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Gastronomia

Levantamento mostra que bombons sortidos foram os mais consumidos na Páscoa; confira os mais vendidos

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Pesquisa ainda ressalta que as barras de chocolate e as caixas de bombons aumentaram suas vendas na comparação com 2022

A IZIO&Co, mais completa solução de comunicação para a cadeia varejista do país, divulgou um levantamento inédito sobre os produtos mais consumidos na Páscoa de 2023.

Segundo o estudo, que analisa o mês de março deste ano, a caixa de bombons sortidos da Garoto, de 250 g, liderou o ranking de chocolates mais comercializados na época.

De acordo com os dados levantados, o segundo lugar do ranking foi ocupado pelos chocolates favoritos da Caixa de Variedades da Lacta, de 250,6 g. Fechando a lista, logo em seguida vieram os bombons sortidos do pacote da Nestlé Especialidades, de 251 g.

O levantamento ainda ressalta que as barras de chocolate e as caixas de bombons aumentaram suas vendas na comparação com o mês de março em 2022.

Levantamento feito na plataforma, com mais de 11 milhões de cadastrados, também aponta aumento nas vendas e nos preços. O estudo indica que a média de custo desses produtos subiu 13,33% na relação entre os dois períodos.

Para Carlos Venturini, Head de Inteligência de Dados da IZIO&Co, apontamentos como esses são essenciais para as redes varejistas traçarem um perfil da população consumidora, mostrando se devem apostar mais em produtos tradicionais ou substituí-los por outras alternativas.

“A ideia é trazer o cenário do varejo impulsionado pela data, revelando como as vendas de determinados tipos de chocolate, os preços e o comportamento do cliente impactam nas decisões de compra”, explica Venturini.

Gastronomia

Festival Gastronomia do Mar petisca e serve do Japão ao Nordeste

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Com radar para inovações em pescados, o Festival Gastronomia do Mar 2024 passeia além dos pratos mais tradicionais, incluindo petiscos, sanduíches criativos e combinações que vão até à culinária nordestina típica do Sertão combinada a frutos do mar, em seu Circuito Gastronômico. Com cerca de 30 restaurantes e bares confirmados, a programação vai de 23 de novembro a 7 de dezembro, entre Rio, Niterói e região.

Idealizado pela C Comunicação, com curadoria da chef Flávia Quaresma, o Festival Gastronomia do Mar envolve toda a cadeia produtiva dos pescados – do barco e da rede de pesca até o prato e o garfo.

O Circuito Gastronômico acontece em todos os dias do festival, conforme os horários específicos de cada restaurante – cada um servindo um prato especial de pescado.

Nas ruas, o festival terá três eventos, sempre aos sábados, no Jardim Icaraí (23/11), em frente ao Mercado São Pedro (30/11) e, atravessando a Baía, na Praça Mauá(07/12). De 12h a 16h, chefs consagrados comandam aulas abertas – e gratuitas -ao público, no Palco Sesc. Às 16h, shows musicais fecham a tarde, no Palco Naturgy.

Entre os chefs que fecha a programação de aulas abertas, na Praça Mauá, a renomada Monique Gabbiati traz uma das inovações mais instigantes, também do outro lado da Baía. No Polvo Bar, em Botafogo (Rua General Polidoro, 156), ela traz ao circuito o Hot Pulpo, sanduíche de Pão de leite amanteigado com um belo tentáculo de polvo, emulsão de guacamole, maionese de missô e gremolata (R$ 59).

Aqui em Niterói, a criatividade não fica atrás, durante as duas semanas de circuito do Festival Gastronomia do Mar. Focado na culinária oriental contemporânea, com toques brasileiros e internacionais, o Odashi (R. Lopes Trovão, 474, Icaraí)surpreende com o Baozi Odashi, um hambúrguer de salmão empanado (R$ 18,90). Nono pão oriental preparado no vapor, ele vem com cream cheese, molho exclusivo da casa, mais molho tarê, picles de mamão verde e alface americana. Acompanhado de folhas de arroz crocantes levemente temperadas.

Do Japão para o Sertão, do individual para o coletivo, o Siri (Av. Quintino Bocaiuva, 159, São Francisco) combina os pescados à tradicional comida nordestina. Com camarão, polvo e lula incorporados – no lugar da linguiça e do eventual bacon – à de receita feijão fradinho, arroz e queijo coalho, o Baião de Dois do Mar (R$129,90) serve bem duas pessoas.

Também para duas pessoas e com inspiração mais internacional, além do nome nordestino, o Canto do Peixe (Av. Visconde do Rio Branco, 701 Centro) apresenta o Camarão Arretado de Bom (R$ 175,99). Em uma travessa circular, a mistura de petisco com pratão vem com o acompanhamento de arroz cremoso ao limão siciliano, palhas de batata e de alho poró, envolvido por uma roda de camarões empanados. A massa destes, por sua vez, com recheio triplo de queijos: mozzarela, parmesão e catupiry gratinado.

Junto às colônias de pesca de Jurujuba, o Bicho Papão (Av. Carlos Ermelindo Marins, 1217) segue linha semelhante, com camarões VM. Acompanhado por acompanha arroz cremoso preparado com creme de leite, catupiry, alho poró e açafrão finalizado com batata palha, o “VM Jurujuba Imperial” traz 12 unidades de camarões VM, para dois (R$ 199,90).

Já na vizinha Maricá, de frente para a praia de Itaipuaçu (Av. Beira Mar, 6450), o Malona’s oferece um camarão também empanado, mas na forma de petisco stricto sensu. O diferencial desta casa familiar se mostra na forma: o camarão vem como recheio de um bolinho de batata, junto com queijo mozzarela e geléia de pimenta para acompanhar.

