Música
John Grant lança “All That School For Nothing”
Published
6 meses agoon
(crédito: Hörður Sveinsson)
Após o lançamento do disco, o artista apresenta novo single junto com videoclipe
Assista ao clipe, aqui
Com o seu aguardado novo álbum The Art Of The Lie, disponível dia 14 de junho pela Bella Union, e, tendo anteriormente compartilhado um trailer para o LP e a recente faixa “The Child Catcher”, hoje John Grant compartilha seu novo single elegante e funky, “All That School For Nothing”.
Comentando sobre a faixa, Grant diz: “Esta é uma música que escrevi para o Blondie, mas eles não a quiseram, então eu decidi pegá-la para mim. Era muito mais eletrônica no início, mas quando a cantei, tornou-se claro que era muito mais uma vibração de Cameo ou Whodini, o que me agrada bastante!”
Grant também anunciou três aparições em lojas de discos na semana de lançamento, em Londres, Brighton e Nottingham. As aparições nas lojas incluirão uma performance stripped-back de Grant, uma sessão de perguntas e respostas com Ivor Guest, que produziu o álbum, e Grant irá, claro, autografar LPs. Datas e informações abaixo:
Sábado 15 de junho – Brighton – Resident Records
Segunda 17 de junho – Nottingham – Rough Trade
Terça 18 de junho – London – Rough Trade East
John Grant começou a pensar em The Art of The Lie no outono de 2022. No início daquele ano, John foi apresentado a Ivor Guest, produtor e compositor no show de Grace Jones no Southbank, no final de seu Meltdown Festival. Eles começaram a conversar sobre dois álbuns em que Guest trabalhou, Hurricane para Jones e Prohibition para Brigitte Fontaine. “Grace e Brigitte são duas artistas muito importantes para mim”, diz Grant. “Eu amo os álbuns que ele fez para elas. Hurricane é uma peça indispensável do catálogo de Grace.” Uma ideia foi despertada. “Eu disse, acho que você realmente deveria fazer este próximo disco comigo. Ele disse, acho que você está certo.”
Um ano e meio depois, o resultado é o álbum mais opulento, cinematográfico e luxuoso de John Grant até hoje: The Art of The Lie. Como o título sugere, a engenhosidade lírica equilibrada sob toda essa largesse musical é tão sombria quanto sua produção é épica e ousada. Ivor Guest e sua lista de músicos renomados trouxeram o drama, nuances de intriga tão sedutoras quanto Laurie Anderson ou The Art of Noise. John Grant o aterrou em uma humanidade profundamente sentida e realismo puro. “A roupa com que está vestido torna mais palatável”, diz ele. “Ajuda a engolir a pílula amarga. Música e humor são como sempre lidei com o lado sombrio da vida. Pensando bem, é assim que lido com o lado bom também.”
Grant compara os sabores musicais de The Art of The Lie à luxuosa trilha sonora de Vangelis para Bladerunner ou aos Carpenters se John Carpenter também fosse um membro. Embora inegavelmente um disco de John Grant, mesclando humor com tragédia, e raiva com compaixão, há uma ambição musical e nervosismo em The Art of The Lie que compensa seus momentos mais políticos e pessoais.
A dura justaposição de beleza e crueldade faz deste sexto álbum de Grant uma audição envolvente, um disco que liga traumas infantis a efeitos endurecidos na vida adulta, associando ambos à malaise política da América de 2024, um país sendo levado ao precipício de sua própria destruição. “Nos foi permitido sentir que pertencíamos por alguns segundos”, diz Grant. “Não mais.”
‘The Art of the Lie’ é um título considerado, tirado da música “Meek AF”, que por si só é uma inversão lírica do ditado bíblico de que os mansos herdarão a terra. Contra um groove lubrificado, uma caixa de voz ao estilo Zapp e uma figura sinistra de teclado, Grant expõe sua compreensão da nova ética da América. “O livro de Trump, ‘A Arte da Negociação’, agora é visto pelos discípulos de MAGA como apenas outro livro da Bíblia e o próprio Trump como um messias enviado do céu. Porque Deus quer que você seja rico.”
“Este álbum é em parte sobre as mentiras que as pessoas defendem e a quebra que isso gera e como somos distorcidos e deformados por essas mentiras”, ele diz. “Por exemplo, o movimento Nacionalista Cristão formou uma aliança com grupos Supremacistas Brancos e juntos tomaram o partido Republicano e veem pessoas LGBTQ+ e não-brancas como geneticamente e até mentalmente inferiores e acreditam que todos os indesejáveis devem ser forçados a se converter ao Cristianismo e aderir aos ensinamentos da Bíblia conforme interpretados por eles ou devem ser removidos para que a pureza seja restaurada à ‘sua’ nação. Eles agora acreditam que a Democracia não é o caminho para alcançar esses objetivos. Qualquer tipo de pretensão de tolerância que possa ter parecido se desenvolver ao longo das últimas décadas praticamente desapareceu. Parece que os EUA estão em modo de queda livre.”
