O lançamento ilustra a nova luta que o Nordeste enfrenta: a instalação desenfreada de parques eólicos e seus impactos
No dia 7 de novembro, a multifacetada artista paraibana Luana Flores apresenta ao público o single e clipe “Alumeia”, segundo faixa do seu esperado segundo disco que tem lançamento previsto para 2025. Com a participação especial de Juliana Linhares, “Alumeia” está disponível nos streamings e ganhou um clipe e já está disponível no Youtube.
O novo single de Luana traz à tona um debate crucial sobre a nova luta que o Nordeste, especialmente nas áreas costeiras e sertanejas, enfrenta: as ameaças da instalação desenfreada de parques eólicos. A canção mescla elementos do forró, brega, xote, xaxado, maracatu e baião, criando uma sonoridade vibrante que exalta a resistência nordestina. Alumeia é o segundo single que abre caminhos para o aguardado primeiro álbum de estúdio de Luana, previsto para 2025.
Luana descreve “Alumeia” como uma canção que capta a essência do povo retirante do Nordeste brasileiro. “A música reflete sobre a natureza efêmera da felicidade, reconhecendo que nem todo lugar oferece o mesmo brilho que sua terra natal. ‘Alumeia’ celebra a força da identidade cultural, retratando a vida com uma pisada forte e cheia de significado, repleta de memórias vívidas e emoções palpáveis”, afirma a artista.
Dirigido pela própria Luana, o clipe narra a história ficcional de uma funcionária de uma usina eólica no sertão da Paraíba, que carrega consigo um baú mágico. O dia se torna propício para ritualizar e se rebelar, por meio da fé e da encantaria, contra a exploração ambiental que afeta a Caatinga. Em meio a lajedos, a protagonista evoca seres encantados que habitam o baú, bonecas representadas por Luana Flores e Juliana Linhares. O videoclipe evidencia como a força da encantaria popular pode provocar fissuras e denunciar o sistema de neocolonização nos interiores nordestinos.
Para a concepção da história, Luana contou com a colaboração de Yasmin Formiga, artista visual e ativista ambiental de Santa Luzia, sertão da Paraíba. Yasmin participou de “Alumeia” como orientadora sobre o tema das energias renováveis (eólicas e solar) e contribuiu com um trecho de uma entrevista que deu numa rádio, sampleado para o início do clipe. “Nos conhecemos em 2018 na cena de arte independente de João Pessoa, e desde então ela tem participado como atriz/performer em alguns dos meus clipes, como ‘Reza’ e meu álbum visual ‘Nordeste Futurista'”, comenta Luana.
“Alumeia” é uma composição original de Luana Flores, que convidou Juliana Linhares para uma participação especial poderosa. A produção musical é assinada por Ramiro Galas, produtor piauiense radicado em Brasília, e conta com a participação de Cristiano Oliveira nas violas. Este single marca o segundo lançamento do álbum, que também incluirá colaborações com artistas como Cátia de França, Jéssica Caitano e Chocolate Remix (MC argentina). O primeiro single, “Encantarya”, foi uma parceria com a renomada Cátia de França.
“Alumeia” conta com o incentivo do Edital “O Novíssimo Cinema Parahybano” através da Lei Paulo Gustavo do Fundo Municipal de Cultura de João Pessoa (FMC), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).
MC Staff que soma 9,5 milhões de ouvintes e é responsável por sucessos como “Dia Delícia” e “Mente Má se une a Bibi Babydoll, que ultrapassou a marca de 4 milhões de ouvintes mensais e é dona de hits como “Automotivo Bibi Fogosa” e “Only Fans”, se une a” para lançar “Polêmica”, faixa que chega às plataformas no dia 12 de dezembro e promete movimentar a cena com força total. O videoclipe oficial também será lançado no dia 12/12, às 18h.
O single aborda um tema atual em alta, explorado com a estética e irreverência que só eles possuem. A música mergulha no universo do phonk, gênero em ascensão no Brasil, no qual ambos já se destacaram e contribuíram para seu crescimento com vocais marcantes e presença digital intensa.
A sonoridade ganha ainda mais peso com a produção de Rizzi Get Busy (3M) em parceria com a Tropa da W&S (7M), referências na fusão do phonk com o movimento mundial. O resultado é uma faixa marcante, pulsante e com assinatura pronta para viralizar.
Além do áudio, o lançamento traz um videoclipe oficial repleto de estética urbana, coreografia e a já conhecida “dancinha”, divulgada pelos artistas e protagonizada por Bibi Babydoll e MC Staff. A atmosfera visual poderosa e a performance da dupla elevam o projeto a um novo patamar.
Para amplificar o alcance, um trabalho de imprensa estruturado já está em andamento, incluindo participações em programas de TV, entrevistas exclusivas e matérias especiais nos principais portais e veículos de música e cultura urbana.
Um clássico atemporal está pronto para brilhar novamente. “Please Don’t Go”, o hit global de 1992 produzido para o histórico selo de dance music DWA, liderado por Roberto Zanetti e imediatamente abraçado como um sucesso mundial, entra agora em uma nova era com uma colaboração excepcional.
A Warner Music Strategic Catalogue selecionou Bruno Martini – um dos DJs e produtores brasileiros mais aclamados da atualidade – para reinventar a faixa icônica do catálogo da DWA (hoje parte da WMG). A escolha foi natural: além de suas conquistas internacionais, Bruno traz uma conexão pessoal com o projeto por ser filho de Gino Martini, guitarrista de longa data da formação original do Double You.
Ao abordar o remix com respeito e uma visão criativa ousada, Martini buscou atualizar a sonoridade sem perder a vibração inconfundível que tornou a faixa lendária. O resultado é uma versão moderna e energética, que ressoa com uma nova geração sem perder a alma do hit original. Acrescentando ainda mais empolgação ao projeto, uma “VIP Edit” (uma versão especial e exclusiva) será lançada em dezembro.
O DJ e produtor Lipy está prestes a revolucionar a cena musical com o lançamento de um novo gênero: o Reggaeton Brasileño. Em uma apresentação impactante, Lipy compartilhou sua visão inovadora durante um pitch com o renomado compositor e empresário Maurício Mello, da MM Records e naquele mesmo momento, Mauricio deu autorização e aval a Lipy para desenvolver o projeto.
O projeto representa uma fusão audaciosa de clássicos do sertanejo, regravados em espanhol e remixados com elementos vibrantes de reggaeton e música eletrônica. Essa combinação única promete trazer um frescor à música brasileira, unindo ritmos que falam tanto ao coração quanto ao corpo.
O projeto inclui três faixas marcantes:
1. *”Suite 14″* – De Henrique e Diego, que traz uma batida envolvente de Afro House, enriquecida por sonoridades latinas.
2. *”Enquanto Houver Razões” (ou “Mientras Haya Razones”)* – De Jorge & Matheus. Uma faixa com uma levada de Reggaeton com Tribal House e BPM acelerado. Musica perfeita para animar as pistas de dança.
3. *”Malbec”* – uma fusão irresistível de Afro House e Salsa, celebrando a rica cultura latina.
As músicas já estão disponíveis no Spotify, com “Suite 14” em destaque, e o lançamento de “Mientras Haya Razones” programado para o dia 5 de dezembro, que estará disponível em todas as plataformas digitais.
Prepare-se para dançar e se deixar levar por essa nova onda musical que promete conquistar corações e palcos no Brasil e no Mundo!