Connect with us

Saude

Hospital Espanhol celebra três anos de funcionamento como Centro de Tratamento para Covid

Published

on

No último dia 22 de abril, o Hospital Espanhol completou três anos de funcionamento como o Centro de Tratamento para Covid, referência na Bahia, gerido pelo INTS – Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde. Na tarde do dia 24, os colaboradores e gestores reuniram-se no refeitório da Unidade para celebrar a data que simbolizou o período de 1.095 dias de luta ininterrupta contra o inimigo invisível, o vírus considerado como o mal do século.

“Nossos laços são construídos e fortalecidos por nossas convicções, empatia, competências, generosidade, dedicação e comprometimento. E é por isso que hoje, não é apenas uma data emblemática ou corporativa. Hoje é dia de celebrar e agradecer a todos que fizeram, fazem e continuarão fazendo com que o Time INTS no Hospital Espanhol ultrapasse as barreiras de mais uma unidade hospitalar, e siga sendo fruto das nossas melhores entregas diárias!” – com estas palavras de gratidão e motivação, como parte da sua fala, a Diretora-Geral do HE, a enfermeira Priscila Souza, deu início ao momento da comemoração. Falou para um refeitório cheio com cerca de 80 colaboradores que representaram os 300 que hoje atuam na Unidade. Numa Unidade que já teve o triplo de colaboradores para atender o triplo de leitos que hoje tem.

Falaram ainda os gestores presentes, José Jorge Urpia Lima – Presidente do INTS; o infectologista Roberto Badaró – Diretor Médico; o médico Leonardo Azevedo – Gerente Médico; a enfermeira Elane Reis – Gerente Administrativo-Financeira e Patrícia Viana da área de Gestão de Pessoas do INTS.

“Vocês merecem parabéns! Vocês também são a alma do INTS. A alma que somos para cuidar da saúde das pessoas, dos nossos clientes. E aqui, cuidando de pessoas contaminadas pela Covid, vocês trabalham com a alma para curar corpos e salvar vidas, numa forma exemplar” – assim o Presidente do INTS, José Jorge Urpia parabenizou os colaboradores, puxando uma salva de palmas para todos.

Dr Roberto Badaró fez questão de frisar a família que os profissionais do Hospital Espanhol se transformaram. “Aqui eu vi pessoas que abdicaram de suas próprias famílias e vidas pessoais para salvar vidas de desconhecidos. Pessoas que priorizaram as suas missões profissionais. Houve quem desistiu. Mas a maioria persistiu. E aqui temos colegas que estão conosco, desde o primeiro dia em que recebemos os primeiros pacientes. Aqui eu vejo uma família!”

Este clima de família é notório e fortalecedor no ambiente do HE. Um clima profissional e familiar que faz com que os momentos mais cansativos e estressantes sejam superados com muito trabalho para que milhares de vidas tenham sido salvas da Covid, nestes três anos. Com uma média móvel de 45% de ocupação e 80 leitos, o Hospital segue em funcionamento ativo.

Família de anjos

Um texto feito pela ex-paciente do HE, a economista Roqueline Uzeda, 54 anos, sobrevivente da Covid e curada sem sequelas graves, foi lido pela colaboradora Patrícia Viana, emocionando a todos e trazendo lembranças dos momentos mais duros da pandemia. Roqueline esteve internada por 21 dias, entre UTI e Enfermaria, em março de 2021. Depois de 11 dias de entubada, foi extubada com musicoterapia e citou partes deste momento, do que se recordou, no seu texto. “Eu queria desistir de viver. Mas a família que cuidou de mim no Hospital Espanhol e a minha família que me esperava lá fora, não me deixaram desistir. Os profissionais do Espanhol são meus anjos! Serão para sempre os anjos que me salvaram!”

A música tornou-se uma característica peculiar do HE. E sempre está presente nos momentos de tristezas e de alegrias. Sim, a montanha russa de emoções é diária na rotina de luta do HE. Marcos Barbosa, musicoterapeuta, atua no Hospital desde o primeiro mês do seu funcionamento, e faz questão de registrar a gratidão pela oportunidade de crescimento com este trabalho. “Cada um de nós que aqui está foi escolhido para esta missão. Sofremos, choramos, vibramos, sorrimos. Oramos e sempre cantamos. Evoluímos como pessoas e como profissionais. Juntos formamos um time que salva vidas. E mesmo aquelas que, infelizmente, não conseguimos salvar, temos a convicção de que fizemos a nossa parte, dando o nosso melhor.”

