Entrevistamos o investidor Anjo e estruturador José Antônio Bittencourt, o qual é Co Founder da Greener.
O senhor pode explicar que mercado é este que está nascendo no Brasil? O Brasil será a capital mundial de prestação de serviços ambientais.
Os países desenvolvidos que têm um mercado regulado e consolidado para o carbono sequestrado, evitado e de reflorestamento entenderam que para controlar o aquecimento global de forma definitiva somente este movimento do carbono clássico não basta. Tem que investir pesado e apoiar países que prestam serviço de conservação ambiental, ou seja, países que possuem florestas tropicais/ nativas intactas e conservam estes biomas.
Conservar áreas públicas ou privadas? Os dois. Quem tem área privada de floresta nativa e tem custo para evitar desmatamento e queimadas precisa ser remunerado por isso. Áreas públicas onde o estado tem o compromisso e investimento de manter conservada também tem que ser remunerada.
Como funciona isso na prática? O proprietário de área que detém florestas nativas em pé ( privado ou pública) contrata um inventário florestal e da biodiversidade para mensurar o carbono estocado neste ecossistema. Existem metodologias brasileiras que fazem este inventário. Após ter o inventário florestal e ecossistêmico o proprietário da área contrata uma certificação de uma auditoria independente para certificar e válidar os quantitativos que o inventário florestal apurou. O proprietário da área contrata um projeto ambiental para a comunidade em torno da área. Onde este projeto contemplará o social ( investimento em educação ambiental, extrativismo, investimento em infra estrutura para a comunidade local).
Estas áreas que prestaram este serviço ambiental serão monitoradas por qual o período? O projeto de conservação de serviço ambiental é um organismo vivo, tem que ter monitoramento permanente!
José Antônio Bittencourt – Cofounder da Greener – Foto: Acervo Pessoal
Já existe algum projeto destes em desenvolvimento? Sim. Temos uma área de 150 mil hectares no bioma Amazônia já prestando este serviço ecossistêmico para a humanidade. O projeto teve certificação por uma auditoria internacional, tem monitoramento mensal de desmatamento e queimadas por satélite contratado. Um coeficiente do resultado da venda do serviço de conservação vai ser destinado e revertido à comunidade ribeirinha em forma educação, placa solar, poços artesianos e extrativismo.
Isto pode trazer divisas para o Brasil? Sim. O estado brasileiro poderá criar um bond verde lastreado na prestação de serviço ambiental prestado em sua áreas públicas. Isto pode vir a colocar o Brasil em um patamar internacional privilegiado! Trazendo riqueza e destaque ao Brasil em acordos bilaterais.
O senhor entende que o carbono clássico vai perder espaço ? De forma alguma!! O Carbono Red +, carbono de reflorestamento, carbono evitado e carbono de metano vão cada vez mais agregar valor e ser fundamental para o equilíbrio do planeta. O que digo que somente isto não basta!! O mundo tem que conservar suas florestas nativas/tropicais com seus ecossistemas que são vitais para a vida!!
O investimento para conservar uma floresta em pé e prestar o serviço ambiental custa caro? Sim. Custa caro! Envolve vários prestadores (quem faz o inventário, quem certifica, quem monitora, investimento em projeto sociais, logística, etc).
O senhor pode dar um exemplo de quanto gastou neste projeto laboratório? Temos um projeto em uma área de 150 mil hectares. Gastamos até agora aproximadamente 30 milhões de reais e como o projeto é um organismo vivo continuamos tendo gastos recorrentes.
José Antônio Bittencourt – Cofounder da Greener – Foto: Acervo Pessoal
O retorno financeiro é compatível com o gasto? Temos a convicção de que além de prestarmos um serviço ao planeta, seremos bem remunerados frente ao investimento feito.
Quem compra? Este mercado de pagamento por serviços ecossistêmicos está sendo consolidado para compradores estrangeiros. As empresas de capital aberto na Europa para estarem complace no balanço terão de estarem ESG. Cada vez mais o consumidor vai cobrar delas investimento em projetos que evitem o aquecimento global e conservem as reservas naturais do planeta.
E o Brasil o que tem feito no âmbito da legislação? O Brasil regulamentou a lei da CPR Verde que já estabelece pagamento por serviços ambientais/ ecossistêmicos. Um grande avanço!! O governo está elaborando um projeto de lei que regulamentará o Carbono no Brasil. Trazendo demanda para o setor e contribuindo para diminuir o aquecimento global. O governo está empenhado em aprovar o novo PL até o final de 2023. Isto será um marco para o país. A ideia é anunciar na COP deste ano em Dubai que o Brasil aprovou legislação que regulamentou o carbono. O Brasil com certeza será o grande protagonista mundial neste setor e pioneiro em desenvolver metodologia que mensure valor a prestação de serviços ambientais/ ecossistêmicos / Carbono estocado.
Isto mudará o PIB do Brasil. Colocará o Brasil na vanguarda mundial!! O Brasil tem o petróleo verde!!!
