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Lilian Ferro explica os principais mitos e verdades sobre a cidadania

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Entre as informações apontadas, assuntos que vão desde a xenofobia até a possibilidade de imóveis por 1 euro

Adquirir uma dupla cidadania envolve muito mais do que ser apenas um descendente. Quando falamos do reconhecimento da cidadania italiana então, muitos detalhes devem ser observados. E para trazer informações mais precisas do que são mitos e verdades nesse processo, a CEO da Simonato Cidadania, Lilian Ferro, detalhou alguns tópicos que podem ajudar os mais de 30 milhões de brasileiros que possuem esse direito.

Para começar, Lilian enfatiza alguns dos principais mitos que envolvem os pedidos de reconhecimento da cidadania italiana, são eles:

  1. Limite de gerações: A cidadania italiana não tem limite de gerações para a transmissão, porém, em outras cidadanias, realmente existe essa condição, como por exemplo, Portugal;
  2. Linha materna: Se a ascendência vem de uma mulher, o descendente não perde o direito à cidadania italiana, ele continua com a possibilidade de adquiri-la, entrando com uma ação contra a constituição assegurada pela Lei de 1948;
  3. Cidadania brasileira: Não é necessário abrir mão da cidadania brasileira para ter o reconhecimento da italiana;
  4. Sobrenome italiano: Não ter o sobrenome do ascendente italiano não quer dizer que a pessoa perde o direito à cidadania italiana;
  5. Turismo: Qualquer pessoa que estiver com um processo de reconhecimento de cidadania italiana aberto, pode continuar fazendo viagens à turismo para a Itália ou qualquer outro país, sem restrições. Vale ressaltar que no caso da abertura de um processo por via administrativa, quando é necessário a presença do requerente pessoalmente na Itália, a atenção deve ser redobrada em relação aos prazos e obrigações; 
  6. Xenofobia: Muitos alegam que os brasileiros não são bem-vindos na Itália, mas isso é um verdadeiro mito, já que os italianos estão acostumados com os imigrantes e turistas no país. Casos de xenofobia são pontuais e ocorrem, infelizmente, em qualquer local do mundo, porém, não representam a maioria.

Em relação aos fatos verídicos, a empresária alerta que tais informações são de extrema importância para quem tem o sonho de se tornar um cidadão italiano:

  1. Análise de documentação: Não tem como fugir de uma análise minuciosa de toda a documentação necessária para se entrar com um pedido de reconhecimento de cidadania italiana. Se isso não for feito, a chance de ser do requerimento ser recusado é alta;
  2. Liberdade na Europa: Ao conquistar a cidadania italiana, o requerente pode viver, trabalhar e estudar livremente em qualquer país europeu;
  3. Comprar uma casa: Muitos ouvem falar sobre a compra de casas em cidades na Itália por apenas 1 euro, e isso é verdade. Mas os detalhes são além disso, já que a pessoa precisa assinar um contrato com o governo garantindo uma reforma no local e residência permanente, o que acaba saindo mais que 1 euro;
  4. Retificações: Se os nomes e sobrenomes dos cidadãos italianos e seus descendentes estiverem errados, é necessário a correção de todas as certidões;
  5. Assessoria no processo: Muitos tentam fazer todo processo por conta e via consulado, mas este é um caminho árduo e que muitas vezes leva ao fracasso, já que trata-se de um trâmite extremamente burocrático e cheio de detalhes. Por isso, é necessário o auxílio de uma assessoria que já conhece bem os caminhos;
  6. Vias para requerimento: Existe sim mais de uma via para requerer a cidadania italiana, porém, com a ajuda de profissionais qualificados, é possível entender qual a melhor maneira de iniciar o processo com assertividade.

Agora que os mitos e verdades foram esclarecidos, nada melhor do que tirar os planos do papel e buscar esse direito que traz tantos benefícios em um dos países mais promissores do mundo.

Sobre a Simonato Cidadania:

Fundada em 2016, com sede localizada em São Paulo, no famoso bairro da Liberdade, a Simonato Cidadania é a idealização do sonho de Lilian Ferro e sua sócia. Com o desejo de se tornar uma cidadã europeia, Lilian iniciou, também em meados de 2016, o processo para reconhecimento de sua cidadania italiana. Foi aí que os obstáculos se transformaram em oportunidades. Após um longo estudo de mercado e muita determinação, ela e Juliane arregaçaram as mangas e embarcaram no sonho de centenas de descendentes, utilizando das próprias experiências boas e ruins para ajudar outras pessoas. No começo da atuação da empresa, os trabalhos eram realizados apenas pelas duas. Em menos de dois anos, a empresa já contava com quatro funcionários e, durante a pandemia, entre 2020 e 2021, passaram para um quadro de 30 colaboradores, com um crescimento acelerado no faturamento de mais de 700%. Se não bastasse todos os diferenciais citados, a Simonato Cidadania ainda exerce uma função social muito importante. Como meta, ela prioriza a contratação de mulheres e da comunidade LGBTQIA+ para compor a equipe, sempre em busca de valorização e combate à discriminação que, querendo ou não, ainda permanece enraizada na sociedade como um todo. E é atuando no verdadeiro sentido da palavra confiança que a Simonato Cidadania vem tornando sonhos possíveis e aproximando milhares de brasileiros de um dos países mais importantes e queridos da Europa, a bela Itália.

