O Bloco Carmelitas vai escolher seu samba para o Carnaval. Evento tem entrada colaborativa e chopp grátis das 18h às 19h30. Abertura fica por conta do Grupo Como Antigamente e nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann
O Bloco Carmelitas e o Grupo Arruda, se apresentam neste sábado, dia 25 de janeiro, no Casarão do Firmino. A festa vai bombar, já que teremos a escolha do samba-enredo do Carmelitas e o Grupo Arruda botando todo mundo para sambar com aquela sequência de sambas de Raiz, que o público já conhece.
O evento começa a partir das 15h e tem chopp grátis das 15h às 16h30. O Grupo Como Antigamente faz a abertura da noite e nos intervalos tem a DJ Nicolle Neumann. A entrada é colaborativa. Paga o quanto puder e paga se quiser. O Casarão fica na Rua da Relação, 19, na Lapa. Classificação: 18 anos. Mais informações: 21 99926-5295.
BLOCO DAS CARMELITAS E O CARNAVAL DE RUA NO RIO
O Bloco das Carmelitas saiu pela primeira vez no segundo semestre de 1990 para homenagear Laurinda Santos Lobo, socialite cuja casa abrigou as mais badaladas festas do Rio de Janeiro, no bairro de Santa Teresa, nas primeiras décadas do século XX. Composto inicialmente por peladeiros que jogavam futebol no terreno ao lado da referida casa de Laurinda (hoje o Parque das Ruínas), no ano seguinte o bloco já abriu e fechou a folia no bairro, com duas saídas – uma na sexta que antecede o carnaval e outra na terça-feira gorda –, o que se repete até hoje.
Como Santa Teresa surgiu a partir da fundação do Convento das Carmelitas, os foliões e amantes do bairro deram o nome de Carmelitas ao bloco e criaram a lenda de que, todo ano, uma freira pula o muro do convento para brincar o carnaval na sexta e volta para a clausura na terça, virando tradição no bloco homens e mulheres vestirem hábitos de freira na cabeça, para que a “fujona” possa brincar em paz, sem ser facilmente reconhecida. Além das fantasias de freiras, passou a fazer parte do bloco também uma grande boneca, que se apresenta para o público como a carmelita mais animada.
Quando ainda não dispunha de patrocinadores, o bloco se mantinha através da venda de camisetas. Para criar essas camisetas, convidou cartunistas, designers e artistas plásticos, entre os quais se incluem Aliedo, Cassio Loredano, Jô Oliveira, Selarón, Ana Durães e Marcia Cisneiros. Com a chegada dos patrocinadores, a venda das camisetas deixou de ser determinante para o custeio dos desfiles, mas as camisetas continuam a ser parte importante de nossa identidade.
Pela maneira irreverente e bem-humorada de produzir cultura, o Carmelitas é considerado um dos mais charmosos blocos da cidade e parte importante da história da folia carioca. É também um dos blocos com mais retorno de mídia.
No início dos anos 2000, o carnaval de rua do Rio de Janeiro cresceu extraordinariamente e o Carmelitas, preocupado com os problemas que o sucesso começou a trazer, se uniu a outros blocos para fundar a Sebastiana, Associação de Blocos do Centro, Zona Sul e Santa Teresa, pioneira na colaboração com as autoridades e associações de moradores para que o carnaval não perdesse o charme nem roubasse a paz das ruas que o abrigavam. Tal demonstração de responsabilidade chamou a atenção também de empresas e meios de comunicação, que passaram a apoiar os blocos sobrecarregados com custos inimagináveis quando eles surgiram.
Sem perder a espontaneidade, hoje o Carmelitas e os outros blocos da Sebastiana realizam desfiles organizados e aproveitam para dizer com bom humor o que pensam sobre a sociedade e a cidade e para dar exemplos de sustentabilidade, como a proposta do Carnaval Limpo, que consiste em contratar equipes para recolher o lixo acumulado durante os cortejos.
Sobre o Grupo Arruda:
O Arruda é formado por sete integrantes. Sua batucada, uma das mais elogiadas do cenário do samba carioca, é composta por Gustavo Palmito (repique de mão e percussão geral), Fabão Araujo (surdo), Marcelinho (tan tan), Anderson Popó (percussão geral), Nego Josy (voz e pandeiro); além de Armandinho do Cavaco (cavaquinho bandolim), e a voz marcante de Maria Menezes, para muitos considerada a melhor cantora da nova geração do samba, vencedora da Mostra de Novos Talentos Carioca da Gema 2010, e indicada ao 29o Prêmio da Música Brasileira no Teatro Municipal com o Projeto EPreta. Este é o Grupo Arruda!
