome diferente”.
Além do “Vumbora”, o parque traz outras atrações com nomes igualmente autênticos, como Invocado, Zilado, Dále, Rio Preguiças, Toboéeeguas e Rambora. Cada um desses nomes é uma homenagem à cultura local, a formas divertidas e descontraídas de expressar o modo de viver e falar dos maranhenses. Em vez de nomes genéricos, que poderiam ser encontrados em qualquer parque do mundo, Valparaíso Adventure Park utiliza suas gírias para garantir personalidade a cada espaço.
O impacto dessas escolhas vai além do mero apelo visual ou sonoro. “O nome “Vumbora”, por exemplo, torna-se parte da experiência do visitante, que pode usá-lo em outros momentos, criando uma relação mais divertida com a atração, como vumbora naquela atração”, completa Pablo, destacando como essas expressões tornam o momento ainda mais especial e imersivo.
A proposta do parque reforça não só o orgulho do complexo sobre o estado, mas também ajuda a disseminar as gírias e expressões maranhenses para aqueles que, talvez pela primeira vez, estão em contato com o estado e sua cultura.
Sobre o Valparaíso Adventure Park
O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.
Celebração de 20 Anos de Tradição e Sustentabilidade Paranapiacaba, Santo André – SP, A Associação Caminhos do Cambuci tem a honra de anunciar a 20ª edição do Festival do Cambuci de Paranapiacaba, um evento que celebra a cultura, a tradição e a sustentabilidade da região. O festival, que acontecerá em abril, durante todos os finais de semana e feriados, oferecerá uma programação diversificada que inclui:
⦁ Atrações Musicais com grandes artistas ⦁ Oficinas Gastronômicas com pratos típicos de cambuci ⦁ Feira de Artesanato com produtos locais ⦁ Concurso Gastronômico com pratos criados com cambuci ⦁ Documentários sobre a história e cultura da região ⦁ Atrações Culturais com apresentações e exposições ⦁ Brincadeiras Infantis
O cambuci, fruto nativo da Mata Atlântica, é o protagonista do festival e será celebrado em todas as suas formas e sabores. Essa fruta é cientificamente conhecida como Campomanesia phaea. Ela vem do cambucizeiro, uma árvore nativa da Mata Atlântica na vertente da Serra do Mar Paulista. Acredita-se que a origem do nome Cambuci, seja derivada de Kãmu-si. É um termo tupi-guarani que se refere a um tipo de pote de argila feito para armazenar água, cujo formato é semelhante ao fruto do Cambuci
Nossa feira acontece desde Dezembro de 2016. No antigo Mercado – da Vila de Paranapiacaba – Santo André, composta por 22 expositores, moradores e municípios convidados a unir suas forças, com objetivo difundir o fruto nativo da Mata Atlântica, o Cambuci é patrimônio imaterial de nossa cidade. Nossa Missão é promover a conservação da Mata Atlântica e o desenvolvimento sustentável da comunidade local por meio da valorização e difusão do cambuci, estimulando a produção artesanal, gastronômica e cultural relacionada a este fruto emblemático.
A Associação Caminhos do Cambuci está empenhada em fazer do cambuci, um fruto único da Mata Atlântica, um símbolo de inovação, sustentabilidade e cultura. Nossa missão é promover a conservação ambiental e o desenvolvimento comunitário sustentável, destacando o valor do cambuci através de práticas inovadoras que abrangem desde a gastronomia até o artesanato. Nos pautamos em valores como sustentabilidade, comunidade, inovação, tradição e qualidade, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural da região de Paranapiacaba e incentivar o uso consciente dos recursos naturais. Visamos alcançar reconhecimento ampliado pela promoção do cambuci, contribuindo para a preservação da Mata Atlântica e para a prosperidade da nossa comunidade, transformando este fruto nativo em um estandarte de práticas sustentáveis e inovadoras.
A Associação Caminhos do Cambuci, foi certificada como Ponto de Cultura pelo governo federal, tem como missão promover a conservação da Mata Atlântica e o desenvolvimento sustentável da comunidade local por meio da valorização e difusão do cambuci.
O 20º Festival do Cambuci de Paranapiacaba é um evento imperdível para quem ama a cultura, a natureza e a gastronomia. Não perca!
Nos dias 2, 3 e 4 de abril, a cidade de Socorro (SP) será palco do Encontro Nacional da Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica (ABIME). O evento reunirá jornalistas de diversas regiões do país, incluindo representantes de estados como São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro, para explorar as belezas naturais, hospedagens e atrativos turísticos do município, reconhecido pelo seu turismo de aventura e acessível.
