Filho de imigrantes, o artista norte-americano caiu no gosto dos brasileiros
“Stayed down, came up, God made a way / Stayed down, came up, God made a way”. Em algum momento, você já deve ter se deparado com os trechos dessa canção tocando no Instagram ou no TikTok, onde somam-se quase 100 mil vídeos tocando esses versos.
A canção em questão é “God Made a Way” e conta com mais de 7 milhões de plays no Spotify e se aproxima dos 400 mil views no YouTube. Esse é só um dos vários sucessos do rapper cristão WHATUPRG (pronuncia-se Uarapurgi), que conheceu a música aos sete anos por meio de nomes como Funky e Manny Montes.
Filho de imigrantes mexicanos, ele nasceu na Geórgia, nos Estados Unidos, como J. Raul Garcia e começou a lançar suas músicas por conta própria na adolescência até ser contratado, em 2018, pela gravadora Reach Records, uma das mais importantes no hip-hop cristão. A empresa tem o cantor Lecrae como um dos seus criadores e tem em seu cast nomes como o próprio Lecrae e Hulvey.
Com três álbuns e mais de 20 singles lançados, WHATUPRG usa suas rimas para falar de Deus e também expor suas vivências nos Estados Unidos, mas sem esquecer de suas raízes mexicanas. Em um dos seus álbuns – “RAUL (2018)”, que faz referência ao seu nome de batismo – ele recorda o episódio em que seu pai foi deportado na canção “4AM”: “Casa inteira balançou quando os policiais bateram / Quatro da manhã e eles querem Pops / Papai virou-se e disse: Adeus / Mamãe chorando na escadaria / Irmãozinho, olhe pela janela, hein / Por que o papai tem algemas nele? / Ele não fez nada / Ele nunca fez nada / Tudo o que ele fez foi trabalhar para seus filhos / Pague o aluguel, um pouco de renda / Por que eles precisam levá-lo? / Por que eles têm que nos quebrar?”.
“RAUL” fez WHATUPRG alcançar o 16º lugar na parada cristã e o 26º na parada de rap da Billboard. Em 2019, ele lançou a canção “Drip Lee”, um de seus hits que relata uma de suas conversas com Deus. O single foi usado em mais de 100 mil Reels, tornando-se viral principalmente no Brasil, o que fez a faixa aumentar em 300% no streaming e bater mais de 2 milhões de visualizações no YouTube.
Quatro anos depois, ele veria outro viral com “God Made a Way”, que foi definido pela crítica como “um poderoso lembrete de que Deus está sempre conosco”. Em 2024, a faixa ganhou uma versão remix com as participações de Lecrae e nobigdyl.
Com mais de 200 mil seguidores nas redes sociais, WHATUPRG tem três indicações ao Dove Awards, a premiação mais importante dedicada à música cristã, e já fez colaborações com Lecrae, BEAM, Blanca, nobigdyl e Hillsong Young & Free. Em 2021, a canção “Ambiente”, que ele interpreta ao lado de 116 e Tommy Royale, entrou na trilha sonora do filme “Milagre Azul (“Blue Miracle”)”, lançado no Brasil com exclusividade pela Netflix.
E por falar no Brasil, o cantor estará pela primeira vez no país em novembro. No dia 08 (sexta-feira), a partir das 19h30, ele se apresenta no Base Festival, da Igreja Batista Atitude, ao lado de Nesk Only e Brunno Ramos. A igreja fica na Rua Sylvio da Rocha Pollis, 751, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Os ingressos do evento custam R$ 15 e podem ser adquiridos pela internet.
Davi Sacer, Clovis Pinho entre outros, além de jovens talentos, dão vida ao projeto de regravações da Som Livre
O trabalho de duas grandes profissionais, Margarida Bucater (Agência Bucater.com) e Adriana Nóbrega (Todah Produções), deu vida ao belíssimo projeto “Você Adora”, da gravadora Som Livre. Trata-se das regravações de grandes sucessos da música cristã que reacendem a importância do canal “Você Adora”, com quase três milhões de inscritos: youtube/@voceadora. Os videoclipes e as canções começam a ser lançados no dia 13 de dezembro de 2024 no canal de YouTube “Você Adora” e em todas as plataformas digitais.
O projeto idealizado pela Som Livre contou com duas grandes empresas do setor musical, cujas líderes não mediram esforços para que o “Você Adora” chegasse ao público com qualidade e beleza. Assim é que a idealização do projeto em si, a escolha das músicas, dos cantores intérpretes das canções e tudo o mais esteve sob o comando de Margarida Bucater com sua expertise, sendo realizado pela competente equipe da Som Livre. A produção musical e visual do projeto foi realizada pela Todah Produções, sob a eficiente liderança de Adriana Nóbrega.