Casarão do Firmino – Palácio do Samba
Sobre a Casa, um “Palácio do Samba”, como é popularmente conhecido, localizado no berço da boemia carioca, no bairro da Lapa, entre o Centro e a zona sul do Rio de Janeiro, o Casarão do Firmino é conhecido pelas tradicionais rodas de samba que reúnem grandes nomes do cenário musical, pessoas de todos os cantos do Rio de Janeiro, além de turistas brasileiros e estrangeiros.
O idealizador do Casarão é o empresário Carlos Firmino, de 42 anos, que dá nome ao espaço cultural, que ocupa uma área coberta e ampla, de fácil acesso, situada na efervescência cultural do Rio. O Casarão também é símbolo de resistência. Os eventos buscam resgatar a essência do samba, com entradas gratuitas ou colaborativas, em que cada frequentador contribui se quiser e com quanto puder. O principal objetivo é manter vivo o ritmo que mexe com pessoas do mundo inteiro.
“Amarra a marimba e espalhe a fofoca!” O bordão já é uma marca. A expressão criada por Carlos Firmino para divulgar as atrações do Casarão, hoje, é repetida por artistas e frequentadores assíduos do espaço mais concorrido da boêmia Lapa. E não apenas a frase ganhou fama. A fila que se estende pela rua da Relação e toma a calçada da esquina, na Lavradio, reforça que o Palácio do Samba é ponto de encontro de cariocas e turistas.
Aliás, o local parece estar mesmo na moda. É cada vez mais comum encontrar no estacionamento decorado – são samambaias, lâmpadas, placas e pinturas que celebram orixás e homenageiam Nelson Mandela – atores, atrizes, jornalistas, influenciadores digitais e grandes nomes do mundo do samba. Recentemente, Moacyr Luz, Xande de Pilares, Pique Novo, Sombrinha, Feyjão, Jorge Aragão passaram pela casa.
Vinny Santa Fé, Délcio Luiz, Gabriel da Muda, Nego Álvaro, Toninho Geraes e Serginho Meriti também estão sempre presentes e são sinônimo de sucesso de público. O grupo Arruda é outra atração que atrai fãs de todos os cantos da cidade, assim como o Pagode da Beta, potência dessa geração que não deixa o samba morrer.
SERVIÇO Bloco Carmelita e Grupo Arruda no Casarão do Firmino. Abertura do Grupo Como Antigamente Intervalos tem a DJ Nicolle Neumann DATA: 25 de Janeiro ( Sábado) LOCAL: Rua da Relação, 19, na Lapa Horário: A partir das 15h. ENTRADA COLABORATIVA
Classificação: 18 anos
Mais informações: 21 99926-5295
Nick Cave & The Bad Seeds anunciam seu novo álbum ao vivo Live God, um testemunho impressionante da turnê Wild God, que encantou plateias no Reino Unido, Europa e América do Norte entre 2024 e 2025. Ao longo de 15 faixas ao vivo, o álbum captura a natureza intensamente transcendente desses shows inesquecíveis — que, nas palavras do próprio Nick Cave, foram “um antídoto contra o desespero”.
Com lançamento previsto para 5 de dezembro, Live God já está disponível para pré-venda nos formatos LP duplo em capa dupla premium, CD duplo e digital. O primeiro single, “Wild God (Live God)”, já pode ser ouvido e baixado AQUI. O álbum será lançado pelo selo Bad Seed, em parceria com Play It Again Sam.
O repertório expansivo inclui apresentações de todas as faixas do aclamado álbum de estúdio Wild God (2024), além de versões arrebatadoras de clássicos do catálogo da banda, como “From Her To Eternity”, “Papa Won’t Leave You, Henry” e “Into My Arms”.
Na última etapa da turnê, The Wild God Tour seguirá para Austrália e Nova Zelândia em fevereiro de 2026. Depois, a banda retorna à Europa no verão de 2026 para uma série monumental de novos shows ao ar livre e participações em festivais, começando em 10 de junho, no Malahide Castle, na Irlanda, e passando por Alemanha, Dinamarca, República Tcheca, Áustria, Grécia, Itália, Bélgica, Portugal, França, Reino Unido, Croácia, Sérvia, Romênia, Noruega e Lituânia.
A turnê se encerra de volta à França, no festival Rock en Seine, em 28 de agosto, com mais datas a serem anunciadas.