A ação especial de vendas acontece nesta sexta e sábado (17 e 18/10) com condições únicas na linha 2026: BYD Song Pro GS, BYD Song Plus Premium, BYD Yuan Pro, BYD King GS e BYD Dolphin GS
(16/10/2025) –Sucesso em todas as edições passadas, a BYD anuncia a chegada de mais uma edição das 48 horas mais eletrizantes do Brasil: nos dias 17 e 18 de outubro, todas as concessionárias da marca no país oferecerão modelos 100% elétricos e super-híbridos plug-in com condições imperdíveis na linha 2026, criando mais oportunidades para que um maior número de brasileiros possa garantir a combinação de tecnologia e sustentabilidade com conforto, design e segurança em sua garagem. Agora com linha de montagem no Brasil, o SUV super híbrido BYD Song Pro GS, junto de outro modelo da família Song, BYD Song Plus Premium e do SUV 100% elétrico BYD Yuan Pro, contam com benefícios únicos que deixam a linha 2026 ainda mais atrativa: com taxa 0%, bônus na avaliação do carro usado na troca e mais carregador grátis. Para o sedã híbrido que lidera as vendas do segmento, BYD King GS 2026, e um dos elétricos mais vendidos do país, o BYD Dolphin GS 2026, o consumidor pode escolher entre taxa 0% + 70% de entrada + 24x ou supervalorização do usado.
Além das condições, a BYD oferece ainda para os modelos citados 3 anos de revisões grátis*.
A marca reforça que todos os carros contam com a conhecida garantia de oito anos da Bateria Blade, sem limite de quilometragem, e de seis anos para o veículo, também sem limite de quilometragem. *Consulte todas as condições em www.byd.com/br/condicoes.
Créditos da foto: Divulgação
CONFIRA A BYD MAIS PRÓXIMA A BYD está presente em todas as regiões do Brasil, com mais de 190 concessionárias em operação no país e, durante a campanha, as lojas vão funcionar em horário estendido das 8h às 20h. Para conferir a concessionária mais próxima, acesse o site https://www.byd.com/br/find-store.
RECOMPRA GARANTIDA A BYD conta com a Política de Recompra Garantida, que visa facilitar e incentivar os clientes a adquirirem um novo veículo da marca, utilizando o carro usado na troca. Pelo valor mínimo de 80% da tabela FIPE vigente, os proprietários de todos os modelos BYD poderão trocar seus seminovos por outro veículo igual ou superior da greentech.
Para conhecer em detalhes as condições e garantir a recompra conforme o Programa de Recompra BYD, acesse https://www.byd.com/br/condicoes.
SOBRE A BYD A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.
Com o início da produção nacional em Camaçari (BA), os modelos BYD Dolphin Mini, BYD King e BYD Song Pro serão oferecidos com isenção fiscal de IPI e ICMS para taxistas e pessoas com deficiência (PCD)
(16/10/2025) – A BYD inaugurou sua fábrica em Camaçari, na Bahia, e com o início da produção dos carros super híbridos plug-in e 100% elétricos nacionais, a greentech pretende aumentar ainda mais o ritmo de crescimento da marca no Brasil ao anunciar oficialmente que os modelos BYD Dolphin Mini, BYD King e BYD Song Pro serão oferecidos para clientes de venda direta, como taxistas e pessoas com deficiência (PCD), com isenção fiscal de IPI e ICMS. A novidade é o lançamento do BYD Dolphin Mini GL, nova versão de entrada, que custará menos de R$99 mil. O preço público sugerido (PPS) do modelo é R$118.990, no entanto, com os descontos de 10% para os clientes de venda direta, o valor cai para R$ 107.091 para microempresa/CNJP e produtor rural. Com a isenção de impostos, no caso de PCD sairá por R$ 99.990, enquanto taxistas pagarão ainda menos: R$ 98.590. O BYD Dolphin Mini tem motor de 75 cv, torque de 13,8 kgfm, bateria Blade de 38 kWh e autonomia de até 280km, de acordo com o Inmetro. Na sua versão de entrada (GL), o compacto 100% elétrico terá bateria de 30,08 kWh e autonomia de até 250km.
BYD KING E BYD SONG PRO TAMBÉM SÃO DO BRASIL A greentech também vai oferecer o sedã híbrido mais vendido do Brasil BYD King e o SUV super híbrido BYD Song Pro com os incentivos, focando principalmente nas versões GL, que serão direcionadas exclusivamente para o canal de vendas diretas. O BYD Song Pro GL custa, atualmente, R$189.990 e o BYD King GL R$169.990, porém, com desconto de 15% para os clientes de venda direta, o valor diminui para R$161.492 e R$144.492, respectivamente. Com a isenção de impostos, o SUV custará R$132.990 para taxistas e R$147.990 para PCD e o sedã super híbrido sai de R$169.990 por R$124.990, por essa ordem.
