Macfor lança coletânea com visões de profissionais de marketing sobre campanhas que fizeram história no país
Edição se debruça sobre os detalhes que levaram 13 campanhas a se destacarem no cenário do marketing nacional, sendo algumas envolvendo marcas mais importantes do mercado brasileiro, como Bauducco
Revelar os bastidores de campanhas de marketing que fizeram história e mostrar a visão dos profissionais experientes que estavam por trás dessas grandes ideias foi a inspiração para a equipe da Macfor desenvolver o book Marketing Collection 2024. A ideia de compartilhar as histórias desses grandes profissionais surgiu ao percebermos que eles têm desafios e aspirações que o público da Macfor também experimenta no dia a dia, diz Fabrício Macias, Co-CEO e Founder da Macfor.
A edição se debruça sobre os detalhes que levaram 13 campanhas a se destacarem no cenário do marketing nacional, sendo algumas envolvendo marcas mais importantes do mercado brasileiro, como Bauducco. Macias ressalta que as campanhas são expostas sob a ótica de renomados gestores de marketing, incluindo CMOs (Chief Marketing Officer).
“Autenticidade é o que separa as marcas que entregam o que o consumidor realmente deseja das que apenas falam o que o público quer ouvir “, afirma André Britto, CMO da Bauducco.
Britto conta os bastidores da campanha de rebranding que contribuiu para a marca Bauducco avançar no seu projeto de reconhecimento global. Um dos resultados foi o aumento das vendas de Natal, que levou a Bauducco a produzir 80 milhões de panetones e chocotones em 2023.
“A consistência na construção da marca, mais do que alcançar grandes audiências de forma esporádica, é o que realmente fortalece uma marca a longo prazo”, afirma Eduardo Picarelli, diretor da Unidade de Negócios da Heineken Brasil, ao comentar as campanhas no Marketing Collection 2024.
Desde 2015, a Heineken Brasil vem trabalhando em campanhas ressaltando duas frentes: sustentabilidade e consumo responsável. Segundo Picarelli, quando se age guiado por um propósito, não se contabiliza gastos e trabalho excessivo. O propósito fez a empresa olhar para mais de 150 anos de história e assumir a responsabilidade de assumir a vanguarda em prol da sustentabilidade do planeta.
Macias diz que, ao compartilharem suas visões sobre as campanhas, assim como os resultados alcançados, esses líderes se tornam fonte de inspiração para que profissionais de marketing possam superar barreiras e ultrapassar desafios profissionais em projetos de diferentes perfis.
Para selecionar os 13 cases, que compõem o Marketing Collection 2024, o time da Macfor levou em conta o nível de reconhecimento da marca em escala nacional e, em alguns casos, internacionalmente; posicionamento e alinhamento com os valores da Macfor; nível de criatividade e dados que comprovam o impacto da campanha.
“Fomos muito criteriosos em buscar campanhas que apresentaram soluções inteligentes para a dor da empresa. Também ficamos atentos aos casos em que foi possível apresentar métricas para mostrar o impacto da campanha”, afirma Macias.
No dia 28/03 às 18h, na Câmara Municipal de Niterói, está marcado o lançamento da Associação dos Ex-Professores, Ex-Funcionários, Ex-Alunos e Amigos da Associação Educacional Plínio Leite. A instituição será presidida pelo professor Moacyr Chagas de Souza.
Moacyr tem 53 anos que se dedica à instituição, atualmente vinculado a Anhanguera Educacional, e atendeu ao chamado de inúmeros ex-professores e ex-funcionários que sonhavam com esse momento. “Nosso principal objetivo é preservar e dar continuidade ao legado dos fundadores, Professor Plínio Ribeiro Baptista Leite e Professora Margarida Waldman Leite. É um marco importante para todos que fizeram parte dessa história da área educacional de Niterói”, explicou.
Entre os objetivos estão o fortalecimento dos laços entre aqueles que ajudaram a construir a trajetória do Plínio Leite, que iniciou em 1965 com a criação da Associação Educacional Plínio Leite e terminou em 2010 com a venda para Anhanguera Educacional.
