Música
Mocofaia explode de afro-brasilidade e invenção em seu disco de estreia
Published
9 meses agoon

O trio de Luizinho do Jêje, Marcelo Galter e Sylvio Fraga, artistas da gravadora Rocinante, cria novas sonoridades brasileiríssimas
Além do streaming, Mocofaia ganha edição em vinil e mini documentário da gravação no Youtube.
Mocofaia significa uma espécie de desordem. Uma mocofaia pode ser a bicicleta velha do vendedor equilibrando uma torre de quentinhas; pode ser o quarto entulhado onde a banda guarda seus instrumentos; pode ser uma sacola cheia de coisa que alguém organiza às pressas para pegar a van do aeroporto. “Apesar de Mocofaia significar esse espaço de confusão, é um disco super organizado, é uma brincadeira com a organicidade da sua origem. Há disciplina, muito ensaio e a alegria de tocar”, adianta o pianista Marcelo Galter. Com sete faixas, o álbum foi gravado, lançado e prensado em vinil pela Rocinante e estreia neste dia 30 de outubro em todas as plataformas de streaming.
O grupo é formado por Luizinho do Jêje, um dos percussionistas mais inventivos do Brasil e líder do grupo Aguidavi do Jêje – indicado ao 25º Grammy Latino com seu primeiro disco; Marcelo Galter, pianista, compositor, arranjador e produtor musical baiano e Sylvio Fraga, compositor, poeta e diretor artístico da gravadora Rocinante (com três recentes indicações ao Grammy Latino como produtor musical nos discos Síntese do Lance (João Donato e Jards Macalé), Erika Ribeiro e Aguidavi do Jêje), o grupo traz uma proposta única e inovadora cuja abordagem une tradição e arrojo inventivo.
Sylvio, Marcelo e Luizinho têm, cada um, uma história muito distinta um do outro, tanto na música quanto na vida. Cada qual com trabalhos solo distintos e originais e no entanto o entendimento entre os três para compor e tocar é como o encontro de rios. Eis a ironia brincalhona do nome da banda, cuja música é arranjada e estruturada em claves afro-brasileiras (ancestrais ou inventadas). Após anos dos três colaborando em diversos projetos, inclusive nos trabalhos solo de cada um, Luizinho e Marcelo resolveram passar uma temporada no Rio de Janeiro, para onde acabaram se mudando. Lá se hospedaram na casa de Sylvio e com um violão na cozinha começaram a compor incessantemente. Resolveram então montar o grupo para dar vazão às músicas novas, e a criação coletiva seguiu com o mesmo frescor na hora de fazer os arranjos: “a gente faz tudo coletivamente, cada um colocando sua singularidade. Não são músicas que faríamos sozinhos e isso é muito enriquecedor pra gente. Há uma confiança total na visão musical do outro, há um constante aprendizado”, resume Sylvio.
O som é resultado de uma autêntica gama de inspirações do conjunto: eles montaram uma playlist com referências Mocofaia, que inclui Dorival Caymmi, João Donato, Olodum, Tom Jobim, Codona, Naná Vasconcelos, Gilberto Gil, Mestre Pastinha, João Bosco, Letieres Leite, além da gambiana Sona Jobarteh, a malinesa Oumou Sangaré e o camaronês Francis Bebey.
As composições do Mocofaia também se destacam pela lírica das letras, numa junção inusitada entre a bagagem literária da poesia de Sylvio e as tradições orais afro-brasileiras de Luizinho. A faixa “Mestre Besouro Mangangá”, por exemplo, é quase uma suíte em torno da palavra manga. Na letra, a manga é fruto, que no Nordeste brasileiro vira o verbo mangar — fazer graça, rir de algo — tem a beleza da flor do Mangangá que contém a memória do Mangalarga Marchador, sobre o qual se pode tomar “pinga sem pingar”, o que podemos considerar uma alusão à fluidez das palavras do grupo dentro de seus ritmos melódicos. No fim, a homenagem ao grande capoeirista Besouro Mangangá, com intervenções do berimbau de Luizinho. Mocofaia também é um sonho de liberdade musical: “não me amarre, por favor”.
No single “Vim pra Bahia”, em cima de uma clave híbrida surgida do violão brasileiro vira-lata do Sylvio, Luizinho constrói uma levada de atabaques e xequerê que carrega as tradições da nação Jêje e Marcelo traz aprendizados de orquestração de Claus Ogerman para o suingue de seus teclados e uma visão inovadora na construção das linhas de baixo synth. E em meio aos arranjos, não falta espaço para variações expressivas.