Informações sobre ingressos e horários de venda estão disponíveis em nickcave.com
A temporada épica de shows inclui também o já esgotado show exclusivo no Reino Unido, no Preston Park, em Brighton, em 31 de julho (sexta-feira). Esse show é mais do que uma simples data na turnê — é um retorno às origens. A relação de Nick Cave com a cidade de Brighton é profunda e única, tornando Preston Park 2026 um marco histórico tanto para a cidade quanto para a banda.
Formatos de Live God:
Vinil Duplo (LP) – Edição premium em capa dupla (gatefold) com acabamento especial spot-UV gloss nas partes internas. Os discos vêm em envelopes internos impressos coloridos.
CD Duplo – Edição premium em embalagem digisleeve com lombada reforçada (remus spine) e acabamento spot-UV gloss nas partes internas. Os CDs vêm em envelopes coloridos de cartão.
Live God Tracklist de Live God
Frogs
Wild God
O Children
From Her to Eternity
Long Dark Night
Cinnamon Horses
Tupelo
Conversion
Bright Horses
Joy
I Need You
Carnage
Red Right Hand
White Elephant
O Wow O Wow (How Wonderful She is)
Papa Won’t Leave You Henry
Into My Arms
As The Waters Cover The Sea
Formação ao vivo de Nick Cave & The Bad Seeds:
Nick Cave, Warren Ellis, Colin Greenwood, Jim Sclavunos, George Vjestica, Larry Mullins, Carly Paradis
Wild God na imprensa:
“Essa obra-prima vai fazer você se apaixonar novamente pela vida ★★★★★” – The Guardian “Um disco profundamente humano — o pastor se afasta de seus sermões para buscar o êxtase e o encantamento ★★★★” – MOJO “Um álbum que fará você acreditar no poder transformador do amor ★★★★★” – The Independent “Um álbum inspirador de um músico pronto para viver novamente ★★★★” – The Scotsman “Uma celebração feroz do amor (9/10)” – Uncut “Uma experiência fantástica e luminosa… (9/10)” – CLASH “Com sede de vida, o outrora príncipe das trevas deixa a luz entrar ★★★★” – NME “Um motim de rock gospel — os Bad Seeds mais incendiários em 20 anos” – The Sunday Times
Shows de Nick Cave & The Bad Seeds na imprensa:
“Um concerto profundamente comovente que abrange todas as dimensões da experiência humana, mostrando Cave num ponto em que o tempo só fez aumentar o poder de sua música e sua conexão com o público. ★★★★★” – The Guardian “Show de força única ★★★★★” – The Telegraph “Um espetáculo que teve tudo. ★★★★★” – The Sun “Uma apresentação expansiva e transportadora. ★★★★” – The Observer (Artista da Semana) “Uma celebração da impressionante ascensão de Cave ao status de headliner de arenas ★★★★” – The Times “Totalmente envolvente e cativante — Cave está mais poderoso e corajoso do que nunca.” – DIY “Você está na palma da mão dele. ★★★★★” – The i Paper “Uma noite de mil clímaxes. ★★★★” – The Standard
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
Respondendo aos haters, a cantora e compositora Ana Laura Lopes lança seu novo single, “AFF”, disponível em todas as plataformas digitais. A faixa dá continuidade nos lançamentos da artista, com foco em dança, performance e letras diretas, mantendo o tom ácido e bem-humorado que já aparece em trabalhos anteriores. Diferente de outros sucessos, a canção não aborda relacionamentos e foi inspirada em comentários negativos recebidos nas redes sociais, se tornando um desabafo sobre críticas e haters.
A primeira apresentação da música aconteceu durante o show de Ana Laura no Bar Opinião, em Porto Alegre. A performance contou com a participação do balé da cantora, muita dança e interação com o público, que reagiu positivamente à novidade. A estreia da faixa despertou repercussão imediata nas redes sociais, com vídeos e comentários de fãs comentando sobre a energia e a novidade apresentada. A apresentação faz parte da turnê atual da artista, que vem percorrendo diversas cidades do Brasil e apresentando seu repertório animado, incluindo hits como “Fantasma”.
Com uma sonoridade intensa e influências do pop, “AFF” mantém a conexão com a fase final do disco “Meu Endereço”, cujo último single, “Visita”, já apresentava letras com atitude e sonoridade voltada à performance. A nova faixa reforça o lado mais direto e ácido da artista, trazendo uma produção pensada para o palco e para a dança, com um drop instrumental intenso que substitui o refrão tradicional. “AFF é uma continuação do que venho mostrando em Meu Endereço, mas com ainda mais dança, atitude e presença de palco”, explica Ana Laura Lopes.