A Associação nasce como um espaço de acolhimento, conexão e valorização de todos que fizeram parte dessa história, celebrando as contribuições de professores, funcionários, alunos e amigos. “Além disso, queremos fomentar iniciativas que beneficiem a comunidade e mantenham vivos os valores que sempre guiaram a instituição. Uma das nossas principais estratégias será a promoção de parcerias e convênios. Acreditamos que, por meio da cooperação e do intercâmbio de experiências, podemos ampliar nosso impacto e trazer soluções inovadoras para enfrentarmos os desafios da sociedade”, frisou o presidente Moacyr.
A Câmara Municipal de Niterói fica na Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 no Centro da cidade. Mais informações pelo site www.centroplinioleitense.org.
Usuários do Niterói Rotativo que estacionam nas garagens do Valonguinho e Terminal ganharam mais uma facilidade para pagar o ticket. Agora é possível efetuar o pagamento desses estacionamentos através do aplicativo Niterói Rotativo.
Chegando ao veículo, basta abrir o aplicativo e escolher a opção do ícone do carro, scanear o código de barras do ticket, escolher a forma de pagamento e confirmar. Após a atualização do pagamento a cancela do estacionamento abrirá de forma automática, sem necessidade de ir até o caixa.
A empresa também oferece serviço de manobrista, sala de espera, pagamento automatizado via Pix, crédito e débito.
Superar desafios pessoais e transformá-los em aprendizado é a essência do trabalho de Milena de Paula Bernardino. Psicóloga por formação e escritora por vocação, ela lançou o livro Conquiste-se, um marco em sua trajetória. A obra nasceu de um período de burnout, uma condição causada pelo esgotamento físico e mental extremo devido ao excesso de trabalho e pressão emocional. Esse momento a fez repensar sua identidade e propósito. Hoje, além de escritora, Milena é diretora executiva do Hotel Estoril e do Hotel Bologna, em Campos do Jordão, conciliando sua carreira empresarial com o compromisso de impactar a vida de outras mulheres.
“Minha carreira como escritora é uma extensão natural do meu trabalho como psicóloga e do meu desejo de ajudar as pessoas, especialmente as mulheres. Embora, por enquanto, eu tenha apenas um livro publicado, ele representa um marco importante na minha jornada pessoal e profissional”, afirma. A partir de sua própria experiência, Milena criou um material que une vivências pessoais, conhecimentos psicológicos e princípios bíblicos, oferecendo um guia prático e reflexivo para outras mulheres.
A escritora destaca que o burnout foi um momento de profunda reflexão e aprendizado. “Nesse processo, Deus me mostrou que meu valor não está no que faço e sim em quem eu sou. Foi um processo doloroso, mas fundamental para alinhar muitas coisas em minha vida. Sempre digo que a febre é boa, se não fosse ela poderíamos morrer sem saber que algo não ia bem. Então, mediante a um diagnóstico, temos que ver a oportunidade que Deus está nos dando de mudarmos a rota daquilo que tem nos feito mal. Nesse processo, pude entender melhor meu valor, resgatar minha identidade de filha amada de Deus, aprender a estabelecer limites e não me sentir responsável sobre o que não é minha responsabilidade.”
O sucesso de Conquiste-se incentivou Milena a expandir suas iniciativas. Com isso, nasceu o projeto Mulheres de Influência, que promove encontros mensais voltados para o desenvolvimento feminino e o empreendedorismo. “Percebo que muitas mulheres, às vezes, se encontram paralisadas em suas dores e precisam de um apoio mais próximo. Esse projeto tem sido uma maneira incrível de proporcionar um espaço de crescimento e transformação contínua”, explica.
Além do projeto, Milena também está lançando uma mentoria personalizada para oferecer suporte direto a mulheres que buscam superar desafios e conquistar seus objetivos com mais confiança. “Meu objetivo é continuar expandindo essas iniciativas e criar mais oportunidades para inspirar e capacitar mulheres a se tornarem a melhor versão de si mesmas”, destaca.
A escrita para Milena foi um processo de cura e autodescoberta. “Cada página escrita foi um exercício de introspecção e confiança, não apenas na mensagem que eu queria transmitir, mas também na convicção de que minhas experiências e aprendizados poderiam realmente impactar positivamente a vida de outras mulheres. Foi desafiador, mas extremamente recompensador, pois percebi que, ao me abrir dessa forma, estava também oferecendo a outras mulheres a oportunidade de se conectarem, se refletirem e crescerem a partir dessas palavras.”
Para acompanhar de perto suas iniciativas, projetos e reflexões, basta seguir seu perfil no Instagram: @milenadepaulabernardino.