A faixa “História do quintal” é uma meditação em torno de um simples quintal, por onde passam os gatos da casa, gambás, o filho de Sylvio, onde cai a chuva sobre as plantas e a cabeça voa: “pinga, pinga no quintal da minha cabeça”. No samba raiz “Galo no muro”, uma cabila, a mulher “samba com pé no barro”, e “um bebê [chora] pra nos lembrar que o dia vai nascer”. No alujá “Mãe Nicinha e Mãe Runhó”, um chamado à celebração: “cadê meu irmão pra meter a mão no couro, pra gente cantar e dançar aqui no barracão”. Luizinho do Jêje resume: “fomos juntos buscando e descobrindo o caminho, o tempo todo. Não conseguimos nos definir num estilo, mas o som é raiz”. Em uma das letras, eles cantam: eu não sei pra onde vou, mas eu sei que vou tentar”.
“Mocofaia” está disponível em todas as plataformas digitais (link direto de streaming) e em vinil, todos projetos assinados pela Gravadora e Fábrica Rocinante. No Youtube, o grupo lança ainda um mini documentário especial com fases da gravação e produção do disco. O vinil, prensado em 180g, pode ser encontrado no e-commerce Rocinante Três Selos.
Ficha Técnica
LADO A (20:31)
VIM PRA BAHIA (05:51)
(Luizinho do Jêje / Marcelo Galter / Sylvio Fraga)
OGUM MARIÔ (05:19)
(Luizinho do Jêje / Marcelo Galter)
HISTÓRIA DO QUINTAL (05:18)
(Luizinho do Jêje / Sylvio Fraga)
GALO NO MURO (04:03)
(Luizinho do Jêje / Marcelo Galter / Sylvio Fraga)
Total: 20:31
LADO B (17:12)
MESTRE BESOURO MANGANGÁ (04:59)
(Luizinho do Jêje / Marcelo Galter / Sylvio Fraga)
MÃE NICINHA E MÃE RUNHÓ (07:30)
(Luizinho do Jêje / Sylvio Fraga)
MAR DE PIPOCA (04:43)
(Luizinho do Jêje / Marcelo Galter / Sylvio Fraga)
Total: 17:12
Ficha técnica
Luizinho do Jêje: voz e percussão
Marcelo Galter: voz, teclados e baixo sintetizador
Sylvio Fraga: voz, violão e banjo
Direção artística, produção musical e arranjos: Luizinho do Jêje, Marcelo Galter e Sylvio Fraga
Gravação de base: Pepê Monnerat, Arthur Damásio e Flávio Marcos Batata no Estúdio Rocinante
Gravação de vozes: Pepê Monnerat, Alan Pinho e Dudu Maia no Refinaria Estúdios (Brasília)
Edição: Arthur Damásio e Flávio Marcos Batata
Mistura: Pepê Monnerat
Masterização: Zino Mikorey
Coordenação artística: Jhê
Coordenação técnica: Flávio Marcos Batata
Projeto gráfico: Julio Dui – Mono
Fotografia: João Atala
Direção de Produção: Geraldinho Magalhães
Produção executiva: Alessandra Ramalho, Luanda Morena e Raquel Cardoso
Assistência de produção: Alethea Perdigão, Matheus Oliveira, Mauricio Antonio dos Santos Filho (Juninho), Tita Oliveira e Valentim Soares Cardoso Neto

Após dez anos, banda volta ao país para apresentações em São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba
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Música
Andressa Aguiar lança “Manancial”, seu primeiro single autoral
Published
5 horas agoon
15 de julho de 2025
No dia 15 de julho, Andressa Aguiar deu um passo marcante em sua trajetória ministerial com o lançamento do single “Manancial”. A canção, escrita pela própria artista, nasceu de um encontro profundo com Deus, marcado por um sonho profético, um tempo de dor e um processo de cura que tocou corpo, alma e espírito. A estreia não é apenas musical, mas também espiritual e pessoal. Ouça agora por meio do link a seguir: https://offstep.link/313174036400
A canção carrega uma sonoridade congregacional, que abraça o ouvinte com leveza, reverência e profundidade. Com produção musical assinada por Leandro Simões, “Manancial” aposta numa estética simples e sensível, dando espaço para que a mensagem toque o coração sem distrações. É só ela, Deus e o testemunho vivo de alguém que foi curada, e agora canta sobre isso.
Para assistir o clipe clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=YfKQwaAIC0I
Uma canção que nasceu de um sonho, floresceu no deserto e virou oração
A história por trás da música é tão intensa quanto sua letra. Em 2022, Andressa teve um sonho no qual ouvia claramente o nome “Manancial”. Naquela mesma manhã, ao abrir a Bíblia, sentiu o Espírito Santo inspirando-a a transformar versículos em poesia. Uma melodia surgiu espontaneamente, como se já estivesse pronta dentro dela. A composição veio inteira, como um presente do céu.
