“O puro suco da brasilidade pop”, é assim que a Lamparina resume o seu novo som, “De Novo”. Com elementos do afrobeat nas viradas de bateria e uma baita construção das guitarras, o grupo mineiro criou mais um pop sobre amor, mas com um tempero bastante diferente. A banda formada por Cotô Delamarque, Marina Miglio, Calvin Ferreira, Stênio Galgani, Bino e Thiago Groove vasculhou os primórdios do pop brasileiro para apresentar uma canção nostálgica – tanto para o público que cresceu nos anos 2000, quanto para os fãs de seu último álbum, Original Brasil (2023). “De Novo” chega às plataformas digitais no dia 04 de julho, às 21h.
Como um desdobramento dos experimentos musicais do último disco do grupo, “De Novo” mescla uma sonoridade bem pop e dançante com uma composição mais reflexiva, sobre as contradições de uma relação. “Essa música nasceu no violão, bem baseada no elemento estético brasileiro com um afrobeat. Queremos que um gringo ouça a faixa e logo perceba que isso é um som brasileiro”, conta Cotô Delamarque, guitarrista do grupo.
O clima leve e nostálgico do single é trilha sonora para uma narrativa que aborda uma relação calejada por erros sucessivos e sustentada por memórias do que já foi no passado. “Na letra, trazemos uma figura de linguagem sobre o ‘jogo’ presente nas relações. Como o processo de esperar que você ou a outra pessoa consigam, enfim, melhorar em algum aspecto que foi prometido, mas todos sabemos que seres humanos não são uma matemática exata. Quer dizer, a gente avança e retrocede a todo momento. Então as expectativas nos tornam jogadores em um jogo que não tem vencedor”, explica a vocalista Marina Miglio.
Para a alegria dos fãs, “De Novo” vem abrindo os caminhos para um segundo ato da era Original Brasil, com uma versão Deluxe ‒ ou, como apelida a banda, De Luxo. A nova leva de canções enaltece a estética brasileira e avança em direção a uma sonoridade ainda mais pop. “A versão ‘De Luxo’ traz uma roupagem mais futurista e dançante e, nesse sentido, já começamos com uma música que tem um mergulho maior dentro desse universo de música pop brasileira”, adianta Cotô.
Localizado dentro da Galeria Magalu, no Conjunto Nacional, o espaço no coração de São Paulo conecta conteúdo digital, teatro e música
São Paulo, 8 de dezembro de 2025 – O YouTube e a Aventura anunciaram hoje que o Teatro YouTube abre oficialmente as suas portas ao público no próximo dia 18 de dezembro, com a estreia do musical ‘Hip Hop Hamlet’. Será o início de um movimento inédito que vai unir as artes cênicas e os shows com o desenvolvimento de conteúdo para a plataforma. O espaço ocupa o antigo teatro Eva Herz, que passou por obras de modernização e agora integra a Galeria Magalu, no Conjunto Nacional, localizado em um dos endereços mais icônicos de São Paulo, na Avenida Paulista. Escrita por William Shakespeare há mais de quatro séculos, ‘Hamlet’ segue até hoje como um dos clássicos mais celebrados da história do Teatro Mundial. Com a estreia de ‘Hip Hop Hamlet’, uma versão inédita nos palcos, o público pode desfrutar de um musical contemporâneo que marca o encontro da dramaturgia shakespeariana com os elementos da cultura Hip Hop, em uma experiência imersiva onde luzes, videocenografia e sons dão vida a um Hamlet pulsante e conectado ao presente. Com produção da Aventura, o espetáculo foi criado coletivamente a partir da união entre Guilherme Leme Garcia e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, grupo paulista que celebrou, em 2024, 25 anos de uma pesquisa de linguagem interdisciplinar que deu origem ao que batizaram de Teatro Hip-Hop. A música permeia toda a dramaturgia em uma trilha formada por canções de ícones nacionais e internacionais, como Aretha Franklin (‘Baby Baby Baby’), Racionais MC (‘Vida é um Desafio’), Kanye West (‘All Falls Down’), Jorge Ben Jor (‘Moça’), Toni Tornado (‘Pode Crer Amizade’) e Tim Maia (‘Sossego’). A abertura do teatro sela a parceria entre YouTube, Magalu e Aventura, esta última responsável pela gestão, operação e programação da casa, a sexta no Brasil com administração da produtora, responsável pela Arena B3 (SP), o BTG Pactual Hall (SP), o Teatro Riachuelo (RJ), Teatro Adolpho Bloch (RJ) e a Ecovilla RiHappy (RJ).