Outro tema persistente no álbum é a paternidade. Três músicas, “Father” (“uma das melhores que já escrevi”), com ecos marcantes da estocada e assombração de “Pale Green Ghosts“, “Mother and Son” e o hino “Daddy”, que explode de um verso crisálida mordaz para um coro colorido de borboleta, compõem a espinha dorsal do disco. “Father contém tanto o adulto quanto a criança. Daddy é da perspectiva da criança. Estou falando sobre como me relaciono com homens à medida que saio pelo mundo, por causa da confusão na qual fui criado sobre o que significa ser homem.”
Essa confusão sombria sustenta um capítulo particularmente emocional na vida solo, quase novelística, de John Grant. O artista está construindo um mundo, com novos episódios realçados por novas texturas. Nesse aspecto, a presença de Ivor Guest é quase como a arte de um tipógrafo. Como melhor transmitir a triste realidade de que os mansos não só serão negados ao mundo, mas também serão feitos seus bodes expiatórios ótimos?
“Podíamos trabalhar apenas por duas semanas de uma vez, era tão intenso”, diz Grant, antes de relembrar um episódio no estúdio. “Ivor montou uma equipe de músicos incríveis. Dave Okumu [da banda The Invisible] é um guitarrista incrível. Ele entrou na sala quando estávamos tocando a demo de “Father” e imediatamente começou a fazer o que você ouve no disco. Robin Mullarkey tocou baixo sem trastes e me deixou impressionado, e o muito talentoso Seb Rochford estava na bateria. Houve muitos momentos mágicos de todos.” O álbum também conta com a participação especial da cantora escocesa Rachel Sermanni, que oferece os belos e comoventes vocais de apoio em “Mother And Son”.
Entre sua carga política inquietante, emerge um disco de beleza às vezes espectral, às vezes elegante e funky, como a abertura “All That School For Nothing” e o irresistível primeiro single, “It’s a Bitch”. “’Father’ é uma faixa bastante simples, musicalmente falando”, ele explica. “Não é uma composição complicada. Mas ainda assim se sente muito rica e em camadas, porque dedicamos tempo a ela. Tivemos que fazer isso. Não poderia ser feito rapidamente. Para mim, sempre se trata de destilar as coisas até seus componentes essenciais.”
Grant pensou em discos que tiveram um profundo efeito sobre ele enquanto fazia The Art Of The Lie. “A primeira vez que ouvi Time Its Time, a última música em The Colour Of Spring por Talk Talk; ou “The Night of the Swallow” por Kate Bush em The Dreaming; ou algum material de Jane Siberry’s em The Speckless Sky ou qualquer coisa de Cocteau Twins ou Dead Can Dance; esses foram momentos importantes para mim na música. E claro, há um pouco do espírito de Devo em tudo que faço de alguma maneira. Há muito humor incrível em sua música, mas eles também eram sérios como um ataque cardíaco. Acho que este é um dos temas importantes na minha vida; são sobre momentos e ser capaz de reconhecê-los e estar neles enquanto estão acontecendo, apesar do que mais está acontecendo. É estar em um táxi, a situação mais normal do mundo e ver a grandeza, o peso e a majestade de uma grande cidade passando, olhando em admiração. A absurdidade do mundo lá fora justaposta com o mundo acontecendo por dentro. Isso me fascina, a capacidade de capturar o que realmente se sente ao ser humano.”