A Coordenadora de Fisioterapia do HE também está no time desde o início e comentou: “Diante de tantos desafios nestes três anos, medos, angústias… agradeço por poder liderar a equipe de Fisioterapeutas. Agradeço a cada um que por aqui passou e contribuiu para a recuperação de tantos pacientes com dedicação e amor. E agradeço, especialmente, àqueles que há três anos estão aqui fazendo a diferença!”

Gratidão e união são as palavras que descrevem a celebração dos três anos do Hospital Espanhol – Centro de Tratamento Covid. Com gratidão, união e a tradição musical de sempre, o grupo homogêneo de atuação e heterogêneo de cargos – reunindo o Presidente do INTS, gestores do HE, profissionais da assistência, limpeza, segurança, nutrição e administrativo -confraternizou, cantou, lanchou e agradeceu com trocas de abraços e apertos de mãos tão desejados e proibidos por tanto tempo. Parabéns, Hospital Espanhol! Você é um verdadeiro guerreiro e sobrevivente da Covid.

Continue Reading
Advertisement

Saude

“O negócio é não ficar doente”, explica a nutricionista funcional Denize Costa sobre alimentação saudável!

Published

on

“Você é o que absorve. O negócio é não ficar doente”. Com esta frase, a nutricionista funcional Denize Costa faz uma releitura da clássica “você é o que você come” para explicar os benefícios da Nutrição Funcional. ” Teu corpo é a tua Ferrari. Você não vai colocar uma gasolina batizada nela. O mesmo acontece com os alimentos absorvidos pelo seu organismo”, explica Denize.

Denize Costa é professora da Educação Básica, Nutricionista. Com suas especialidade em Nutrição Clínica e Funcional. Pós graduanda em Ayurveda, uma especialização que traz tanto a teoria quanto a prática do sistema de medicina tradicional da Índia.

Denize faz questão de alertar quanto aos malefícios de uma alimentação baseada em produtos industrializados, pobre em nutrientes. “Pode comer uma besteira de vez em quando? Pode. Mas, alimentos empacotados não podem ser regras na sua dieta”, explica.

Segundo a nutricionista a qualidade de vida vem do princípio de sentir prazer no viver. Ela explica que se obtém uma boa qualidade de vida com a mudança e melhoria nos hábitos, que agregam tanto no aspecto físico quando no psicológico, podendo elevar de forma positiva a qualidade de vida.

Conhecendo os benefícios da nutrição funcional. Ela afirma que a Nutrição Funcional é uma nova linha, que tem como foco a prevenção dos desequilíbrios do corpo, entendendo que um organismo saudável é resultado daquilo que ele recebe como alimento ou por meio do ambiente em que está inserido. “Neste contexto, o sintoma é apenas uma dica do que deve ser curado e não um fator a ser eliminado temporariamente. Ou seja, a cura está na causa e a causa, geralmente, está na má qualidade da alimentação”, diz a profissional.

Para Denize, “dentro deste novo campo de estudos e aplicação da Nutrição, muitas desordens metabólicas, doenças crônicas ou não, distúrbios alimentares e programação genética são possíveis. Todas elas, por meio de alimentos e fitoterápicos, se distanciando de fármacos e dietas extenuantes”.

“O grande diferencial da Nutrição Funcional é o apreço que se há pela promoção do equilíbrio entre corpo e mente e sua visão ao ser humano como um todo, não apenas focando em um órgão adoecido”, explica Denize.

“Quando um paciente procura a nutricionista para perder peso, invariavelmente, ele chega com vários sintomas de outras desordens que com certeza estão atrapalhando seu emagrecimento. É ali que vamos atuar para colocar este corpo em equilíbrio e então, como consequência de um organismo equilibrado, virá a perda de peso ponderada e segura”.

Conheça mais sobre os trabalhos da especialista no link abaixo.
https://www.instagram.com/nutridenizecosta?igsh=MTc3MjJvOGxvOGpuZw==

Continue Reading

Saude

Quiropraxia tem riscos? Saiba a importância de buscar um bom profissional

Published

on

A quiropraxia pode ajudar a trazer melhoras incríveis, mas precisa ser feita por um profissional qualificado para isso, afirma o fisioterapeuta José Ordenes

Dores do joelho, do pescoço, na coluna, etc., podem afetar bastante a qualidade de vida tanto pelo desconforto, quanto por limitar os movimentos. Mas cada vez mais técnicas importantes têm se popularizado para ajudar a tratar esse tipo de problema, como é o caso da quiropraxia.

A Quiropraxia é um conjunto de técnicas de manipulação das articulações para restaurar e manter a saúde através do alinhamento da coluna vertebral e as articulações de membros.

De acordo com o fisioterapeuta José Ordenes, a técnica ajuda a melhorar bastante as dores e a mobilidade do paciente.