Funcionamento O Teatro YouTube será um palco híbrido para abrigar espetáculos teatrais, musicais e shows, projetos institucionais da plataforma, além de ações de criadores de conteúdo. O espaço multiuso foi adaptado com equipamentos para realizar gravações, transmissões ao vivo, talk shows, podcasts, entre outros. O Teatro também será a casa do YouTube Music Nights, série de shows intimistas gravados e exibidos na plataforma desde 2018, que já registrou apresentações de Lizzo, Tássia Reis e Luisa Sonza. O show de retomada do projeto, gravado em outubro no Teatro YouTube com Glória Groove, já está disponível na plataforma e, nesta quarta-feira, 10 de dezembro, estreia uma edição com Carol Biazin reunindo algumas das principais faixas do disco “No Escuro, Quem é Você?”, recentemente indicado ao Grammy Latino como um dos maiores álbuns pop do ano. “O YouTube Music Nights reflete o atual momento da música nacional e o investimento contínuo da plataforma em conectar artistas, criadores e público em múltiplos formatos legítimos dentro do nosso ecossistema 360º. Estamos entusiasmados em fortalecer a trajetória da nova geração, unindo palco físico e o impacto da distribuição digital do YouTube em um ambiente que impulsiona suas carreiras”, conta Sandra Jimenez, Diretora de Música do YouTube para a América Latina e US-Latin. A programação artística regular acontecerá nas noites de quinta a domingo. Em outros horários, o Teatro YouTube estará aberto para os criadores de conteúdo e disponibilizará equipamento para gravações e lives, mediante processo de avaliação e agendamento prévio. O local funcionará como estúdio de alta qualidade, com capacidade para receber encontros de fãs, sessões de autógrafos e eventos que possam apoiar talentos e fomentar novas oportunidades.
Aventura Teatros Sob liderança de Aniela Jordan, Giulia Jordan e Luiz Calainho, a Aventura é também a líder no mercado brasileiro de musicais e já levou mais de 4,5 milhões espectadores aos teatros em produções de sucesso como ‘Elis, a Musical’, ‘Vamp’, ‘Chacrinha’, ‘Mamma Mia!’, ‘A Noviça Rebelde’, ‘Hair’, entre muitos outros. ‘Desde a fundação da Aventura, nosso propósito tem sido revitalizar e transformar espaços culturais em verdadeiros centros de experiência e emoção, capazes de conectar pessoas e criar memórias marcantes. Estamos extremamente animados para apresentar ao público novas histórias que inspirem e proporcionem momentos verdadeiramente inesquecíveis, reafirmando nosso compromisso com a excelência artística e o impacto positivo na sociedade’, destaca Calainho. A iniciativa com o YouTube reafirma ainda o compromisso da Aventura com a excelência artística e com o fortalecimento do setor cultural, através da inovação, diversidade e da formação de novos profissionais para o futuro do mercado.
Single celebra um ano do sucesso que projetou o artista internacionalmente
O arrocha ganhou mais um capítulo nesta quarta-feira (26/11). J. Eskine, uma das figuras centrais da nova geração do gênero, lançou “Resenha do Arrocha 4.0”, faixa que dá sequência ao hit que o apresentou ao grande público e se tornou um fenômeno nacional. O single já está disponível em todas as plataformas digitais, e o clipe oficial pode ser assistido aqui( https://www.youtube.com/watch?v=VV9Rg-Cl2hs&list=RDVV9Rg-Cl2hs&start_radio=1). O lançamento também celebra um ano do sucesso de “Resenha do Arrocha”, marco que consolidou o artista no cenário musical.