Para saber mais sobre o trabalho de Lilian Ferro, da Simonato Cidadania, basta segui-la em suas redes sociais:                                                               

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www.simonatocidadania.com.br

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Murano Pousada Boutique chega a Campos do Jordão com proposta de elegância, conforto e exclusividade

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Campos do Jordão, junho de 2025 – Um novo conceito de hospedagem acaba de chegar à mais charmosa cidade da Serra da Mantiqueira. A Murano Pousada Boutique abre suas portas em Campos do Jordão, trazendo uma proposta que une sofisticação, bem-estar e atendimento personalizado, em um ambiente pensado para hóspedes exigentes que buscam mais do que uma simples estadia.Com arquitetura inspirada nas vilas europeias e interiores que combinam o charme clássico com toques contemporâneos, a Murano se destaca por oferecer apenas 18 suítes exclusivas, todas cuidadosamente decoradas e equipadas com tecnologia de ponta, enxovais premium e banheiras de hidromassagem.Além do requinte das acomodações, os hóspedes contam com um café da manhã amplo, servido até as 11.00 hrs, e um magnifico chá da tarde, servido diariamente das 16.00 as 18.00 hrs. Tudo isso cercado pela natureza exuberante e clima aconchegante característicos de Campos do Jordão.A Murano chega ao mercado com o propósito de proporcionar momentos únicos e memoráveis, sendo ideal para casais em busca de romantismo, viajantes que prezam pela privacidade e visitantes que querem vivenciar o melhor da cidade com conforto absoluto.Destaques da Murano Pousada Boutique: • 18 suítes com design exclusivo. • Café da manhã até as 11, chá da tarde das 16.00 as 18.00 hrs • Adega climatizada com rótulos nacionais e internacionais • Serviços personalizados para cada hóspede • Localização estratégica, a poucos minutos do centro de CapivariA Murano é mais que uma pousada: é um refúgio de elegância e tranquilidade em um dos destinos mais desejados do Brasil.Para agendamento de entrevistas, press trips ou mais informações:Pousada MuranoTelefone: (12) 9 8802- 6222 • (12) 3663-6661E-mail: reservas@pousadamurano.com.brSite oficialInstagram

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Tunad revoluciona mensuração de publicidade usando engajamento como métrica

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(Foto: Divulgação)

Na próxima edição do programa Papo de Acionista, intitulado de O Papel do Engajamento no crescimento das marcas, Cesar Sponchiado, fundador e CEO da Tunad, plataforma de engajamento de marcas e inteligência de mídia, irá mostrar como a empresa está revolucionando o mercado publicitário brasileiro ao aplicar inteligência artificial e dados de comportamento para mensurar, em tempo real, o impacto de ações publicitárias, seja em televisão, rádio ou streaming. A proposta da Tunad é simples, mas poderosa: deixar de avaliar campanhas apenas pela audiência estimada e passar a entender o que realmente movimenta as pessoas.

Durante a entrevista, mediada pela publicitária Ediana Avelar, o empresário deve destacar casos como o de uma empresa anunciante no Big Brother Brasil. Segundo ele, a plataforma identificou mais de 15 mil buscas adicionais geradas logo após a veiculação de um merchandising, capturadas com precisão na janela exata da ação. “Hoje, sabemos diferenciar peças que geram mais de dez minutos de engajamento contínuo daquelas que falham em três ou quatro minutos. Antes se media audiência, agora se mede reação do consumidor”, afirma.

A base tecnológica da Tunad inclui mais de 140 mil comerciais analisados e bilhões de registros de dados acumuladas desde 2014. Esse histórico alimenta algoritmos de predição que recomendam, com base técnica, os melhores planos de mídia — considerando canal, horário, frequência e orçamento. “É uma predição usando algoritmos avançados e baseada em comportamento real e não em pesquisas declarativas”. Um dos diferenciais da Tunad é a capacidade de analisar a eficácia do criativo. Com técnicas de visão computacional e semântica, a plataforma identifica os elementos de cada peça como cores, sons, QR codes, posicionamento de logotipos, ambientações, expressões e até emoções ativadas. Esses dados são reunidos em um índice técnico de atenção e engajamento.

A plataforma também diferencia spots tradicionais de merchandisings espontâneos, como testemunhais de apresentadores. Com base em IA, é possível identificar não apenas se o merchan foi feito, mas qual foi o grau de completude em relação ao script original. “Se o locutor falou só 35% da mensagem esperada, você perdeu parte da comunicação. Isso afeta diretamente as vendas”, destaca.