“Não é à toa que a quiropraxia se popularizou tanto nos últimos anos, ela é altamente eficaz na redução da dor e na melhoria da mobilidade dos pacientes. Os ajustes quiropráticos permitem aliviar a dor por meio de estimular os analgesicos internos do corpo do paciente, o que não só reduz a dor, mas também melhora na mobilidade e na percepção de bem estar corpo”, afirma.

Quiropraxia traz riscos?

Muitas pessoas ficam impressionadas com os vídeos que circulam pela internet sobre práticas de quiropraxia, mas os ‘estalos’ tradicionais da técnica não são perigosos e sim benéficos, mas sempre quando são feitos por profissionais qualificados.

“Qualquer técnica de fisioterapia e reabilitação precisa ser realizada por um profissional qualificado e experiente para ter bons resultados, se ela for feita por pessoas leigas no tema podem trazer problemas e acabar piorando a situação, principalmente quando se trata de articulações mais sensíveis”.

“A aplicação correta, frequência e intensidade são essenciais para bons resultados e para evitar complicações. Um quiropraxista experiente tem o conhecimento necessário para realizar ajustes com precisão, garantindo alívio de forma segura. Por isso, sempre busque por um profissional qualificado”, alerta José Ordenes.

Continue Reading

Saude

Disforia de gênero: Entenda o que é a condição que afetou Maya Massafera

Published

on

Estima-se que 0,5% a 1% da população mundial sofra com disforia de gênero, afirma o Pós PhD em neurociências Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Após a influenciadora e youtuber Maya Massafera ter sofrido uma crise de disforia no Festival de Cannes, na França, pouco tempo após revelar publicamente o resultado da sua transição de gênero levantou vários debates na internet sobre o que seria a disforia e suas causas.

Nas redes sociais, Maya revela que passou um ano em transição em segredo e que sofre de disforia, mas que está muito feliz com a transição: “Hoje quero falar sobre minha disforia e como eu gostaria que vocês pegassem esse exemplo e levassem pra vida de vocês!!! […] Fiquei quase 1 ano me transicionando, sem ter vazado nada”.

O que é disforia de gênero?

De acordo com o Dr. Fabiano de Abreu Agrela, Pós PhD em neurociências e autor do estudo “Disforia de gênero, multidisciplinaridade e neurociências: Uma visão ampliada sobre o tema”, em parceria com o mestre em neurociências Dr. Francis Moreira e o bacharel em medicina Dr. Bruno Loser, a disforia é o não reconhecimento de características do seu sexo biológico.

“A disforia de Gênero (DG) é uma condição em que a pessoa sofre uma discordância entre seu sexo biológico e sua identidade de gênero. Diversos sistemas reconhecem a importância do apoio médico e psicológico para essas pessoas, incluindo a possibilidade de tratamento com terapia de reorientação de gênero e/ou cirurgia de mudança de gênero”.

“Mas existem críticas aos sistemas de classificação, argumentando que rotular a disforia de gênero como transtorno pode perpetuar a discriminação e o estigma em relação à comunidade trans”, explica.

O que fazer em casos de disforia?

A disforia, no caso de Maya, continua mesmo depois da transição de gênero, o que reforça a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar para pessoas com a condição antes, durante e depois do processo.

“Uma abordagem multidisciplinar e baseada em evidências é essencial para entender e tratar a disforia, não basta apenas a assistência de um único profissional, mas sim um tratamento mais amplo, com psicólogos, psiquiatras, neurocientistas, etc., para auxiliar o paciente a atingir uma identidade de gênero coerente”.

“Existem evidências científicas de que há alterações neuroanatômicas e neurofuncionais em pessoas com disforia desde o nascimento, como diferenças na formação de feixes nervosos e na atividade dos neurotransmissores, o que ajuda a diminuir o preconceito e estigma sobre quem duvida dessas alterações estruturais”, afirma Dr. Fabiano.

Continue Reading

Leia Tambem

Famosos3 dias ago

Viralizou! Vídeo de Lorenzo Fortes cantando “Morena” com “gringo” viraliza nas redes sociais

A História por Trás do Vídeo Viral que Encantou as Redes Sociais Lorenzo Fortes, cantor brasileiro em ascensão, atualmente imerso...

Famosos4 dias ago

Selminha Pinheiro: A reporter que se tornou sucesso em todo centro-oeste

Do interior da Bahia para ascensão meteórica em Goiás No dinâmico universo do entretenimento, onde os holofotes brilham intensamente sobre...

Famosos5 dias ago

Especialista em inteligência emocional, Cássia Santeiro, lança livro sobre superação de términos amorosos

Cássia Santeiro, psicanalista e pós-graduada em inteligência emocional, é uma especialista em términos de relacionamentos. Ela se prepara para lançar,...