A letra da música, inspirada em uma pessoa específica do passado da artista, se tornou um recado para todos os que já criticaram seu trabalho. “Decidi escrever a música para o meu primeiro hater, mas ela acabou se tornando um recado para todos que já comentaram negativamente sobre mim. É um jeito de transformar críticas em arte”, afirma Ana Laura. A faixa traz ainda elementos performáticos, reforçando a proposta da nova era da cantora, que alia música, dança e atitude.
“AFF é uma música que permite que eu me expresse de forma direta, com humor e sinceridade. Eu sempre tive um senso de humor ácido e uma forma de falar muito direta, e isso se reflete nessa faixa. É também um passo a mais na evolução do meu repertório, mostrando que posso abordar temas mais polêmicos e ainda assim manter a leveza e a energia do meu trabalho”, complementa a cantora.
CONFIRA A LETRA:
Da pra ver de longe que cê tá suando
Nem falei seu nome e já tá surtando
Sua mentira vira karma, eu acho lindo
Dramas de um virginiano
É que eu sou sincera
E gosto de falar muito
Não é culpa minha se tu foi o assunto
Sabe, me parece um tanto absurdo
Fazer o que fez
E vir falar do que é justo
Aff
Acho absurdo
Aff
Calma, eu ainda to sendo educada
Acho que a sua visão é limitada
Melhor ligar pra sua advogada
Se acha que eu te dei a fama errada, me processa
Me processa
Me processa
Não gostou do que eu disse?
Não quero que hesite
Aff, me processa
Se ficou chateado, eu não quero papo
Aff, me processa
Me processa
É que eu sou sincera
E gosto de falar muito
Não é culpa minha se tu foi o assunto
Sabe, me parece um tanto absurdo
Fazer o que fez
E vir falar do que é justo
Aff
Acho absurdo
Aff
Me processa
Me processa
Não gostou do que eu disse
Não quero que hesite
Aff, me processa
Se ficou chateado, eu não quero papo
Aff, me processa
Sobre Ana Laura Lopes:
Responsável por diversos singles de sucesso nos últimos anos, a cantora e compositora mineira Ana Laura Lopes tem a carreira marcada por letras divertidas sobre relacionamentos, inspiradas em histórias reais e direcionadas ao público da Geração Z, refletindo a sua personalidade leve, carismática e cheia de energia.
Com um forte engajamento e conteúdos viralizados, ela acumula mais de 4,5 milhão de seguidores nas redes sociais, em que divulga sua música e arte, e já aparece em playlists e Tik Toks de todo o Brasil.
O crescimento da carreira da cantora nas plataformas digitais é explosivo. Em agosto de 2024 lançou a música “Fantasma”, faixa que se tornou um fenômeno viral de forma completamente orgânica, acumulando mais de 15 milhões de plays e ultrapassando a marca impressionante de 45 milhões de streamings.
O sucesso foi ampliado quando João Gomes lançou a versão vaqueiro do single, impulsionando ainda mais a faixa.
Recentemente a artista conquistou o Top 8 Brasil com a versão MTG do mesmo single. A faixa entrou no ranking dia 31 de dezembro, onde permaneceu por mais de uma semana no Top 10 e segue no Top 50 há mais de 60 dias.
A dupla Gustavo e Vittorino, que vem conquistando o público em Goiânia e se destacando como um dos maiores fenômenos do sertanejo atual, desembarca em São Paulo para sua primeira turnê na capital paulista, entre os dias 26 e 30 de outubro.
Com uma agenda intensa, os artistas prometem muita música ao vivo em importantes emissoras nacional para todo o Brasil como TV Aparecida, Rede Brasil e Rede Vida, além de entrevistas exclusivas para a RedeTV, SBT e portais de grande alcance como Ego Brazil e The Date News.
A dupla também marca presença no universo digital, participando dos podcasts mais comentados do momento: o “Cola Mais”, comandado pelo renomado Douglas Magoo, ícone da televisão brasileira, e o “Pod Vizinho”, recentemente premiado entre os 10 melhores podcasts do Brasil pelo prêmio jovem Brasileiro.
Na rádio, Gustavo e Vittorino irão percorrer grandes veículos da capital, como Massa FM, Metropolitana FM, Nativa FM, entre outros, levando novidades da carreira, sucessos do repertório e canções do DVD recém-lançado que já caiu no gosto dos fãs.
Com uma trajetória que une carisma, talento e o DNA do sertanejo, a dupla promete encantar São Paulo e aproximar ainda mais o público da música que conquistou Goiânia.
Para acompanhar todos os passos dessa maratona de entrevistas, basta seguir as redes sociais oficiais da dupla.