Um caso emblemático também será citado pelo CEO e envolve um anunciante do setor de produtos naturais no Nordeste. Ao utilizar a plataforma, a empresa descobriu que cerca de 40% das inserções contratadas em rádios não estavam sendo veiculadas, o que representava prejuízo direto na mídia e perdas ainda maiores em vendas. “Hoje, com IA, conseguimos detectar automaticamente um merchan, identificar o anunciante e avaliar se ele seguiu o padrão esperado.”

A Tunad também está integrada à CService, referência em inteligência de mídia e reputação de marcas. Enquanto a Tunad cobre canais pagos: TV, rádio, YouTube, podcasts e transmissões ao vivo, a CService monitora veículos jornalísticos e influenciadores, aplicando análise de sentimento, atribuindo relevância por canal e classificando o impacto de cada menção.

A solução da Tunad já é usada por grandes bancos, como Santander e C6 Bank, montadoras, agências de publicidade e emissoras de TV, entre elas Record e afiliadas da Globo. Essas emissoras utilizam os dados para fortalecer seus departamentos comerciais, identificando quais marcas têm melhor desempenho em cada horário.

Segundo ele, o modelo de negócios da Tunad está migrando de SaaS (Software as a Service) para IaaS (Insights as a Service) e, mais recentemente, para Results as a Service. O foco não está mais em oferecer acesso à plataforma, mas em entregar insights acionáveis, com respostas prontas. 

Para o CEO, o mais importante que  IA é o que se faz com ela. “Não vendemos inteligência artificial, ela é o meio, não o fim. O que entregamos são respostas acionáveis que geram resultado.”

O Papo de Acionista acontecerá no dia 02 de junho, às 19h30, no instagram @diariodoacionista.

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Decisão do STF sobre linguagem neutra nas escolas é atécnica e cria insegurança federativa

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Especialista em linguística jurídica e direito educacional, professor Carlos André aponta falhas técnicas e alerta para riscos à autonomia federativa e à proteção simbólica da língua portuguesa

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade de leis municipais que proibiam o uso da linguagem neutra em ambientes escolares e materiais didáticos. A decisão, que possui efeito vinculante e já orienta o Judiciário e a administração pública, levanta questionamentos relevantes do ponto de vista constitucional e federativo, na avaliação do professor Carlos André, advogado, especialista em linguística jurídica e em direito educacional.

“Embora a Constituição Federal estabeleça que a União detenha competência para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional (Art. 22, XXIV), isso não significa exclusividade absoluta. O Art. 24, inciso IX, da própria Carta Magna confere a Estados, Municípios e Distrito Federal competência concorrente para legislar sobre educação, sobretudo no que se refere a peculiaridades locais. Esse ponto parece ter sido desconsiderado pela decisão do STF”, analisa Carlos André, que também assumiu recentemente a presidência da Comissão Nacional de Direito, Linguagem e Literatura da OAB Nacional.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) também reforça esse entendimento. Seu Art. 9º, inciso IV, prevê que a União estabeleça conteúdos mínimos para o ensino obrigatório, o que não abrange, até o momento, temas como a linguagem neutra. Outro aspecto pouco debatido na decisão do STF, é o valor simbólico da língua portuguesa no ordenamento constitucional brasileiro. “A língua não é apenas um instrumento pedagógico. Ela é um dos símbolos nacionais, conforme o Art. 13 da Constituição. Justamente por isso, mudanças que envolvam seu uso oficial demandariam um debate mais amplo e normas de proteção mais rigorosas, e não apenas decisões pontuais de controle concentrado”, observa o professor Carlos André.

A decisão do STF ocorre em um contexto de histórico recente de flexibilização federativa. Durante a pandemia de COVID-19, o próprio Supremo reconheceu a autonomia de Estados e Municípios na formulação de políticas sanitárias locais. O professor e presidente da Comissão Nacional de Direito, Linguagem e Literatura da OAB Nacional ainda questiona: “Por qual razão, em matéria de saúde pública, admitiu-se essa autonomia e, agora, no campo educacional, ela é restringida?”.

Consequências

Por se tratar de decisão em sede de controle concentrado de constitucionalidade, o julgamento do STF possui efeito vinculante, ou seja, obriga a aplicação do entendimento em todo o território nacional e serve de parâmetro para as demais instâncias do Judiciário.

Para o professor Carlos André, o problema central está na forma como o tribunal fundamentou a decisão. “Minha percepção é de que se trata de uma decisão atécnica. Ao não enfrentar, com a devida profundidade, os dispositivos constitucionais que regulam a competência legislativa em matéria educacional e a proteção à língua portuguesa como símbolo nacional, o Supremo abre um precedente preocupante para futuras discussões federativas”, conclui.

Sobre Carlos André

Professor, advogado, especialista em linguística jurídica e em direito educacional, Carlos André é uma das principais referências nacionais em redação jurídica, em direito educacional e em políticas públicas ligadas à educação.

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