O que Andressa não sabia é que, pouco tempo depois, enfrentaria um dos períodos mais difíceis da sua vida. Lutas emocionais, desafios físicos e um diagnóstico delicado levaram a cantora a passar por cirurgias e um tempo de deserto. A música, que até então parecia apenas uma inspiração, tornou-se profética. Ela mesma seria a primeira pessoa tocada, curada e restaurada por sua própria canção.
“Manancial” fala sobre entrega, confiança e rendição. É uma oração sincera de quem está cansado, ferido, mas ainda crê em um Deus que cura, restaura e renova. “Ela revela um Deus que cura e renova como um manancial, uma fonte que nunca seca”, declara a artista, que viveu cada estrofe como parte do seu processo de cura emocional e espiritual.
De volta ao altar
Andressa Aguiar cresceu na igreja e sempre teve uma relação íntima com a música. Desde criança, sentia que louvar a Deus era o seu caminho. Mas a timidez, o medo e a autossabotagem a afastaram do altar por um tempo. Mesmo assim, o chamado nunca deixou de pulsar. “Ainda que eu estivesse longe do altar, nunca estive longe do Senhor”, afirma a cantora que tem sua carreira gerenciada pela Agência 2RA.
“Manancial” é, portanto, a música que a trouxe de volta. Ao mostrar a canção para uma pessoa próxima, ouviu que aquela seria a sua oração e ela foi. Andressa voltou a cantar, a compor, a ministrar. Descobriu que Deus não apenas queria curá-la, mas também usá-la como instrumento de cura para outras pessoas. E foi exatamente isso que ela experimentou.
“Minha oração é que essa música alcance corações sedentos, trazendo cura, esperança e restauração”, declara a artista. “Que as pessoas sejam tocadas por essa fonte inesgotável que é o amor de Deus, e encontrem descanso mesmo em tempos difíceis.”
Estreia solo com propósito e profundidade
Lançar a primeira composição solo como um testemunho pessoal foi uma escolha consciente. “Essa canção nasceu em um sonho. Não foi planejada. Foi entregue”, diz Andressa. Ela entende que cada nota carrega um propósito e que a arte que nasce de um encontro real com Deus tem poder para transformar vidas.
Com essa estreia, Andressa Aguiar se posiciona como uma nova voz na música cristã contemporânea, mas com raízes profundas na adoração. “Manancial” não é apenas uma música: é uma resposta, uma devolutiva, uma celebração da fidelidade de Deus em tempos de dor. E, acima de tudo, um sinal de que a fonte nunca secou.
Sobre a Agência 2RA
A 2RA é agência especializada em lançamentos musicais no segmento gospel, voltada especialmente para artistas independentes que desejam profissionalizar sua carreira sem abrir mão da autonomia. Fundada em 2020 por Roberto Azevedo e Rodrigo Azevedo, a 2RA conta com mais de 200 lançamentos realizados e mais de 70 artistas atendidos. A agência atua nas áreas de logística de lançamento, marketing de divulgação, curadoria de playlists, assessoria artística e mentorias, com parcerias estratégicas com estúdios, rádios e feiras do setor.
Siga a cantora Andressa Aguiar no Instagram:
https://www.instagram.com/oficialandressaaguiar/
Música
Simon Abbud convida a uma viagem audiovisual com “Cinema Paradiso”, álbum que chega pela Marã Música
Published
5 horas agoon
15 de julho de 2025
- Com 12 faixas, Simon Abbud transforma em “Cinema Paradiso” cenas marcantes do cinema em trilha sonora original, criando uma narrativa sonora que atravessa estilos, culturas e sensações
- Multi-instrumentista, produtor e compositor, o artista iniciou a carreira aos 16 anos, integrou a banda de sambarock Farufyno, e, desde então, vem construindo uma trajetória marcada pela versatilidade, também atuando na produção de trilhas para publicidade, cinema e TV
As fronteiras entre tela e estúdio se apagam em “Cinema Paradiso”, novo álbum instrumental de Simon Abbud, que será lançado nesta sexta-feira (18 de julho) em todos os aplicativos de música pelo selo Marã Música. Com 12 faixas, o multi-instrumentista transforma cenas marcantes do cinema em trilha sonora original, criando uma narrativa sonora que atravessa estilos, culturas e sensações.
Simon conta que todas as composições remetem a alguma cena de filmes que o marcaram profundamente e que até os títulos das músicas são homenagens diretas a obras que admira. “Concebi tudo para soar orgânico, como um trio tocando ao vivo: baixo, bateria e guitarra, sem samples nem beats. Música simples, mas com personalidade.”
A sonoridade do álbum parte de uma mistura de referências que o artista vinha ouvindo recentemente, como Khruangbin, Glass Beams, Hermanos Gutiérrez e Lúcio Maia. “Essas bandas me inspiraram porque percebi que muitas das minhas composições já tinham uma estética parecida. Gosto dessa coisa das guitarras limpas e atmosféricas, com um groove funkeado, melodias orientais e percussões pontuais, tudo no formato enxuto de trio, que sempre foi minha ideia desde o início do projeto.”