Modelo
Ano/ Modelo
CNPJ/ Prod. Rural Desconto %
PPS
CNPJ/Prod. Rural Desconto%
PCD c/ Isenção Preço de Venda R$
Táxi c/ Isenção Preço de Venda R$
BYD Dolphin Mini GL
25/26
10%
R$118.990
R$107.091
R$99.990
R$98.590
BYD King GL
25/26
15%
R$169.990
R$144.492
R$132.090
R$124.990
BYD Song Pro GL
25/26
15%
R$189.990
R$161.492
R$147.990
R$132.990
Consulte as condições de isenção de IPI previstas na lei nº 8.989/95 e as condições de IPVA e ICMS nas legislações do estado onde será adquirido o veículo.
SOBRE A BYD A BYD é líder global em carros movidos a nova energia – elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.
Durante sua participação no Portão de Embarque Podcast, disponível no YouTube, Luciana Marçola — Lovetrips Brasil, agência de viagens especializada e referência no mercado de turismo em destination weddings e casamento a bordo — compartilhou histórias, aprendizados e tendências que estão transformando o universo dos casamentos internacionais. Com uma trajetória marcada pela paixão em unir viagens e celebrações, ela mostrou como cada experiência é uma oportunidade de viver o amor de forma única, autêntica e inesquecível. Da paixão pela viagem ao propósito de celebrar o amor pelo mundo, Luciana conta que sua jornada nesse segmento começou de forma natural, a partir da combinação entre duas grandes paixões: viajar e celebrar . “Sempre acreditei que o amor tem o poder de transformar, não importa o local ou destino. Quando percebi que podia unir isso à experiência de viajar, encontrei meu propósito”, explica.
A Lovetrips do Brasil agência que une planejamento de viagens e produção de casamentos em destinos internacionais — com destaque para o Caribe, América do Sul, Europa, Dubai, Maldivas e casamentos a bordo de navios. “Casar fora do país é viver uma experiência que vai muito além do evento em si. É sobre criar memórias, sentir o clima do lugar e envolver todos os convidados em uma celebração que se torna parte da história de cada um”, destaca Luciana.
Créditos da foto: https://www.instagram.com/jordane_meyer_fotografo/
Segundo a especialista, os casais brasileiros estão cada vez mais abertos a viver experiências personalizadas e intimistas. Destinos como Punta Cana, Cancún, Itália e Grécia continuam entre os mais procurados, mas Luciana ressalta que há verdadeiras “joias escondidas” ainda pouco exploradas.
“Existem lugares incríveis que oferecem o mesmo charme, mas com exclusividade e custos mais acessíveis. Ilhas menores do Caribe, como Curaçao e Aruba regiões vinícolas na Europa têm se tornado cenários perfeitos para quem busca algo autêntico”, comenta.
No caso dos casamentos a bordo, ela explica que o formato vem crescendo rapidamente, especialmente pela praticidade e pela proposta diferenciada. “O navio oferece estrutura completa, segurança e uma experiência contínua. É uma forma de unir a cerimônia, a viagem e a celebração em um só roteiro podendo visitar mais de um destino em uma única viagem — e o resultado é sempre surpreendente”, afirma.
Planejar um casamento internacional exige tempo, organização e uma boa dose de sensibilidade. Luciana recomenda que os preparativos comecem entre 12 e 18 meses antes, para garantir disponibilidade de datas, fornecedores e condições ideais de viagem. “Os maiores desafios estão na logística e na burocracia de cada país. Por isso, o acompanhamento de um profissional especializado é essencial para que os noivos vivam o processo com leveza”, explica. Com sua equipe, ela atua desde o planejamento e escolha do destino até a coordenação da viagem e assessoria da cerimônia, cuidando de cada detalhe.
Créditos da foto: https://www.instagram.com/marcelmartinsfotoefilme/
Quando questionada sobre o que mais emociona em cada celebração, Luciana não hesita: “É ver o brilho nos olhos dos noivos e convidados quando percebem que tudo aquilo é real. Que o sonho se materializou em um cenário que parece ter sido desenhado especialmente para eles.” Ela acredita que um destination wedding é muito mais do que uma cerimônia fora do país — é uma experiência de reconexão, tanto para o casal quanto para todos que compartilham o momento. “Cada casamento tem uma energia única. Meu papel é transformar essa energia em algo palpável, seja num navio em alto-mar ou em uma praia no Caribe. O que fica é a emoção de viver algo que vai além das fotos — é sobre presença, entrega e amor em movimento.”
Luciana Marçola é especialista em destination weddings e casamentos a bordo – parte da equipe da Lovetrips do Brasil ao lado de Marcelo Beltrame, Ana Carolina Bonachela, Nelson, Camila, Anna Paula, Julia, Caroline e Mariana. Com uma trajetória dedicada a unir viagens, eventos e experiências transformadoras, ela é referência em criar celebrações que unem propósito, encanto e excelência em cada detalhe.