Além de cantores renomados do cenário nacional, como Davi Sacer, Clovis Pinho e Bruno Matheus, as canções também foram interpretadas por jovens e promissores talentos: Julia Menotti (10 anos), cantando sozinha e com seu pai, Fabiano Menotti, Inaiá Ramos, Kira Garcez, Wercules Oliveira e Gleydson Leandro.
As gravações, ao vivo, foram realizadas sequencialmente nos bem equipados estúdios da Todah Music, em São Paulo (SP). Todo o projeto foi gravado no dia 12 de novembro a partir das 17 horas. Para dar dois exemplos da grandeza desse projeto, pode-se citar Davi Sacer e Clovis Pinho, que, juntos, gravaram “Pão da Vida”, grande sucesso do saudoso pastor Cláudio Claro (1961-2021), de quem Davi já foi backing vocal. Com Gleydson Leandro, garoto de promissor futuro musical, Clovis gravou a canção “Estado de Graça”, grande sucesso da banda Preto no Branco.
Davi Sacer e Clovis são unânimes em afirmar que foi uma honra participarem do projeto “Você Adora”, idealizado pela Som livre e executado pela Todah Produções. Davi afirma que “produções como essa enriquecem e abrilhantam o universo musical cristão, oferecendo músicas de qualidade, com riquíssimo conteúdo espiritual para abençoar milhares de pessoas. Fazer parte desse projeto foi e continuará sempre sendo um grande privilégio, um presente que Deus me deu por intermédio dessa equipe maravilhosa!”
Clovis Pinho, com a mesma gratidão a Deus e a todos os envolvidos nesse projeto, diz que esse trabalho ficará gravado para sempre em sua memória e em seu coração, porque, mais do que cantar, “adoramos a Deus deixando um legado de canções que tocam o mais profundo do nosso coração e nos aproximam ainda mais do Senhor. Tenho certeza de que esses louvores vão fazer parte da celebração natalina em centenas e centenas de lares. Comemorar o Natal é agradecer a Deus por ter enviado Jesus e reafirmar o nosso compromisso com o Senhor e Salvador da nossa vida. Foi mesmo uma grande honra fazer parte do projeto da Som Livre, ‘Você Adora’.”
Margarida Bucater diz que “esse projeto foi desenvolvido com amor, dedicação e afinco, cujo resultado valeu a pena cada minuto de trabalho.Ver várias pessoas, com diferentes personalidades, unidas no mesmo propósito foi realmente tocante e motivador. Havia um ambiente de amizade e confraternização que unem os filhos de Deus. Todo o tempo de gravação foi de muita seriedade, mas com imensas alegria e emoção. Estou imensamente feliz por conduzir esse lindo trabalho, que culminou em um resultado de altíssima qualidade”.
Adriana Nóbrega, diretora da Todah Produções, endossa as palavras da produtora executiva, Margarida Bucater, e acrescenta que foi “muito emocionante e recompensador realizar esse projeto, uma vez que havia aliuma equipe de artistas e profissionais de bastidores que, coesos, davam o seu melhor para produzir um trabalho de excelente qualidade, além e principalmente, para oferecê-lo como primícias ao Senhor. Foi tudo muito lindo, valeu muito a pena!”.
A equipe do projeto “Você Adora”: A&R – Gustavo Faria, Nino Vilassa, André Mattos, Lucas Nunes, Felipe Leborato. Produção executiva – Margarida Bucater. Assessoria – Athos Bucater e Farah Bucater. Adriana Nóbrega, direção executiva Todah Music. Coordenação de marketing – Gustavo Henrique. Produção de conteúdo – Isabela de Abreu. Direção de vídeo e fotografia – Caio Fernandes. Filmmakers – Leonardo Possolini, Andrey Rodrigues, Jeferson Sonoda, Vitor Nunes e Henrique Fernandes.
Margarida Bucater faz questão de destacar também os parceiros atuantes nesse projeto: Adilson Ferreira, Multy – Clínica Fonoaudiológica, Rose – Doces Finos, Gra Festas Buffet Móveis, Lua Nova Eventos, Hera Cocktails Experience – HC, Açaí Fruta Brasileira, Fonseca Brindes e Soldiê Doces.
“Este é um lindo projeto idealizado e realizado com muito amor, dedicação e comprometimento. Temos certeza, tanto pela excelência dos artistas quanto pela qualidade das canções, que você será muito abençoado com o resultado desse trabalho. Que, a cada canção, você se torne ainda mais grato a Deus por tudo o que você tem de bom, por Ele fortalecê-lo para superar os desafios e, muito e primordialmente, porque nos tornamos Seus filhos e recebemos o presente da vida eterna por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Aproveitamos para lhe desejar Feliz Natal e que o próximo ano seja de ainda mais bênçãos, crescimento e vitórias. Ah, e tudo desfrutado na gloriosa presença do nosso Deus.” (Equipe Todah Music) CL.