Boa parte das músicas surgiu a partir de experiências que Simon teve com colegas da Faculdade de Arquitetura, muitos dos quais tinham pouca ou nenhuma familiaridade com instrumentos musicais. Durante jams informais, ele criou peças muito simples, com baixo segurando uma nota por quase toda a faixa e bateria com levadas básicas, o que deixava espaço para a guitarra improvisar livremente. “Quando decidi fazer um álbum, voltei a essas composições e acrescentei outras que também se encaixavam nesse formato. Claro que no processo de gravação fui adicionando percussões, outras camadas de guitarra, e o resultado final ficou mais complexo do que a ideia inicial, mas a simplicidade e a organicidade continuam presentes.”
Mais do que um disco instrumental, “Cinema Paradiso” é uma proposta sensorial que pretende levar o ouvinte para dentro de um filme imaginário. Simon destaca que quis criar uma experiência divertida, instigante e também relaxante, conduzindo o público por uma viagem global, sem se prender a melodias ocidentais tradicionais. “Quero desmistificar a ideia de que música instrumental é só para quem tem formação musical. Este álbum é para todos.”
A expectativa para o lançamento, segundo ele, está altíssima. “Nunca tinha feito um trabalho tão bem acabado e com tanta minuciosidade na produção. Graças ao talento do meu produtor Michael Nakabayashi, a sonoridade desse álbum chegou a um patamar que nunca atingi antes. Tenho muito orgulho do resultado final.” Simon também destaca que esta é a primeira vez que investe em marketing musical de forma estruturada para movimentar suas redes sociais e fazer o disco chegar ao maior número de pessoas possível. “Graças à Marã Música, esse objetivo está sendo cumprido.”
O lançamento de “Cinema Paradiso” também virá acompanhado de um clipe, previsto para algumas semanas após a estreia do álbum. A produção foi inteiramente feita com o uso de inteligência artificial, em parceria com o artista visual Flavio Reis. “Vi um vídeo que o Flavio fez e me encantei com o estilo. Pedi que criasse algo nos mesmos moldes para o álbum, e escolhemos a faixa ‘White Russian’ como base.” O roteiro, concebido pelos dois, presta homenagem direta ao cinema. Para aparecer no vídeo, Simon enviou fotos suas e ganhou um avatar digital que aparece tocando guitarra numa praia paradisíaca, cercado por figuras surreais como animais antropomórficos, unicórnios, hipopótamos, cangurus, cachorros, tartarugas e deusas aladas. Todos relaxam tomando o drinque que dá nome à música, ao lado do personagem “The Dude”, do clássico “O Grande Lebowski”, que também inspirou a faixa. “O resultado final, com clima onírico, cores vivas e personagens surreais, me agradou muitíssimo.”
Gravado no Red Star Studios, em São Paulo, entre novembro de 2024 e abril de 2025, “Cinema Paradiso” foi produzido e mixado por Michael Toshio Nakabayashi, com masterização de Fernando Sanches (Estúdio El Rocha) e arte da capa assinada pelo coletivo AIMTHRFCKRS.
Multi-instrumentista, produtor e compositor, Simon Abbud iniciou a carreira aos 16 anos, integrou a banda de sambarock Farufyno, com a qual lançou três álbuns, e, desde então, vem construindo uma trajetória marcada pela versatilidade, também atuando na produção de trilhas para publicidade, cinema e TV. Em “Cinema Paradiso”, Simon assume todos os instrumentos (baixo, guitarra, bateria e percussões), reafirmando sua identidade artística inquieta e autoral.
CONFIRA A TRACKLIST DE “CINEMA PARADISO”
1- Simão no Deserto (Simon Abbud)
2- White Russian (Simon Abbud)
3- Vai se Arrepender (Simon Abbud & Maia Kali)
4- Amores Perros (Simon Abbud)
5- Cães de Aluguel (Simon Abbud)
6- Solaris (Simon Abbud)
7- Diamante Tatuado (Simon Abbud & Maia Kali)
8- Tigre Branco (Simon Abbud)
9- Vidas Secas (Simon Abbud)
10- Discreta Canção (Simon Abbud & Nereu Afonso)
11- Gin Tonic (Simon Abbud)
12- Tua Constelação (Simon Abbud & Nereu Afonso)
Sobre Marã Música:
Empresa especializada em Marketing e Relações Públicas, dentro do mercado da música, fundada em janeiro de 2018 na cidade de Jundiaí, no estado de São Paulo. Idealizada e gerenciada por Henrique Roncoletta, vocalista e compositor da banda NDK, a Marã Música atua na conexão de artistas com marcas e empresas, além de atuar também na gestão de imagem, carreiras, projetos, produções artísticas e eventos culturais.
Links Marã Música
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