O encontro acontece logo após o 6º Prêmio ABIME Turismo, que será realizado no dia 2 de abril, na Expotel, localizada no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A Expotel, promovida por Bruno Omori, presidente de honra da ABIME, será o local da cerimônia de premiação, que, além de reconhecer os destaques do setor turístico, também contará com a entrega do Prêmio Mulher, criado em 1978 pela presidente da ABIME, a jornalista Vera Tabach, para homenagear mulheres de relevância em diversas áreas de atuação. Acontecerá também , a participação da menina Sofia Bornschlegell, membro da comitê Kids e Teens da ABIME, que falará sobre a visão das novas gerações, sobre o Turismo Sustentável.
Além disso, nos dias 2 e 3 de abril, será realizada uma homenagem póstuma à jornalista Rita Minami, que seria uma das homenageadas com o Prêmio Turismo. Rita Minami foi responsável por sugerir o encontro na cidade de Socorro e esteve diretamente envolvida na organização do evento, deixando um legado importante para o setor.
Após a premiação, os jornalistas embarcarão para a cidade de Socorro com a empresa de mobilidade corporativa Paxtour, do empresário Auro Nardelli Wandermüren, onde participarão de uma programação especial organizada pelo prefeito Mauricio de Oliveira Santos, pela Secretaria de Turismo e pela COMTUR por Jaqueline Franco. O roteiro da Press Trip foi cuidadosamente elaborado para apresentar os principais pontos turísticos da cidade.
No dia 3 de abril, a cidade receberá os profissionais da imprensa com um coquetel de boas-vindas no Hotel Campos dos Sonhos seguido de palestras e uma reunião que contará com a presença de autoridades e empresários locais. Durante o evento, a presidente nacional da ABIME, a jornalista Vera Tabach, empossará os novos diretores da entidade.
Os jornalistas ficarão hospedados nos diversos hotéis fazenda e pousadas da cidade.
No dia 4, o encerramento do Encontro Nacional da ABIME será marcado por um almoço de confraternização entre os participantes.
A iniciativa visa não apenas fortalecer o intercâmbio entre os jornalistas especializados, mas também destacar Socorro como um dos principais destinos turísticos do estado de São Paulo, promovendo suas qualidades e estrutura para receber visitantes de todo o país.
Mais informações: Renata Tabach de Paiva 11 981507737
A maquiadora profissional Paula Santos fez sua estreia no Carnaval 2025 com grande estilo, levando seu talento para duas das principais escolas de samba de São Paulo. A profissional, que já é referência em maquiagem para eventos e produções artísticas, participou dos desfiles da Colorado do Brás e da Império de Casa Verde, assinando a beleza de musas e personagens emblemáticos.
“Fevereiro foi um mês especial, pois além de ser meu aniversário, foi minha estreia no Carnaval. E como um presente do universo, recebi o convite para maquiar em duas escolas incríveis”, comemora Paula.
Na Colorado do Brás, que abriu os desfiles do Grupo Especial, Paula foi responsável pela maquiagem das musas do carro Abre-Alas. “Foi emocionante começar minha trajetória no Carnaval com a primeira escola a entrar na avenida. Senti que entrei com o pé direito!”, afirma. Já na Império de Casa Verde, a maquiadora trouxe ainda mais brilho para os personagens do carro alegórico dos Heróis. “Cada produção foi feita com muito carinho e dedicação. O Carnaval tem uma energia única, e fazer parte disso foi inesquecível”, completa.
Com uma trajetória consolidada no setor da beleza, Paula Santos atende em seu estúdio localizado no ABC Paulista, um espaço dedicado à sofisticação e ao cuidado com suas clientes. Especializada em maquiagem para noivas, madrinhas, eventos sociais e produções para TV e moda, ela se tornou uma referência no segmento, sempre atenta às tendências e novidades do mercado. Além disso, também oferece serviços como penteado, design de sobrancelhas, escova e massagem, proporcionando um atendimento completo.
Outro diferencial do trabalho de Paula é o atendimento VIP, realizado em domicílio, hotéis e eventos, garantindo comodidade e um serviço exclusivo para suas clientes. “Minha missão é valorizar a beleza de cada pessoa e tornar momentos especiais ainda mais inesquecíveis. O Carnaval foi mais uma oportunidade incrível de fazer isso”, afirma.
Com essa experiência no Carnaval, Paula Santos amplia ainda mais seu portfólio e reforça sua versatilidade no mundo da maquiagem. Para acompanhar seu trabalho e novidades, siga no Instagram: @paulasantosmakeup.
Serviço: Estúdio Paula Santos Makeup Endereço: Rua Galeão Carvalhal, 307 – Bela Vista – Santo André Instagram: @paulasantosmakeup.