Na próxima edição do programa Papo de Acionista, intitulado de O Papel do Engajamento no crescimento das marcas, Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad, plataforma de engajamento de marcas e inteligência de mídia, irá mostrar como a empresa está revolucionando o mercado publicitário brasileiro ao aplicar inteligência artificial e dados de comportamento para mensurar, em tempo real, o impacto de ações publicitárias, seja em televisão, rádio ou streaming. A proposta da Tunad é simples, mas poderosa: deixar de avaliar campanhas apenas pela audiência estimada e passar a entender o que realmente movimenta as pessoas.
Durante a entrevista, mediada pela publicitária Ediana Avelar, o empresário deve destacar casos como o de uma empresa anunciante no Big Brother Brasil. Segundo ele, a plataforma identificou mais de 15 mil buscas adicionais geradas logo após a veiculação de um merchandising, capturadas com precisão na janela exata da ação. “Hoje, sabemos diferenciar peças que geram mais de dez minutos de engajamento contínuo daquelas que falham em três ou quatro minutos. Antes se media audiência, agora se mede reação do consumidor”, afirma.
A base tecnológica da Tunad inclui mais de 140 mil comerciais analisados e bilhões de registros de dados acumuladas desde 2014. Esse histórico alimenta algoritmos de predição que recomendam, com base técnica, os melhores planos de mídia — considerando canal, horário, frequência e orçamento. “É uma predição usando algoritmos avançados e baseada em comportamento real e não em pesquisas declarativas”. Um dos diferenciais da Tunad é a capacidade de analisar a eficácia do criativo. Com técnicas de visão computacional e semântica, a plataforma identifica os elementos de cada peça como cores, sons, QR codes, posicionamento de logotipos, ambientações, expressões e até emoções ativadas. Esses dados são reunidos em um índice técnico de atenção e engajamento.
A plataforma também diferencia spots tradicionais de merchandisings espontâneos, como testemunhais de apresentadores. Com base em IA, é possível identificar não apenas se o merchan foi feito, mas qual foi o grau de completude em relação ao script original. “Se o locutor falou só 35% da mensagem esperada, você perdeu parte da comunicação. Isso afeta diretamente as vendas”, destaca.
Um caso emblemático também será citado pelo CEO e envolve um anunciante do setor de produtos naturais no Nordeste. Ao utilizar a plataforma, a empresa descobriu que cerca de 40% das inserções contratadas em rádios não estavam sendo veiculadas, o que representava prejuízo direto na mídia e perdas ainda maiores em vendas. “Hoje, com IA, conseguimos detectar automaticamente um merchan, identificar o anunciante e avaliar se ele seguiu o padrão esperado.”
A Tunad também está integrada à CService, referência em inteligência de mídia e reputação de marcas. Enquanto a Tunad cobre canais pagos: TV, rádio, YouTube, podcasts e transmissões ao vivo, a CService monitora veículos jornalísticos e influenciadores, aplicando análise de sentimento, atribuindo relevância por canal e classificando o impacto de cada menção.
A solução da Tunad já é usada por grandes bancos, como Santander e C6 Bank, montadoras, agências de publicidade e emissoras de TV, entre elas Record e afiliadas da Globo. Essas emissoras utilizam os dados para fortalecer seus departamentos comerciais, identificando quais marcas têm melhor desempenho em cada horário.
Segundo ele, o modelo de negócios da Tunad está migrando de SaaS (Software as a Service) para IaaS (Insights as a Service) e, mais recentemente, para Results as a Service. O foco não está mais em oferecer acesso à plataforma, mas em entregar insights acionáveis, com respostas prontas.
Para o CEO, o mais importante que IA é o que se faz com ela. “Não vendemos inteligência artificial, ela é o meio, não o fim. O que entregamos são respostas acionáveis que geram resultado.”
O Papo de Acionista acontecerá no dia 02 de junho, às 19h30, no instagram @diariodoacionista.