John Grant – datas da turnê no Reino Unido e União Europeia:
17.10.24 – London – Hackney Church *(SOLD-OUT!)*
18.10.24 – London – Hackney Church
19.10.24 – Sunderland – The Fire Station
21.10.24 – Glasgow – Barrowland Ballroom
22.10.24 – Dublin – Vicar Street
24.10.24 – Cardiff – Tramshed
25.10.24 – Bristol – Bristol Beacon
26.10.24 – Bexhill – De La Warr Pavilion
28.10.24 – Birmingham – Birmingham Town Hall
29.10.24 – Norwich – Epic Studios
31.10.24 – Manchester – New Century Hall
01.11.24 – Leeds – Project House
02.11.24 – Liverpool – Liverpool Philharmonic
05.11.24 – Amsterdam – Melkweg MAX
06.11.24 – Cologne – Kulturkirche
07.11.24 – Berlin – Columbia Theatre
09.11.24 – Aarhus – Train
10.11.24 – Copenhagen – Vega
11.11.24 – Stockholm – Nalen
13.11.24 – Oslo – Rockefeller Music Hall
The Art Of The Lie
- All That School For Nothing
- Marbles
- Father
- Mother And Son
- Twistin Scriptures
- Meek AF
- It’s A Bitch
- Daddy
- The Child Catcher
- Laura Lou
- Zeitgeist
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
John Grant online:
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Música
Ícone da percussão no mundo, Pascoal Meirelles homenageia Tom Jobim com show em Penedo
Published
3 dias agoon
22 de novembro de 2024(Pascoal Meirelles – Crédito Aloizio Jordão)
Músico convida o contrabaixista André Neiva e o guitarrista João Castilho no espetáculo “Todos os Tons” no Jazz Village Penedo, no Hotel Pequena Suécia
Um mergulho no legado do Maestro Soberano. O instrumentista e compositor Pascoal Meirelles, ao lado do contrabaixista André Neiva e do guitarrista João Castilho, apresentam o show “Todos os Tons, um tributo a Tom Jobim” no palco do Jazz Village Penedo, no Hotel Pequena Suécia, em Penedo, nos dias 29 e 30 de novembro, sexta e sábado, às 20h. O espetáculo celebra também em grande estilo a vida e obra de Pascoal Meirelles, que completa 80 anos de idade e 60 anos de uma carreira de grandes êxitos, parcerias e em plena atividade.
– O Tom influenciou e me deu coragem para assumir o meu lado compositor. Aprendi com o Jobim que a simplicidade das melodias são fundamentais para comunicar com o grande público – diz Meirelles.
André Neiva (Crédito – Thati Moraes)
No repertório, “Triste”, “Só danço o Samba”, “Brigas nunca mais”, além da autoral “Tom”, entre muitas outras composições inesquecíveis do maestro considerado um gênio da Música Popular Brasileira.
– A música brasileira é uma mistura tão peculiar, que até quando ela importa um determinado gênero, como o caso do jazz, ela transforma em algo único. Também chamado de música instrumental brasileira, o nosso jazz é um ótimo exemplo da criatividade e talento dos nossos artistas, que fazem caber dentro de um único estilo, todos os ritmos como o samba, o maracatu, o frevo e muitos mais: qualquer um dos citados lá em cima podem ter a melodia incorporada à improvisação típica do jazz, sendo reconhecida mundialmente como um novo e próprio estilo musical – completa.
(João Castilho)
Pascoal Meirelles
O instrumentista belo-horizontino criou grupos importantes como o Tempo Trio, ainda em sua cidade natal, ao lado de Paulinho Horta e Helvius Vilela. Do alto de seus 18 anos, teve a primeira oportunidade profissional quando um “olheiro” da gravadora Odeon convidou o grupo para gravar um LP no Rio de Janeiro. No ano seguinte, muda-se para a
Cidade Maravilhosa e rapidamente é contratado para fazer parte da orquestra de Paulo Moura, acompanhando a cantora Maysa em sua volta ao Brasil.
Os convites para gravações nos trabalhos de Ivan Lins (“Madalena”), Edu Lobo (percussão sinfônica em “A guerra dos Canudos”), Chico Buarque (“O Grande Circo Místico”), João Bosco (“Galo de Briga”, “Incompatibilidade de Gênio” e “Tiro de Misericórdia”) além de quase toda a MPB, só aumentavam. Através do Boni, então diretor
da TV Globo, ganhou uma bolsa de estudos para graduar-se em composição e arranjos, na Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos.
Ao longo das suas seis décadas de carreira, lançou 18 discos autorais, dois livros didáticos
sobre o instrumento (“A Bateria Musical” – Ed. Irmãos Vitale e “Canon para Edison Machado” – Independente) prêmios nas categorias melhor arranjador, melhor Cd de instrumental brasileiro, além do seu “tesouro”: seu primeiro prêmio como baterista revelação indicado por Hélcio Milito (Tamba Trio) aos 15 anos de idade. Meirelles ajudou
a desenvolver, ao lado de outros gigantes, o que ainda hoje está em transformação: a bateria musical brasileira.
João Castilho
Nascido no Rio de Janeiro, o guitarrista e violonista João Castilho começou a tocar aos 9 anos de idade.