Duas semanas após a chegada de seu terceiro álbum de estúdio, o rapper carioca Luccas Carlos apresenta um novo registro do universo criativo de Busco Romance Love Show (ouça aqui). O disco se desdobra agora no videoclipe de “Famosa”, faixa de destaque do projeto lançado pelo selo Coala Music. Com bom-humor e boas pitadas de sátira, o audiovisual da track mescla referências aos programas e reality shows de relacionamento em uma narrativa cômica. O projeto idealizado pela AKQA Coala.LAB foi produzido pela produtora Moonheist, e chega chega hoje ao canal de YouTube de Luccas Carlos, assista aqui.
“‘Famosa’ é uma música que conversa diretamente com o conceito do álbum, de debater sobre o amor explorando uma perspectiva mais madura, e no videoclipe somamos numa narrativa satírica com toda a superficialidade desses talk shows antigos”, conta Luccas Carlos. O single completa a tracklist de doze inéditas que o álbum apresenta, reunindo as participações de Don L, Djonga, Teto, Vulgo FK, Menor MC, Gaab e A$HP – em uma mistura de rap, R&B, funk e drill.
Dirigido por Guilherme Nasser, da produtora Moonheist, o videoclipe também reflete a evolução artística de Luccas Carlos, explorando uma série de linguagens visuais que amplificam o universo de Busco Romance Love Show. “O Luccas é um artista ousado e também um grande ator! Amei a liberdade de criar um universo para um videoclipe cômico de rap sem perder toda a ironia crítica que ele traz”, conta o diretor, responsável por dar vida a idealização do time AKQA Coala.LAB. “O conceito do clipe nasceu da junção da maturidade do novo Luccas Carlos com a leveza do meme ‘busco romance’. Criamos um universo visual que brinca com a estética dos programas e reality shows de relacionamento, utilizando o buquê como fio condutor dessa narrativa. O contraste entre o visual kitsch e a letra sincera gera um humor inteligente e autêntico, conectando-se com a linguagem da internet que é tão característica do Luccas Carlos”, complementa Christiano Vellutini, Executive Creative Director, da AKQA Coala.LAB
A cada lançamento, o trio carioca formado por Brenda Luce, Fernanda Francis e Marianna Eis vai apresentando uma nova faceta musical. SalDoceentão constrói canção por canção seu lugar na cena do pop, combinando diferente elementos e sonoridades que refletem a pluralidade do grupo. O primeiro single “Um Milhão e Meio” trouxe beats ousados e uma participação de George Israel – eterno integrante do Kid Abelha –, enquanto “Duvideodó” mesclou o pop com o reggaeton. Agora, a SalDoce combina essa essência com uma pitada de pagode para apresentar seu mais novo single, “Cupido”. A faixa chega hoje às plataformas de streaming de áudio, e tem a narrativa complementada com um videoclipe, disponível no canal de YouTube das artistas – assista aqui. Ouça “Cupido” aqui.
“Nesta canção mesclamos a essência do pop com uma pitada de pagode, com instrumentos como cavaco, banjo e percussão em contraste com beats modernos, para trazer um sabor especial e único à música, com muita brasilidade”, afirma o trio. Com produção de Ricardo Rodrigues e Zé Henrique, a combinação sonora se torna trilha para a história de um apaixonado que frequenta os mesmos lugares que a pessoa amada, determinado a convencê-la de que juntas formam o par perfeito. A composição por sua vez é assinada por Marianna Eis e Clara Valverde, fruto de uma session criativa em São Paulo, em 2023. “Foi uma daquelas canções que chamam atenção logo de cara, com uma vibe que mistura romance e leveza, mas também convida o ouvinte a dançar”, revela o grupo.
Com direção assinada por Cadu Duarte, o videoclipe que complementa a narrativa de “Cupido” foi gravado em um terraço na Zona Sul do Rio de Janeiro. O visual que é embalado pelo vermelho, característica forte nos audiovisuais do grupo, ilustra um encontro entre amigos e acompanha os detalhes de um primeiro date de um casal de mulheres – em uma celebração ao amor e à diversidade.
A faixa é mais um passo na trajetória do trio SalDoce, guiada pelo encontro entre autenticidade e experimentação em cada uma das criações. Com músicas que versam sobre amor e suas vertentes em meio a uma série de vivências contemporâneas, as cantoras vão se destacando na cena pop nacional. Após o lançamento de “Cupido” o grupo esquenta o público para a chegada de seu EP intitulado Sal. O lançamento complementar é dividido em dois pilares, com os EPs Sal e Doce (este previsto para o primeiro semestre), que depois se unem no primeiro álbum do grupo carioca.