Sobre o festival

Criado para movimentar toda a cadeia econômica e produtiva, da rede de pesca ao prato, o Festival Gastronomia do Mar tem patrocínio da Naturgy, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O festival ainda tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, apoio da Fecomércio-RJ e coparticipação do Sesc e parceria educacional do Senac, além de parcerias com SindiRio e da Abrasel – representando os bares e restaurantes – e com as prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.

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Gastronomia

Delícia de Novembro: Chef Carina Popolare apresenta o Agnolotti de Filé Mignon e Gorgonzola em um prato especial para esse mês

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Em busca de novas combinações, a chef da Popolare Massas e Empório une tradição italiana ao paladar goiano com uma receita sofisticada e cheia de sabor

Para o mês de novembro, a Popolare Massas e Empório, sob a liderança da chef Carina Popolare, lança o Agnolotti de Filé Mignon e Gorgonzola, um prato exclusivo que traz a combinação de sabores intensos e marcantes, perfeitos para os apreciadores de uma boa massa artesanal. Conhecida por explorar o equilíbrio entre a tradição italiana e os ingredientes amados pelos goianos, Carina apresenta mais uma criação que promete agradar os clientes e surpreender o paladar.

“A combinação de filé mignon com gorgonzola é clássica, especialmente em pratos que misturam a suculência da carne com o toque picante e cremoso do gorgonzola”, explica a chef Carina. “Esse prato surgiu de um pedido especial de uma amiga, que sempre quis ver essa combinação no cardápio. Pensei em várias versões, mas só cheguei ao resultado ideal quando acrescentei um toque de mussarela e cream cheese, que suavizam o sabor e equilibram a intensidade do gorgonzola.” O resultado é uma massa recheada com filé mignon e gorgonzola na medida certa, que mantém a harmonia entre o sabor forte do queijo e a maciez da carne.

O gorgonzola, famoso queijo azul italiano, traz um sabor encorpado, levemente picante e de textura cremosa, enquanto o filé mignon acrescenta suculência e maciez. “Foi uma experiência de testes até chegar ao equilíbrio ideal”, comenta Carina. “Queríamos um prato que fosse marcante, mas não excessivamente forte, algo que celebrasse a gastronomia italiana e, ao mesmo tempo, fosse acessível ao paladar local.”

Carina Popolare já provou seu talento para criar pratos que unem as raízes italianas com ingredientes do cerrado goiano. No mês passado, por exemplo, o Cannelloni do Cerrado, feito com frango, pequi e catupiry, conquistou os clientes da Popolare e teve grande aceitação. Este prato, que celebra o aniversário de Goiânia e homenageia a cultura goiana, estará disponível por mais algumas semanas, atendendo ao público que ainda deseja provar essa saborosa criação.

O Agnolotti de Filé Mignon e Gorgonzola estará disponível em edição limitada e é ideal para quem já deseja se preparar para as festividades de fim de ano. A Popolare Massas e Empório reforça, mais uma vez, seu compromisso com a excelência e a autenticidade, oferecendo pratos artesanais que resgatam a tradição italiana e a conectam aos sabores locais.

Serviço:
Agnolotti de Filé Mignon e Gorgonzola – edição especial de novembro
Quanto: R$ 49,90 \ 500 gr
Disponível em embalagem limitada
Mais informações: @popolaremassaseemporio

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Gastronomia

Milk shakes, nostalgia e praticidade cada vez mais perto de você

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Com novos pontos de delivery e sabores que ativam memórias afetivas, Olli’s Burguer fortalece sua presença em Fortaleza e amplia experiências gastronômicas.

A Olli’s Burger, conhecida pelo conceito de smashburger e inovação no fast food, anuncia uma expansão estratégica com novos pontos de delivery em Fortaleza e Eusébio. Sob o tema “Olli’s mais perto de você”, a marca apresenta sabores de milk shakes pensados para despertar emoções e memórias afetivas, além de facilitar o acesso por meio de novas unidades de entrega nas regiões Aldeota, Sul, Maria Tomásia, Fátima e Eusébio

O destaque da campanha vai para o lançamento de mais sabores de milk shakes:

● Nesquick – o carro chefe da casa com sabor da infância, evoca doces lembranças.
● Oreo – uma combinação entre cremosidade e crocância, provocando prazer sensorial imediato.
● Chocolate e Morango – opções que ativam familiaridade e conforto, ideais para diferentes momentos do dia.

Com a expansão do delivery, a Olli’s reforça o compromisso com a agilidade e uma experiência prática e intuitiva.

À frente da operação está o empresário Marcelo Pimentel, uma referência em inovação gastronômica no Ceará. Conhecido por trazer tendências globais para o mercado local, Pimentel aposta no formato smashburger, que se destaca pelo hambúrguer prensado, suculento e cheio de sabor. “Nosso objetivo é garantir a melhor experiência possível ao cliente, unindo a praticidade do delivery.”

Pimentel completa: “Queremos mais do que entregar refeições: buscamos criar momentos significativos que combinam praticidade com sabores que fazem parte da memória afetiva de nossos clientes”.

Com essa nova fase, a Olli’s não só amplia sua capacidade de atendimento, mas também oferece uma forma de consumo pensada para atender o estilo de vida contemporâneo.

Sobre a Olli’s:

A Olli’s Burger é uma hamburgueria jovem e inovadora que traz o conceito de smashburger, valorizando a simplicidade e o sabor único do hambúrguer prensado. Com foco em praticidade a marca atua com forte presença no delivery, garantindo uma experiência rápida e personalizada. Além de um cardápio saboroso e acessível, a Olli’s se destaca pela constante inovação, proporcionando momentos que combinam memória afetiva e prazer gastronômico

SERVIÇO:

@ollis.burguer
Bit.ly/beollis

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