Famosos5 dias ago

Comunicadora de Piracicaba, Luciana Paula é destaque em todo Brasil

Comunicadora de Piracicaba tem sido destaque no Brasil devido aos seus 30 anos de carreira e ao trabalho significativo realizado...

Famosos6 dias ago

Cleber Rocha Baiano no Rio de Janeiro Conquista as Redes Sociais com Novos Lançamentos

Cleber Rocha, cantor e compositor com mais de 15 anos de carreira, tem se destacado no cenário musical nacional. Natural...

Famosos7 dias ago

Gustavo Padilha: O influencer que se tornou sucesso em todo Brasil

Do interior de São Paulo para ascensão meteórica No dinâmico universo do entretenimento, onde os holofotes brilham intensamente sobre as...

Famosos7 dias ago

Juliana Herc em Saint-Tropez no sul da França a convite da Givenchy

A influenciadora e apresentadora Juliana Herc recentemente esteve em Saint-Tropez, no Sul da França, acompanhando pelo responsável de compras das...

Famosos7 dias ago

Influencer e modelo Sarah Estanislau realiza sonho e compra Range Rover Evoque avaliada em 300 mil reais

Sarah é conhecida no TikTok e Instagram por vídeos de dança e por posar com trajes de banho. Ela também...

Famosos1 semana ago

Conheça Debora Santos, teacher que ganhou destaque em auxilia no ensino do inglês em todo o país

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Debora Santos, professora de inglês, tradutora e...

Famosos1 semana ago

Conheça história do cara que o Pablo Marçal chamou de ”Brabo”

Filipe Krug, natural de Cachoeira do Sul – RS, é um empreendedor que enfrentou desafios em sua trajetória empresarial. Nunca...

Famosos1 semana ago

Jeferson Andrade é Eleito Mister Brasil Pacific Universe 2024 em Angra dos Reis e Representará o País no Peru

No último dia 5 de maio, Jeferson Andrade foi coroado Mister Brasil Pacific Universe 2024 em uma cerimônia realizada em...

Famosos1 semana ago

Quem é “Metturo” de Garanhuns ao estrelato nacional, conheça mais sobre a celebridade

Após diversas polêmicas em torno de seu nome, Metturo vem se consagrando cada vez mais na mídia, chegando a disputar...

Famosos1 semana ago

Heitor Ximenes, de Porto de Moz – PA para o mundo: ex-participante da “A Grande Conquista” da Record TV

Após sua participação no programa de televisão “A Grande Conquista” da Record TV, o influencer Heitor Ximenes concedeu uma entrevista...

Famosos2 semanas ago

Cantora Glaucia Mel leva Recife ao ritmo de suas músicas envolventes

Hit “Eu Não Tô Nem Aí” agita as principais rádios da cidade enquanto “Sentada Violenta” ganha destaque nas paradas musicais...

Famosos2 semanas ago

Modelo e influencer Ketlin Groisman foi destaque na Mansão Maromba batendo a marca de 30 milhões de views em suas redes sociais

A convite de Toguro dono da Mansão Maromba convidou a Influencer e Modelo Ketlin Groisman a passar um mês criando...

Famosos2 semanas ago

Empresária brasileira Patrícia Mirza marca presença no Festival de Cannes pelo terceiro ano consecutivo

Como a presença contínua de Patrícia Mirza eleva a reputação do Brasil em Cannes O Festival de Cannes é uma...

Famosos2 semanas ago

Superlive Solidária: Silvio Maia e Any Brasil Reúnem Celebridades em Apoio ao Rio Grande do Sul

Evento Histórico reuniu Gui Santana, Carla Prata, Tiago Dionísio, Nadja Pessoa e Outros em Uma Causa de Impacto No dia...

Famosos2 semanas ago

Rashid participa do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte

Em sua 12ª edição, o evento recebe o rapper, Guilherme Match e Prisca para o painel “Rap e Quadrinhos” Entre...

Famosos2 semanas ago

Conheça o Influencer Chris Malaquias que vem fazendo sucesso nas redes sociais

Chris Malaquias, tem 26 anos, influenciador digital e criador de conteúdo. Iniciou sua carreira como repórter na área artística onde...

Famosos2 semanas ago

Marco Marconi do Boleiros Tips arrecada 5 toneladas de alimento para o Rio Grande do Sul

Youtuber faz doação ao São Paulo e promete continuar ajudando Na última quinta-feira, Marco Marconi, conhecido por seu canal Boleiros...

Advertisement 300x250 Genérico

Trending

Copyright © MoneyFlash - Todos os Direitos Reservados.