Entre gravações, produções e shows pelo Brasil e exterior, já atuou ao lado de artistas como Maria Bethânia, Djavan, Ed Motta, Lisa Nilsson (Escandinávia), Ivan Lins, Eumir Deodato, Roberto Carlos, Simone, Leny Andrade, Sandra de Sá (da qual também foi diretor musical), Nana Caymmi, Zé Renato, Daniel Boaventura, Sandy e Júnior, João Caetano, Mads Vinding (Dinamarca), Ivete Sangalo, entre outros.
Tem uma vasta discografia onde atua como guitarrista, violonista, arranjador e diretor musical, além de ser responsável também por trilhas sonoras para teatro e programas de TV, com destaques para “Casa Brasileira” da GNT (como colaborador do pianista Fernando Moura) e para a peça “Maldito Coração – me alegra que tu sofras”. Seus discos autorais são: “Equilibrium”, “Percepções” e, ao lado do grupo Foco, lançou os discos “Grupo Foco” e “Tempo bom com chuva”. No momento está trabalhando em seu novo projeto que será lançado ainda neste ano.
É autor do livro “Estudando Improvisação – a teoria explorada de forma musical”, uma nova abordagem em relação a prática da improvisação musical. Também publicou pela editora Lumiar a versão guitarra e violão do livro “Toque Junto”. Atualmente, está em turnê com Djavan em seu novo show, Vesúvio.
André Neiva
O nome Andre Neiva aparece em mais de duzentos Cds e DVDs, tendo trabalhado como produtor, arranjador ou músico ao lado de Gal Costa, João Bosco, Jorge Vercillo, Tim Maia, Airto Moreira, Flora Purin, Cama de Gato, Milton Nascimento, Diogo Nogueira, Tunai, Baby do Brasil, Nelson Faria, Léo Gandelman, Billy Cobham, Don Grusin, Victor Biglione, Ricardo Silveira, Cristóvão Bastos, Moraes Moreira, Zé Ramalho, Alceu Maia (Choro Elétrico) Jorge Aragão, Blitz, Márcio Montarroyos, entre muitos outros.
Tem uma forte presença na música Gospel tendo gravado com mais de 70 artistas entre eles destaque para: Carlinhos Felix, Eyshila, Jossana Glessa, Cristina Mel, Mara Maravilha, Adilson Silva, Beto Byron, Graça e Paz, etc
Serviço:
Todos os Tons – Pascoal Meirelles convida João Castilho e André Neiva
Local: Jazz Village Penedo, dentro do Hotel Pequena Suécia, Rua Toivo Suni, 33, Penedo, Itatiaia – RJ
Data: 29 e 30 de novembro de 2024, sexta e sábado
Horário: Restaurante abre às 19h | Show às 20h
Estacionamento no local gratuito para clientes.
Reservas: (24) 99330-0168 ou pelo site https://www.jazzvillagepenedo.com/
Rede social:
Pascoal Meirelles – https://www.instagram.com/pascoal_meirellesoficial
Música
Música gospel terá palco exclusivo no réveillon no Rio de Janeiro pela primeira vez
Published
3 dias agoon
22 de novembro de 2024Thalles Roberto, Midian Lima e DJ Marcelo Araújo são alguns dos nomes já confirmados
O já aguardado Réveillon de Copacabana no Rio de Janeiro terá novidades neste ano. Considerada o maior réveillon do mundo e um marco na história da cidade, a festa terá 13 palcos espalhados pelos principais pontos do Rio e, pela primeira vez, terá um palco exclusivo dedicado à música gospel.
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (22), o prefeito Eduardo Paes anunciou que o espaço será na altura da Avenida Princesa Isabel, na divisa entre os bairros de Copacabana e Leme, na zona sul carioca. As três primeiras atrações divulgadas são o DJ Marcelo Araújo e os cantores Thalles Roberto e Midian Lima.
– A gente quer que todas as pessoas frequentem Copacabana. A gente tem uma música gospel com figuras importantes, de muito destaque. A gente cria mais essa alternativa de gosto, de tipo musical, para que as pessoas possam desfrutar. Queremos todo mundo em Copacabana, de qualquer religião, de qualquer crença, qualquer fé, qualquer ritmo musical – garantiu o prefeito.
De acordo com os organizadores, outros artistas gospel serão anunciados em breve. A virada do ano também terá shows de grandes nomes da música brasileira como Maria Bethânia e Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Anitta e um palco dedicado ao samba.
Além disso, a já tradicional queima de fogos está garantida, sendo um show pirotécnico no Flamengo, na Igreja da Penha e na Praia de Copacabana, que terá dez balsas espalhadas pela orla.