Conhecido por unir estética de rua, linguagem popular e alcance digital, Eskine se consolidou após o impacto de “Resenha do Arrocha”, que chegou ao TOP 1 Brasil, ao TOP 50 Global no Spotify e ao primeiro lugar no Viral Global. A faixa ainda alcançou um feito raro: conquistou o TOP 1 em Portugal, ampliando o alcance internacional do artista. Ele repetiu o desempenho com “Mãe Solteira”, que também figurou entre as 50 músicas mais ouvidas do mundo, superando artistas como Bad Bunny e Bruno Mars.
Agora, o artista retoma o universo que o consagrou. “A ‘Resenha’ nunca foi só uma música pra mim. Ela virou parte da minha história, algo que o Brasil inteiro abraçou. A versão 4.0 é a continuidade natural disso”, afirma J. Eskine.
Com mais de seis minutos de duração, a nova faixa mescla diferentes composições numa narrativa contínua, mantendo as letras explícitas e batidas marcantes características do trabalho do cantor. A proposta reforça a identidade construída desde 2024, quando ele começou a sair do circuito regional para ocupar definitivamente o cenário nacional.
“Eu vim de um lugar onde desistir parecia a opção mais fácil, mas eu só tinha uma escolha: continuar. Hoje, ver meu som crescendo assim mostra que valeu a pena acreditar. A 4.0 é exatamente isso. Minha verdade em mais um capítulo”, completa.
O lançamento marca uma nova fase da carreira de J. Eskine que, em parceria com o selo HitLab e a Laizzao Produções, se prepara para expandir ainda mais o universo criado em torno da “Resenha do Arrocha”, enquanto finaliza o calendário de lançamentos que antecedem seu primeiro álbum, previsto para o início de 2026.
Fotos: Eduardo Serra/HitLab
Link para assistir ao clipe: J. ESKINE – RESENHA DO ARROCHA 4.0 (CLIPE OFICIAL) https://www.youtube.com/watch?v=VV9Rg-Cl2hs
A CAIXA Cultural Fortaleza recebe, neste final de semana, o espetáculo “Poetas da Cor”, da Cia Druw de Dança Contemporânea, que propõe uma imersão lúdica no universo cromático. Inspirada por partituras imaginárias e poéticas, a obra convida o público a mergulhar em um encontro sinestésico entre gesto, dança e cor, criando uma experiência que desperta memórias, sensações e estados emocionais. Segundo a coreógrafa Miriam Druwe, a criação se volta para o princípio da teoria das cores, explorando como cada frequência atua na psicologia e afeta de maneira única cada indivíduo. “A cor traz memórias diferentes em cada pessoa, já que afeta cada um de forma particular, associando-se a lembranças e estados emocionais específicos”, explica.
Diretamente de São Paulo, a Cia Druw integra a programação do espaço com uma agenda repleta de dança, cor e emoção. As apresentações de “Poetas da Cor” acontecem nesta sexta-feira (05/12), às 19h, e no sábado (06/12), às 16h e 18h, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia prevista em lei e para clientes Caixa), disponíveis em: https://bilheteriacultural.com.br/eventos/3.
Poeta das Cores crédito Claudio Roberto
A programação inclui também o workshop gratuito “Lúdico na Dança – Compondo Cores e Formas”, conduzido por Miriam Druwe, destinado a crianças a partir de 6 anos acompanhados de um responsável. As atividades serão realizadas no sábado (12/06) e no domingo (12/07), sempre das 10h às 11h30. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas no link: https://www.caixacultural.gov.br/Paginas/Programacao.aspx?idEvento=3625 . Todas as atividades acontecem na CAIXA Cultural Fortaleza.
Miriam Druwe crédito Arnaldo Sete
O público pode acompanhar atualizações nas redes sociais @festivalpintandoo7 e @caixaculturalfortaleza. O projeto tem patrocínio da Caixa e do Governo Federal do Brasil, realização da Fervo Projetos, curadoria da Cia Meias Palavras e produção local da Encena.