Música
Com tecnologia de Avatar e Mandalorian, Day Limns lança novo EP com custo de R$1 milhão
Published
3 dias agoon
22 de novembro de 2024“VÊNUSNETUNO II” , realizado em parceria com a Veludo Films, chega com proposta de imersão introspectiva e futurista em realidade ampliada
A cantora e compositora DAY LIMNS inaugura uma nova fase na carreira com o lançamento de VÊNUSNETUNO II, um EP que combina misticismo e tecnologia para criar uma experiência sensorial única. Disponível nas plataformas digitais, o projeto utiliza Virtual Production, uma técnica de ponta aplicada em ambientes digitais interativos e imersivos, transportando o público para um universo ampliado onde música e tecnologia se encontram.
Neste projeto, DAY colabora com ERØ da produtora Veludo Films, grupo INK Company Art, que, junto a Novas Fronteiras do estúdio Quanta, uma das maiores produtoras de audiovisual do Brasil, destacam o potencial da tecnologia para a criação de narrativas imersivas para lançamentos de álbuns no Brasil. Com isso, DAY se posiciona como uma das primeiras artistas brasileiras a empregar Virtual Production em um projeto musical dessa dimensão, expandindo os limites da performance ao unir o físico e o digital de maneira inovadora.
“Eu quis materializar um espaço onde o digital e o espiritual se entrelaçam — um espaço de inovação e conexão”, diz DAY. Sob a direção de ERØ, o projeto incorpora ambientes digitais inspirados no universo de Vênus Netuno, com o objetivo de evocar novos imaginários ficcionais. A proposta é transformar a experiência do público, levando-o a um entretenimento mais imersivo e provocador, que rompe com a zona de conforto e expande os limites da percepção.
“’VÊNUSNETUNO II’ junta jovens talentos inquietos e apaixonados pelos seus ofícios, ERØ se entrega numa viagem criativa e utiliza a tecnologia como sua nave de segurança e DAY expressa na música os seus ideais de vida. Ficamos felizes com o resultado. Este projeto é um protótipo do que vem por aí no próximo lançamento da DAY, ele simboliza o que a Veludo Films quer entregar ao mercado, muita criatividade, tecnologia e craft”, diz a produtora.
“Virtual Production é uma ferramenta poderosa que nos permite transcender os limites entre o real e o digital, criando uma experiência em que a tecnologia não apenas sustenta, mas também expande o alcance narrativo da obra”, explica a diretora ERØ. “Minha intenção é construir uma realidade onde o lúdico e o imaginário do álbum da DAY se entrelaçam com o emocional e o visual, gerando um espaço que ressoe no espectador como algo genuíno e novo. É uma oportunidade de convidar o público a explorar uma dimensão mais sensível e menos previsível, onde cada detalhe visual carrega a essência do projeto.”, conta a diretora.
Sobre a Tecnologia
Virtual Production é uma tecnologia que mescla cenários físicos e digitais em tempo real, permitindo que câmeras e artistas interajam diretamente com ambientes virtuais. Já utilizada em filmes de grande escala, como The Mandalorian e Dune, essa tecnologia agora é explorada por DAY LIMNS em VÊNUSNETUNO II, destacando-se no cenário musical brasileiro. Com o uso de painéis LED, realidade aumentada e captura de movimento, a técnica elimina a necessidade de locações extensas, agilizando o processo de criação e oferecendo uma experiência visual mais realista e envolvente.
Sobre o EP VÊNUSNETUNO II
O EP VÊNUSNETUNO II convida o ouvinte a uma jornada de autoconhecimento, combinando influências de astrologia e espiritualidade com uma estética futurista. “Para mim, Deus é o Todo,” explica DAY. “Neste projeto, busco integrar o espiritual e o digital, mostrando a tecnologia como uma extensão de nós mesmos.” Com músicas que transitam entre o otimismo e o misticismo, o EP reflete uma busca pelo equilíbrio entre forças opostas e convida o público a explorar seus próprios caminhos.
Sobre DAY LIMNS
Reconhecida pela profundidade de suas letras e pela fusão de estilos como pop, rock e rap, DAY LIMNS ganhou destaque como finalista do The Voice Brasil. Com colaborações que incluem artistas como Di Ferrero e Luísa Sonza, DAY tem se firmado no cenário musical, com apresentações marcadas para eventos como o Lollapalooza Brasil 2024. Seu novo EP representa um marco de inovação e maturidade artística, convidando o público a refletir sobre propósito e unidade.
SIGA DAY LIMNS: INSTAGRAM | X | YOUTUBE
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